Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução

Criador do tópico

kaiquepnl

Veterano - nível 4

#470720 Todos nós fazemos de tudo, mas estamos acostumados a nos especializar mais em um canal determinado (Visual, Auditivo ou Cinestésico). Na realidade, isto nos limita. Quanto mais desenvolvidos tivermos todos os canais, melhor poderemos funcionar na vida. Propomos alguns exercícios para desenvolver mais os canais que não são prioritários em nós. Aqui tem exercícios para três semanas. Dedique quinze minutos por dia.

Para desenvolver a capacidade do canal VISUAL:

DIA 1: Olhe os objetos que lhe rodeiam, as formas, os volumes. Trate de distinguir as sombras, os relevos. Meça a distância. Feche os olhos e trate de lembrar esses objetos com o maior número de detalhes possível.

DIA 2: Faça uma excursão pelo campo ou pela cidade. Trate de perceber todos os detalhes, as cores, os matizes. Feche os olhos e trate de vê-los com sua imaginação.

DIA 3: Faça uma visualização dissociada. Imagine a você mesmo em alguma situação da vida cotidiana.

DIA 4: Faça uma auto-ancoragem visual (por exemplo, vendo algum objeto determinado). O dispare de vez em quando.

DIA 5: Trate de lembrar como é uma casa, uma rua, uma cidade de forma associada, vendo-o com seus próprios olhos.

DIA 6: Ligue a TV e tire o som. Preste atenção nas imagens. Feche os olhos e trate de repetir elas em sua mente. Trata de entender o argumento observando à mímica.

DIA 7: Repasse

Para desenvolver a capacidade do canal AUDITIVO:

DIA 1: Faça uma excursão no campo. Sinta-se e feche os olhos. Trate de perceber todos os sons que ouve. Coloque nome neles. Faça uma lista.

DIA 2: Faça uma lista com nomes, adjetivos e verbos relacionados com a audição. Por exemplo, aclamar, gargalhada, entonação, melodia, gargalhada, estrepitoso, conversar, pregar…

DIA 3: Ligue a TV e feche os olhos ou ligue o rádio. Note nas palavras, os tons, os ritmos, os registros, os timbres… Trate de repeti-los mentalmente.

DIA 4: Coloque um disco de algum grupo musical e trate de identificar os distintos instrumentos.

DIA 5: Ligue a TV e feche os olhos ou ligue o rádio. Trate de identificar o estado de ânimo de alguma pessoa por meio do som de sua voz.

DIA 6: Forme uma orquestra em sua cabeça. Com a imaginação, ouça cada um dos instrumentos.

DIA 7: Repasse

Para desenvolver a capacidade do canal CINESTESICO:

DIA 1: Sente-se em uma cadeira, feche os olhos e tome consciência das diferentes partes de seu corpo em contato com a cadeira.

DIA 2: Descalço, caminhe pelo chão e note as diferentes sensações que se produzem.

DIA 3: Imagine que está chovendo ou nevando. Tome consciência das sensações que se produziriam em seu corpo.

DIA 4: Lembre algum sucesso do passado especialmente importante para você. Note as sensações que se produzem em seu corpo.

DIA 5: Toque distintos objetos, cheire-os, tome consciência deles.

DIA 6: Imagine-se em uma montanha russa. O que ocorre com suas sensações?

DIA 7: Repasse

Tradução: Sua Mente.com.br

Referência: http://www.pnlnet.com/chasq/a/14
kaufman

Veterano - nível 5

#848633 Excelente! Perdemos a percepção de muita coisa quando substituimos nossos sentidos por extensões dele. Como a câmera ao invés do olho.
A ideia seria, menos fotos e mais lembranças a partir da profunda análise do que você vê e como se sente em determinados locais. Pois assim você não se lembrará apenas do que viu, mas do que cheirou, tateou e ingeriu em determinado local.

Parabéns pelo post.