Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

Detective

Veterano - nível 3

#1073260 Um curto capítulo da minha saga, desta vez publicarei aqui na área de dúvidas.

Isso mesmo pessoal, é questão de dias para mim finalmente trabalhar pela primeira vez na vida, imaginam a minha ansiedade. Queria dicas de vocês, pois devem imaginar que por eu ser ansioso e introvertido os outros podem querer "tirar vantagem" e não quero ser o bobo do lugar.

Inclusive, falo muito baixo e pra dentro. A pessoa pede pra mim repetir eu faço e ela mesmo assim não entende, isso é desmotivador. Não tenho confiança na minha voz, no meu potencial sim mas a voz acaba comigo.

Na hierarquia da empresa eu serei o último, sei disso pois meu cargo é aprendiz. Mas não quero ser visto como o "quieto".

Enfim; como ser um bom funcionário mesmo com ansiedade social?
Avatar pua

Criador do tópico

Detective

Veterano - nível 3

#1073261 Atualmente eu estou aguentando os sintomas físicos (tontura constante, boca seca) e agindo, alem dos emocionais (medo).
Estou esperando o diagnóstico pra saber o que tenho, fui em medico clinico e ele me pediu exames, ao invés de dizer que tenho ansiedade. Até lá tenho que ser forte. Ainda fazendo os exames.

Tem sido uma batalha diária, hoje eu entendo essa expressão literalmente!
emerson.sbc

Aprendiz

#1073266 Provavelmente essa sua dificuldade de interagir com as pessoas vai além da esfera profissional.

A ajuda de um psicólogo será excelente nesse seu caso. No mais, sua iniciativa de querer mudar seu comportamento pra melhor já é um grande avanço. Muita gente tem medo e permite que ele (o medo) domine.

Em se tratando de relações entre pessoas, seja no trabalho ou não, a gente evolui praticando-as, saindo da nossa zona de conforto, conversando, calibrando assuntos interessantes dependendo do perfil de cada pessoa, falando do que em regra todos gostam de falar, prestando verdadeira atenção no que o outro fala para saber o que responder e assim dar sequência no papo, em fim...

como ser um bom funcionário mesmo com ansiedade social?


Primeiramente, faça seu trabalho. Seja bom naquilo que foi contratado para fazer. Seja amigável, proativo, demonstre REAL interesse em aprender e REAL interesse em conhecer as pessoas que irá conviver. Não seja puxa saco. Seja confiável, transpareça confiança.

Pra te ajudar a ser mais sociável e pra te despertar, destravar seus medos, pra te tornar o cara que quer ser, complemento a resposta lhe indicando 03 livros sensacionais, que não só você, mas todo mundo deveria ler. São Eles:

- Poder Sem Limites - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins);
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Autor: Dale Carnegie; e
- Desperte o Seu Gigante Interior - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins).

Recomendo que leia primeiro Poder Sem Limites. Os outros dois você decide qual ler na sequência.
Na internet você achará facilmente os PDFs dos livros. Se puder compre os físicos (particularmente prefiro os físicos)... você faz marcações dos principais pontos e etc para depois fazer uma releitura sempre que quiser pra ir fixando na mente os ensinamentos.

Além dos livros, recomendo também que você assista shows de Stand Up Comedy no youtube, pra você ir pegando as manhas de ser um cara sociável e divertido; acompanhe o futebol também, porque todo brasileiro fala de futebol; e etc...

Por fim, não tenha preguiça de ler e de aprender. Não existem atalhos pra se tornar o cara que você desja ser. Falo isso porque muita gente quer uma receita de bolo, algo mastigado, mas isso não existe. A evolução pessoal deve ser contínua. Mas também não adianta só ler. A teoria deve ser posta em prática.

Existem diversos livros que a comunidade pode te indicar para ir destravando essa dificuldade social. De momento eu listo os 03 acima que me ajudaram demais a evoluir.

Você é novo, tem um longo caminho, mas aproveite para ser alguém melhor agora!

Eu já fui tímido e sem assunto quando mais novo, mas hoje com 29 anos me considero muito comunicativo e extrovertido, seja no círculo familiar, de amigos, de trabalho e com pessoas que não conheço. Te digo isso pra te falar que existe saída, basta você usar a cabeça, ser inteligente, estudar e praticar o que estudou.

O puabase é fonte de muito conteúdo que poderá te ajudar. APROVEITE.

Abraços.
Avatar pua
rafael.luc

PUA EXPERT

#1073273 Primeiramente você é aprendiz (esta ali para aprender) que não assume muita responsabilidade, portanto não faça tempestade em copo dagua.

