Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#35831 As células sintéticas podem criar outra revolução industrial em 10 ou 20 anos, produzindo energia, alimentos baratos e novos meios de filtrar água. Mas cientistas temem seu uso como armas biológicas.

Pesquisadores americanos anunciaram nesta quinta uma revolução na história da Ciência. Eles criaram uma célula artificial e, imediatamente, deram origem também a uma preocupação no meio científico.

Depois de 15 anos de trabalho, os cientistas conseguiram algo extraordinário no laboratório: células começaram a se reproduzir. Seres humanos programaram a informação genética que passou a controlar a vida e a reprodução dessas células.
Primeiro, os cientistas produziram em laboratório uma cópia sintética do genoma de uma bactéria, o conjunto de todo o material genético localizado no núcleo das células. Em seguida, acrescentaram sequências de DNA com uma marca para diferenciar o material produzido em laboratório daquele encontrado na natureza. Depois inseriram o novo genoma dentro de uma outra bactéria. O genoma sintético passou a funcionar normalmente.

Nesta quinta, Craig Venter, um dos inovadores da biotecnologia nos Estados Unidos, disse que as células sintéticas poderão revolucionar o dia a dia do ser humano. Segundo ele, vacinas, como a da gripe, poderão ser feitas em horas. Hoje, eleas demoram meses para ser produzidas.

A célula pode ser desenhada no computador para desempenhar uma função que não existe na natureza, por exemplo, capturar dióxido de carbono na atmosfera e transformar o que é poluição em combustível e a célula vai se reproduzir sozinha.

Venter diz que células sintéticas podem iniciar uma nova revolução industrial dentro de dez ou 20 anos, produzindo alimentos baratos, novas formas de filtrar água e de produzir energia.

Mas os cientistas alertaram também, que células artificiais poderiam ser usadas como armas biológicas. Por isso, pediram controle rígido do material genético usado para criar um genoma.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/not ... encia.html
bambam

Veterano - nível 9

#35848 Uau isso parece ter sido um grande feito! vai facilitar muita coisa, mas como disseram devem ter um controle rígido se cair em mãos erradas podem ser usadas como armas biológicas
legendre

Veterano - nível 1

#35863 http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-conseguem-ativar-celula-usando-genoma-sintetico,554335,0.htm
Interessante aumentar a cultura do fórum. :) É Bom saber sobre essas células: os fatos estão longe da ficção científica ainda.
Vejam que apenas se ativaram bactérias, seres monocelulares não nucleados, com o uso de genoma montado com base num banco de dados de genoma natural. Está muito longe de "ler e escrever" um genoma funcionalmente
programável do zero até um ser, mesmo sem núcleo celular, completamente independente e útil.

"Embora as primeiras células fossem a combinação de uma estrutura pré-existente com o DNA sintético, elas se reproduziram, gerando células criadas inteiramente de acordo com as instruções do genoma artificial, disseram os autores.
A célula original já passou por mais de 1 bilhão de etapas de reprodução, e a colônia encontra-se atualmente congelada. Os pesquisadores dizem que o obejtivo final é a construção de genomas originais, e não de meras cópias do que já exsite na natureza, mas que esse passo - a cópia - era necessário antes que novos avanços sejam possíveis.
"


O que se faz industrialmente hj, produzindo insulina por exemplo, é enxertar dna em bactérias e verificar qual cepa começa a produzir o fármaco de interesse. Isola-se e cultiva-se a cepa de bactérias mais promissora e produtiva. Isso já se faz desde que inventaram o queijo, por exemplo, com a única novidade do enxerto de DNA no citoplasma da bactéria. Lembrem que Bactérias não tem núcleo célular diferenciado, é muito mais difícil mexer no DNA dentro do núcleo celular...
O Dissoluto

PUA Avançado

#35875 legendre...

vai axando isso viu

Bacterias sao organismos modelos..
n há nada de mto complicado de se trabalhar com Eucariotos...
a diferença basica é só o tamanho do genoma...

e sim eles usaram Genoma base da baccteria pq eles tem q usar isso mesmo..
afinal o q eles querem n é criar um genoma novo
e sim inserir coisas novas num genoma pre-existente
q vai fornecer todo o maquinario q a celula necessita pra se reproduzir e sobreviver
os genes inseridos serão responsaveis pela funçao adicional que se quer q a celula faça.

