Tópicos selecionados pela equipe do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#944981 25/06/2015 – 00:00
Minha jornada começa aqui.


No momento eu estou no aguardo pra iniciar minha faculdade, porém estou em uma situação complicada. Minha namorada tem perdido cada vez mais o interesse em mim, eu perdi a maioria dos meus amigos, estou ferrado financeiramente, me descuidei totalmente do meu corpo... Não sou nem sombra de quem já fui um dia. Hoje me passaram pela cabeça pensamentos suicidas, então eu decidi que eu vou reassumir o controle da minha vida. Eu me recuso a afundar.
Criei o tópico pra ser uma espécie de arquivo. Não vou pedir pra ninguém comentar ou acompanhar, mas eu quero gravar toda a minha evolução para as pessoas que precisarem sair do fundo do poço futuramente.
Espero que esse tópico daqui a um ou dois anos sirva pra aqueles que quiserem uma luz também.

O que eu pretendo?
De acordo com tudo o que eu pesquisei até hoje, uma interação se resume basicamente em espelhar e conduzir. Em um dos tópicos do jahpz, consegui a seguinte sequência:
1 - Sincronização/Espelhamento Gestual/Postural
2 - Calibragem
3 - Identificação do sistema representacional
4 - Sincronização/Espelhamento Verbal
5 - Condução
6 - Linguagens
7 - Sugestões
8 - Ancoragem
Se perdeu no caminho? Bússola de linguagem.
Fonte: mini-mapa-pra-conduzir-interacao-jahpz-pnl-t25827.html

Pretendo dividir também minha jornada em duas partes: Acompanhar e Conduzir.
Eu não vou passar pra parte de condução enquanto não me sentir extremamente confiante em acompanhar.
Isso aqui vai funcionar como um diário meu (apesar de eu só pretender postar quando realmente tiver algo novo), mas sintam-se à vontade pra acompanhar, comentar e espero que no futuro possam aprender também.
Avatar pua

Criador do tópico

Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#944982 1. Sincronização externa

Aqui eu dei preferência para incluir também a voz e as palavras de transe. Serão basicamente 4 aspectos: Postura, gestos, voz e palavras de transe.

Postura
- Uma dica que retirei do livro "Neurolinguística prática para o dia a dia" é que, caso o interlocutor mude a postura, você deve aguardar pra que ele fique confortável antes de sincronizar.

Gestos
- Utilizar sempre (ou quase) a sincronização cruzada.

Voz
- Aqui eu precisarei sincronizar 3 aspectos da voz: Volume, velocidade e ritmo. Essa foi de longe a mais fácil pra mim baseado nas vezes em que sincronizei alguém.

Palavras de transe
- Essa parte eu aprendi também com o jahpz, mas não lembro o tópico. Era basicamente descobrir quais as palavras que o interlocutor mais repetia e utilizá-las.

* Li em diversos lugares também que sincronizar a respiração também é uma boa, mas raramente eu consigo identificar o ritmo com que uma pessoa respira. Pretendo focar nisso mais pra frente.

*Uma coisa que aprendi no "Guia de PNL" foi a reformulação. Basicamente consiste em reformular a frase usando as principais ideias.
Exemplos: "Se compreendi bem, você acha que..."
"Em outras palavras, o que o preocupa é..."

* Li também sobre espelhar as expressões faciais, porém pelo meu conhecimento isso se tornaria algo extremamente artificial. Estudarei mais sobre o assunto e voltarei aqui com conclusões.

Bom, é basicamente isso. Agora irei a campo, buscarei informações de outras fontes e quando eu tiver mais informações úteis voltarei aqui. Abraços!
Avatar pua

Criador do tópico

Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#945157 25/06/2015 – 14:16

Lembrei de uma dúvida antiga minha: Como sincronizar alguém que está ocupado fazendo alguma coisa?

Senti um pouco de dificuldade em espelhar a postura e os gestos, e foi ai que percebi a importância de espelhar vocalmente.

Você pode espelhar a voz de seu interlocutor em praticamente qualquer interação, independente do que estejam fazendo. Mas eu sabia também que não seria tão eficiente espelhar somente a voz.

Foi ai que lembrei da respiração, das expressões faciais, das palavras de transe e do espelhamento verbal.

Agora, ao conversar com alguém que dificulte a minha sincronização com a postura e gestos, vou testar espelhar os seguintes aspectos:

-Voz
- Respiração
- Expressões faciais
- Palavras de transe
- Reformulação

Preciso a partir de agora aprender a captar os sinais. A respiração provavelmente vai ser a mais desafiadora.

Classificarei por enquanto essas pessoas como interlocutores de difícil sincronização para fins educativos :B

Hora de ir a campo ver se isso procede.

