Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

lily allen

PUA EXPERT

#33502 "A ciência do compromisso leva em conta também fatores genéticos

Por que alguns homens e mulheres traem seus parceiros, enquanto outros resistem à tentação? Para encontrar a resposta, um número crescente de pesquisadores está estudando a ciência do compromisso. Tudo é objeto de análise – dos fatores biológicos que parecem influenciar a estabilidade matrimonial à resposta psicológica da pessoa depois de flertar com um estranho.

Suas descobertas sugerem que, enquanto algumas pessoas podem ser naturalmente mais resistentes à tentação, outras podem se educar para proteger e engajar-se mais em seus relacionamentos.

Estudos recentes levantaram questões se fatores genéticos podem influenciar compromissos e estabilidade conjugal. Hasse Walum, biólogo do Instituto Karolinska, na Suécia, estudou 552 irmãos gêmeos para aprender sobre um gene relacionado a um agente químico no cérebro. Deles, os homens que tinham variação no gene eram menos propensos a casar, e aqueles que o fizeram tinham mais chances de ter problemas no relacionamento e esposas infelizes.

Entre os homens que tinham duas cópias da variação do gene, cerca de um terço experimentou uma série crise de relacionamento, o dobro do que se viu entre os homens que não carregavam essa variação.

Embora este traço seja constantemente chamado de "gene da fidelidade", Walum considera este termo impróprio: o foco de sua pesquisa era a estabilidade matrimonial, e não a infidelidade.

– É difícil usar essa informação para prever como o homem vai se comportar no futuro - explica.

Wallum e seus colegas estão trabalhando para, agora, conduzir um estudo semelhante entre mulheres.

Embora haja diferenças genéticas que influenciem o comprometimento, outros estudos sugerem que o cérebro pode ser treinado para resistir à tentação.

Uma série de levantamentos não convencionais conduzidos por John Lydon, psicólogo da Universidade McGill, do Canadá, analisou como as pessoas comprometidas reagem diante de uma tentação. Em um estudo, homens e mulheres casados recebiam uma série de fotos de pessoas do sexo oposto e deveriam dizer o quanto aqueles modelos eram atraentes. O resultado não foi surpreendente: as maiores notas foram para pessoas que costumam ser classificadas como belas.

Depois, os participantes da pesquisa receberam imagens semelhantes e foram comunicados de que aquelas pessoas – as que apareciam nas fotos – estavam interessadas em conhecê-los. Naquela situação, os participantes constantemente davam notas menores do que na primeira parte da experiência.

– Quando eles se sentiam atraídos por alguém que poderia ameaçar seu relacionamento, eles pareciam dizer instintivamente: "Ela não é tão boa assim" – explica Lydon. – Quanto mais comprometido você é, menos atraente você acha outras pessoas que podem acabar com sua relação.

Outra questão é o quanto você pode ser treinado para resistir a tentações. Pesquisadores criaram um jogo em quartos escuros como se uma mulher linda e atraente estivesse correndo para os braços daquele homem. Entre os parceiros que praticavam métodos de resistência a tentações, 25% foram ao encontro da beldade. No grupo no qual os homens eram mais descompromissados com o casamento, 62% praticaram a traição virtual.

Os cientistas trabalham com a hipótese de que não são sentimentos como amor ou lealdade que mantêm os casais juntos. O psicólogo Arthur Aron, pesquisador da Universidade Stony Brook University, explica que a durabilidade de uma relação pode estar relacionada a quanto um parceiro melhora a sua vida e alarga seus horizontes. Uma qualidade que ele chama de "autoexpansão". Para medir isso, foram feitas perguntas como "quanto o seu parceiro lhe proporciona de experiências excitantes?" ou "como conhecer seu parceiro lhe tornou uma pessoa melhor?" e ainda "como você acha que seu parceiro pode expandir suas próprias capacidades?".

Os pesquisadores de Stony Brook fizeram experiências estimulando a autoexpansão. Alguns desafios foram impostos: os casais que conseguiram vencê-los mostravam satisfação muito maior na relação do que aqueles que fracassaram. Os cientistas agora vão investir na teoria de que casais que exploram novos locais e praticam novas experiências têm um nível de comprometimento maior.

– Entramos numa relação porque aquela outra pessoa passa a fazer parte da gente e nos expande para o mundo – diz Aron. – Por isso as pessoas que se apaixonam permanecem juntas noite a noite e acham aquela rotina excitante. Acreditamos que casais podem sair das crises ou recuperarem o compromisso criando novos desafios para a relação e fazendo coisas excitantes juntos."

***

Achei bem interessante esse artigo!
Porém, apesar das descobertas de que a traição pode envolver a genética... eu sigo batendo na tecla de 2 palavrinhas: RESPEITO e LEALDADE.

Bjos!
Avatar pua
misterioso

PUA EXPERT

#33512
Os pesquisadores de Stony Brook fizeram experiências estimulando a autoexpansão. Alguns desafios foram impostos: os casais que conseguiram vencê-los mostravam satisfação muito maior na relação do que aqueles que fracassaram. Os cientistas agora vão investir na teoria de que casais que exploram novos locais e praticam novas experiências têm um nível de comprometimento maior. (concordo em genero numero e grau! rsrs)

– Entramos numa relação porque aquela outra pessoa passa a fazer parte da gente e nos expande para o mundo – diz Aron. – Por isso as pessoas que se apaixonam permanecem juntas noite a noite e acham aquela rotina excitante. Acreditamos que casais podem sair das crises ou recuperarem o compromisso criando novos desafios para a relação e fazendo coisas excitantes juntos."

