Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Lucas#Star - MEMBRO EXCLUSIVO
#18771 Amor x Paixonite
Paixonite


  • Anatomia da paixonite


A paixonite atinge em maior número os jovens, diz-se que os jovens que passam por ela quase sempre superam quando se tornam adultos, mantendo intactos seu orgulho e senso de humor.
A maioria das paixonites tem vida curta, ainda assim elas podem causar muitos danos a um jovem.
Segundo a Bíblia: “A expectativa adiada faz adoecer o coração.” Cultivar expectativas românticas quanto a um relacionamento impossível é, portanto, o amor salutar. Enfrentar a realidade, ademais, “quem confia em seu próprio coração é estúpido”, andar com sabedoria, isso significa ver as coisas como elas realmente são, isto é, enfrentar a realidade e aceita-la é a melhor saída da paixonite.
“Como se pode diferenciar a esperança legitima da esperança infundada?”, essa é a pergunta que o Dr. Howar Halpern fez quando foi entrevistado Através do Livro ( Os jovens Perguntam, Repostas Práticas ) e a resposta foi: “Pelo exame cuidadoso e frio dos fatos.”

Aprenda a separar o que é fato de fantasia!
Ademais, será que a pessoa de quem você gosta já demonstrou qualquer interesse por você?
Se não, então remova do seu coração o vexame, por recusar-se a fixar a mente na fantasia. Existe um tempo para amar.
Analisar os sentimentos, o Dr. Charles Zastrow, também entrevistado pelo livro (Os jovens Perguntam, Repostas Práticas ) observa: “ O fascínio ocorre quando alguém idealiza a pessoa por quem ela ou ele está apaixonado(a) como sendo o ‘ amor ideal ‘, isto é, ele conclui que a outra pessoa possui todas as características desejadas num companheiro(a).”
Assim seria de suma importância analisar algumas perguntas: quão bem conheço realmente tal pessoa em quem fixei meu coração? Estou amando uma “imagem” que criei? Seria bom fazer um exame objetivo do amor de seus sonhos talvez baste para desperta-lo de seu estupor romântico! É também de ajuda analisar a espécie de amor que sente por tal pessoa.

Será que existe amor?
Penso que: “O amor imaturo pode surgir e desaparecer num instante... O foco está em você, é uma espécie de egoísmo, e você está simplesmente apaixonado (a) pela idéia de estar ‘amando’... O amor imaturo é apegado, possessivo, e ciumento... O amor imaturo exige a perfeição.”
Em analise, podemos concluir que o amor existe, então surge outra questão:
Será que existe amor verdadeiro?
Esta é uma questão que exige uma analise mais detalhada.

Primeiramente temos que tirar da mente essa tal paixonite!
Admitidamente, nem todo raciocínio no mundo basta para eliminar totalmente seus sentimentos.
1º passo: Deixar de alimentar o problema, recuse-se ficar pensando na situação.
“Onde não há lenha, apaga-se o fogo!”
2º passo: Não se isole, mantenha-se ocupado (a), faça exercícios, estude outro idioma, inicie um projeto de importância para seu futuro. Ficar bem envolvido (a) em atividades úteis pode amainar bastante os sintomas do fim duma paixonite.
Por fim, entendemos que libertar-se duma paixonite não é fácil. Mas, com o passar do tempo, a dor diminuirá. Você terá aprendido muito sobre si mesmo e seus sentimentos, e estará melhor preparado para lidar com o amor verdadeiro.
Contudo, como é que poderá reconhecer o ‘amor verdadeiro’?

Como é o amor verdadeiro?

  • O Amor!

Para algumas pessoas românticas, sonhadoras, é um sentimento misterioso que se apodera de você, um a sensação, que só se tem uma vez na vida, de êxtase total. O amor, crêem elas, é um assunto estritamente do coração, algo que não pode ser entendido, apenas sentido. O amor vence tudo e dura para sempre...
É assim que rezam os clichês românticos. E, sem dúvida alguma, apaixonar-se pode ser uma experiência incomum ente bela.

