Avatar pua
Nightrider
#1062809 Olá Pua’s, sedutores, cafajestes, Artistas da Sedução, Homens, o artigo de hoje é sobre um tema difícil, complexo e deve ser abordado de maneira séria, logo de cara vou avisando que não sou médico, psicólogo, especialista no assunto e nem trabalho com a área da saúde, então, não leiam esse artigo como se eu fosse dar algum conselho ou modelo de tratamento para gerar algum tipo de cura.

O que vou Tentar demonstrar aqui é a observação da vida de amigos que passam por isso e se por acaso, minha visão poder humildemente ajudar com um insigth eu fico feliz de poder servir a vocês e nas suas respectivas trajetórias de vida, vamos começar pela definição de ansiedade e medo, e dai começamos o artigo.

Imagem


Imagem


Ansiedade e medo é normal:É isso mesmo meus amigos sentir ansiedade é normal, aliais é algo extremamento saudável a ansiedade ajuda você a colocar as coisas em dia, produzir mais e até ser uma pessoa mais alerta, na verdade ninguém vai viver uma vida “sem ansiedade”, o que você vai na verdade conseguir é viver uma vida com baixos índices de ansiedade ou com a ansiedade sobre controle.

O problema é que a ansiedade em excesso começa a produzir efeitos colaterais negativos, como por exemplo, comer demais, falar demais, ficar irritadiço sem motivo, produz insônia, uma carga elevada de stress e isso começa a deixar sua vida muito bagunçada e geralmente a solução está mais perto do que a maioria de nós pode imaginar, então, foque na solução e cultive uma mente focada nas coisas positivas, sem se tornar um hipócrita com um otimismo abobalhado, mas crie uma aura de temperança e paciência, porque tudo vai dar certo no final.

Imagem



Procure atividades no ar livre, movimentar seu corpo, ler livros agradáveis, boas companhias, sai da frente do computador e vá dar um passeio pela rua, shopping, comprar pão na padaria, ou seja, comece a aumentar o contato social e não diminuir o mundo tem muitos problemas, mas viver é maior é uma dádiva maravilhosa, aproveite essa dádiva que é viver.

Imagem



O medo é um dispositivo de autodefesa que está em nós para poder evitar coisas ameaçadoras que realmente vão nos prejudicar, ele é necessário é bom, porém como sempre a diferença entre o veneno e o remédio está na dose, o medo vende jornal, carro blindado, aumenta audiência, prende a atenção das pessoas e, por fim, é um vício, sentir medo é um estado mental que é extremamente viciante.

A relação com o medo é uma relação de amor e ódio, ao mesmo tempo que as pessoas reclamam do noticiário elas dão audiência para esse mesmo noticiário, o medo justifica não sair de casa, não arriscar, não fazer diferente e o mais espantoso o medo justifica e da motivos para sermos covardes sermos controladores e isso nos torna o tipo de pessoa que mais detestamos, ele é o termômetro ele é o meio, não o fim, tenham isso em mente sempre, dito isso, o melhor da vida é viver.

Imagem



Fobia Social e Zona de Conforto:Hoje a vida esta repleta de monstros cotidianos, a expectativa de vida aumentou muito, temos acesso a quantidades absurdas de recursos financeiros, educacionais, tecnológicos, e esses recursos são potencializadores, apenas ferramentas, então uma pessoa a 40 anos atrás ansiosa e medrosa, não teria um computador com redes sociais, ou a possibilidade de jogar video game 24 horas por dia 7 dias por semana.

Se você quisesse assistir pornografia teria de ser maior de 18 anos e comprar uma revista em uma banca de jornal, vocês acham que havia catálogos de mulheres disponíveis para sexo na internet ? Ou então todo tipo de produto e serviço vendido Delivery para chegar na sua casa ? Nada disso existia, então é muito mais difícil ver uma pessoa com mais de 40 anos de idade com fobia social, eles viveram uma mundo real, a virtualidade é novidade para maioria deles e eles são sortudos por isso não pensem o contrário.

Hoje existem muitos motivos para não sair de casa e viver uma vida reclusa, ou seja, isso é um problema muito grave para quem possui ou esta desenvolvendo fobia social, já que meu amigo, as pessoas concordam, e reafirmam que é ótimo ficar em casa é ótimo evitar contato com estranhos, em resumo, se tornar um neurótico é uma qualidade não um defeito, a sociedade inteira esta do lado desse tipo de comportamento, porque? Porque uma pessoa ansiosa e medrosa é controlável e se tornar um consumidor muito ativo.

