Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

lucasm

Veterano - nível 8

#544430 Fala PUAs, tranquilão? :ae

Antes de tudo, não sei se aqui é o local correto, mas acho que isso se enquadra na descrição de um artigo, então lá vai.

Sou estudante de psicologia, e não é segredo que essa área tem muito a oferecer ao PU. As teorias behavioristas, particularmente, tem uma grande aplicação prática, e vou explicar rapidamente algo bem útil para vocês saberem como funciona o processo de aprendizagem. Afinal, o PU se aprende, certo? Possivelmente muitos, ou mesmo todos, sabem inconscientemente que as coisas acontecem dessa forma, mas o próprio PU é de certa forma uma análise e destrinchamento de um processo natural. Sem mais bla bla bla, vamos lá estudar. :parabens

A processo de aprendizagem é basicamente dividido em 4 estágios.

Imagem
1- Incompetência inconsciente
Esse é o estágio em que você ignora até mesmo que você não sabe alguma coisa. Exceto pelas coisas que nos são instintivas, como por exemplo sugar (o seio da mãe), todos começamos por aqui com tudo. Esse é o estágio em que você é um BV, ou um beta, ou seja lá como quiser chamar. Você nem ao menos sabe o que fazer para ficar com as garotas, e não tem nem ideia do quanto desconhece a respeito disso, e possivelmente nem quer isso. Em relação ao PU, esse estágio é o que estamos quando somos crianças e só queremos brincar e não tomar banho, ou então quando somos o maior nerd da sala, que mal consegue falar com uma garota.

Imagem
2- Incompetência consciente
Nesse estágio, você subitamente percebe o quanto você não sabe. Nesse estágio da aprendizagem, é normal sentir um grande confusão, ou uma grande ansiedade, e mesmo uma certa tristeza, pois você percebe o quanto você ignora, e isso não é agradável. Muitas pessoas ficam pouco tempo nesse, algumas demoram mais. É nesse estágio que você estava quando tomou conhecimento das garotas e de que você as queria. Ou então pode ter sido quando você viu um alpha agir muito melhor que você e percebeu que você era um beta, ou quando você conheceu o PU e viu que há todo um universo a respeito disso que você muito provavelmente ignorava.

Imagem
3- Competência consciente
Imaginem alguém que acabou de tirar a carteira de motorista. Você sai de carro com essa pessoa e ela parece até assustada. Olha pra todos os cantos da rua, fica examinando o retrovisor toda hora, provavelmente não consegue nem conversar direito enquanto dirige. Por quê isso? Por que ela está nesse estágio da aprendizagem. Ela já sabe fazer as coisas, mas tudo demanda um esforço mental direcionado e consciente, porque tudo ainda é meio novo. Esse estágio tem uma palavra mágica: PRÁTICA. Vocês estão nesse estágio quando começam a praticar o PU e tudo parece complicado ou dificil. Muita gente acaba desistindo do PU aqui, pois é o momento de se esforçar, se disciplinar, e aguentar as primeiras falhas, e não só porque elas são normalmente as mais difíceis, mas também porque as falhas serão quase sempre fruto do seu próprio erro. O bicho pega, e quem não tem perseverança tende a não avançar muito a partir daqui. Continuem praticando, continuem se esforçando, e vocês chegarão ao último e desejado nível.

Imagem
4- Competência incosciente
Esse é o nível em que estão os naturais, os alphas, os PUGs. Nesse nível você já faz tudo automaticamente, você nem precisa pensar, se tornou algo insconsciente. Você praticou tanto que aquilo se tornou algo de segunda natureza pra você, seu cérebro memoriza os padrões e caminhos tomados e os toma automaticamente. Se te perguntarem como você faz algo e você nem sabe explicar como faz tal coisa, mas sim você responde algo tipo "sei lá, eu só vou e faço", é provável que esta coisa esteja nesse nível pra você. Quando se chega a esse nível do PU, você já é o rei da balada e as menininhas ficam loucas atrás de você sem nenhum esforço aparente da sua parte, afinal, você deu o sangue nessa porr* e nada mais justo que colher os louros da glória.

