Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

A U G U S T O

Veterano - nível 6

#603535
Ao contrário do pensamento comum, o budismo não é uma religião, pois não existe um deus criador.Porém também não seria correto denominá-la apenas como uma filosofia, pois aborda muito mais do que uma mera absorção intelectual.

Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

O ponto de partida do budismo é a percepção de que o desejo causa inevitavelmente a dor. Deve-se portanto eliminar o desejo para se eliminar a dor. Com a eliminação da dor, se atinge a paz interior, que é sinônimo de felicidade.

A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), e sabedoria (prajña).




Não sou Budista, e muito menos, quero que virem budistas. Apenas dei a definição. Pois os respectivos ensinamentos foram tirada dos ensinamentos de Buda e estão sendo absorvidos por mim.


O que é felicidade?

É você conseguir um belo carro, uma bela namorada? Não. Isso são prazeres momentâneos, na verdade é uma falsa felicidade. Então o que seria felicidade? Já que não é você conseguir dinheiro, prestigio, status? Felicidade é você ter paz interior, e se livrar do superficial e ir encontrar o amor, a alegria, a paz pura que vem de dentro de algo imensurável de dentro de você.

Digo isso porque vejo as pessoas correndo atras de coisas e mais coisas materiais. "Quando conseguir esse carro vou ser feliz", "Quando ter essa quantia de dinheiro vou ser feliz", "Quando ter uma namorada assim serei feliz". Isso são ilusões, criadas pela mente que acha que a felicidade ESTA FORA DE NOS e não o contrario. Buda diz que o desejo é a raiz de qualquer tipo de sofrimento. Pois se você procura felicidade em coisas exteriores nunca, nada sera o suficiente. É tão triste. Quantas vezes você já depositou a esperança de felicidade em FUTUROS objetivos, e quando realizou esse objetivo sentiu um prazer e uma felicidade (FALSA) muito breve, e depois de breve período já estava querendo mais alguma coisa e não satisfeito com aquilo que tinha, já não tinha mais paz interior, e já estava depositando a felicidade em alguma coisa que você poderá conseguir no futuro? É eu sei, você esta aprisionado pela sua mente e pelo seu EGO.

A felicidade esta dentro de nos, não fora.


O que quero trazer aqui a vocês é que, se vocês não buscarem por esclarecimentos, não buscarem sair desse mundo superficial, nunca vão deixar de ser ignorantes, aliais, nem vão descobrir que são ignorantes. Quero apenas compartilhar um conhecimento a que estou tendo o prazer de desfrutar e livrar mais e mais pessoas de seus medos, aflições e angustias.

Então digo a vocês: Procurem por respostas! Vocês tem certeza de que a vida é apenas "isso"? "Isso" que vocês veem? Não, eu sei que você sente que a vida é algo mais profundo, e que você procura por respostas! Então vá atras delas. E Conquiste paz interior, amor e alegria que vem radiante do fundo do seu ser.



Questões importantes a se considerar:

VOCÊ SABE QUE VOCÊ É CONTROLADO PELA SUA MENTE? E ELA É A CAUSA DE TODOS OS SEUS MEDOS, ANGUSTIAS, SOFRIMENTO, RAIVA, APEGO?É meu caro, você não é livre!

QUEM É VOCÊ? (Pense direito. Não estou perguntando seu nome, e nem o que causa nas outras pessoas!, estou perguntando quem é você, não estou perguntando do seu passado)

O QUE É A VERDADEIRA FELICIDADE?



Livros a se considerar:

O pode do agora.

As 7 leis espirituais do sucesso.



Tradições a se considerar:

Taoismo.

Budismo.

Cristianismo.




Abraço a todos, e espero que tenham compreendido o que quis passar.


A ALEGRIA NÃO ESTA NAS COISAS; ESTA EM NOS.
lucasmodaelli

Veterano - nível 2

#603623 Cara, que belo post, realmente quem se interessa em procurar a felicidade e entender o propósito dessa explicação, vai conseguir a "teoria da felicidade". Sempre procuramos a felicidade no mundo, mas a felicidade mesmo está nos corações de cada um
Avatar pua

Criador do tópico

A U G U S T O

Veterano - nível 6

#603629 @beginner, realmente, esse tópico é para criar um interesse das pessoas aqui presentes para o tema. Mas o PuaBase, naturalmente terá um numero bem maior de homens preocupados em achar mulheres que os satisfaçam do que homens esclarecidos que querem sair da superficialidade.

