Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua
DarthVictor
#988820
Beleza seus cafas?

Este é meu primeiro artigo. Encontrei algo interessante que acho estar muito ligado ao Desenvolvimento Pessoal... decidi compartilhar o que aprendi e li com vocês, pois vejo ser grandes virtudes e aprendizado!

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho. ” – Miyamoto Musashi


Imagem

Talvez tenham vocês ouvido, ou lido, ou visto, algo a respeito dos samurais... guerreiros japoneses de grande bravura e coragem. Algo que chama atenção e que será o foco deste artigo é o Código de Conduta que esses bravos Guerreiros seguiam: O Bushidô (武士道) ou “O Caminho do Guerreiro”.

Este código de ética dos samurais tinha, para os guerreiros, mais força que as próprias leis do Japão. Ele era transmitido oralmente e todos os clãs de samurais o seguiam. Para quem seguia o Bushidô, o objetivo da vida de um era uma morte honrosa.

Off topic:
OBS: Calma, ninguém vai morrer agora... mas talvez essa seja a única certeza da vida :palhaco


Apesar de ser um conceito muito antigo, muitos dos princípios do Bushidô poderiam ser adotados no nosso dia-a-dia para levarmos uma vida melhor, mais justa e nos tornarmos homens melhores.

Esse é o fato que quero frisar. Os conceitos do Bushidô, ao meu ver, são as virtudes fundamentais na vida do Homem.

__________________________________________________________________________________________________

Bushido (武士道) - O Caminho do Guerreiro



義 GI – JUSTIÇAEsta regra diz respeito à integridade. Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita todos os dias. Deve ser honesto sempre e tomar suas decisões baseadas naquilo que é certo e justo para as pessoas ao seu redor.
Imagem


勇 YUU – CORAGEMViver é arriscado e perigoso. Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Você deve se esforçar para viver ao máximo e intensamente. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela por trás de seus atos
.Imagem


仁 JIN – COMPAIXÃOUm samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.
Imagem


礼 REI – RESPEITOO samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.


诚 MAKOTO – HONESTIDADEMentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa.


名誉 MEIYO – HONRAO verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo
Imagem
.

忠 CHUU – LEALDADEUm samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel.


Seguir o Bushidô é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade. Quando aplicamos esses princípios em nossa vida conseguimos melhorar nosso potencial humano. Para finalizar, uma frase do samurai Miyamoto Musashi:

“A vida de alguém é limitada, porém a honra e o respeito duram para sempre”.


Fontes:
http://manualdohomemmoderno.com.br/comp ... s-samurais
http://www.japaoemfoco.com/os-7-principios-do-bushido/
Avatar pua
Gui understand
#988902
Lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade.

Seja no que for que você acredite… Essas virtudes devem ser seguidas.
Eu já tinha lido sobre o Bushido. Seu post ficou muito bom, você conseguiu colocar o crucial e sintetizar para que todos entendam a essência das virtudes.
Obrigado por compartilhar.
Abraço.
Avatar pua
worm
#988919 Parabens, nao simples ensinamentos para toda vida.
rave665
#988975 Ótimo tópico !
São conceitos que todos deviam não somente internalizar, como praticar sempre que possível, aélm de agregar bastante no desenvolvimento pessoal de qualquer um.
Avatar pua
DarthVictor
#989152
Gui understand escreveu:
Lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade.

Seja no que for que você acredite… Essas virtudes devem ser seguidas.
Eu já tinha lido sobre o Bushido. Seu post ficou muito bom, você conseguiu colocar o crucial e sintetizar para que todos entendam a essência das virtudes.
Obrigado por compartilhar.
Abraço.


Opa, obrigado imrão! Realmente são virtudes que devem ou pelo menos deviam nortear o Homem


worm escreveu:Parabens, nao simples ensinamentos para toda vida.


Exatamente amigo, são ensinamentos que devem ser levados para toda vida, para dizer a verdade, formam a base do meu Inner.

rave665 escreveu:Ótimo tópico ! São conceitos que todos deviam não somente internalizar, como praticar sempre que possível, aélm de agregar bastante no desenvolvimento pessoal de qualquer um.


Isso, a prática leva a perfeição... De pouco em pouco conseguimos internalizar essas virtudes, buscando um Desenvolvimento Pessoal amplo e sólido. :ae