Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

HYBRID

Aprendiz

#8549 Os creditos é pro cara com pseudonimo de Mau, acho que Do CA...aproveitem ai e como o prometido eu postei a "receita de bolo"..kk algum pua viciado me perguntou o que era isso...não lembro quem...

3 maneiras simples/eficazes de criar Rapport.
________________________________________
E aí, Macacada? A produção continua!!! Um dos motivos que escrevo tanto aqui, além de
compartilhar os conhecimentos para o bem de todos, é que isso me ajuda a cada vez mais
FIXAR eu mesmo os conceitos, até o ponto que eles se tornam automáticos e eu nem preciso
me esforçar para lembrar. Sempre praticando, claro, a melhor forma de fixar coisas na
sua cabeça é estudo+prática, como diria meu pai, "mais sabe quem mais lê e quem mais
vê ou faz".

PRÓLOGO : Antes de ler isso, aprendam a criar atração. Se fizerem o que relato abaixo
sem atração, LJBF pra vcs, OK?
__________________________________________________ _______________________


Rapport sempre foi um tema meio nebuloso no PU. Um mundo de conselhos vagos como
"descubra algo em comum com ela" ou "conecte-se" (whaaaat???). E sempre foi uma das
fases que mais me intrigou. Após alguma pesquisa, "descobri" 3 formas legais de se fazer
o tão sonhado conforto com a mina. Sem mais delongas...
------------------------------------------------------------------------------
Forma 1: Rotinas

Essa é óbvia, são as famosas rotinas de sempre, especialmente as que envolvem leituras frias. O cubo é a mais clássica delas. Minha preferida é o jogo das 4 perguntas, menos complexa, menos badalada e mais sexual que o cubo. Não vou entrar no mérito, pois é só pesquisar que vc acha.
_________________________________________________ ______________________
Forma 2: Tentativa e erro

É a idéia geral que o iniciante tem do rapport. Aqui vc depende um pouco de sorte e mais de habilidades conversacionais. O negócio é ir conversando e descobrindo coisas sobre ela, comonalidades, etc, mas como já falei em outro artigo, sem cair na "Interação-entrevista". O decantado Threading que eu tanto adoro entra aqui.

Mas o mais importante é o foco na garota. Não adianta ficar fazendo threading simples. Vc precisa estar ligado em alguma coisa que a garota fala que a desperte, que vc perceba que ela curte, adora, e então fazer o que o guru Dimitri (com quem fiz bootcamp nos EUA) chama de Thread Amplifying: No momento que vc descobriu algo especial, vc FOCA e insiste naquele assunto.

Cito como exemplo disso um amigo meu, no Festival de Alegre (ES). O cara não sacava nada de PU, mas era foda com as mulé. Chegou numa que não estava dando a menor bola pra ele. E ele lá enchendo o saco dela. De repente, a expressão da mulher mudou de uma hora pra outra. No final do festival, ele já havia chupado os peitos dela em pleno show do Caetano Veloso, e a mulher o perseguia. Como ele tava dando perdido, ela começou a ME seguir, pq sabia que ele apareceria por ali pra falar comigo. FODA!!! E eu era beta dos betas.... (como até os betas se dão bem, nesse festival peguei uma das mais gatas que já peguei na vida. Hoje sei que foi sorte pura, ela me abriu).

O que ele fez? Quando o questionei, ele me explicou. Depois que entrei na PU, decompus o que ele havia feito no seguinte:

- Ele saiu metralhando a garota, falando um monte de coisa, bla bla bla bla bla.
- Houve uma hora que ele sem querer caiu no assunto ITÁLIA. A garota nutria uma fascinação absurda pela Itália. Foi aí que a expressão dela mudou.
- Percebendo isso, o cara começou a só falar de Itália pra ela. Massas, pizzas, viagens, história, suas raízes (ele por sorte era descendente), e o catzo a 4. Deu no que deu!!!!

Isso se chama Thread Amplifying, descobri depois. A desvantagem é que pode dar trabalho até vc descobrir algo que ela curta. E vc tem que saber desenrolar a partir disso. A terceira forma usa mais ou menos isso, mas em lugares-comuns.

__________________________________________________ ________________________

Forma 3: Receita de bolo para conexão emocional pura.

Eu francamente espero que vcs gostem dessa, pois é de longe minha preferida. Na 1a vez que usei, comi uma garota que estava fazendo um jogo duro há MESES. Descobri esse "método" no livro do Gambler, do Puatraining.com.
Esta receita baseia-se em 6 perguntas que vão falar sobre emoções relevantes a todo e qualquer ser humano. Mais abaixo revelo quais são.