Off topic:
Voltei a malhar haha

25/06/2015 – 20:40

Hoje entrou um cliente na loja onde trabalho e veio direto a mim. Decidi sincronizar a voz dele e consegui criar um rapport nunca criado antes com um cliente.

Infelizmente não consegui pegar palavras de transe porque ele era de fora e tinha um sotaque muito forte, o que me dificultou, mas eu consegui reformular algumas frases dele perfeitamente.

Ainda não consegui nenhum progresso em relação a respiração e expressões faciais. Vou atrás do programa do Paul Ekman sobre expressões e observar mais atentamente a respiração das pessoas pra tentar pegar.

Foi um dia bem produtivo. Pretendo ficar muito bom pelo menos nessa parte de sincronização até o final do mês que vem quando vou começar a minha faculdade.

*Iniciei a leitura de Poder sem Limites e Sapos em Príncipes.
Avatar pua
jahpz

Melhores PUAS

#947149 Fala zKoot, tudo bom?


Já trocamos algumas MP's, mas não tinha conhecimento deste seu tópico.


Estou realmente muito feliz e admirado com o que está fazendo, tenho absoluta convicção que você conseguirá transcender os níveis de comunicação de pessoas ordinárias. Saiba que acompanharei toda e qualquer atualização que fizer aqui, e caso eu não veja, não se sinta envergonhado em me passar uma MP avisando que está atualizado.


Quem dera mais iniciativas assim acontecessem no PUABASE. Mas é aquela velha história, sua atitude pode um dia influenciar outros e desta forma gerar uma cadeia de compartilhamento, por que não, não é mesmo? Eu penso grande e acredito que você também. Vou tentar entrar em contato com algum dos líderes do PUABASE para pinnar seu tópico, eles com certeza irão adorar sua atitude.


Acho que já te alertei, mas vale ressaltar novamente.


MUITO CUIDADO, com o seu foco na sincronização. Não sincronize todos os parâmetros de uma vez só, lembre-se que você não é uma máquina. Concentre-se em sincronizar alguns parâmetros, e concentre-se no seu interlocutor e no que ele diz e como ele age.


Abraços e parabéns novamente.
Avatar pua
delimas

Aprendiz

#947154 Parabéns pela iniciativa cara, estou acompanhando.

Comecei a estudar a PNL atualmente também para direcionar e controlar o foco da minha vida rumo ao sucesso, apesar de todas as dificuldades.

Um ponto interessante e que o jahpz já havia ressaltado é que cada um é "bom" em alguma coisa, ao passo que você sincroniza muito facilmente a voz do interlocutor e tem mais dificuldade pra sincronização postural eu sou totalmente o contrário:

Sempre sincronizei de maneira relativamente fácil a postura, gestos e até respiração, mas me perco bastante com a voz!

Boa sorte na sua caminhada, abraços.
Avatar pua

Criador do tópico

Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#947344
jahpz escreveu:Fala zKoot, tudo bom?


Já trocamos algumas MP's, mas não tinha conhecimento deste seu tópico.


Estou realmente muito feliz e admirado com o que está fazendo, tenho absoluta convicção que você conseguirá transcender os níveis de comunicação de pessoas ordinárias. Saiba que acompanharei toda e qualquer atualização que fizer aqui, e caso eu não veja, não se sinta envergonhado em me passar uma MP avisando que está atualizado.


Quem dera mais iniciativas assim acontecessem no PUABASE. Mas é aquela velha história, sua atitude pode um dia influenciar outros e desta forma gerar uma cadeia de compartilhamento, por que não, não é mesmo? Eu penso grande e acredito que você também. Vou tentar entrar em contato com algum dos líderes do PUABASE para pinnar seu tópico, eles com certeza irão adorar sua atitude.


Acho que já te alertei, mas vale ressaltar novamente.


MUITO CUIDADO, com o seu foco na sincronização. Não sincronize todos os parâmetros de uma vez só, lembre-se que você não é uma máquina. Concentre-se em sincronizar alguns parâmetros, e concentre-se no seu interlocutor e no que ele diz e como ele age.


Abraços e parabéns novamente.


Muito obrigado por todo o apoio que tem me dado cara. Tem sido extremamente importante pra mim e seria uma honra ter você acompanhando meu tópico.

Talvez esse tópico não sirva pra 90% do fórum, mas quem sabe existem uns 10% que vão conseguir ganhar um sentido com meus relatos? Enquanto eu tiver a oportunidade de ajudar alguém, mesmo que seja apenas uma pessoa, eu vou seguir em frente.

Sobre a sincronização, você tem razão. Eu tenho um relato guardado onde perdi uma mulher pela qual eu estava extremamente interessado por ter me focado muito na sincronização e pouco no diálogo. Bom, eu a beijei, mas foi porque ainda sou bom de direct hahaha mas em relação a meus objetivos eu fracassei completamente. Marcamos um encontro, então quando eu a encontrar novamente quero estar mais esperto.