O que vejo na prática é o seguinte, falando da minha geração, da turma entre os 27 até os 35 anos, vejo que uma boa parte dos ansiosos não querem dar a cara a tapa, isso começa apenas com a preguiça de sair de casa, vai aumentando e isso se torna um verdadeiro inferno, mas estando em casa também tem fobia de estudar, ler, lavar louça, varrer quintal, arrumar o próprio quarto, querem regredir ao status infantil, não fazem atividade física, mas quando é para ir ao shopping, festa ou qualquer coisa conseguem motivação para sair ai começa a hipocrisia e a seletividade.

Imagem


Síndrome do pânico:
Transtorno de pânico

Transtorno de pânico ou Síndrome de pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por um intenso medo ou/e mal-estar com sintomas físicos e cognitivos que se iniciam de forma brusca e alcançam intensidade máxima em cerca de 5 minutos e causando medo de morrer persistente e recorrente, o que aumenta a chance de outros ataques. No Brasil, cerca de 1% da população tem um ataque de pânico por ano e 5% dos adultos relatam já terem tido pelo menos um ataque de pânico na vida, 1% deles acompanhado de agorafobia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Minha abordagem não pretende ser técnica, vou falar aqui a realidade no meu círculo social eu possuo cerca de 5 amigos pessoais que estão com essa merda de doença maldita, então, não é um tema que me é agradável, a verdade é que eu conheço esse monstro de perto porque perdi meus amigos, a verdade é essa, nas palavras de um mero observador externo, meus amigos morreram em vida.

Meu Wing esta enterrado até a cabeça nessa droga, então meus amigos jogar é outro jogo, não sou dependente da presença das pessoas, mas dizer que não sinto falta de sargear com um amigo é mentira, um outro amigo jogou a faculdade a dois períodos de se formar por causa dessa merda e esta em casa a quase 10 anos, vendo a areia escorrer pela ampulheta, eu comecei a ter fobia social mas conhecendo esses caras fui fazer trilhar, caminhar, fazer terapia e não tive meu primeiro ataque e nem quero ter.

O gatilho para maioria deles foi questões relacionadas a família, nascimento de filhos, perda de entes queridos, uso de drogas, violência urbana, os gatilhos estão ai, sua mente esta blindada esta forte ? Seja franco com você mesmo e caminhe para melhorar sua visão de mundo e comece a ser forte de verdade, e principalmente humano, entender os próprios limites é ir além, entender os próprios limites não é se limitar, lutem, a vida é luta, agora vai um informativo que achei aqui na internet:

Imagem


Um poema para reflexão:
Canção do Tamoio

I

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

II

Um dia vivemos!
E o homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir;
No arco que entesa
Tem certa uma presa,
Quer seja tapuia,
Condor ou tapir.

III

O forte, o cobarde
Seus feitos inveja
De o ver na peleja
Garboso e feroz;
E os tímidos velhos
Nos graves concelhos,
Curvadas as frontes,
Escutam-lhe a voz!

IV

Domina, se vive;
Se morre, descansa
Dos seus na lembrança,
Na voz do porvir.
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
Que a morte há de vir!

V

E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamoio nasceste,
Valente serás.
Sê duro guerreiro,
Robusto, fragueiro,
Brasão dos tamoios
Na guerra e na paz.

VI

Teu grito de guerra
Retumbe aos ouvidos
D'imigos transidos
Por vil comoção;
E tremam d'ouvi-lo
Pior que o sibilo
Das setas ligeiras,
Pior que o trovão.

VII

E a mãe nessas tabas,
Querendo calados
Os filhos criados
Na lei do terror;
Teu nome lhes diga,
Que a gente inimiga
Talvez não escute
Sem pranto, sem dor!

VIII

Porém se a fortuna,
Traindo teus passos,
Te arroja nos laços
Do inimigo falaz!
Na última hora
Teus feitos memora,
Tranqüilo nos gestos,
Impávido, audaz.

IX

E cai como o tronco
Do raio tocado,
Partido, rojado
Por larga extensão;
Assim morre o forte!
No passo da morte
Triunfa, conquista
Mais alto brasão.

X

As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.


Gonçalves Dias



Outros artigos escritos por mim no fórum:Acabei de terminar meu namoro e está tudo ótimo!

A Verdadeira Motivação Vem de Dentro, Esqueçam os Atalhos!

Mantenha-se energizado e siga em frente!

Retornando as fileiras e voltando a jogar, algumas ideias.

Corte o que te faz mal pela Raiz e Regue o que te faz bem.



Paz !!!
Mstyle
#1062839 Gostei muito do relato e me identifiquei bastante...Durante esse ano, especialmente de uns 6 meses pra cá tenho feito uma auto-analise que está sendo muito boa para mim, consegui desenvolver habitos mais saudaveis, cortar alguns vicios bobos, mas to bem anti social. Gostei de quando vc fala que muitas pessaos tem fobia de estudar, arrumar sua propria casa e etc...coisas bobas da nossa rotina que deixamos de fazer....

