Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

yg0zera

Aprendiz

#938783 E aí galera, tudo na paz? espero que sim, esse artigo é uma sequencia do ABORDANDO - 01 A ARTE DA ORATÓRIA,
que eu produzi a uns meses atrás, o artigo acabou ajudando bastante gente e gerando um feed legal por isso vou dar continuidade.

Tinha em mente deixar pra fazer nas férias com calma, mas aconteceu uma coisa recentemente e me inspirou a produzir o material agora. Uma garota que apesar de ser nova ao meu julgamento, se casou recentemente, até fui na festa, e depois de conversar com ela um pouco em um barzinho ela acabou me confessando que ja traiu o marido antes durante o noivado, e quando ela percebeu isso já havia falado, o que vou passar aqui é um pouco de PNL, mas tranquilo, espero que tirem um bom proveito.

Imagem

ABORDANDO - 02 A ARTE CONVERSAÇÃO tem como o assunto principal, algumas dicas e técnicas de como manter uma conversa e conseguir informações que você está buscando, também dicas valiosas de como práticar e o que mais vier na minha cabeça até eu terminar de escrever.


Bom todos sentados e bem acomodados nos devidos lugares? então vamos la.

CONVERSAÇÃONossa existencia acontece quando podemos nos comunicar e expressar o que estamos sentindo, pensando, com palavras. Algumas pessoas não desenvolvem muito bem o dom da conversação, seja por vicios de linguagem inseridos em seu meio, censura, dentre outros.

Os três MAIORES travadores de conversa são os seguintes: (vai ficar mais fácil quando eu exemplificar)
Generalização
Omissão
Distorção

Generalização - é talvez o mais conhecido, é o processo de qual elementos ou partes do modelo de uma pessoa se desconectam e as experiencias originais das pessoas passam pelo processo da generalização.

Omissão - O ato de omitir, digirir a atenção para um determinado aspecto e esquecer dos outros, é a capacidade do cerebro de ser seletivo, pare por um momento a leitura, fique em silencio só observando e pensando em tantas coisas acontecem ao mesmo, tempo, barulhos, vizinhos, vida dos insetos, imagine se prestassemos atenção em tudo isso ao mesmo tempo?

Distorção - Alterar os dados da experiencia sensorial, é a origem das fantasias, qualquer tipo de fantasia, suposição nasce da distorção, é quando algo tomamos algo para o lado pessoa, mas calma, ela não é de todo mal, se não existisse a distorção não existiria a criatividade, novos pensamentos e tudo mais, devemos usar a nosso favor

Mas aí você me pergunta, CARALHO FILHO DA PUTA COMO ISSO VAI ME AJUDAR A CONVERSAR MELHOR, FODA-SE ESSA MERDA VOU FEXAR O NAVEGADOR E DESISTIR DO PU, FUI.

É agora que vocês vão aprender, tenham em mente que pra conversar melhor vocês terão de ESQUECER, a palavra porque, (aposto que se perguntou porque assim que acabou de ler)

O uso dos porques é um dos maiores vicios de linguagem que temos aqui no Brasil, a pessoa quer saber algo mas não sabe perguntar, a outra não quer responder ou não está muito afim de conversar e aí é mais uma conversa que poderia ser boa que vai pra puta que pariu, vou exemplificar

Você me pergunta: Cara, porque você está escrevendo esse artigo aqui?
Ah porque sim

Você conseguiu se ver em algum momento em uma situação como essa?


EXEMPLOS - GENERALIZAÇÃO1 As coisas sempre foram assim.

Sempre? já houve alguma vez que foi diferente?
Assim de que forma?
O truque desse exemplo é identificar contra exemplos da generalização.


2. Os homens são todos iguais (UM BEM COMUM DE SE VER POR AÍ)

O que acontenceria se fossem diferente?
Indentificar a consequencia responsavel pela regra ou limite

3. Não consigo aprender esse material do PUABASE

O que te impede de aprender?
Você está buscando aprender e praticar de forma consciente?
Identificar a causa dos sintomas do problema



EXEMPLOS - OMISSÃO1. É melhor não dizer nada

Melhor que o que?
Como você chegou a essa conclusão?
Referencia não explicada, pessoa visualiza internamente a situação


2. Eu quero me cuidar mais

Como vai fazer isso?
Como especificamente você quer se cuidar mais?
Definir a ação ou relação no estado problema -se cuidar mais-

3. Eu tenho algumas frustações no meu casamento

O que te frusta especificamente?
Que tipo de frustrações?



EXEMPLOS - DISTORÇÃO1. É egoista pensar só pensarem seus proprios sentimentos

É errado de acordo com quem?
Afirmação com um julgamento de valor de quem não se menciona a quem se aplica, identificar a fonte e o critério usado para fazer o julgamento.

2. Ele não se importa comigo

Como você sabe que ele não liga para você?
Afirmação que conhece e experiencia a vivencia interna, ignorando ou distorcendo o que talvez seja a realidade por um determinado motivo interno. Identificar a fonte e informação da informação.

3. O tom de voz dela me deixa nervoso

Como especificamente te deixou nervoso?
Identificar como acontece a relação casual entre estimulo e resposta ou encontrar o contra-exemplo


FEXANDO CONVERSAÇÃO E CONCLUSÕESNão espere sair desse artigo sendo o MESTRE DAS CONVERSAÇÕES, porque não vai, se você chegou até aqui, mantenha esse conteudo por perto para que sempre que surgir uma situação em que você lembre desse tópico possa consultar, você não sai como um mestre da conversação mas sai com potencial de ser um, voltando ao exemplo 3 da generalização, o que te impede?

De suma importancia esquecer na conversação o uso dos porques, apresentei um pouco de como manter uma conversação (usando as tecnicas você certamente tera melhor aproveitamento das conversas do que com porques) e um pouco de como descobrir ou fazer as pessoas "entregarem as pontas" sem nem perceberem, vocês não tem IDEIA de como isso é poderoso, coloquem em prática consciente e terão resultados

Feed galera, de extrema importancia relatar situações que aconteceram com vocês, situações que vocês se recordaram lendo o artigo, elogios, criticas, tudo é bem vindo, vamos manter uma discussão ativa sobre o tema.

Espero que sirva de algo para o pessoal abraço e GAME ON
Avatar pua
Pablo Juan

Aprendiz

#938848 Parabéns pelo Artigo, Yg0zera!Li o artigo anterior sábado a tarde e usei sábado a noite, ele me ajudou a conseguir 4 Kc´s e vários feedbacks positivos! Ahhhhhh uma dúvida, vc usa algum livro ou artigo de refêrencia? Passa o nome pa noiz, parça?! TMJ
Avatar pua

Criador do tópico

yg0zera

Aprendiz

#948831
Pablo Juan escreveu:Parabéns pelo Artigo, Yg0zera!Li o artigo anterior sábado a tarde e usei sábado a noite, ele me ajudou a conseguir 4 Kc´s e vários feedbacks positivos! Ahhhhhh uma dúvida, vc usa algum livro ou artigo de refêrencia? Passa o nome pa noiz, parça?! TMJ


Acho que estou um pouco atrasado... HAHAHAH, mas eu nao uso livros não, eu tive um mini curso de pnl com um professor, anotei o maximo que consegui, foi bastante proveitoso, principalmente pelos insights que voce tem durante as aulas, nao via nem o tempo passar, caso tenham uma oportunidade é bem bacana
rabbitxd

Aprendiz

#948843 "1. É egoista pensar só pensarem seus proprios sentimentos"

não consegui entender essa parte.

De resto gostei, com certeza adiciona no pua, mando bem! :yaaah