Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução

Criador do tópico

kaiquepnl

Veterano - nível 4

#271600 Imagem
eu estava vendo na internet, um site sobre linguagem corporal, e vi essas dicas de como identificar a mnetira, segue as dicas :

1. Movimentos – A movimentação do corpo tende a extremos. Ou o indivíduo se movimenta muito ou utiliza menos as mãos e e os demais movimentos do corpo.


2. Tocar a face – Mentirosos costumam tocar na área em torno de sua face inferior, ou seja, coçar o nariz, tocar os lábios e queixo. Este é um instinto de nascimento, bem como quando uma criança cobre sua boca depois de uma mentira, só se desenvolveu com a idade em ações menos óbvia.


3. Movimento dos olhos – Os olhos de gente desonesta tenderão a se desviarem para evitar o contato visual. No entanto, olhar em seus olhos por períodos prolongados pode também ser um indicador de uma mentira. Isso se dá porque os mentirosos aprendem que se espera deles pouco contato visual.


4. Pupilas – As pupilas dilatam-se quando uma mentira é contada, isto devido à adrenalina que está percorrendo o corpo. Este indicador dependerá da gravidade da mentira. Pequenas mentiras podem não dilatar as pupilas.


5. Postura – Mentirosos constantemente se sentem desconfortáveis em pé em frente de um acusador e pode evitar a visada direta. Em vez disso, poderão assumir uma posição lateral em relação ao interlocutor. Em geral, a posição lateral indica o desejo de encerrar a conversa.


6. Sorriso – Os sorrisos falsos são limitados à boca. Quando um mentiroso sorri, por exemplo, apenas alguns dos músculos da boca entram em ação, faltando acionar o zigomático maior que produz uma elevação da bochecha e auxilia na formação do conhecido “pé de galinha”.


7. Palmas das mãos – Mentirosos tendem a esconder as palmas das suas mãos. Isso também é instintivo. Mãos atrás das costas ou nos bolsos podem ser indicadores positivos.


8. Uso de objetos – Mentirosos vão tentar colocar objetos entre si e seu interlocutor. Pode ser uma bolsa, pulseira, celular ou mesmo o próprio cabelo, se possível. Isso ocorre na tentativa não consciente de criar uma obstrução na sua direção, muitas vezes com algo tão simples como uma xícara de café. Esta é uma maneira inconsciente de tentar aliviar a tensão do encontro.


9. Tom de voz – Um mentiroso altera o seu tom de voz que pode se tornar incompatível com os seus gestos ou declarações.


10. Sarcasmo – Pessoas desonestas usam frequentemente o sarcasmo ao responder às acusações.


11. Respostas a perguntas – Um mentiroso costuma utilizar as palavras da pergunta para responder. Isso é realizado na tentativa de ganhar tempo para elaborar as mentiras. Por exemplo, João: “Você teve relações sexuais com aquela mulher?” Pedro: “Eu não tive relações sexuais com aquela mulher”.


12. Excesso de detalhes – Pessoas desonestas acrescentam pormenores desnecessários para a conversa, o que é uma tentativa de criar um cenário mais concreto para o seu interlocutor.


13. Evitar respostas diretas – Mentirosos evitam negar a acusação de forma direta. Isto lhes permite evitar a mentira, fazendo declarações admissíveis . Ao fazerem isso, ganham a possibilidades de voltar atrás em suas respostas e alterá-las.


14. Defensiva – Mentirosos adotam uma posição inicialmente defensiva ao passo que pessoas honestas tendem a receber acusações de forma hostil.


15. Mudança de assunto – O mentiroso tenderá a propor a mudança de assunto. A tensão é aliviada com a crença de que a troca de assunto fará a questão ser esquecida. A pessoa honesta tenderá ao esclarecimento da falsa acusação, colaborando, já que não foi ela mesmo quem cometeu o deslize.


É importante destacar que nenhum desses indicadores, por si só, pode revelar um mentiroso. Fora de contexto, nenhum deles tem muita serventia. Todos mostram o estresse da pessoa, que pode ocorrer por outros motivos que não a mentira. Como há diferenças individuais significativas, é muito útil conhecer a “linha de base” do seu interlocutor.

ANÚNCIOS

gu__ga - MEMBRO EXCLUSIVO
#271799 Bela contribuição cara!

Tenho bastante curiosidade sobre o tema e ai explica com bastantes detalhes. Este artigo pode nos ajudar bastante em nosso dia a dia, vlw!
Kiesel

PUA Avançado

#272708 Já li alguns materiais sobre, mas sempre é bom ver materiais novos ou que reforcem o que já sabemos, pois assim aprendemos cada vez mais. Valeu pelo tópico.
Abraços,
Kiesel
C. Rico

Pickup Artist

#272773 Muito bom. Já li alguns livros de linguagem corporal. Inclusive, um até sobre expressões faciais.

Estas dicas, apesar de simples, são bem interessantes. Vou procurar esse site.


= )


Abração !
Matheus D.

Aprendiz

#273042 Uma dica boa também é pedir pro possivel mentiroso contar o que fez, ao contrario.

ex: 'entao, amor, eu não te trai nao, só fui na escola, depois no shopping, tomei um sorteve no mc donalds, fui pro curso e depois pra casa' (óia a gaiarda. hehe)

se for caô, a pessoa não consegue contar de trás pra frente.. rs