Tenho 26 e moro sozinho, depois desse relato decidi que minha casa vai andar sempre arrumada haha, ate tinha um bom habito para isso, mas terminei um relacionamento a menos de 4 meses e depois disso dei uma descuidada da minha casa, porém academia tenho feito no minimo 5 vezes por semana e ganhando otimos resultados. Mas é isso, percebi que de uns dias pra cá tenho enrolado 1 hora a mais na cama todos os dias que acordo...deu uma desregulada na minha alimentação isso, a partir de amanha quero cortar esse habito tbm...mto bom seu texto. Abraço
Avatar pua
ric19
#1062851 Belo tópico, está muito bem resumido, me identifiquei bastante, tenho feito uma autoanalise, vou criar hábitos saudareis.
Avatar pua
Raptor
#1062864 Vou falar algumas coisas aqui baseadas no que o meu psicólogo já me disse e no que eu já passei.
Ansiedade tem fatores genéticos, normalmente sempre tem alguém na família que tem um grau de ansiedade mais elevado.
Além da sindrome do pânico, os ansiosos podem desenvolver o TOC, que tem alguns sintomas semelhantes.
Já tive problemas com ansiedade, foi antes do pick up, foi em uma fase que eu não trabalhava, não estudava, não praticava esportes, não saía e não tinha amigos. Fiquei muito ruim por um tempo.
Quando conheci o pick up, comecei a sair de casa e conhecer pessoas. E mesmo um pouco antes do pick up, eu já tinha começado a trabalhar e praticar esportes, manter a cabeça ocupada, foi ai que as coisas melhoraram.
O fato que esses disturbios de ansiesdade só se resolveram depois que eu equilibrei minha vida com amigos, diversão, trabalho e esporte.

Agora algumas dicas de especialistas:
1- respiração diafragmática: essa respiração me ajudou muito com ansiedade, praticamente sumiu. A ansiedade tende a deixar a respiração mais rápida, então essa respiração tende a forçar um relaxamento. Consiste em respirar usando o diafragma, puxando o ar lentamente (contando até 3) e soltando o ar mais lentamente ainda (contando até 6). Procure vídeos no youtube.

2- relaxamento muscular progressivo de Jacobson: A ansiedade tensiona os músculos, esse relaxamento ajuda nesse ponto. O criador dessa técnica viu que quanto estamos ansiosos os músculos se tensionavam mas ele também percebeu que se a pessoa tensiona mais ainda o músculo e solta subtamente, o músculo se relaxa e tente a continuar relaxando mesmo depois. Também existem vídeos no youtube ensinando.

3- Mindfulness: Se o livro "o poder do agora" ensina a parte filosófica de se viver no presente, então o mindfulness (ou atenção plena) é a parte prática. É um tipo de meditação que consiste em se manter no momento presente. Existem vários livros que ensinam como praticar.

Essas 3 técnicas estão sendo usadas por psicólogos da área comportamental cognitivo no tratamento de ansiedade, TOC e crises de pânico. São bem práticas.
Avatar pua
Nightrider
#1062936
Mstyle escreveu:Gostei muito do relato e me identifiquei bastante...Durante esse ano, especialmente de uns 6 meses pra cá tenho feito uma auto-analise que está sendo muito boa para mim, consegui desenvolver habitos mais saudaveis, cortar alguns vicios bobos, mas to bem anti social. Gostei de quando vc fala que muitas pessaos tem fobia de estudar, arrumar sua propria casa e etc...coisas bobas da nossa rotina que deixamos de fazer....

Tenho 26 e moro sozinho, depois desse relato decidi que minha casa vai andar sempre arrumada haha, ate tinha um bom habito para isso, mas terminei um relacionamento a menos de 4 meses e depois disso dei uma descuidada da minha casa, porém academia tenho feito no minimo 5 vezes por semana e ganhando otimos resultados. Mas é isso, percebi que de uns dias pra cá tenho enrolado 1 hora a mais na cama todos os dias que acordo...deu uma desregulada na minha alimentação isso, a partir de amanha quero cortar esse habito tbm...mto bom seu texto. Abraço


O importante é fazer a autoanalise e a autocritica, porque na verdade só nós mesmos podemos saber exatamente o que estamos sentindo e pensando, então deixar isso nas mãos de terceiros não é algo muito inteligente, eu vejo que após o final de uma relação é normal ter uma ressaca moral, fechar as contas para balanço, reavaliar a situação se isso começa a se prolongar excessivamente isso se torna um problema.

Essa técnica de manter as coisas limpas e organizadas é ótima, eu moro com meus pais então eu limpo meu quarto, arrumo minhas roupas, organizo meus livros e principalmente minha escrivaninha e local de estudo, passou uma vassoura e um pano no chão, a sensação de ambiente limpo causa um enorme bem estar, muito boa essa prática, vai cortando esses pequenos excessos e calibrando seus hábitos e não deixa esses pequenos desvios se tornarem vícios, assim que eu vou me readaptando.

ric19 escreveu:Belo tópico, está muito bem resumido, me identifiquei bastante, tenho feito uma autoanalise, vou criar hábitos saudareis.


