Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua
Nativex
#919514 Fala, galera! Se vocês não conhecem o projeto [color=#BF0000]4C's, deem uma lida aqui:[/color] torne-cara-foda-pegar-mulherada-consequencia-t96238.html

Eu disse no último artigo do [color=#BF0000]Coração que as pessoas não sabem escutar:[/color] pare-para-escutar-t96560.html Isso acontece por vários motivos, mas o principal deles é que, na maioria das vezes, não estamos presentes. Claro que fisicamente as pessoas estão presentes, mas sua mente está divagando. Ora lembrando-se do passado, ora fantasiando sobre o futuro. Por si só não existe nenhum problema nisso. O problema aparece quando “vivemos no passado ou no futuro” e não aproveitamos o presente.

Por muito tempo, meu maior defeito foi a falta de concentração. Eu gastava muito tempo para concluir tarefas simples. Ficava enrolando, deixando para depois, procrastinando. Sempre tinha algo mais legal para fazer. E nosso cérebro sempre vai tentar nos convencer que dá tempo de ver aquele vídeo no youtube, ou jogar uma partida, antes de ir para a tarefa chata.

Só consegui mudar essa situação quando comecei com a meditação, e aprendi sobre os micro-despertares. Ao contrário do que muitos pensam, não existe nada de místico na meditação, apesar de alguns métodos tenderem para esse lado. Na realidade, ela nada mais é do que um exercício de concentração. O método que lhes ensinarei é um dos mais simples, mas extremamente funcional.

Em primeiro lugar, escolha um local calmo para o exercício. Dê preferência a locais com pouco barulho e sem trânsito de pessoas, pode ser um canto no seu quarto, por exemplo. Sente-se na posição que se sentir mais confortável. Deitar-se não é uma boa opção, pois você pode acabar pegando no sono. Feche os olhos e passe a se concentrar somente na sua respiração! Sinta o ar entrando e saindo pelas suas narinas. Evite pensar em qualquer outra coisa. Sempre que algum pensamento lhe vier à cabeça, afaste-o e volte o foco para a respiração novamente.

Já aviso que, apesar do exercício ser simples, não é uma tarefa fácil, principalmente nas primeiras tentativas. É comum não aguentar nem um minuto sem pensar em nada. Não se zangue com isso. Apenas afaste o pensamento tranquilamente e volte a se concentrar na respiração. Com o tempo a tarefa vai se tornando mais fácil e sua concentração irá durar por períodos maiores.

Para não ficar se preocupando com quanto tempo já se passou, utilize um alarme para lhe informar o fim do exercício. Pode ser o alarme do celular, mas deixe-o em algum modo que não lhe perturbe com ligações, ou mensagens... No início, 5 minutos diários são suficientes. Mas, conforme você for se acostumando, vá aumentando o tempo gradativamente até a marca de 15 minutos, ou meia hora. O tempo máximo “ideal” varia de pessoa para pessoa, então vá testando o que é mais adequado para você.

Eu costumo realizar meu treino de meditação pela manhã. Resultados que eu observo são: Maior controle emocional, maior concentração, maior nível de relaxamento, melhor aproveitamento do tempo, facilidade para memorização e raciocínio, e sensação de conforto em geral.

No entanto, não adianta nada meditar todas as manhãs por 15 minutos e passar o restante do dia no mundo da lua. Aí entra o conceito de micro-despertar. Isso nada mais é que focar o pensamento naquilo que você está fazendo no momento. É comum pensarmos em outras coisas enquanto realizamos tarefas simples, como tomar banho. Pensamos na balada que está por vir, ou nas coisas que iremos fazer no dia seguinte. O micro-despertar é justamente para evitar esse tipo de situação. Sempre que você perceber que está pensando em algo diferente do que está fazendo, tente afastar o pensamento e focar na tarefa atual, da mesma forma como no exercício de meditação.

