Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
naoleia

#820234
TEXTO ORIGINAL: naoler.puabase22.com/2013/06/19/andar-cativante-voce-caminha-de-maneira-correta/
Imagem



A maneira que caminhamos diz muito sobre quem somos e é capaz de transmitir parte da nossa personalidade sem que seja necessária uma só palavra. A postura, o olhar, o sorriso, a posição dos braços, a posição das pernas, a velocidade, a intensidade do movimento e a confiança revelam traços da nossa personalidade. É por esse e vários outros motivos que devemos andar de maneira adequada, ou então perderemos um dos elementos mais importantes para nos tornar mais atraentes.
Antes de trazer qualquer dica é importante lembrar o leitor de que elas só serão válidas caso sejam aplicadas de maneira natural e espontânea. Portanto, o primeiro passo é caminhar de forma cômoda, não deixando que nada pareça forçado ou premeditado. No começo existirá certa dificuldade e somente a prática o levará para um nível mais elevado de espontaneidade.


A POSTURA
A postura é um dos mais importantes fatores quando queremos andar de forma cativante, e é estabelecida principalmente pela nossa coluna, que deve permanecer ereta enquanto caminhamos, demonstrando equilíbrio e força muscular. Um indivíduo fraco tem dificuldades de manter a coluna ereta, e os indivíduos agressivos se inclinam demais para frente. O ideal é manter a coluna ereta, pois demonstra saúde e alto nível enérgico, o que é extremamente cativante e encantador.
Imagem

Além de manter a postura ereta é importante manter os ombros no mesmo nível de altura sem deixar que um fique mais baixo que o outro, e, para isso, evite carregar pesos. Algumas pessoas possuem maior dificuldade de manter a coluna ereta por apresentarem curvaturas anormais na coluna vertebral. A escoliose, por exemplo, está presente na média de 3% da população. Nesse caso, o indivíduo tem o dever dobrado de suprir essa disfunção, e, para isso, existem diversos exercícios e tratamentos.
Para avaliar se a coluna está posicionada de forma adequada sugiro utilizar o exercício chamado “corda imaginária”.

EXERCÍCIO DA CORDA IMAGINÁRIA: Imagine que você esta suspenso por uma linha localizada na parte superior da cabeça. Enquanto você anda essa linha te puxa para cima e faz com que sua coluna permaneça ereta. Esse exercício ajudará a corrigir a postura e com a prática isso se tornará automático.


Imagem


http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/coluna1.png
http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/coluna1.png
O OLHAR
Olhar para baixo com muita frequência é sinal de insegurança e timidez. Um indivíduo confiante mantém o olhar em linha reta, mostrando que sabe o caminho e não está perdido. Enquanto andamos, nosso olhar deve permanecer em linha reta, desviando apenas quando necessário.
Enquanto o sujeito inseguro procura se esconder dos olhares, o indivíduo cativante não sente incômodo em “olhar nos olhos”. No entanto, enquanto caminham, os indivíduos submissos fixam por mais tempo o “olhar nos olhos” do que aqueles que são realmente confiantes. Por isso devemos tomar cuidado para não encarar por muito tempo as pessoas e acabar criando um clima de ameaça e emoções indesejadas.
O olhar também é um indicativo de interesse, e se é isso que deseja transmitir, fique a vontade. Apenas tome cuidado para não passar essa mensagem de forma descontrolada, pois poderá comunicar a ideia de carência, o que extremamente prejudicial para sua imagem.
Obs.: É natural que você sinta a necessidade de desviar o olhar em alguns momentos. Quando fizer isso, desvie olhando para outra direção e nunca para baixo.
Imagem


http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/olhar.png
O SORRISO
É comprovado que quando sorrimos somos retribuídos na maioria das vezes, e é através do sorriso que induzimos saúde, felicidade e confiança. O poder do sorriso é capaz de modificar o estado de humor das pessoas, fazendo com que elas nos associem a momentos de satisfação e prazer. O sorriso deve ser indireto e congênito, sem que demonstre qualquer tipo interesse. Você pode utilizar o poder encantador do sorriso de duas formas:
Sorriso indireto: Você sorri para si mesmo, como se tivesse acabado de lembrar algo engraçado. Esse sorriso deve ocorrer naturalmente e não despertar a atenção das pessoas.
Sorriso direto: Você sorri para alguém, como se “só você tivesse entendido a piada”. Assim como o sorriso indireto, deve ser natural e discreto.



