Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

Opqf

PUA Avançado

#1026210 Pois bem pessoal. Fiz uma entrevista hoje para estágio e creio que fui bem, mas queria o feedback do pessoal por aqui.


Eu fui para a entrevista, tranquilo e confiante para a busca da vaga de estágio. Sem sustos ou nervosismos. Cheguei no local no horário exato e antes do proprietário chegar (detalhe que o cumprimentei e perguntei o seu nome, e isso foi muito importante). Logo em seguida, cumprimentei e mantive inclusive uma amizade com o concorrente. Hahahaha! Conduzia a interação com a técnica do Rapport Instantâneo. E ao sentar, criei um espelhamento vocal e corporal.
Fui chamado para a entrevista e sabia o nome da entrevistadora (eu ouvi da outra atendente).


E fui logo chamando:

Opqf: Boa tarde Cláudia (nome fictício)!
Ela surpresa deu boa tarde e falou da lembrança do nome (percebeu a importância?) e continuamos a entrevista.
Ela perguntou o porque de estar sem currículo. Falei que pensava que o programa de estágio tinha disponibilizado as minhas informações ao contratante, sempre falando o nome pra aumentar rapport.
Aconteceu de contar as informações a respeito de mim, falei das minhas qualidades como proatividade, e outras qualidades e muitas outras coisas.
Me interessei pelo projeto da empresa. Tanto que fiz perguntas pertinentes quando ela me permitiu a isso, como:
- Qual a visão de futuro que a empresa pretende ter?
- Como a empresa tem crescido ao longo dos anos Cláudia?
Algo assim.
Mostrei minha capacidade de interação e falei que a empresas tinha muitas qualidades e dava para perceber que era uma empresa de renome, justamente, por possuir um prêmio como melhor empresa do ano de 2010 naquele ramo (eu percebi na sala que estava, prestei atenção como um bom predador e citei isso). Quando falei isso, a entrevistadora brilhou os olhos e ela me contou a história da empresa e estrutura, pois eu como administrador me interesso muito por isso.
Ao falar, descobri que tinha falado com o dono quando entrei antes da entrevista numa breve conversa e disse:
- Nossa, gostei muito do Sr. Carlos (fictício). E dá pra perceber pela sua personalidade que ele é simpático e dedicado a empresa, e isso refletiu muito bem na imagem da empresa. Tive uma ótima primeira impressão sobre todo o grupo, e é justamente essa que fica, não é verdade Cláudia?
Ela concordou e continuamos conversando e emendei um padrão de linguagem com ancoragem visual.

Depois ela procurou saber sob minha família, horários (fui sincero e disse que não podia vir sábado e nem tinha carteira de motorista), mas citei tudo o que podia e exaltei minhas qualidades. Ela chamou o outro candidato, que conhecia a família dela, mas conversou bem pouco. Depois voltei, entreguei uma redação e mostrei para ela, e encerramos a entrevista (eu agradeci a oportunidade de entrevista e dei um abraço nela e um aperto de mão, dei importância do toque nessa situação) depois descemos a escada conversando e ela perguntou sobre minha família.

Depois me apresentou o escritório, me interessei em conhecer eles e mostrou o sistema e também fiquei curioso em conhecer e conheci e cumprimentei outro funcionário com tranquilidade. Depois ela me mostrou onde posso pegar o ponto de ônibus (IDI pra contratação?) e nos despedimos tranquilamente.

Podem dizer como fui.

BL: Tranquila, relaxada e com excelente contato visual. Espelhamento tranquilo e conduzi a interação pouco tempo depois.

Não sei se estarei contratado, mas sei que fiz uma ótima entrevista.

ANÚNCIOS

faRriaN

Veterano - nível 4

#1026220 Me pareceu que foi bem tranquilo. O UNICO problema que você pode ter é o facto de ela ja conhecer o outro candidato e ele entrar justamente por isso, por conhecimento nao por competencia. Mas da sua parte parece que correu bastante bem. Depois deixa feed
Avatar pua

Criador do tópico

Opqf

PUA Avançado

#1028572 Não consegui a vaga. Tranquilidade. É como um especialista de entrevistas sempre diz: Talvez a empresa não seja adequada para você, e teve a questão de não poder trabalhar no sábado na jogada. Fora isso, sei que foi totalmente excelente.

Espero um pouco de opinião de vocês e quem entende do assunto. Creio que fui bem na entrevista.
Avatar pua
yurimpp

Veterano - nível 9

#1028611 E aí cara, tudo tranquilo? :ae

Ao meu ver, tu foi bem tranquilo e soube conduzir com confiança e equilíbrio a essa entrevista. Claro que não basta somente isso. Sempre entra outros fatores que influenciam na contratação de um funcionário.