Ansiedade é medo irracional, tera que ter força de vontade. Deve se disciplinar e evitar tomar decisões por impulso, deve pensar (no começo demora) com o tempo isso melhora.

Recomendo material de PNL, precisa acessar o subconsciente.
Avatar pua
GalegoRj

Veterano - nível 2

#1073281 Cara, as vezes as pessoas não conseguem falar direito porque acha que tem um sotaque engraçado, uma voz fina ou algo do tipo.
E quando elas vão falar em público elas estão preocupado em como falar do que o que falar.
Elas fica anciosa pensando que está falando alguma coisa errada e todos irão rir dela, por isso acontece essa defensiva na hora de se expressar.
(Vê-se você se encaixa em alguma coisa que eu escrevi. E se encaixa procura ajuda no Google)

Mais respondendo sua pergunta. Você tem que relaxar e simplesmente falar o que vier a mente, não pensa demais não que você acaba se perdendo.
E quando alguém te pedir pra responder alguma coisa responde quantas vezes forem necessárias, não fica com vergonha não.

Um treino simples pra que você possa tá melhorando isso é começar a se comunicar mais com as pessoas, puxar um assunto, pedir alguma informação ou até mesmo perguntar as horas. Isso ajuda muito

Quando você começar a trabalhar procura se comunicar mais com as pessoas, procure se familiarizar com elas já que vocês são colegas, não fale mal de ninguém pelas costas, e se começarem a falar mal de alguém procure ficar calado ou se melhor dá uma afastada, não puxa saco de ninguém nem mesmo do patrão,(mais não ezite em ajudá-lo quando for necessário) faça o melhor que você pode porque assim todos irão te notar como um ótimo funcionário.
(Experiência própria)
Espero que tenho ajudado.
Abraço e sucesso na sua vida! :ae
Avatar pua

Criador do tópico

Detective

Veterano - nível 3

#1073290
emerson.sbc escreveu:Provavelmente essa sua dificuldade de interagir com as pessoas vai além da esfera profissional. A ajuda de um psicólogo será excelente nesse seu caso. No mais, sua iniciativa de querer mudar seu comportamento pra melhor já é um grande avanço.

Isso é a mais pura verdade Emerson, não é só no trabalho, até com meus familiares eu tenho dificuldade de me relacionar, e isso não é introversão ou timidez, é repressão. Quem tem ou teve ansiedade sabe do que eu estou falando, e pra mudar isso vou precisar trabalhar bastante.

emerson.sbc escreveu:Muita gente tem medo e permite que ele (o medo) domine. Em se tratando de relações entre pessoas, seja no trabalho ou não, a gente evolui praticando-as, saindo da nossa zona de conforto, conversando, calibrando assuntos interessantes dependendo do perfil de cada pessoa, falando do que em regra todos gostam de falar, prestando verdadeira atenção no que o outro fala para saber o que responder e assim dar sequência no papo

Um dia desses eu estava refletindo e descobri que a raiz de tudo o que sofro hoje sempre foi o medo. Desde criança eu convivia com essa emoção, ela apenas se intensificou e me dominou. E para vencer o medo é tudo o que você disse, sair da zona de conforto, tentar coisas que ainda não foram tentadas, fazer coisas que ainda não foram feitas e etc. É assim que crescemos. Obrigado pelas dicas!

emerson.sbc escreveu:
como ser um bom funcionário mesmo com ansiedade social?
Primeiramente, faça seu trabalho. Seja bom naquilo que foi contratado para fazer. Seja amigável, proativo, demonstre REAL interesse em aprender e REAL interesse em conhecer as pessoas que irá conviver. Não seja puxa saco. Seja confiável, transpareça confiança. Pra te ajudar a ser mais sociável e pra te despertar, destravar seus medos, pra te tornar o cara que quer ser, complemento a resposta lhe indicando 03 livros sensacionais, que não só você, mas todo mundo deveria ler. São Eles: - Poder Sem Limites - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins); - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Autor: Dale Carnegie; e - Desperte o Seu Gigante Interior - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins). Recomendo que leia primeiro Poder Sem Limites. Os outros dois você decide qual ler na sequência. Na internet você achará facilmente os PDFs dos livros. Se puder compre os físicos (particularmente prefiro os físicos)...

