Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Dr. Cafajeste

PUA EXPERT

#885132 Saudações!

Aqui no comunidade PUA muito se lê sobre P.N.L e ANCORAGEM, mas você sabe exatamente do que se trata e como utilizar corretamente tais ferramentas no processo de conquista?! Vamos as definições:

1) P.N.L (Programação Neuro Linguística)

É uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três ideias simples.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Do livro:
Introdução à Programação Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour

2) Ancoragem

Na PNL, "ancoragem" se refere ao processo de associar reações internas com algum gatilho externo ou interno porque assim, prontamente, podemos acessar essa reação de novo. A ancoragem é um processo que na superfície é similar à técnica do "condicionamento" usada por Pavlov para criar uma ligação entre escutar uma campainha e a salivação nos cachorros. Ao associar o som da campainha com o ato de dar comida para seus cachorros, Pavlov descobriu que, eventualmente, podia só tocar a campainha que os cachorros começavam a salivar, mesmo que não lhes fosse dada nenhuma comida.


A metáfora da "âncora" em P.N.L tem mesmo sentido e objetivo da âncora de um navio ou de um barco está amarrada pelos membros da tripulação a algum ponto estável a fim de segurar o navio numa certa área e evitar que ele navegue sozinho. A implicação disso é que a sugestão que serve como "âncora" psicológica não é apenas um estímulo mecânico que "causa" uma resposta como também é um ponto de referência que ajuda a estabilizar um estado particular.

Desta forma, no processo de sedução, você pode ancorar e condicionar uma HB a fazer o que deseja simplesmente de duas maneiras:

1) Com estímulos positivos: com palavras tais como "Gostei disso" ou gestos corporais de afirmação com a cabeça ou sorrisos. Tem que ser algo que tenha em mente que ela a HB gosta ou busca e quer de você.

Exemplo: Quando você abraçar ela e perceber aquela sensação gostosa e envolvente diga:
"Hum tão gostoso isso, essa sensação boa de um abraço, as pessoas deveriam praticar mais isso" Feito isso e de maneira correta, toda vez que ela ouvir você dizer o quão gostoso é a sensação de um abraço ela vai querer se jogar em seus braços.

2) Estímulos negativos: Caso o comportamento seja dela seja contrário ao seus interesses, simplesmente aja de forma contrária e se afaste, ignore-a por um tempo e ela virá implorar por sua atenção.
Exemplo: Você da atenção a ela que de repente para de corresponder na mesma proporção, então pare de dar atenção e a ignore, isso ira fazer ela perceber que tem algo errado e correr atrás de você para ter novamente sua atenção.

Uma imagem recordada pode se tornar âncora para uma sensação interna particular, por exemplo. Um toque na perna pode se tornar âncora para uma fantasia visual ou mesmo uma crença. Um tom de voz pode se tornar âncora para um estado de exaltação ou confiança.

Concluindo:

O processo de estabelecer uma âncora envolve basicamente a associação simultânea de duas experiências (Falar alguma coisa que tocar na HB para marcar a âncora.
Expl. Faça a sorrir e ao mesmo tempo a toque no braço esquerdo "âncora", após uma 3 vezes que fizer esse processo, depois simplesmente toque a no mesmo lugar e ela começara a sorriso do nada porque a âncora do sorriso foi acionada. Importante destacar e tenha sempre em mente isso que a repetição também pode ser usada para fortalecer as âncoras.

Abraços!