No antigo trabalho eu também percebi que muitas vezes perdia informações por estar prestando atenção demais à sincronização. O que deveria ajudar a criar rapport acabava tendo o efeito oposto.

Vou seguir seu conselho a partir de agora. Muito obrigado!

delimas escreveu:Parabéns pela iniciativa cara, estou acompanhando.

Comecei a estudar a PNL atualmente também para direcionar e controlar o foco da minha vida rumo ao sucesso, apesar de todas as dificuldades.

Um ponto interessante e que o jahpz já havia ressaltado é que cada um é "bom" em alguma coisa, ao passo que você sincroniza muito facilmente a voz do interlocutor e tem mais dificuldade pra sincronização postural eu sou totalmente o contrário:

Sempre sincronizei de maneira relativamente fácil a postura, gestos e até respiração, mas me perco bastante com a voz!

Boa sorte na sua caminhada, abraços.


Pensando em você eu escrevi no post de hoje uma dica pra treinar a sincronização vocal.

Realmente cara, eu amo sincronizar vocalmente. Tenho uma facilidade imensa em sincronizar dessa forma. Quem sabe minha especialidade não vai ser relacionado a voz? Futuramente saberemos hahaha

Obrigado por acompanhar. Vai ser muito valioso pra mim. Caso queira fazer perguntas, pode fazer. Se eu não tiver a resposta eu posso busca-la pra você.



09/07/2015 – 21:07

Faz um bom tempo que não venho aqui. O motivo é eu estar dando um tempo pra assimilar algumas coisas.

Primeiramente gostaria de dizer que como alguns que viram meu outro tópico sabem, minha namorada terminou comigo. No início foi uma dor gigantesca, mas depois eu consegui conter a dor apesar de meu rendimento ter caído consideravelmente. O que tem me salvado? Poder sem Limites...

Quem diria que no meio de tanta dor a PNL seria novamente o meu refúgio. Hoje eu dei um fim definitivo ao meu namoro dizendo a ela que pra mim já bastava. Eu já tinha conhecido outras mulheres, mas precisava cortar os laços de uma vez por todas. Agora eu posso dedicar minha vida aos meus amigos, estudos, família e a PNL.

Mas quem disse que eu ia parar completamente? HAHAHA Senta que lá vem matéria.

- Achei uma forma impressionante de treinar a sincronização vocal. Entre no youtube, procure por “faça ou disfarça”, pegue um espelho e tente sincronizar cada frase falada. Se olhe no espelho e tente repetir equilibrando a naturalidade e imitação.

- Uma coisa que refleti muito e inclusive li em um dos artigos do próprio jahpz é que a PNL é uma comunicação 2.0, então decidi que eu deixaria completamente de lado a minha forma de comunicação antiga. Já que eu to reaprendendo a me comunicar, qual seria o sentido de conversar com alguém sem utilizar o que tenho aprendido? É a mesma coisa de usar somente 4 dedos pra teclar em uma aula de digitação. (E eu sei que você só usa 4 dedos, seu malandro)

- Jahpz, na última MP você me esclareceu uma coisa que mudou completamente minhas estratégias: Você não precisa estar conduzindo a interação pra utilizar padrões. Cara, isso foi genial. Foi um diferencial DO CARALHO na minha comunicação, e em sua homenagem tenho usado intensificadores com todo mundo. As vezes cometo alguns erros utilizando no momento errado ou da maneira errada, mas com o tempo eu vou aprender a utilizar da maneira certa.

- Aqui eu quero falar sobre uma coisa que também já foi debatida pelo jahpz: puxar assunto com todos. Percebi que existe um gatilho quando você inicia uma conversa com um estranho, e que quanto mais você treina esse gatilho, mais fácil fica.

Agora você me pergunta: “Onde você quer chegar com isso?” E eu respondo: Ative esse gatilho. Não importa se você vai conversar sobre política ou perguntar as horas, mas ative. Ative com todos. Ative com o caixa do mercado, o seu vizinho, a tia da merenda...

Outra dica: Quando você conversa sobre algo que precisa conversar (como sobre algo que quer comprar) esse gatilho parece não se ativar bem. Por isso tente entrar em assuntos que fujam completamente, ou seja, assuntos que não eram necessários conversar. Se ficar ruim no início, pergunte as horas. Depois comente sobre o clima, a demora na fila, a sujeira das ruas...

Agora preciso treinar mais. Seguirei o conselho do jahpz de focar menos em sincronizar e mais no diálogo, mas ainda preciso me sentir mais confortável em sincronizar. Quando eu tiver coisa nova volto aqui.