“Ah, mas então eu não posso fazer planos para o futuro?”. Pelo contrário, você deve fazer planos, mas no seu devido tempo. Se você quer planejar seu futuro, reserve um tempo exclusivo para isso! Quando estiver lavando a louça, se concentre na louça, na água, no sabão... Se estiver caminhando até um parque para encontrar uma HB, não fique pensando como será o encontro. Foque na caminhada, nas pessoas a sua volta, no ambiente, nas sensações do seu corpo... Enfim, foque no momento. É possível que algo que você percebeu no caminho, e deixaria passar se não estivesse atento, sirva de assunto no seu encontro.

Eu mesmo reparei coisas no caminho para a minha casa, onde eu moro há mais de vinte anos, que eu nunca havia reparado. O mundo se torna muito mais vivo quando prestamos atenção nele. E ele está repleto de possibilidades prontas para serem aproveitadas. Nossos pensamentos podem parecer “ambientes” mais cômodos, mas as oportunidades reais estão aqui fora.

Espero que tenha ajudado! Sugestões, comentários e críticas são bem vindos. Amanhã sai mais um artigo sobre o [color=#BF0000]Corpo
, e terça que vem tem mais sobre a Cabeça!

Abraço![/color]
Avatar pua
Venum
#919521 Bom artigo! Eu costume pensar demais sobre as coisas que tenho a fazer e fico planejando o futuro como se o tempo que eu tivesse fosse ilimitado kkkkk. Daí a hora passa e a ficha cai: nossa! Já são X horas? Caramba, tenho que terminar isso logo!

Eu gosto de artigos que não se referem somente a sedução. Chega de openners, rotinas, pnl, enfim...

Tamo junto,
Venum
gui.gui
#919526 Eu curto muito essa ideia. Se não me engano, vi isso no livro How to Build a Confident Mindset e no O Poder do Agora.

Se for parar para pensar no assunto, faz muito sentido. A gente tem o hábito de ficar ou preso ao passado ou de planejar demais o futuro (sendo que nem sabemos se o futuro será como a gente idealizou!), e acabamos nos esquecendo de viver o presente. Acho que nesse livro, O Poder do Agora, existe uma passagem que diz que o caminho para a "felicidade plena" é estar totalmente presente no que está acontecendo agora! (acho muito foda essa ideia).

Dentre os artigos da sua série, esse e o "Pare para escutar" são realmente muito bons, se não os mais importantes.

Parabéns pelo tópico!
Avatar pua
Nativex
#919710
Venum escreveu:Bom artigo! Eu costume pensar demais sobre as coisas que tenho a fazer e fico planejando o futuro como se o tempo que eu tivesse fosse ilimitado kkkkk. Daí a hora passa e a ficha cai: nossa! Já são X horas? Caramba, tenho que terminar isso logo!

Eu gosto de artigos que não se referem somente a sedução. Chega de openners, rotinas, pnl, enfim...

Tamo junto,
Venum


Valeu, Venum! Fico feliz que tenha sido útil. A série [color=#BF0000]4C's é toda nesse estilo de artigos que não se referem só a sedução. Se você não leu os outros ainda, fica o convite.[/color]

gui.gui escreveu:Eu curto muito essa ideia. Se não me engano, vi isso no livro How to Build a Confident Mindset e no O Poder do Agora.

Se for parar para pensar no assunto, faz muito sentido. A gente tem o hábito de ficar ou preso ao passado ou de planejar demais o futuro (sendo que nem sabemos se o futuro será como a gente idealizou!), e acabamos nos esquecendo de viver o presente. Acho que nesse livro, O Poder do Agora, existe uma passagem que diz que o caminho para a "felicidade plena" é estar totalmente presente no que está acontecendo agora! (acho muito foda essa ideia).

Dentre os artigos da sua série, esse e o "Pare para escutar" são realmente muito bons, se não os mais importantes.

Parabéns pelo tópico!


Valeu, Gui gui! Pois é, cara! Realmente é uma ideia muito bacana, e simples, ainda por cima. Estou prestes a ler O Poder do Agora. Nem dá para comparar nosso poder ao estar presente com quando estamos no mundo da lua. Pois quando estamos viajando, não temos poder nenhum. Somos reféns dos nossos próprios pensamentos.