Fazer isso em eucariotos é mais dificil pq o processo de transcrição é MTO diferente...
tendo processamento alternativo, onde 1 gene produz vários tipos diferentes de proteinas
diferentemente das bacterias q 1 gene codifica apenas 1 proteina.

primeiro eles fazem isso em bacterias pra ter uma noçao, depois partem pra eucariotos.

isso ai foi um PUTA PASSO da ciencia...

mas q pode dar em merda...
legendre

Veterano - nível 1

#35912 Flame war :bravo sobre ciência! Daki a pouco vamos discutir the Big Bang Theory :lingua aqui no PUABase! :legal

O Dissoluto escreveu:legendre...

vai axando isso viu

Bacterias sao organismos modelos..
n há nada de muito complicado de se trabalhar com Eucariotos...
a diferença basica é só o tamanho do genoma...

e sim eles usaram Genoma base da baccteria pq eles tem q usar isso mesmo..
afinal o q eles querem n é criar um genoma novo
e sim inserir coisas novas num genoma pre-existente
q vai fornecer todo o maquinario q a celula necessita pra se reproduzir e sobreviver
os genes inseridos serão responsaveis pela funçao adicional que se quer q a celula faça.

Fazer isso em eucariotos é mais difícil pq o processo de transcrição é muito diferente...
tendo processamento alternativo, onde 1 gene produz vários tipos diferentes de proteinas
diferentemente das bacterias q 1 gene codifica apenas 1 proteina.

primeiro eles fazem isso em bacterias pra ter uma noçao, depois partem pra eucariotos.

isso ai foi um PUTA PASSO da ciencia...

mas q pode dar em merda...


Procariontes e Eucariontes tem a diferença básica da presença do nucleo celular com uma menbrana que protege o genoma e a semelhança do DNA mitocondrial. Inserir novo genoma em células nucleadas é mmmmuuuuuiiiiitttttoooo mais difícil por causa da proteção da membrana nuclear.
O passo é grande mesmo, mas a jornada também é muito mais comprida... Quanto a dar merda, bom, sempre deu merda antes e a gt sobreviveu não é? Humanos são vírus (Agente Smith, The Matrix :palhaco )
O Dissoluto

PUA Avançado

#35958
Procariontes e Eucariontes tem a diferença básica da presença do nucleo celular com uma menbrana que protege o genoma e a semelhança do DNA mitocondrial.


eu sei!
eu sow geneticista manolo!


Inserir novo genoma em células nucleadas é mmmmuuuuuiiiiitttttoooo mais difícil por causa da proteção da membrana nuclear.


N sei de onde vc tira esse muuuuuuuuitooo
se assim o fosse, n existiriam tantos trangenicos de vegetais (com o q eu trabalho)

e se vc n lembra... durante a divisao celular, o nucleo se desorganiza e o genoma fica espalhado pela célula...
simplesmente vc introduziria novo genoma durante esta fase...
O Dissoluto

PUA Avançado

#36029 aff premio

vá se informar.


se n fosse "esses caras"
amigos como o Rwies ainda tomaria Insulina de boi!

e o boi ficava com um dreno no pancreas, VIVO!
sem contar q a insulina de boi n tinha o mesmo efeito q a insulina humana recombinante...

pois é... a insulina q os diabeticos tomam é produzida por bacterias como essa ai XD.. os genos humanos foram inseridos nela e ela produz..

vacinas são feitas assim
varios remedios são feitos assim...
reagentes de laboratorio sao feitos assim...
RWies

Aprendiz

#36041
PREMIO escreveu:estao indo longe demais, esss loucos produzem essas mutaçoes e nao estao nem ai para os impactos na natureza so pensao em grana


Desculpas, tenho que me intrometer...

Assim como disse o Penseroso, se não fosse pela biotecnologia, eu provavelmente estaria MORTO.

Insulina de boi e de porco me dão reações alérgicas. A de porco me causou um choque anafilático (quem manja de medicina sabe o que é isso).

Pensem comigo... Essas "células mutantes" estão sob controle, elas não saem saltitando pelos laboratórios afora.
Essas células produzem moléculas que não lhes são úteis - pra que uma bactéria precisa de insulina se ela associa a glicose diretamente?

só pensam em dinheiro? Watson, Crick, Pasteur, Fleming... Todos se reviraram nos túmulos agora. Sério.

"Impactos na natureza"... Onde? Em lugar nenhum, né? Se saírem do laboratório, teremos apenas uma variante de bactérias que produz algo inútil para ela na natureza. Em resumo: um "excremento bacteriano" útil ao ser humano. Onde você já viu isso naturalmente? Já ouviu falar de um levedo - sim, eu sei que é um fungo - chamado Saccharomyces cerevisiae? É, ele é responsável pela sua cervejinha. E existe na natureza.

Você COM CERTEZA não leu o tópico todo e veio com quatro pedras nas mãos. Uma pena...

~

@Topic

Rapaz... Adoro biotecnologia, sério! Será que rola mesmo essa cultura de bactérias "fotossintetizantes"? Seria legal, não, se tivéssemos uma combinação de culturas de bactérias fotossintetizantes junto com uma cultura de bactérias "mitocondriais" - me corrijam aí, sei que a mitocôndria, de acordo com a Teoria da Endossimbiose Celular É a própria bactéria - para gerar uma usina a custo praticamente zero.

Semicondutores de silício o caralho, queremos usinas bacterianas!!! :P

(Acho que viajei demais...)