Abraços a todos e obrigado pela atenção.
Avatar pua

Criador do tópico

Leo-CT - MEMBRO EXCLUSIVO
#947360 Só queria acrescentar uma coisinha: Eu li a um tempo no poder sem limites sobre "os muitos que falam" e "os poucos que fazem". Por muito tempo, la no meu início de PUABASE, eu fui o tipo de casa na casa dos "muito que falam". A verdade é que é muito fácil ter toda a teoria do mundo. Pra isso basta pegar alguns livros, ler e entender. O problema é que a prática vai muito além da teoria. Na prática tudo muda, o jogo finalmente começa e você tem a oportunidade de errar e aprender com seus erros.

NUNCA deixem de praticar. Pratique com sua mãe, seu pai, vizinho, namorada, com uma puta, seu cachorro... No início dói sim, é chato, mas com o passar do tempo você vai começar a assimilar as coisas. Um dia você vai olhar pra trás e perceber que todo aquele incomodo valeu a pena.

O topo ta reservado só pra quem não mede esforço. Dor hoje, glória amanhã.

Pra ter sucesso você escolhe um objetivo e paga o preço por ele. Eu estou disposto a pagar o preço, nem que pra isso eu precise me sentir extremamente desconfortável por diversas vezes. Espero que vocês também estejam.
Avatar pua
delimas

Aprendiz

#947613 Estive pensando e posso estar falando alguma merda, mas será que essa facilidade não teria algo a ver com seu sistema representacional?

Vou seguir as dicas hahahha, praticar é o segredo e eu ainda pratico menos do que deveria, mas por conhecer alguns assuntos como rapport antes de entrar no fórum é que eu já pratico isso tem um tempinho, você vai ver que vai começar a internalizar isso e vai perceber que está sincronizando "automaticamente".

É como quando você está aprendendo inglês, uma vez estava vendo um episódio da minha série sem legenda e só fui perceber que estava sem depois de um tempo hahahhaha.

A zona de conforto é criada principalmente por manter-se estável e fazer sempre a mesma coisa, quem faz a mesma coisa tem sempre os mesmos resultados, chato né?

Vou manter sempre um olho nesse post, uma ótima oportunidade de trocar aprendizados.

Abraços!
Avatar pua
jahpz

Melhores PUAS

#947745 Fala!


Olha só quantas informações importantes já temos neste tópico e em tão pouco tempo, vocês percebem o bem que estão fazendo para o fórum e para os demais membros? Eu sabia que a Administração do PUABASE ia enxergar tamanha importância deste tópico, e é por isso que deram destaque a ele.


Por que vocês não viralizam este tópico para outros membros? Não seria ótimo ter participação de outros membros por aqui?


Enfim, me permitam fazer comentários mais direcionados.


zKoot


1) Está na hora de começar a produzir relatos, não pela questão de alimentar o ego(o que não é ruim). Mas para você mesmo avaliar alguns pontos que você acaba destacando nas suas interações que podem vir a ser muito bons ou muito desnecessários. Serei sincero, é mais provável que a segunda opção seja a principal.

2) Entenda que o fato de você ter diversas ferramentas em uma caixa não quer dizer necessariamente que você precisa usar todas. Associe esta metáfora a neurolinguística, minha convicção é de que é possível você lembrar disso nas suas próximas interações.

3) Quero saber de interações pós "limpeza". Limpeza nas questões de sincronização, é importante saber se sua sincronização está adequada, tenho a ligeira impressão que ainda não está de acordo e/ou objetiva. Lembre-se do que eu te falei sobre eficiência, sua comunicação perante seu interlocutor tem que ser precisa e cirúrgica.

4) Seja prudente na utilização de padrões, quaisquer que sejam eles. Se você torná-los repetitivos, eles se tornarão obsoletos.


Delimas

1) Cuidado com o que você anda lendo. Não existe isso de sincronização no "automático", caso esteja acontecendo é por que você está sendo conduzido e não o contrário.

2) Vi que você destacou diversos itens da sincronização que você faz bem. Você não precisa sincronizar todos os parâmetros, ok?

3) Como você está identificando sua troca de fase de acompanhamento > condução? Você já consegue diferenciar estes aspectos?



Abraços!
Avatar pua
delimas

Aprendiz

#947752 Opa jahpz, obrigado pela ajuda, agora que você falou faz realmente sentido que em todas as interações que isso aconteceram eu estava sendo conduzido mesmo.

Entendi, a postural + vocal já bastam pra construir um bom rapport?

Não, ainda não consigo diferenciar esses aspectos, eu ainda estou lendo alguns materiais que trabalham meu estado interior e algumas crenças limitantes, por acaso o periodo de acompanhamento é algo menos recente pra mim do que todo o resto, coletei um bom material pra começar a trabalhar na parte "técnica" em breve.

Obrigado pelas dicas! Abraços!