O importante é que vc siga passo-a-passo a receita para encaixar a pergunta no contexto da conversa.

Passo 1: Crie um contexto.

Vc perceberá que algumas das perguntas não se encaixam numa conversa normal. Então vc deverá tornar a pergunta relevante, falando sobre algo a respeito e aí lançando a pergunta em si.

Passo 2: Pergunte

Passo 3: Conecte-se na resposta dela.

É aqui que o milagre acontece. Esteja atento ao que ela diz e IMAGINE-SE na situação dela. Descreva a situação que ela relatou com base no que vc imagina que aconteceu. Aqui ela terá a impressão que vc a entende perfeitamente, uma conexão genuína, vc consegue o rapport pleno. Exemplos mais a frente.

Passo 4: Dê a sua resposta

Completando o processo, vc dá a sua resposta, a sua visão pessoal sobre a pergunta. Vc mostrou que a entende e que também passou por isso.


As perguntas são:

A - Você se lembra do seu 1o dia na escola?
Vou exemplificar a receita do bolo com esta pergunta. É uma pergunta que remete a lembranças da infância, algo usado por hipnoterapeutas, e muito poderoso emocionalmente falando.

Obvio que não dá pra sair perguntando do nada se vc lembra do 1o dia da escola. Para contextualizar, vc precisa falar algo sobre crianças, escola, etc. Aí lança a pergunta.

Depois que ela responder, vc imagina o que ela passou. Exemplo: "Posso te ver agora mesmo, pequenininha, com aquelas sainhas e sapatilhas, usando maria-chiquinha, com meia na altura da canela, indo pro recreio com uma merendeira da Hello Kitty, etc, etc..". Depende do que ela falar.

Então vc dá a sua resposta : "Eu, por exemplo, no meu 1o dia de escolha, depois que minha mãe me deixou lá, olhei pra trás e me senti tão sozinho, que comecei a abrir o berreiro". (Isso é verdade, eu chorei pra caralho, hehehehehehe).

B - Vc tem mais amigos homens ou mulheres?

Essa pergunta foca no tipo de pessoas com quem ela tem amizades (isso fala bastante sobre ela) e nas amizades em si. Nem precisa de tanto contexto inicial.

C - Para qual coisa no mundo vc não consegue dizer NÃO?

Pergunta poderossísima, pq fatalmente vai acabar caindo num hobby ou algo pelo que ela tem paixão. Se vc se conectar nos sentimentos criados por isso, é gol de placa.

D - Que talentos que vc tem que me supreenderiam?

Pergunta que ao mesmo tempo cria emoções e faz ela se qualificar para você. Eu crio o contexto da seguinte forma: "Olha, tô adorando conhecer vc e tal, mas uma coisa que me chateia é que conheço muitas garotas,e cada vez mais vejo que elas são comuns, parece que vivem só pra trabalhar/estudar e sair, nada de especial acontece na vida delas...". E lanço a pergunta. (Quando fiz pela 1a vez, a garota não soube me responder, disse que nunca havia pensado nisso. É um dos motivos pelos quais eu a biquei depois. À medida que vc conhece mais garotas, vê que achar uma especial é difícil)

E - Vc já amou de verdade?

Nem preciso dizer que se vc falar de amor e fizer ela lembrar dos sentimentos relacionados, ela vai associar aquilo à você, né? Use com moderação. Dica importante: Não entre em detalhes sobre o TÉRMINO do relacionamento. Isso se voltará contra vc, fato. Foque no amor em si.

F - Se pudesse estar em qualquer lugar do mundo amanhã, onde seria?


É uma forma bem melhor de falar sobre viagens e etc. Se ela falar sobre praia, vc pode dizer que imagina como é, sentir a brisa do mar, o sol queimando a pele, e tudo o mais. No caso do meu amigo do Festival de Alegre, provavelmente ele teria obtido a resposta "Itália", e daí feito tudo o que fez. Sem precisar da sorte, sacaram????

Como vcs puderam ver, vc elicitou emoções com as perguntas acima e conectou-se nelas, a meu ver a forma mais poderosa de rapport que existe. Vale a pena decorá-las. Eu o fiz da seguinte forma: escola/amigos/não/talentos/amor/amanhã. Após algumas lidas, vc só de lembrar dessa sequência, já sabe a pergunta.

(Estou sempre à caça de novas perguntas. Se alguém tiver sugestões, poste aqui)

__________________________________________________ ________________________

Pois é, macacada, esse foi longo, mas vale a pena ser lido. Pode ser a diferença que
fará ela se lembrar de vc de forma especial e acabar eliminando o chatíssimo "flake" no
day 2.