@lucasmodaelli, isso aê!
Avatar pua
Marinho

Pickup Artist

#603645 Vou nem falar nada, só dizer que assino embaixo de tudo o que você falou, e aplaudo até de joelhos UHSAUHSHUAUHSA :louco

Tópico do caralho! Concordo com tudo!

Abração!

- Marinho
Avatar pua
Instint0

MEMBRO PROFISSIONAL

#603653
Amigo

Topico incrivel.

Exato, muitos homens procuram a felicidade fora, deposita sua vontade de ser feliz em sua namorada, em um objeto de desejo, e se esquecem que estar feliz consigo mesmo é oque importa.
Avatar pua
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#603656 A frase que uso como assinatura é a prova que eu estou na mesma busca que você amigo, que é encontrar a felicidade dentro de mim e não fora como a maioria das pessoas infelizmente estão a fazer.

Como disse Buda: "A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta."

Assim como você, eu uso estas questões de: quem somos nós?; do que é feito a felicidade?; o que é sagrado?; como motivação para adquirir maior auto-conhecimento e por que não auto-contenplação, da vida e de nós mesmos.

Acho bacana estas inspirações e influências que tiramos de filosofias milenares e de grandes pensadores, e acho muito bacana deixarmos as nossas influências como indicação de conhecimento a se consultar (Como você fez), além de se deixar os créditos aos devidos autores deixamos também um norte na bússola a se buscar, uma placa indicando um caminho por onde se começar (E as pessoas que se interessaram e tiveram curiosidade por estas questões que levantamos, terão menos trabalho em pesquisarem por onde começar)

Vou deixar dois artigos meus aqui que talvez você se interesse:
Felicidade por LoGun e Baruch de Spinoza
Sofrimento - Por Arthur Schopenhauer e a Filosofia Budista

Abraços :ae
Avatar pua
LOBO MAL

MEMBRO PROFISSIONAL

#603664
Então digo a vocês: Procurem por respostas! Vocês tem certeza de que a vida é apenas "isso"? "Isso" que vocês veem? Não, eu sei que você sente que a vida é algo mais profundo, e que você procura por respostas! Então vá atras delas.



Ja fui uma pessoa que "buscava por respostas" e a unica coisa que eu encontrava era mais duvidas, sim talvez eu devesse ir adiante, talvez seja obvio que quando procuramos algo encontramos obstaculos, mas pra min nao valeu a pena, nao porque eu nao encontrei respostas mas porque quanto mais perto eu chegava das respostas mais eu me destacava deste mundo, se é que voce me entende.

Eu tenho certeza que a vida nao se resume a isso: Crescer, casar, e procriar. Eu sei disso.

Tenho certeza que exista algo mais por ai, tenho certeza que a vida tenha um significado muito maior que esse.
E eu sou MUITO curioso pra descobrir essas respostas.

Em relaçao a paz interior eu tenho o mesmo conceito que voce, dificilmente atingiremos um estado de paz interior procurando em coisas externas materiais.

Mas nao quer dizer que as coisas materiais obstaculam a nossa PAZ, podemos muito bem viver em paz e ter um carro legal ou uma casa legal.

O que voce acha?
Avatar pua
DiegoGallardo

Veterano - nível 10

#603743 Apenas pelo título eu já tenho uma resposta pronta para você !! Da forma que você coloca, a busca pela felicidade ... somos seres deprimidos, cara se for assim meu camarada, todos os seres humano são seres deprimidos, a felicidade é algo que qualquer pessoa busca, seja rica, pobre, pua, natural, HB etc ... qualquer ser humano quer ser feliz e ter um lugar ao sol, por estarmos fazendo isso não quer dizer necessariamente que somos deprimidos, mas que queremos o melhor para nós mesmo.

abraços,
Gallardo