Simplesmente magnifico! Obrigado pelas dicas e eu já vinha lendo Desperte seu gigante, dei uma folheada no Como fazer amigos e influenciar pessoas, inclusive sei os princípios do livro, baixei o Poder sem Limites e vou ler ainda hoje, gostei porque tem poucas páginas (200))

emerson.sbc escreveu:Além dos livros, recomendo também que você assista shows de Stand Up Comedy no youtube, pra você ir pegando as manhas de ser um cara sociável e divertido; acompanhe o futebol também, porque todo brasileiro fala de futebol;

Eu amo comédia, me inspiro em alguns comediantes inclusive e futebol, é praticamente impossivel não acompanhar.. (e vaaai Raposãao :rolf )

emerson.sbc escreveu:Eu já fui tímido e sem assunto quando mais novo, mas hoje com 29 anos me considero muito comunicativo e extrovertido, seja no círculo familiar, de amigos, de trabalho e com pessoas que não conheço. Te digo isso pra te falar que existe saída, basta você usar a cabeça, ser inteligente, estudar e praticar o que estudou. O puabase é fonte de muito conteúdo que poderá te ajudar. APROVEITE. Abraços.

Acredito que muitos foram tímidos quando novos, o que você se tornou é o que eu almejo me tornar, até lá tenho que dar a cara a tapa e praticar, sucesso pra você! obrigado pelo feed
Avatar pua

Criador do tópico

Detective

Veterano - nível 3

#1073292
rafael.luc escreveu:Primeiramente você é aprendiz (esta ali para aprender) que não assume muita responsabilidade, portanto não faça tempestade em copo dagua.

Ansiedade é medo irracional, tera que ter força de vontade. Deve se disciplinar e evitar tomar decisões por impulso, deve pensar (no começo demora) com o tempo isso melhora.

Recomendo material de PNL, precisa acessar o subconsciente.


Tenho um audio de PNL salvo aqui, muito bom mas a ansiedade do que vai acontecer no amanhâ tem me impedido de ouvir. Mas vou começar a ouvir denovo. E verdade, estou lá para aprender.

GalegoRj escreveu:Cara, as vezes as pessoas não conseguem falar direito porque acha que tem um sotaque engraçado, uma voz fina ou algo do tipo. E quando elas vão falar em público elas estão preocupado em como falar do que o que falar. Elas fica anciosa pensando que está falando alguma coisa errada e todos irão rir dela, por isso acontece essa defensiva na hora de se expressar. (Vê-se você se encaixa em alguma coisa que eu escrevi. E se encaixa procura ajuda no Google)

É isso mesmo kk no meu caso eu sinto um "julgamento", como se a pessoa fosse pensar algo de mim porque eu falei algo, isso é raiz de ligar para a opnião dos outros, logo julgamento.

GalegoRj escreveu:Mais respondendo sua pergunta. Você tem que relaxar e simplesmente falar o que vier a mente, não pensa demais não que você acaba se perdendo. E quando alguém te pedir pra responder alguma coisa responde quantas vezes forem necessárias, não fica com vergonha não. Um treino simples pra que você possa tá melhorando isso é começar a se comunicar mais com as pessoas, puxar um assunto, pedir alguma informação ou até mesmo perguntar as horas. Isso ajuda muito

Esse treino é bastante útil e produtivo, existe até o Stylelife que é basicamente esse treino, mas pra mim chegar no nível do Stylelife falta muito, estou no dia 1 mas vou completar.

GalegoRj escreveu:Quando você começar a trabalhar procura se comunicar mais com as pessoas, procure se familiarizar com elas já que vocês são colegas, não fale mal de ninguém pelas costas, e se começarem a falar mal de alguém procure ficar calado ou se melhor dá uma afastada, não puxa saco de ninguém nem mesmo do patrão,(mais não ezite em ajudá-lo quando for necessário) faça o melhor que você pode porque assim todos irão te notar como um ótimo funcionário. (Experiência própria) Espero que tenho ajudado. Abraço e sucesso na sua vida! :ae

Esse conselho foi excelente, obrigado Galego!
Avatar pua
Darathy

Aprendiz

#1073299 Procura terapia, amigo. Sobre o negócio das pessoas quererem tirar vantagem de você, me parece só uma fantasia da tua cabeça. Você já conhece elas, por acaso?
emerson.sbc

Aprendiz

#1073316
Acredito que muitos foram tímidos quando novos, o que você se tornou é o que eu almejo me tornar, até lá tenho que dar a cara a tapa e praticar, sucesso pra você! obrigado pelo feed


Isso aí cara. Use sua inteligência para estudar, ler, ver vídeos sobre o assunto e não tenha medo de pôr em prática. A dica do amigo alí de cima é bacana (sair perguntando a hora na rua, no shopping perguntar para alguém onde fica tal loja, conversar/tirar dúvidas com vendedores sobre determinado produto, mesmo que vc não o compre... vai usando a imaginação aí e vai interagindo! Aos poucos vc ficará liso.

Depois vai informando a gente aqui pelo tópico sobre sua evolução.

Boa sorte na jornada. Abraços.