Imagem


http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/sorriso.png
O CORPO
MEMBROS SUPERIORES: Um indivíduo que caminha com a cabeça baixa demonstra fraqueza. Por outro lado, um indivíduo que anda com a cabeça erguida a ponto de deixar o nariz “empinado”, parece arrogante. Um sujeito com andar cativante permanece com a cabeça em linha reta, alterando apenas quando necessário.
Os braços precisam estar posicionados na lateral do corpo e nunca cruzados direta ou indiretamente. É também importante que os braços permaneçam “largados” de forma que se movimentem naturalmente enquanto se caminha.
O indivíduo inseguro anda com os ombros “caídos para frente” – o que demonstra fraqueza – ou então em extrema timidez. Por isso, os ombros devem ficar relaxados, no mesmo nível e posicionados para trás de forma a salientar o tórax.
Quando estamos inseguros procuramos ocupar as nossas mãos com objetos ou então colocá-las no bolso, portanto deixe as mãos à mostra e nunca carregue muitos objetos, pois isso dá a ideia de desorganização. Algumas pessoas estão tão habituadas a deixar as mãos ocupadas que no inicio sentem grande dificuldade em deixa-las livres, mas com a prática isso se torna natural.
MEMBROS INFERIORES: Um sujeito desanimado e descontente com a vida caminha com passos curtos e ao mesmo tempo se arrasta pelo solo. Um indivíduo cativante dá passos longos e sugestivos, onde a primeira parte a tocar o solo é o calcanhar e não a ponta dos pés. Seu andar é robusto, firme e determinado – ele conhece o caminho e sabe onde está pisando.

Imagem



http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/caminhando.png
A VELOCIDADE, RITMO E INTENSIDADE DOS MOVIMENTOS
Um indivíduo desorganizado, esquecido, preocupado ou ansioso, costuma andar muito depressa e sem ritmo. De outro modo, o indivíduo organizado e despreocupado caminha de forma lenta e ritmada.
Um estudo feito por Eisenberg comprova que os sujeitos submissos costumam andar com mais rapidez. A velocidade média que as pessoas caminham é ainda muito depressa para um sujeito cativante, sendo necessário reduzir de 40% a 50% para intensificar a boa imagem.
A pesquisa de Brown identifica que os movimentos de um indivíduo tenso ou preocupado não possuem ritmo. Por outro lado, o indivíduo cativante é capaz de fazer com que cada gesto do seu corpo seja um espetáculo único e intenso – tudo isso de forma consonante e ritmada.

Imagem


http://naoler.files.puabase22.com/2013/06/menos.png
AUTOCONFIANÇA
É fato bem conhecido que nossas crenças pessoais influenciam a maneira pela qual as pessoas nos julgam. Enquanto caminha, o indivíduo cativante transborda autoconfiança, ele acredita no seu potencial de encantar, e por isso as pessoas acreditam nele. Portanto, pareça para si mesmo o que deseja parecer para os outros. Enquanto você caminha, pratique a auto-sugestão positiva.
São diversos os elementos que constituem uma maneira cativante de caminhar, por isso não foi possível tratar de forma exaustiva. Embora essas máximas trazidas não sejam absolutas, se colocadas em prática podem melhorar consideravelmente o modo de caminhar do indivíduo. O mais importante é criar a consciência de que a maneira que caminhamos possuí grande poder de influência.

Existe um momento em que não é o seu humor que coordena o seu modo de caminhar, mas é o seu modo de caminhar que guia o seu espírito.
naoleia

#820236 Sou novato no fórum e não consegui editar o texto para tirar o link das imagens. O site o qual retirei o Artigo é naoler.puabase22.com
cisco

Aprendiz

#820244 Muito bom, excelente explicação! Esclareceu algumas duvidas q eu tinha principalmente sobre o olhar enquanto caminha, fica estranho mesmo encarar todo mundo na rua, e os livros sempre falam em sempre olhar nos olhos.
Avatar pua
Rodrigo Lee

Veterano - nível 10

#820286 Bacana o texto... Bem esclarecedor.
No final tudo se resume a passar a idéia de que vc é calmo, tranquilo, sabe o q esta fazendo, e esta no controle de tudo!rs
Realmente comunicamos isso mesmo andando assim..mas é bom tb nos tornarmos assim...
Afinal...evolução é o nosso objetivo.
Valew pelo post.
Abs