Obrigado pelo feedback cara, escrevemos artigos para o fórum e as vezes ficamos meio perdidos, não sabermos o que esta se passando na cabeça de quem esta lendo, independente de ser um elogio, crítica ou comentário é importante o feed cara, porque isso ajuda a melhorar a escrita e fazer um texto mais limpo e que consegue transmitir a mensagem da melhor maneira possível.

Raptor escreveu:Vou falar algumas coisas aqui baseadas no que o meu psicólogo já me disse e no que eu já passei.
Ansiedade tem fatores genéticos, normalmente sempre tem alguém na família que tem um grau de ansiedade mais elevado.
Além da sindrome do pânico, os ansiosos podem desenvolver o TOC, que tem alguns sintomas semelhantes.
Já tive problemas com ansiedade, foi antes do pick up, foi em uma fase que eu não trabalhava, não estudava, não praticava esportes, não saía e não tinha amigos. Fiquei muito ruim por um tempo.
Quando conheci o pick up, comecei a sair de casa e conhecer pessoas. E mesmo um pouco antes do pick up, eu já tinha começado a trabalhar e praticar esportes, manter a cabeça ocupada, foi ai que as coisas melhoraram.
O fato que esses disturbios de ansiesdade só se resolveram depois que eu equilibrei minha vida com amigos, diversão, trabalho e esporte.

Agora algumas dicas de especialistas:
1- respiração diafragmática: essa respiração me ajudou muito com ansiedade, praticamente sumiu. A ansiedade tende a deixar a respiração mais rápida, então essa respiração tende a forçar um relaxamento. Consiste em respirar usando o diafragma, puxando o ar lentamente (contando até 3) e soltando o ar mais lentamente ainda (contando até 6). Procure vídeos no youtube.

2- relaxamento muscular progressivo de Jacobson: A ansiedade tensiona os músculos, esse relaxamento ajuda nesse ponto. O criador dessa técnica viu que quanto estamos ansiosos os músculos se tensionavam mas ele também percebeu que se a pessoa tensiona mais ainda o músculo e solta subtamente, o músculo se relaxa e tente a continuar relaxando mesmo depois. Também existem vídeos no youtube ensinando.

3- Mindfulness: Se o livro "o poder do agora" ensina a parte filosófica de se viver no presente, então o mindfulness (ou atenção plena) é a parte prática. É um tipo de meditação que consiste em se manter no momento presente. Existem vários livros que ensinam como praticar.

Essas 3 técnicas estão sendo usadas por psicólogos da área comportamental cognitivo no tratamento de ansiedade, TOC e crises de pânico. São bem práticas.


Meu amigo o corpo humano é uma maquina complexa, essa do fator genético eu nem sabia cara, eu também percebo que o isolamento causa problemas sérios cara, nos somos seres sociais ficar enclausurado ou com comportamentos ante sociais é muito ruim para nossa saúde mental e física é impressionante essa informação.

Devido ao convívio com amigos que passaram por esse problema eu comecei a cortar meus maus hábitos pela raiz, comecei a sair mais a noite, sargear, bater um papo, na época eu tomava uma cervejinha, então saia para bebericar, hoje em dia, eu sai sim, mas não para beber, ou é para trocar ideia ou para sargear mesmo, o negócio é não ficar paradão.

Sou concurseiro então minha tendência é ficar horas a fio trabalhando de maneira isolada e a atividade física diária entra exatamente ai, você sai, respira um ar puro, troca uma ideia com alguém, olha uns rabos de saia isso tudo melhora nossa sensação de bem esta é incrível meu amigo, apenas 1 hora por dia e a coisa melhora nossa cabeça.

Esses distúrbios são muito complexos realmente, por isso, de cara, tirei qualquer ideia que levasse a crer que eu sou um especialista no assuno ou tenho qualquer solução, porque no final das contas é um assunto médico mesmo, mas deve ser abordado, não tem problema, eu não me permiti cair nesse fosso e com certeza o PUA ajudou muito, PUA não é remédio mas tem um fator de melhora no social.

Gostei das técnicas, essa primeira ai na yoga chamamos de pranayama, essa segunda se enquadra muito na prática das assánas que são as posturas, cara está me dando vontade de voltar a praticar Hatha Yoga só de ler seus comentários, sei que faz bem a saúde mas tinha esquecido desses benefícios ai e é verdade seu psicólogo é esperto, o livro eu vou baixar e ler, essas dicas foram bem práticas e úteis, muito obrigado raptor, mandou muito bem.