Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

youreyes

Aprendiz

#876683 Salva Galeraa

Então to com uma dúvida da facul de economia, sobre o curso. Ele é totalmente e inteiramento focado
em Matemática ou não é assim? Eu sei que tem bastante mas também tem outras matérias como história, geopolitica, etc certo?



- Triste não é mudar de ideia, triste é não ter ideia para mudar! Imagem
Avatar pua
Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#876698 Tem bastante matemática sim. Mas qual é o problema? Não curte muito matemática?
Se estiver em dúvida, diga o tipo de matéria que você ama e talvez eu possa te ajudar.
Avatar pua
Roco

PUA EXPERT

#876714 youreyes,

Bom, eu não faço Economia e sim Administração, entretando Economia seria a minha próxima opção de curso. O que eu posso dizer é que você irá encontrar sim muitas matérias ligadas a cálculo nos cursos gerenciais, não tem jeito. A boa noticia é que os calculos são, na sua maioria, apenas para que o aluno possa entender como funciona o processo já que quando formado você usará programas que farão quase tudo por você (sim, é importante saber). Por outro lado, o curso também oferece materias bem interessantes e que não estão em sua maioria ligada ao calculo. Macroeconomia, Microeconomia, Marketing, Recursos Humanos.. todos essas são matérias mais de raciocício e que eu gosto bastante.

Se comparado com um curso de engenharia, as materias que envolvem cálculo são bem poucas. Acho que tudo depende da sua vontade mesmo cara, passar nessas matérias só requer estudo, mesmo que você não goste. Um economista pode trabalhar tanto em um banco fazendo contas o dia inteiro como sendo também um consultor de investimentos, a área é ampla.
Avatar pua

Criador do tópico

youreyes

Aprendiz

#876755
zKoot escreveu:Tem bastante matemática sim. Mas qual é o problema? Não curte muito matemática?
Se estiver em dúvida, diga o tipo de matéria que você ama e talvez eu possa te ajudar.


Então é que o ensino na minha escola não era muito aquelas coisas entende, só tive prof de matemática no 5º,8º,2º e agora no 3º ano então fico meio difícil pra mim.
Mas isso não chega a ser um problema, eu até tenho um pouco de facilidade com números e agora quando chego da escola estou estudando a matemática todos os dias! Só quero ficar meio ciente e ter alguma base da Matemática na Economia, valeu!

Roco escreveu:youreyes,

Bom, eu não faço Economia e sim Administração, entretando Economia seria a minha próxima opção de curso. O que eu posso dizer é que você irá encontrar sim muitas matérias ligadas a cálculo nos cursos gerenciais, não tem jeito. A boa noticia é que os calculos são, na sua maioria, apenas para que o aluno possa entender como funciona o processo já que quando formado você usará programas que farão quase tudo por você (sim, é importante saber). Por outro lado, o curso também oferece materias bem interessantes e que não estão em sua maioria ligada ao calculo. Macroeconomia, Microeconomia, Marketing, Recursos Humanos.. todos essas são matérias mais de raciocício e que eu gosto bastante.

Se comparado com um curso de engenharia, as materias que envolvem cálculo são bem poucas. Acho que tudo depende da sua vontade mesmo cara, passar nessas matérias só requer estudo, mesmo que você não goste. Um economista pode trabalhar tanto em um banco fazendo contas o dia inteiro como sendo também um consultor de investimentos, a área é ampla.


É isso que eu estou pensando, pode ate ter Matemática só que a área de trabalho é ampla e muito boa, estou estudando a matemática e logo espero começar um cursinho pré-vestibular

Orbigado Roco e zKoot
Avatar pua
Lucasmpx

PUA EXPERT

#876762 Cara, exige sim bastante matemática. Mas a nível de graduação, não é algo tão exigido quanto em engenharias e etc. Muitos engenheiros fazem mestrado e/ou doutorado em economia por levar vantagem em conhecimento matemático.

Eu to terminando meu mestrado em economia. Na graduacão, uma matéria como microeconomia não precisava de tanto cálculo, já no mestrado, é linguagem matemática o tempo todo. O que dizer então de econometria (estatística aplicada na economia, à grosso modo)?

Mas creio que o mais importante é você SABER LER! Isso mesmo! Os textos na área econômica utilizam um 'economiquês' complicado de entender. São teorias e mais teorias, por ex: clássicos vs keynesianos vs neo keynesianos vs neo clássicos...etc

Leia o texto abaixo (no link), e isso será como um teste pra você. Esse texto do Bresser-Pereira vai desde uma abordagem sobre a microeconomia até o resumo da teoria macroeconomica que vai do clássico ao Keynesiano. Leia devagar, com calma. Se você achar interessante, gostar da leitura, certeza absoluta que você vai ser um economista, caso contrário, busque saber mais detalhes sobre o curso.

abração

texto: http://www.bresserpereira.org.br/papers ... ostila.pdf
Avatar pua
nightrain

Pua Portugal

#876777 Cara, eu em Portugal estudo Gestão, o curso mais próximo é economia e existem muitas disciplinas iguais como microeconomia, matemática I e II, macroeconomia, contabilidade...

Claro que tem matemática, mas não é tão abordada com nos cursos de engenharia.
Na minha faculdade também temos Direito, mais especificamente, direito dos contratos e das sociedades e direito fiscal.

A matemática está claramente ligada à economia e é um dos motores que a permitem funcionar, mas não só os únicos. Ciências sociais também são importantes para amplificar a eficácia da economia.
hugoky86

Veterano - nível 9

#877054 Cara se você for para uma facudlade realmente boa, tu vai ter que encarar calculos, estatisticas aplicada, matrizes, calculos financeiros.
Além de ter que ler muito, história do Braisl, do mundo, teorias, filósofos, sociólogos, e lógico grandes pensadores.
Não adianta, não tem como fugir das Humanas e das Exatas nesse curso, tem que encarra os dois de frente.
Avatar pua
DollaR

Veterano - nível 3

#877060 Procure fazer um curso na área de exatas( qualquer engenharia, de preferencia de produção) e estude economia austríaca em paralelo, muito melhor que só economia, esse é o melhor jeito de trabalhar no mercado financeiro.
cafasafe

Aprendiz

#877062 Eu curso economia na ufcg a 1 ano, oq posso te dizer é q o curso muda muito de foco em diferentes universidades, aqui ele é focado na política e no marxismo, já na FGV ele é focado na aplicação financeira. Cara eu amo meu curso, tudo bem q tem uns cálculos fodinhas, mas se estudar tudo fica fácil. O mercado é muito amplo, pq vc pode atua em vários seguimentos, eu por exemplo quero a área acadêmica ou a política, mesmo Q eu nunca arrume emprego focado com o curso não vou me arrepender de ter feito, ele te mostra a real coisa q controla o mundo. So um conselho não faça ADM kkkk (o pessoal de economia não resenha com os adms)