Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

leoM.

Aprendiz

#984377
Gautama Buda estava cercado por uma multidão que o insultava, usando palavras de baixo calão e obscenas, por que ele era contra a religião organizada dos hindus e contra a escritura hindu, Os Vedas, e condenou todo o sacerdócio, dizendo que eles eram exploradores e parasitas. Naturalmente os brâmanes estavam enfurecidos.

Aquela era uma vila de brâmanes, pela qual ele estava passando, e os brâmanes o cercaram e disseram todo tipo de coisa feia que podiam conceber. Ele ouviu em silêncio, e seus discípulos ficaram com raiva, mas porque Buda estava presente, não era delicado dizer alguma coisa. O mestre estava muito silencioso e escutando como se aquelas pessoas estivessem dizendo coisas amáveis.

Finalmente, Buda lhes disse “Se vocês terminaram o que tinham a me dizer, gostaria de seguir em frente até a próxima vila, onde pessoas estão me esperando. Mas se não terminaram, voltarei daqui a alguns dias e os informarei de que estou vindo. Então terei tempo suficiente para escutar tudo o que vocês têm a me dizer”.

Um homem disse: “Você acha que estamos dizendo alguma coisa? Nós estamos condenando você! Dá pra entender ou não? Porque qualquer outro ficaria com raiva, e você fica aí em silêncio...”

A declaração que Buda fez ás pessoas dessa vila foi imensamente significativa; ele disse: Vocês chegaram tarde demais. “Se tivessem vindo há dez anos, quando eu era tão insano quanto vocês, não teria sobrado ninguém vivo aqui”.

Dez anos atrás ele era um príncipe, um guerreiro, um dos melhores arqueiros de seu tempo, um grande espadachim, e aqueles brâmanes... Ele poderia simplesmente cortar a cabeça deles com um único golpe, sem nenhuma dificuldade, pois aqueles brâmanes nada sabiam de espadas, de arcos ou de ser um guerreiro. Ele os teria cortado como se fossem vegetais.

Ele disse: “Vocês chegaram tarde. Se tivessem vindo há dez anos... mas agora não sou mais insano, não posso reagir. E gostaria de lhes fazer uma pergunta. Na última vila, as pessoas vieram com doces, frutas e flores para me receber. Mas comemos apenas uma vez por dia e já tínhamos comido, e não carregamos coisas. Então precisamos lhes dizer: ‘Por favor, perdoem-nos, não podemos aceitar doces, flores... Aceitamos o seu amor, mas vocês terão que ficar com essas coisas’. Quero lhes perguntar”, disse ele á multidão enraivecida,” o que eles deveriam fazer com os doces e as flores que trouxeram para nos presentear?”

Um homem respondeu: “Que mistério há nisso? Eles deveriam distribuir os doces pela vila”.

Buda disse: “Isso me deixa muito triste. O que vocês farão? Porque não aceito o que vocês trouxeram da mesma maneira que não aceitei os doces, as flores e as outras coisas na outra vila. Se não aceito suas obscenidades, suas palavras feias, suas palavras sujas, se não as aceito, o que vocês poderão fazer com elas? O que vocês farão com os lixos que trouxeram? Vocês terão de levá-los de volta a seus lares e dá-los a suas esposas, a seus filhos, a seus vizinhos. Vocês terão que distribuí-los, por que simplesmente me recuso a pegá-los. E vocês não podem me deixar com raiva, a menos que eu aceite a sua humilhação, o seu insulto”.

E vocês não podem me deixar com raiva, a menos que eu aceite a sua humilhação, o seu insulto

Imagem

“Dez anos atrás eu não era consciente; se alguém tivesse me insultado, perderia imediatamente a vida. Eu não tinha ideia de que me insultar era problema dele e que eu nada tinha a ver com isso, mas agora posso simplesmente ouvir e seguir o meu caminho”.


Trecho retirado do livro de OSHO - "Buda, Sua Vida, Seus Ensinamentos e o Impacto de Sua Presença na Humanidade"


LEIA MAISSE LIBERTE
O DOM DE VIVER
A MORTE
O PASSADO
PARE DE SER UMA PUTINHA
A CHAVE PARA NÃO SE IMPORTAR



A gente se esbarra por ai...
Peace and Love ☮✌✌
viniciusnobre

Aprendiz

#984384 Muito bom texto, é necessário uma prática constante para termos esse nível de evolução a ponto de não nos importarmos, essa visão é muito boa, pois assim conseguimos racionalizar e não recebermos a negatividade colocada sobre nós de uma forma mais consciente... Muito Obrigado por compartilhar
Igor R

Aprendiz

#989492 Primeiramente parabéns pela organização do tópico, gostei da coluna "LEIA MAIS " me levou a textos que acenderam em mim um sinal de alerta frente a certas atitudes que tomo simplesmente por me importar demais. Obrigado mesmo !
LenzBR

Veterano - nível 1

#989501 Como o Igor R disse, parabéns pela postagem e pela organização sensacional, achei demais esse pensamento do Buda e não conhecia nada sobre essa figura que sempre vi apenas como um simbolo, mas fiquei interessado e talvez daqui um tempo busque saber mais sobre seus ensinamentos. Thanks Bro! - Lenz
Avatar pua
flight18

Aprendiz

#996571 Muito bom esse ensinamento de Buda! Realmente é perda de tempo levar para o lado pessoal os insultos, deixe que, quem insulta perca o seu tempo.