Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua
Leo-CT
#989314 Já repararam que o fórum é +18? Então, coloquei isso no título só pra chamar atenção mesmo.
Bora pro artigo!


Parte 1 - Sonhos
Anote três grandes resultados para sua vida em um prazo de no mínimo 5 anos. Pra chegar a isso, pergunte-se: "O que eu gostaria de ser/fazer se não houvesse a chance de falhar?". Se você é um cara sonhador, pode colocar mais de 3.

Exemplos:
Ficar milionário
Se mudar de país
Abrir sua própria balada
Trabalhar como ator
Ser um cantor famoso

Obs: Esses serão seus objetivos fixos. Geralmente aqui são colocados sonhos de infância que estão contigo há muito tempo e você sabe que não é fogo de palha. Caso durante o percurso surja algo novo na sua vida que realmente faça você se apaixonar, não tenha medo de acrescentá-lo.

Parte 2 - Resultados semestrais
Aqui você vai criar resultados para serem alcançados durante o semestre. A grande maioria desses resultados serão pequenas partes dos seus sonhos. Explico: Se você quer se mudar de país, pode pesquisar os requisitos para entrar naquele país e terá o seu sonho dividido em partes. Um dos seus resultados semestrais pode ser aprender inglês, por exemplo. Em um período de 5 anos, você vai ter quebrado o seu sonho em no mínimo 10 partes, ou seja, a cada semestre aquilo vai estar mais próximo. Algo que antes parecia muito difícil, acaba ficando cada vez mais perto. Aqui, você vai dividir os resultados nas seguintes colunas:

1. Vida profissional
2. Saúde pessoal
3. Relacionamentos
4. Dinheiro
5. Autodesenvolvimento
6. Vida espiritual
*Tenha pelo menos dois resultados semestrais em cada coluna, e tente ao máximo colocar resultados que te levem para mais perto dos seus sonhos.

Aqui eu recomendo que coloque os resultados o mais claro possível. Não escreva somente o resultado, mas faça um mini texto especificando tudo sobre ele, desde como pretende alcançar, o que espera, o que representa pra ti e etc. Caso queira, vou deixar aqui um enlatado de como estruturar da forma mais clara possível.

Positivo
O que você quer?
Evidência
Como saberei se estou no rumo certo para alcançar meu resultado? O que medirei?
Como saberei se alcancei esse resultado? O que verei, sentirei ou ouvirei?
Pontos específicos
Onde, especificamente, eu quero isso?
Quando, especificamente, eu quero isso?
Em que contexto eu quero isso?
Recursos
Objetos:
Pessoas:
Modelos:
Qualidades pessoais:
Dinheiro:
Controle
O que eu poderei fazer diretamente para conseguir este resultado?
Como posso persuadir os outros a me ajudarem?
Ecologia
Quanto tempo e esforço este resultado exigirá?
Quem mais será afetado e como se sentirá?
Do que você terá que abrir mão quando alcançar este resultado?
O que deseja manter em relação ao seu estado atual?
O que mais pode acontecer quando alcançar seu resultado?
Identidade
Este resultado tem a ver com quem você é? Em relação a tudo o que terá que fazer, aos custos e etc.
Quebrando em partes
O que te impede de alcançar este resultado?

Vale ressaltar que os resultados devem ser o que você quer, e não o que você quer evitar.

Parte 3 - Objetivos diários

Para aprender inglês, você precisa estudar. Você não vai aprender inglês em um dia, e sim gradativamente. O objetivo aqui é quebrar os objetivos semestrais em partes extremamente pequenas, que possam ser feitas em 1 dia. Todos os dias você vai se sentar durante a noite e escrever 6 coisas que você fará no dia seguinte, e na maioria das vezes serão coisas que te levem a alcançar seus resultados semestrais. Caso você por algum motivo não consiga concluir tudo, jogará para o dia seguinte. Eu recomendo que você olhe sempre os seus resultados semestrais antes de escrever, pois assim ficará mais claro o seu próximo passo. Lembre-se que toda grande jornada é feita de pequenos trechos, e todo pequeno trecho é feito de pequenos passos.

Quer saber a sensação de dormir de noite sabendo que você agiu, mesmo que um pouquinho, para alcançar os seus sonhos? Experimente. Dessa forma você nunca mais terá um dia perdido.

Pra quem quiser se aprofundar, leia o capítulo 2 do Manual de Programação Neurolinguística - Joseph O'Connor

Imagem
LenzBR
#989520 Achei sensacional o post, bem coisa de "coach" manja, muito bem explicado, resta saber se as etapas funcionam né, preciso criar a coragem de por todos meus projetos em prática, esse é o problema de sonhar muito alto. Vai ajudar bastante o post, valeu bro! :ajoelhar - Lenz
Avatar pua
Leo-CT
#989623
LenzBR escreveu:Achei sensacional o post, bem coisa de "coach" manja, muito bem explicado, resta saber se as etapas funcionam né, preciso criar a coragem de por todos meus projetos em prática, esse é o problema de sonhar muito alto. Vai ajudar bastante o post, valeu bro! :ajoelhar - Lenz


Tenho usado há algum tempo essa ferramenta e é incrível como eu cresci desde o inicio. Dia após dia você acaba não vendo uma diferença gritante, mas depois de umas 3 semanas, se você guardar os seus objetivos, vai olhar aquele monte de coisas riscadas e perceber que sem essa técnica talvez você tivesse procrastinado tudo isso.

Outra coisa que eu recomendo é que escrevam tudo isso em um papel, ao invés do computador. Se estiverem com preguiça, escrevam pelo menos os diários e mantenham em um caderno separado. Ao fim de algumas semanas, façam como eu e apreciem o tanto que já evoluíram.
Avatar pua
lordd
#989626 Bem bacana. Estou aprendendo sobre "kaizen" na falcudade, que é basicamente tentar ser melhor hoje que amanhã!
Vou organizar isso, e bora ver no que da!
Abraços!