O fato de você não poder ir trabalhar aos sábados talvez tenha sido o principal (e/ou único) motivo de você não ter sido contratado. O fato de você não possuir uma CNH, pode ter sido outro fator também (mas não posso afirmar porque isso tudo depende da área de atuação e o quão importante uma CNH é para esse cargo). E ainda teve o fato do concorrente ser conhecido da entrevistadora (Foi ou não um fator importante. Depende do profissionalismo da entrevistadora).

Pode ficar tranquilo que outras oportunidades irão aparecer (e melhores, com certeza) e você irá ser contratado. Continue com essa postura dentro das entrevistas, estude sobre a empresa e surpreenda (como fez dessa vez).

Sucesso na vida e grande abraço!
Avatar pua
Zirconio

Veterano - nível 10

#1028647 Do meu ponto de vista, dois fatores foram determinantes:

1. Vc não levou o Currículo. Sempre dizem que um homem preparado vale por dois, não é mesmo?! Isso demonstrou um pouco de descuido, desatento.

2. Pelo seu relato, vc pareceu muito baba ovo. Sabe quando um beta fica em cima da hb só fazendo elogios? Foi mais ou menos isso.

Vc não falou no seu relato, mas vc foi incisivo nas respostas? Por exemplo, se rolou uma pergunta do tipo 'vc prefere A ou B?', e vc respondeu com "tanto faz", foi um tiro no pé; se vc respondeu com "ambos são bons, mas prefiro A", foi só uma pisada no pé; mas se vc disse "prefiro A, por isso e aquilo", acho que seria a melhor resposta.

Sucesso na próxima!

Há braços,
Zirc.
Avatar pua

Criador do tópico

Opqf

PUA Avançado

#1028664
Zirconio escreveu:Do meu ponto de vista, dois fatores foram determinantes:

1. Vc não levou o Currículo. Sempre dizem que um homem preparado vale por dois, não é mesmo?! Isso demonstrou um pouco de descuido, desatento.

2. Pelo seu relato, vc pareceu muito baba ovo. Sabe quando um beta fica em cima da hb só fazendo elogios? Foi mais ou menos isso.

Vc não falou no seu relato, mas vc foi incisivo nas respostas? Por exemplo, se rolou uma pergunta do tipo 'vc prefere A ou B?', e vc respondeu com "tanto faz", foi um tiro no pé; se vc respondeu com "ambos são bons, mas prefiro A", foi só uma pisada no pé; mas se vc disse "prefiro A, por isso e aquilo", acho que seria a melhor resposta.

Sucesso na próxima!

Há braços,
Zirc.


O concorrente também não levou, foi uma falta de comunicação da empresa que organizou a seleção a respeito de tudo isso. O bom é que fiquei claramente mais atento. Nas respostas sempre fui incisivo e me dispus a resolver os problemas. Mostrei a capacidade de liderança e busquei estabelecer uma maior conexão com o entrevistador. Como é entrevista não pra sedução, mas sim para emprego, busquei uma forma de buscar sempre elogios sinceros, como um especialista deu uma dica. Tanto que, nessa entrevista, citei o certificado que a empresa ganhou no ano de 2010 acerca da situação. Mostrei proatividade, busquei conhecer o interior da empresa, e falei que ao ter a oportunidade poderia ingressar e crescer juntamente com ela. Entendeu Zirconio?

Foi basicamente isso. Abração.
Avatar pua

Criador do tópico

Opqf

PUA Avançado

#1028722 Alguém que puder me dar mais análises e sugestões, agradeço muito. Possivelmente eu irei melhorar na próxima entrevista. Abraços!
Avatar pua
Zirconio

Veterano - nível 10

#1029615 Entendi agora. Na minha concepção, o concorrente cometer o mesmo erro não anula o seu, os dois erraram. Falando nisso, vc sabe se ele foi contratado?

Já sobre parecer estar babando ovo, foi principalmente por essa parte aqui:

Opqf escreveu:- Nossa, gostei muito do Sr. Carlos (fictício). E dá pra perceber pela sua personalidade que ele é simpático e dedicado a empresa, e isso refletiu muito bem na imagem da empresa. Tive uma ótima primeira impressão sobre todo o grupo, e é justamente essa que fica, não é verdade Cláudia?


Nós, PUAs, conseguimos ler bem as pessoas em poucos minutos, mas para as pessoas lá fora isso é impossível. E não estou falando daquelas leituras frias enlatadas.

Isso ficou parecendo um pouco como uma resposta pronta e que vc só queria agradar. Para as outras pessoas, não dá pra falar em personalidade tendo só uns minutos de contato.
Avatar pua

Criador do tópico

Opqf

PUA Avançado

#1029618 Eu entendo Zirconio, mas o meu elogio foi sincero (não tive como forçar, pois minha linguagem corporal demonstrou totalmente a sinceridade do elogio) e isso foi importante. É sempre bom elogiar o que você vê na situação. E o primeiro contato é altamente importante, em minha opinião. Por isso fiz questão de ressaltar.