Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Henrique Marques

Aprendiz

#1032758 O CAMINHO MAIS RAPIDO PARA ADQUIRIR UMA HABILIDADE

Como? Dê permissão a si mesmo para errar. WTF?

Não precisa ler novamente, você leu certo.

“Sempre devo acertar, sempre devo ser perfeito, hoje a noite não posso ser rejeitado, tenho que acertar neste negócio, eu preciso me sair bem nesta entrevista de emprego, tenho que ser impecável ao falar em público, não posso ficar vermelho, sentir vergonha? jamais, sempre devo finalizar meu adversário, tenho que ser agressivo nos treinos, não posso errar ao tocar um instrumento musical, não posso ficar nervoso”.

Perceba... é esta imagem e perseguição da perfeição que está te impedindo de alcançar os resultados que deseja (“chega deste texto, esse cara é burro!”), você está colocando um alvo muito distante... sendo que sequer treinou o suficiente para saber como colocar a flecha no seu arco.

Imagine: o quão estúpido e ridículo seria se você estivesse em um ensolarado domingo à tarde, andando pelo parque e notasse uma criança chutando o balde, se babando de raiva, xingando a sociedade capitalista machista opressora homofóbica etc.., filho da putaaaaa... porque não está conseguindo fazer uma manobra radical de bicicleta (*detalhe, é a primeira vez que ela está andando de bicicleta – provavelmente você pensaria “criança burra merece se foder, otária”)... mais insensato seria se já no segundo mês de treino de basquete o seu sobrinho quisesse arremessar como Stephen Curry ou enterrar como Lebron James, o que então você imaginaria se soubesse que o seu melhor amigo acabou de ler o Poder do Agora de Eckhart Tolle e quer ter a mente de um monge budista careca que fica sentado alone sorrindo e meditando, livre da ansiedade, dos problemas...

Agora volte a atenção para si mesmo ... e quanto aos seus problemas particulares, qual o nível de perfeição que está colocando em si mesmo, qual o tamanho da pressão que está jogando em suas costas para acertar, para conquistar aquela gostosa, para fazer o seu trabalho, para emagrecer ou para ficar musculoso... tudo bem, isto não está errado, a sociedade precisa de pessoas mais exigentes, mas pare e reflita ... você ao menos está praticando o suficiente para exigir este resultado? Ou melhor ... você está treinando de uma forma inteligente para poder cobrar de si mesmo que esta “perfeição” ocorra?
A resposta é óbvia, NÂO.

O problema é que ouvimos nossos instintos e queremos sempre otimizar esforços e maximizar resultados, queremos obter o melhor sem fazer nenhum esforço.
Além disso, temos o nosso Ego controlador, queremos controlar o futuro, a incerteza, mas estamos na vida real, as coisas não acontecem como queremos, o destino tem um jeito peculiar de se comportar como bem entende.

O que podemos fazer então? Encurtar o caminho, jogar inteligente.

Primeiro passo: distinguir o que podemos controlar e o que não podemos.
Segundo passo: Aprender as lições que os erros nos ensinam.

O que controlamos? Nossa atitude, coragem, a percepção e a interpretação dos fatos (colorimos os acontecimentos de acordo com nossa vontade).
O que não controlamos? A natureza, o próximo minuto, o nosso tempo de vida, vamos estar vivos daqui uma hora ou não? A reação das pessoas, as nossas emoções etc.

Agora a questão: Aprender as lições que os erros nos ensinam, mas porque se permitir errar? Isso dói!

Para alcançar um objetivo, qualquer que seja, existe um caminho para percorrer, existem habilidades para ser adquiridas e não adicionamos este aprendizado por meio de palavras, mas por experiência.

Como você se torna mestre no Jiu Jitsu? Aprendendo a realizar todos os ataques e defesas possíveis. Como você se torna foda no basquete? Aprendendo a maneira correta de arremessar as bolas dentro da cesta. Como você aprende a andar de bicicleta? Aprendendo a se equilibrar e etc.

Aqui está a chave: Seja proativo e erre. Coloque a si mesmo nas situações e quebre a cara. Mas não faça isso como um idiota, reflita em quais aspectos você acertou e errou, seja como um cientista louco, anote o que você aprendeu das experiências.
Para se tornar faixa preta no Jiu Jitsu você pode levar cerca de 16 anos, vencendo todos os oponentes em torneios e nos treinamentos, perfeito, você é foda.

Ou ... você pode se permitir errar e perder para seus colegas nos treinos e torneios, e dentro de 6 anos você será faixa preta, mas sem massagem no Ego, sem tapinhas nas costas, ao invés de querer finalizar o oponente, você permitirá que ele te finalize no intuito de aprender o golpe que ele te finalizou. Isso não é mais impressionante do que vencer? Do que ficar suando para mostrar para os coleguinhas que você é foda? Não sou eu quem está dizendo isso, mas Ryron Gracie (manja família Gracie???)

Esta é a chave, permita-se errar, fique livre dos resultados, se você quer aprender a pegar mulher e sai duas vezes no final de semana (sexta e sábado), que tal dar a si mesmo a permissão de errar com todas as mulheres na sexta para aprender bem e no sábado jogar para valer? Você vai levar uma tonelada de foras, mas e daí? Agora você irá observar no que errou e acertou, e irá partir para próxima mulher com esse conhecimento e sem esse peso de sempre querer acertar.

Perceba, agora mesmo o seu corpo está mais relaxado apenas por ler as últimas palavras, você tirou um peso das suas costas, porque é este mesmo peso que está te segurando de progredir e conquistar o que deseja...você não pode controlar os resultados, você só pode controlar a ação, a sua atitude.