Também, gosto especialmente deste artigo, o Pare para escutar é quase que um complemento, apesar de ter vindo primeiro.

Abraços!
Avatar pua
alfamg
#920408 Salve PUAS , em especial Nativex!!!


Bom , a série dos artigos está top mesmo!
Suas contribuições ao fórum são inestimáveis!
Bem , de fato ficamos boa parte do nosso tempo no piloto automático, deixando pensamentos aleatórios, negativos e até mesmo cultivado pelos outros dominarem o território dos nossos.
Para quem se aventura em qualquer projeto de automudança precisa controlar primeiro a sua mente.
As técnicas que você propõe são simples , rápidas de serem executadas na rotina e que alcançam resultados precoces.
Recomendo também além dos áudios que possuem diversos links para download, o uso de aplicativos para smartphone e tablet de PNL, hipnose , relaxamento ou meditação. Fica a escolha pessoal .

Sucesso brows!!
Avatar pua
-Coyote
#920440 Muito bom!!!

Nunca tinha lido sobre essa definição do que é micro-despertar,entretanto,hoje mesmo estava pensando sobre o assunto uma vez em que fico muitas vezes no mundo da lua enquanto estou fazendo algo simples como você mesmo citou.

O meu problema é que fico repassando a mesma ladainha(conjunto de ideias) toda hora na minha cabeça sem nenhuma necessidade. O resultado disso é que não me concentro nos meus afazeres.

Enfim,esses seus artigos estão me ajudando muito cara,realmente muito obrigado!Vou começar a fazer meditação também,já tinha decidido isso mas sempre fico postergando haha.

Isso aí cara,continue sempre postando

Vlw
-Coyote
Diego Moreti
#920490 Ótimo artigo cara, bem esclarecedor e útil, parabéns e continue pausando mais, abraço
Avatar pua
Sweet Lou
#920573 Cara, perfeito. Isso é muito mais do que concluir tarefas, é sobre ter sensações incríveis. Outro dia eu estava assistindo um documentário onde citava os efeitos de drogas como LSD no corpo das pessoas. Uma dessas pessoas relatou que sob efeito da droga, passava a sentir cada centímetro do seu corpo, sentia o vento passando, sentia toques com mais intensidade e ela sentia gota-a-gota a chuva que caia no seu corpo durante o festival de música.

O que eu, como leigo, imagino que tenha acontecido é que a droga esvaziou a mente dessa pessoa, forçando-a a sentir somente o que estava vivendo. Mas e se aprendermos a esvaziar nossa mente naturalmente como você sugere? Putz... tudo ia melhorar. Quem aqui nunca ficou pensando em qualquer besteira durante uma transa? Ao invés disso, você deveria está atento a respiração, aos toques, aos corpos se juntando e assim, tornar a transa mais gostosa.

Isso pode tornar o caminho pro trabalho algo totalmente diferente. Show de bola esse texto, meu velho. Eu estou precisando muito mesmo aprender a me focar. Ultimamente estou procrastinando demais, em tudo, preciso mesmo aprender a me focar em cada tarefa e esquecer do mundo enquanto as faço.
RCS17
#932294 Exceleeeente artigo !
Continue ajudando a galera mlk .





Abraços !
RCS17
Avatar pua
Vivacity
#932654 Sabe Nativex, você me motivou a começar a meditar em casa. Eu ultimamente não tenho prestado atenção as coisas que eu faço e estou fazendo. Diversos membros aqui do fórum, já falaram sobre os benefícios que está atividade pode trazer para nós, mas eu nunca levei tão a sério e a fundo para praticar. Fiz raras as vezes e deixei de lado, como fazemos com a maioria das coisas na nossa vida, o que é ruim/errado.

Pois bem , vou ver se começo a praticar a meditação diariamente. TODOS OS DIAS ! Tenho muito a lhe agradecer pela contribuição no fórum com esse tópico e espero voltar aqui para lhe agradecer mais ainda depois de eu ter obtido os resultados dos exercícios diários.

Grande abraço e sucesso na vida !