Certo. Esses são os 4 estágios. Olhem para a vida de vocês e analisem em qual estágio vocês estão. Agora algumas coisas que acho legais mencionar sobre isso.

1- Isso se aplica a qualquer coisa na sua vida. Pegar mulher, tocar um instrumento, aprender a falar outra língua, sei lá... Tudo pode ser aprendido. Dependendo do que for pode ser mais difícil, mas dá. Se você não tiver uma aptidão natural pra algo, isso só quer dizer que você terá que se esforçar mais. É quase certo que eu nunca vou tocar tanto quanto Jimi Hendrix, porque o talento natural existe sim, mas ainda assim eu posso ficar absurdamente bom na guitarra. É difícil? É, mas DÁ PRA FAZER, e a fórmula é sempre essa dos 4 estágios.

2- Isso se aplica até mesmo para pensamentos!! Incrível né? Mas é verdade. Isso explica o porquê é tão difícil vencer um pensamento negativo ou uma crença limitante a qual estamos acostumados. Imagine que você se acha feio. Você passou a sua vida inteira pensando nisso, reforçando e reforçando esse pensamento. Ora, ele já está no automático pra você há muito tempo, por isso vai requerer um enorme esforço consciente da sua parte para substituí-lo pelo pensamento de que você, na verdade, é bonito. E não só esforço, mas também outras coisas, mas aí já seria outro assunto.

3- Essa vai mais para os que acreditam já estar no último estágio: não caiam na zona de conforto. Quando fazemos bem algo, ou quando o mundo pára de exigir nosso aperfeiçoamento e o que fazemos parece suficiente, é fácil cair na zona de conforto. Tentem sempre novos olhares, novas perspectivas. O tempo é invencível em nos deixar obsoletos, mas quem se renova dura mais. Pois acredite, não só tem alguém por aí que é melhor que você, como provavelmente um dia você vai encontrar um moleque bem mais novo que é melhor que você. É o fluxo natural das coisas, aceitá-lo é sábio de nossa parte. Uma dica praticamente infalível para se manter sempre em contato com o novo é justamente se aliar a esse fluxo ENSINANDO O QUE SE SABE. É o que estou fazendo agora :rolf

--------x--------

É isso. Acrescento algo depois, se achar que me esqueci. Me motivei a escrever isso depois que li em algum lugar um verso que dizia que o coração dos heróis é feito da mesma fibra do meu ou do seu coração, algo assim. Eu gosto muito de poesia, e esse verso me tocou. Isso pra mim significou que qualquer um pode conseguir o que quer, pois somos todos feitos da mesma matéria fundamental. E por aqui, a matéria fundamental é esforço, prática, estudo, perseverança. Todos podemos.

Espero que possa, além de aumentar o conhecimento, também motivar... Quem sabe até dar alguma resposta, ou no mínimo algumas novas perguntas heheh
Feedem isso aqui, pois é certo que vou perder a hora do meu estágio amanhã por ter ficado escrevendo esse post :rolf
Abraço! :ae
Avatar pua
BrunoEvolution - MEMBRO EXCLUSIVO
#544449 Bacana cara, faz pouco tempo que li sobre exatamente isso no livro Introdução á PNL do Joseph O'Connor, um ótimo livro por sinal. É sempre bom relembrar dessas coisas mesmo já tendo estudado sobre isso. Abraço!
sarius

Aprendiz

#544465 Post perfeito cara!
me abriu os olhos, acho q estou beeem no inicio do estagio 3 hehehe
ficar sabendo desses 4 estagios é mto bom, ja desisti de aprender mta coisa porque ficava preso no estagio 2, por isso n sei tocar nenhum instrumento kkkk
Muito bom msm mano, se aplica a td na vida.
Parabéns, otimo artigo, abraço!
Avatar pua

Criador do tópico

lucasm

Veterano - nível 8

#551562 Valeu pelos feeds galera! Demorei pra voltar aqui porque viajei no carnaval :parabens
Eu também com certeza tô no estágio 3, a ralação hahah :rolf
Praticar é a melhor coisa, mas acho bom fundamentar a prática com um pouco de teoria também, e estudar sempre!

Um abraço pra todos, e vamos continuar praticando! :sorri