Amor a primeira vista?

Filmes, livros e novelas gostariam de fazê-lo crer que amor à primeira vista dura para sempre. Por certo, os atrativos físicos são, geralmente, o que faz com que duas pessoas cheguem a se notar. Realmente, você não sabe muita coisa sobre as idéias, as esperanças, os temores, os planos, os hábitos, as perícias ou as habilidades dessa pessoa. Você só conheceu seu lado visível, e não a pessoa secreta do coração.
Ademais, as aparências podem ser enganadoras. Penso que:” O encanto talvez seja falso e a lindeza seja vã. Os reluzentes papéis que embrulham um presente nada lhe informam do que há ali dentro. Com efeito, os papéis mais elegantes podem encobrir um presente inútil.”
Alguns, porém, acham que o coração humano possui uma capacidade infalível de fazer avaliações românticas.
Simplesmente ouça o que seu coração diz, argumentam
Você saberá quando se trata de amor mesmo! Infelizmente os fatos desmentem tal noção. Fez-se uma pesquisa em cima do livro (Os jovens Perguntam, Repostas Práticas ) no qual 1079 jovens (entre 18 e 24 anos) informam ter experimentado uma média de sete envolvimentos românticos até aquele tempo. A maioria admitiu que seus romances anteriores eram mera fascinação, uma emoção passageira e desvanecente.
Qual a diferença entre o amor e o fascínio?

Amor
1. Significa importar-se altruistamente com os interesses da outra pessoa.
2. Muitas vezes, o romance começa lentamente, talvez levando meses ou anos.
3. Você se sente atraído(a) pela personalidade total e pelas qualidades da outra pessoa.
4. O efeito sobre você é que o amor o(a) torna uma pessoa melhor.
5. Você encara a pessoa de forma realista, vendo os defeitos dele ou dela, e, mesmo assim, ama tal pessoa.
6. Há desacordos entre vocês, mas verificam poder sobrepujá-los por meio do diálogo.
7. Seu desejo é dar à outra pessoa, e compartilhar as coisas com ele (a).

Fascínio
1. É egoísta, restritivo. A pessoa pensa: ‘Que benefício isto me traz?’
2. O romance começa rápido, levando, talvez, horas ou dias.
3. Você fica profundamente impressionado (a) pela aparência física da outra pessoa. (‘ Ele tem os olhos tão sonhadores’. ‘Ela tem belas formas. ’)
4. Tem um efeito destruidor, desorganizador.
5. Não é realístico. A outra pessoa parece perfeita. Você rejeita quaisquer dúvidas incomodativas sobre graves falhas de personalidade.
6. As discussões são freqüentes. Não se resolve realmente nada. Muitas são “resolvidas” com um beijo.
7. Dá ênfase ao receber ou obter, especialmente quanto à satisfação dos impulsos sexuais.


O segredo do verdadeiro amor está no tempo!

O verdadeiro amor não é prejudicado pelo passar do tempo. Deveras, o melhor modo de testar seus sentimentos para com outrem é permitir que passe algum tempo. Ademais, uma pessoa simplesmente não revela a você a personalidade dela por apenas dizer: É assim que sou. Agora você já sabe tudo a meu respeito.
O tempo também lhe permitirá examinar seu interesse romântico. Lembre-se que o amor não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses. Anseia seu (sua) companheiro (a) o êxito de seus planos.
Os romances rápidos quase sempre resultam em desastre.

Paixonite tem cura?
Sim paixonite tem cura, por ser um estado psicológico que acaba também influenciando o corpo, varias pessoas acham que não tem cura e acabam sofrendo ainda mais.
Então como eu acabei de citar acima deixe de alimentar o problema, não se isole, faça atividades em grupo e você vera a diferença e com certeza você nunca mais ira sofrer de paixonite.