Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#553326 O Investidor Inteligente
Imagem

Publicado originalmente em 1949, O Investidor Inteligente de Benjamin Graham é, de acordo com o bilionário Warren Buffett, “de longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito”.

Esta enorme obra de mais de 650 páginas inclui as mais importantes lições sobre análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de começar a investir, seja na bolsa de valores ou até na renda fixa.

Mas será que ele é tão bom quanto dizem? Para aqueles com essa dúvida, apresento este post.

Faço aqui a análise da edição de 2007, feita a partir de uma atualização escrita pelo próprio Graham em 1971. Ou seja, este é basicamente, um livro da década de 70 melhorado e não a pré-histórica versão de 1949.

A diferença mais marcante desta nova edição é a inclusão dos comentários de Jason Zweig em todos os capítulos do livro. Zweig, para quem não sabe (nem eu sabia, precisei olhar no google) é um conhecido colunista do Wall Street Journal e editor deste novo “O Investidor Inteligente”.

Professor do Buffett? Tá na cara!

O livro começa com um prefácio do mais famoso aluno do Graham, o terceiro homem mais rico do mundo, Warren Buffett. Ele diz que leu a obra quando era um adolescente e então se tornou um fan do Graham, homem que teve uma grande influência em sua vida. Buffett também copia (de um jornal, aparentemente) uma homenagem feita ao seu professor quando ele morreu em 1976. Logo depois, é a vez do Zweig comentar. Ele basicamente conta algumas historinhas, como por exemplo, diz que em abril de 1919, Graham fez 250% numa ação que acabou perdendo todo o seu valor devido à uma fraude. Interessante.

Quando chega a vez do autor original escrever, ele explica que o objetivo do livro é oferecer uma sólida base de conhecimento para os interessados em investir. Apresenta algumas idéias e incluiu relatos de alguns eventos históricos para começar a ilustrar esssas idéias. Além disso, como muitos fundamentalistas, começa a dar “patadas” nos especuladores. Da mesma forma em que Jesse Livermore fala mal dos investidores como se todos eles fossem manés, o autor de O Investidor Inteligente, Benjamin Graham, fala mal dos especuladores como se todos, também, fossem manés. Os dois generalizam e os dois estão errados, mas continuando…


Os capítulos seguem o esquema: Graham fala alguma coisa, faz referências e coloca tabelas e dados. Depois Zweig comenta. Como muitas coisas aconteceram depois de 1971 (ano do material original), Zweig atualiza o livro com algumas informações para ilustrar e enfatizar os argumentos de Graham. Ele fala, por exemplo, sobre a bolha das pontocom e menciona a quebra do Long-Term Capital Management. Isso ajuda o leitor a colocar as coisas em perspectiva, já que poucos aqui devem saber (ou se lembrar) de qualquer coisa sobre a economia americana de quase 40 anos atrás.

Conforme os capítulos passam, Graham continuamente bombardeia o leitor com informações sobre investimentos, histórias e exemplos. Fala principalmente sobre o mercado de ações, sobre produtos de renda fixa e fala mal de alguns métodos famosos de se investir, como o Motley Fool, explicando tudo em detalhes pelo caminho. Neste aspecto, O Investidor Inteligente me lembra mais ou menos de O Jeito Warren Buffett de Investir, apenas mais completo, com maior quantidade de figuras e tabelas e, infelizmente, de uma maneira bem mais complicada de se entender, mesmo tendo o Zweig para ajudar.

O que acontece é que o livro de Graham não é fácil, muito menos simples. Ele é completo e interessante, porém sua leitura, às vezes, torna-se pesada. Não dá para ficar várias horas seguidas lendo sem começar a se distrair, ou muito menos, tentar ler tudo de uma vez. Na época em que li, ficava revezando com outros livros sobre investimentos porque chegava uma hora em que eu não aguentava mais as tabelas ou os papos sobre o DJIA ou o S&P500. Tem momentos em que você precisa de um material mais leve para poder dar uma descansada, e assim, voltar a ler com toda a atenção que o livro necessita.

O Livro de Cabeceira do Investidor

Imagem

O Investidor Inteligente é mais do que um simples livro sobre investimentos. Ele faz para os fundamentalistas, o que Memórias de um Operador da Bolsa faz para os especuladores desde a década de 20. Seu conteúdo sobrevive ao teste do tempo já fazem 61 anos. Por isso que o material de Benjamin Graham é tão importante. Ele te ensina os fundamentos e a essência da arte de se investir. Prepara a cabeça do leitor para que ele desenvolva uma mentalidade correta e o ensina a escolher investimentos da melhor e mais clara forma possível.

Concluo dizendo que esta obra é muito completa, com várias tabelas, informações, dados, exemplos, dicas e conselhos. Os comentários do Zweig contribuem bastante pro resultado final ao suavizar o que de outra forma, seria uma leitura ainda mais difícil. E mesmo sendo um livro pesado, eu seria um total irresponsável se não recomendasse O Investidor Inteligente para qualquer um que deseja aprender a investir. Para iniciantes, recomendo o revezamento com O Jeito Warren Buffett de Investir para não ficarem tão confusos com um conteúdo um tanto denso.

Download: http://hotfile.com/dl/145091933/a3eec36/OIIBG.rar.html
maateuus

PUA EXPERT

#555943 Muito interessante.Quero lê-lo em breve.Será que esse livro é indicado para iniciantes?Nunca lí nada sobre ações,ou seja:Sou totalmente leigo no assunto.
Avatar pua
Perigo

Aprendiz

#576087 Ai amigão brigado hein, Você nem imagina o quanto me poupou postando este livro aqui, estou tentando me reeducar financeiramente, e estou tendo ótimos resultados logo logo vou postar os livros que estou lendo, e que estão me ajudando bastante. Vocês com certeza vão adorar lê-los.

Abraços
Avatar pua
Guinsnaity

Aprendiz

#618538 Esse livro é a biblia.
Outros bons de AF:
-Investindo em Small Caps
-Warren Buffett e a Análise de Balanços
Creio que com esses 3 livros, ja dá pra ter uma boa base fundamentalista..
Killer

Veterano - nível 7

#657015 Bem,não entendo muita coisa sobre investimentos,mas seu post e as outras pessoas que contribuíram com feed com certeza me ajudaram nesse assunto.Abraços e obrigado!
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#657040
Guinsnaity escreveu:Esse livro é a biblia.
Outros bons de AF:
-Investindo em Small Caps
-Warren Buffett e a Análise de Balanços
Creio que com esses 3 livros, ja dá pra ter uma boa base fundamentalista..



Eu tenho os outros dois livros que o Guinsnaity citou e vale a pena comprar eles. :ae