Lembre-se, você é como aquela criança querendo mandar a manobra radical sem saber andar de bike, sem passar pelo passo a passo, você deve jogar de uma forma inteligente, se permitir quebrar a cara, se permitir levar foras, mas sempre agindo sob a perspectiva: “ok, o que posso aprender aqui? O que eu fiz de errado? Etc.”

Imagine chegar numa mulher e ganhar mil reais por abordagem, porra você iria abordar até na China, mas aqui você não vai ganhar dinheiro, mas vai ganhar conhecimento que esta permissão de errar permite... você já fez isso alguma vez? você sequer vai se preocupar com ansiedade... com o que ela vai pensar de você... você estará absolutamente livre, você está ganhando em dobro (pode pegar a mulher se for merecedor e vai adquirir conhecimento, se você não pegar a mulher ainda vai ganhar algo mais importante que a buceta dela, o conhecimento que fará você multiplicar as bucetas possíveis).

E se Deus (se Deus existir) descesse na Terra na sua frente agora e propusesse um trato contigo: “Confrade, você tem a permissão para errar naquilo que quiser, nada disso vai atrapalhar a sua autoestima, a forma como você vê a si mesmo, se os seus amigos tirarem sarro, isso não irá afetar você, mas se aprender com os seus erros você tem a minha palavra que irá conquistar aquilo que deseja, trato feito? Quase, também quero open bar de danone. Feito, flw. Puff”.

Imediatamente você iria pensar “hoje é dia de maldade, vou botar para fuder”.

Você iria perceber que a única coisa que esteve te segurando de ter sucesso é você mesmo, a famosa “autosabotagem”, então seja como Pablo Escobar e mate ela, ou a venda e faça algum dinheiro.

Por fim, é por este motivo que errar errar errar até acertar, que nos esportes os atletas fazem “TREINOS”, isso mesmo T R E I N O S, para corrigir aquilo que estão errando para quando chegar na situação de fato eles acertarem, e antes mesmo dos jogos eles AQUECEM, isso mesmo A Q U E C E M para entrar no campo com o “machado afiado”, experimente fazer isto também, mas essa é a merda, mal saímos de casa e queremos pegar a primeira mulher gostosa que aparecer colocando um padrão muito alto (ahh que jogo de merda que eu fiz, falei tudo errado, ela não gostou de mim, sou um merda - é daqui que você esta criando as raízes das suas crenças limitantes).

Ok, não será fácil, ninguém está te dizendo que será, mas você vai ganhar um tempo precioso e se existe algum lugar para o qual estamos caminhando é para a nossa morte, a cada dia que passa é um dia a menos nas nossas vidas, você está morrendo.

“Você não tem tempo para esta exibição, seu tolo”, ele disse em tom severo. “Este, seja lá o que estiver fazendo, talvez seja seu último ato na Terra. Pode muito bem ser sua última batalha. Não há poder capaz de garantir que você vá viver nem mais um minuto...” “Atos têm poder”, ele disse. “Especialmente quando a pessoa que está agindo sabe que eles são sua última batalha. Existe uma estranha e preocupante felicidade em agir com pleno conhecimento de que, seja lá o que a pessoa estiver fazendo, pode muito bem ser seu último ato na Terra. Eu recomendo que você reconsidere sua vida e coloque seus atos sob essa luz... Concentre sua atenção no vínculo entre você e sua morte, sem remorso, tristeza ou preocupação. Focalize sua atenção no fato de que você não tem tempo e deixe seus atos fluírem de acordo. Que cada um de seus atos seja sua última batalha na Terra. Somente nessas condições seus atos terão seu justo poder. De outro modo eles serão, enquanto você viver, os atos de um homem tímido.” “É tão terrível ser um homem tímido?” “Não. Não é se você vai ser imortal, mas se vai morrer não há tempo para timidez, simplesmente porque a timidez o faz se apegar a algo que existe apenas em seu pensamento. Ela o acalma enquanto tudo está tranquilo, mas aí o mundo medonho, misterioso, abrirá sua boca para você, como se abrirá para cada um de nós, e então você perceberá que seus métodos seguros não são nada seguros. Ser tímido nos impede de examinar e explorar nossa condição como homens.” Viagem a Ixtlan, Carlos Castañeda, 1972.

Att. V. M. Paz e muita buceta!!! leia-se amor hahah
Avatar pua
Add Ruthes

Aprendiz

#1032763 Que tópico foda!!! é isso mesmo que tem me segurado de pegar mulher, pq eu saio e quero pegar a mina e levo fora e fico puto comigo depois. Valeu Brother, parabéns pelo artigo! "“É tão terrível ser um homem tímido?” “Não. Não é se você vai ser imortal, mas se vai morrer não há tempo para timidez".
Avatar pua
Greedy

Aprendiz

#1033007 "você está treinando de uma forma inteligente para poder cobrar de si mesmo que esta “perfeição” ocorra?"

Isso aqui eu já ouvi mais de uma vez e isso é pura verdade, existe 2 maneiras de treinar algo, você pode praticar batendo cabeça até acertar, isso vai te custar tempo, ou você pode praticar analisando onde errou, para poder corrigir na próxima.

"então seja como Pablo Escobar e mate ela, ou a venda e faça algum dinheiro."

Essa frase também foi foda, tópico muito motivacional, vlw.
Avatar pua
G15

Veterano - nível 3

#1033236 Um dos melhores tópicos da comunidade, deveria ser lido por todos.

Você iria perceber que a única coisa que esteve te segurando de ter sucesso é você mesmo, a famosa “autosabotagem”, então seja como Pablo Escobar e mate ela, ou a venda e faça algum dinheiro.



Perfeito. Essa frase ficou na minha cabeça após a leitura.