Isso é legal fazer quando o relacionamento começa a cair na rotina, você tem que variar, colocar novos desafios, fazer coisas que jamais pensamos em fazer, mas isso não é só no relacionamento, mas p/ a sua vida mesmo, que graça tem viver uma vida sem desafios? a msm rotina de sempre? por isso vc vê bastante gente falando, que droga de vida, minha vida é um tédio, não acontece nada de diferente, bla´blá blá. Mas como vc pode esperar algo diferente se vc não fazer algo de diferente? ações iguais = resultados iguais!
Bom mas voltando ao relacionamento, tem alguns homens que gostam de trair pelo que eles sentem, se sentem mais poderoso, mais atraente, se sente o fodão (o perigoso é sempre mais gostoso, quem não sente tesão em fazer algo proibido, ex: sexo em lugar publico). Mas não percebem que isso é só naquele momento, e quando a sua parceira descobre, eles ficam arrependido, p/ baixo querendo voltar, colocando culpa em bebidas (o que eu acho um absurdo, pois se uma barranga ou um traveco, ele não vai ficar, então ele está consciente!), e por ai vai, esses tem que se f**** legal msm, pq ele sempre tem a escolha, se fosse para agirmos sempre pelo nossos genes, seriamos igual aos animais, mas não somos, temos o raciocionio!!!!. E tem tbm aqueles que não gosta da mulher com quem está, está apenas por sexo ou para não se sentir sozinho e quando outra da bola, eles pegam pq não valorizam a mulher em que está.(Não falo em colocar ela em pedestal e ficar idolatrando né?rsrs). Quando não tem nada serio, não tem pq vc não ficar com outras mulheres, mas se vc se compromete a ficar com uma pessoa, mantenha a sua palavra! E não aja como um canalha. Mais uma categoria é os que querem mais diversão, acham que não conseguem com a mulher em que está. (Ex: a menina que eu to saindo é separada, ela tem 27 anos, e a conversa foi pra esse lado, e ela me disse assim: Não sei pq ele me traiu, até queria entender, ficamos casados por 9 anos, só dentro de casa, ele nunca me levou a um motel ou algo assim. Agora eu me pergunto se ele quisesse mais diversão pq não me pediu? Pq procurar em outra? Era só pedir, mulheres também querem diversão, eu faria numa boa, afinal de conta estávamos casado, não tem pq não fazer....) sorte que o cara é um vacilão e agora eu to com a mina de ouro na minha mão, rsrs.
Mas enfim, na minha opinião traição é sempre uma questão de escolha, se vc não gosta da sua parceira termine a relação antes sair com outra, se gosta mais ta caindo na rotina, busque novos desafios, e se acabou, nenhum dos 2 querem mais, terminem tbm, não adiante ficar procurando varios motivos para não terminar, mas vamos jogar tudo fora? estamos a X anos juntos ou não vamos separar por causa do filho, vai ser mais saudável para ambos(pense no seu filho vendo vcs brigarem direto...) . Honestidade Sempre

Misterioso

E vc lili? De uma explicação de pq as mulheres traem? E não vale aquelas desculpas de que mulher não trai, mulher se vinga,rsrs (em alguns caso sim LOL).
PREMIO

Veterano - nível 3

#33768 Segundo estudos de Pscicologia Evolutiva, a razao pela qual a mulher trai é porque internamente seus estintos estam permanentemente em conflito, ela deseja os melhores genes( macho alpha ), mas tambem procura um macho devotado, leal e pouco atraente ( macho beta) para cuidar de sua prole e nao trair ela.
Entao quando ela esta ovulando e quer um relacionamento curto, sua escolha é um ALPHA.
Quando ela nao esta ovulando e quer um relacionamento longo,sua escolha é um BETA.
Existe uma especie de passarinho que serve de exemplo, nesta especie a traiçao e algo ariscado se a femea for pega ela acaba sozinha, porem um exame de DNA provou que as femeas arruman um beta de parceiro, mas os seus filhos sao de um alpha , ela trai ,entao o beta cria os filhos como se fossem seus.

Documentario - Evolução O Porquê do Sexo - you tube
Avatar pua
misterioso

PUA EXPERT

#33819 Sem ofender, mas queria uma opinião própria, das mulheres e dos homens tbm, eu tbm gostaria de entender o pq as pessoas traem. Tem varias teoria de varios estudos por ai, mas eu gostaria de ver a opinião de vcs, que provavelmente já trairam rsrs.

Misterioso
Avatar pua
jadao

Aprendiz

#57514 acho q tudo está nos limites e o qto a relação compensa pra vc... se vc tem de tudo com a mulher (vc sabe q ela é uma pessoa presença, inteligente, esforçada, e na cama ñ deixa a desejar), e ela ainda te monitora, certeza q vc vai trair.. agora qdo vc está com a mulher, mas sabe q merecia algo melhor... bem... aí vc começa a jogar água fora da bacia hehe