Mau-braços and keep gaming.
_______________________________________

Ta ai galera... bom acho que não importa a pergunta mas se vc sempre sse conectar na pergunta dela e depois da a sua resposta.. funciona...não a pergunta imporata sim caso vc queira mais resultado....

sucesso...fui
pão

Aprendiz

#8568 curti bastante as perguntas pra ter uma "porta de entrada" pro rapport...to cansado de usar o cubo já...que por sinal eh fenomenal.


valew, pelas perguntas, abraços
Avatar pua
CharmingPrince

MEMBRO PROFISSIONAL

#8582
Marcelo Paixao escreveu:Fala meu velho, tudo certo??

Cara, desculpa mesmo eu te falar isso, mas isso tudo ai não é rapport!!!

Mas é um belo tópico, dá para tirar um bom proveito, realmente parabens!

Agora estou sem tempo, mas assim que possível, falo sobre o Rapport.

Grande abraço e belo tópico mesmo!



To curioso pra ver o que vc chama de raport Marcelo.
Avatar pua
neon-gen

Veterano - nível 10

#8593 Creio que seja muito mais do que isso o rapport, mas digamos que o rapport da pnl envolve varios fatores, entre eles o tom de voz, ritmo, algum movimentos, assuntos tbm, eu não tenho o contexto em exato aqui, mas creio que o marcelo deva passar uma definição melhor sobre isso.

até breve!
pão

Aprendiz

#8603 na minha opniao rapport eh a interação PUA-HB de forma que cria confiança desta naquele.
as dicas aqui expostas nao sao para rapport propriamente dito, uma vez que nao sao rotinas ou materiais a serem usados. mas as dicas aqui propostas tratam do inicio do rapport. e com certeza as perguntas sugeridas no item 3 teriam me ajudado no final de semana retrasado, no qual eu fiquei olhando pra cara da amiga de uma prima minha pq simplesmente eu nao consegui estabelecer um assunto para discutir com ela(visto que ela eh 10 anos mais velha e, aparentemente, nao gosta de nada que eu goste. alem de que, segundo minha prima, ela eh meio quieta por natureza).

essa eh minha opniao, ateh a proxima.
abs

Criador do tópico

HYBRID

Aprendiz

#8609 é como disse o Charming Prince... to curioso pra ver o que é rapport tambem...posstem ai...
fiquei realmente curioso...bom pra min rapport é conforto...
-voce tem que espelhar ela até que voce comece a fazer outros movimento e ela te imita, isso ajuda
-vc tem que falar aquelas palavras transe tipo a frase preferida dela ou sei lá oque, não sei explica isso
-falar uma historia de DVA tambem ajuda, aa varios jeitos, vai de pessosa é o que eu penso, a respeito do rapport eu uso a terceira opção, e é boa funciona que só vendo...

sucesso
-_CV_-Mentalist

Aprendiz

#9394 Opa, pra mim RAPPORT é o conjunto do que foi falado por todos aqui. Além da confiança deve-se ter também uma conexão. É o conjunto da obra! contato visual + espelhamento + DHV + afinidades. Tanto é que a PNL mesmo diz que devemos copiar algumas expressões que o alvo fala constantemente, etc e tal. Tanto conscientemente com a técnica do HYBRID como inconscientemente como a técnica do Marcelo. E o Badboy fala praticamente o que você falou mano O.o... :pisca
akiratatsu

Aprendiz

#14130 Nossaaaa..... :o

Coisas simples que nunca disse .... fiquei mal agora .... hehehe ...

To aprendendo muito com vcs, infelizmente não consigo, fazer uma boa resposta, pq num domino nada ainda .... mais vou me esforçar ao maximo pra compriender o tanto quanto vcs ....
Vlw .... :ae
Mr.kenny

PUA EXPERT

#14156 independente das invencionices terminológicas o importante é fazer o processo respeitando-se cada fase....

acredito sim que na fase de rapport(a que nos foi ensinada) também deve ter atração e é justamente por isso que considero muito importante rotinas com programação neurolinguística que crie uma tensão sexual............

pelo indirect antes de você poder ao menos falar tais rotinas é necessário um opener qualquer que contenha ou que venha seguido de negs....demonstração de dessinteresse,isso gera confiança(tem um elemento do rapport),isso faz ela querer se conectar e é após isso que as dicas desse artigo devem ser aplicadas(início da conexão e gera conforto e tb confinaça já é rapport com todos os seus elementos),porém como havia dito anteriormente é importante a tensão sexual(considero atração tb)(alguns acham que é só falar a rotina do número ou a do cubo e pronto é hora de KC,de FC....pode até dar certo,mas....)

É só

abraço aeee
Mr.Kenny