Avatar pua
Thor Lipe

Aprendiz

#976640 excelente artigo.
depois de muitos anos fugindo do inglês, vejo como hoje ele me faz muita falta.
Valew pela dica
boa evolução
viniciussantn

Aprendiz

#976651 Ótimo tópico!! Estou aprendendo o Inglês há uns 6 meses e vou mostrar o que tenho feito ao longo desse tempo que me trouxe bons resultados:

A primeira coisa que digo é evitar ao máximo estudar regras de inglês. Evitar a gramática. Quando estávamos na escola, aprendíamos somente regras, e aquilo era bastante chato. Para se ter ideia, os nativos da língua inglesa não aprendem regras, a não ser que esta pessoa seja um professor de língua inglesa. Regras somente em nível acadêmico.

Então como aprender?

Como que os nativos ingleses aprenderam inglês? Será que quando eles eram bebês os pais davam livros para ele e mandavam estudar as regrinhas? CLARO QUE NÃO. Aprenderam escutando, assim como você aprendeu a falar português quando era criança, escutando seus pais falarem. Então o processo é o mesmo. Posso dizer que o processo mais eficiente pra aprender o inglês é ESCUTAR. LISTENING! Notícias, rádio, música, histórias, etc. Tudo que escutar em inglês é uma poderosa ferramenta.

O que fiz quando era INICIANTE:

- DUOLINGO: Quando comecei a estudar inglês usei e ainda uso o Duolingo. É um site muito bom, que ensina desde o básico e vai avançando de acordo com o seu aprendizado. Lá você aprende novas palavras, frases e pronúncia. Além de ter um fórum pra discussão!

- YOUTUBE: Digite no YOUTUBE: "frases em inglês" e terá vídeos com várias frases que usamos no dia-a-dia, como por exemplo, "Bom dia", "Que horas são?", "Onde você mora?", etc... Aprendi muitas frases pelo Youtube.

- Ainda no YOUTUBE, pesquise por "english story" e encontrará historinhas em inglês, é como se fosse aquelas historinhas infantil. Não engane-se, é muito eficiente, aqui você treina o seu ouvido para o inglês. O narrador fala de forma bem lenta e ainda tem legenda. No início você não vai entender nada, mas continue, é um processo que vai melhorando. Quanto mais você praticar, melhor vai ficar! Observe bem as palavras, a pronúncia. Pesquise sempre o significado de novas palavras.

- MUITO IMPORTANTE: Quando tiver escutando algo em inglês com legenda, como por exemplo as historinhas que falei, ou podcasts, recomendo muito que escute duas vezes: na primeira vez, somente escute e veja a legenda! Quando terminar, volte para o começo e dessa vez escute a frase e repita o que foi falado. Sempre olhando pra legenda pra saber qual palavra está falando. Assim você melhora bastante a pronúncia.

- Outra ferramenta legal são os Podcasts desde que tenha texto/legenda pra acompanhar! O nosso amigo Nícolas postou vários links acima. Utilizei bastante esse aqui: https://www.eslpod.com/website/

Todos os dias é postado um podcast. Vai ter dois botões: "Listen" e "Learning Guide". Clicando em "Learning Guide", você pode acompanhar através da legenda.



NIVEL INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO:

Depois de algumas semanas ou meses (dependendo da frequência que você estudar) praticando o que foi dito acima, está na hora de pular pra um nível mais avançado.

Aqui você deve entrar em contato com o inglês falado no dia-a-dia, na velocidade em que se fala. Quando você começar a escutar rádios, assistir jornais e filmes em inglês, você não vai entender porra nenhuma. Vai dar uma depressão(pelo menos comigo foi, kkkkkk) que dá vontade de desistir. Mas é aqui que você deve ser mais persistente. Escute bastante em inglês, muito mesmo.

- Recomendo o site: https://www.ted.com/
Esse site é muito bom. Nele você pode assistir assuntos do dia-a-dia, várias ideias, empreendedorismo, novas tecnologias, etc. Tem todos os assuntos.

O processo é praticamente o mesmo: escutar olhando as legendas, depois repetir o que foi falado. Só que agora em uma velocidade maior. Como já dito, no inicio não vai entender nada mas CONTINUE!!! Posso garantir que com o tempo você vai conseguir entender muitas coisas sem precisar de legenda. Sabe por quê? Eu aprendi fazendo o mesmo, porque você não vai conseguir?


- Escutar rádios pelo celular
Tenho usado muito o aplicativo BBC NEWS que tem uma rádio. Venho escutando muito durante o dia e evolui bastante. No início você vai apenas entender do que mais ou menos estão falando, vai ter uma ou outra palavras chave que você vai reconhecer, mas não vai entender tudo. É só um entendimento superficial. Podem praticar isso que vai melhorar muito seu inglês. Hoje compreendo cerca de 80% do que falam.



- Pensar em inglês à todo momento, formar frases durante o dia-a-dia do que você fez, está fazendo ou vai fazer.



Então é isso pessoal!!! Tópico muito bom! Relatei meu processo de aprendizado no inglês. Espero que tenha ajudado.
EduardoTeach

Aprendiz

#976654 Ótimas dicas pessoal. No meu caso tenho usado o site duolingo há pelo menos dois mêses. Tem ajudado muito, porque não é chato como as aulas tradicionais. Chega até ser divertido como um jogo. E ainda sinto que apreendo mais rápido nele do que nos métodos tradicionais. Já fiz cursos tradicionais de inglês, mas agora não acho mais necessário.
Avatar pua
maxxtroll - MEMBRO EXCLUSIVO
#978177 Muito boa a dica, vou dar uma lida agora, acredito que todos querem aprender esse idioma
eu estava acompanhando essa playlist muito bom ensina a pronuncia. OBS: assisti pelo youtube que tem a playlist completa.
Lucassleo

Aprendiz

#978182 Ótimo tópico, cara!! Vou me inscrever no seu canal e começar a praticar desde já. Já escuto algumas músicas em inglês e assisto alguns seriados legendados. As músicas, eu procuro ver também a tradução no vagalume.com... isso já me ajuda a melhorar o vocabulário. Além disso, eu já fiz 1,5 de cursinho e isso me ajudou. Fiz no CCAA. Obrigado pelo tópico!!
Abraço.
SrMachine

Aprendiz

#983266 Comecei fazer um curso de inglês a menos de 1 mês, e como um aprendiz esforçado procurei algumas dicas na internet. Encontrei algo muito interessante que na qual acredito que irá me ajudar muito no aprendizado de inglês e também de outras coisas, o chamado SRS (sistema de repetição espaçada). Infelizmente, por está usando o SRS a pouco tempo é complicado compartilhar a minha a opinião, porém pelos comentários que vi ele parece ser bastante eficiente. Vale a pena pesquisa.