Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Harvey_Specter

Aprendiz

#1047227 Antes de começar, deixa eu ir respondendo logo as 02 perguntas que vocês estão se fazendo:

01 - Mas por que um novato no fórum já tá se metendo a escrever artigo no primeiro dia
R: Bem, apesar de eu ser novo aqui no PUABASE, conheço e pratico PU desde 2006, então não diria que sou exatamente um novato... Essa reflexão é embasada em várias coisas, e influenciada especialmente pela linha de pensamento do Robert Greene.

02 - Porra, mais um tópico sobre TINDER? Isso está tão saturado!
R: Então, a diferença é que esse é um tópico focado em entender a Filosofia do aplicativo para construir um perfil que atenda demandas específicas que as mulheres buscam. Eu não vou dar nenhuma dica de como conversar no app, nem no WhatsApp e muito menos o que fazer no primeiro encontro. Meu intuito é apenas compartilhar uma abordagem muito diferente das que eu vi em outros tópicos aqui, e tenho certeza que vai abrir os olhos de muita gente boa que não está conseguindo bons resultados.

Beleza? Ok, vamos lá:


1. Introdução

Eu conheci minha namorada atual pelo Tinder há quase dois anos atrás. Sei que isso não me credencia necessariamente como um expert em Apps de relacionamento, mas o que conta mesmo é a maneira como a gente começou a se falar: ela puxou papo comigo. E, assim como ela, quase todos os matches que eu consegui depois de aplicar esse padrão que vou passar para vocês também começaram puxando papo comigo (algumas eu mantenho aquele 'contato à distância' até hoje, porque é sempre bom criar aquela reserva de mercado, né?).

Mas por que tanto sucesso?

Sou bonito? Não. Sou sarado? Não. Tenho foto com cachorro? Não. Tenho foto em lugares turísticos? Não. Eu apenas era um heavy user de Tinder, que levava a brincadeira muito a sério, e misturando teoria e prática (tentativa e erro) conseguiu criar um perfil padronizado que em três meses arrumou 100 matches, 08 primeiros encontros, 03 segundos encontros, 02 ficantes fixas e, finalmente, uma namorada (e acreditem, eu tô longe de ser padrão de beleza).

Recentemente eu passei essa experiência para dois amigos, e eles estão conseguindo resultados parecidos (um deles como uma taxa de Match bem maior do que a minha, inclusive). Então, achei mais do que justo começar minha contribuição aqui no fórum passando essa experiência pra vocês.

Esse padrão é o resultado de uma leitura 100% minha sobre a filosofia que existe por trás do Tinder e como ela se aplica particularmente aos diferentes interesses que uma mesma mulher possui, e como nós homens podemos promover a solução dessas diferentes necessidades femininas através da encarnação dos arquétipos sedutores do Robert Greene (veremos mais adiante).

Para começar, é importante notar que as mulheres não são iguais. Elas possuem necessidades semelhantes em momentos diferentes, e lidam com isso de maneiras diferentes. Mas não são iguais. Saber isso é imprescindível para você se dar bem no Tinder, no Happn ou no cold approach na balada.

Em suma, tenha em mente, desde já, que você não vai conseguir dar match com todas as mulheres gostosas do aplicativo. Mas eu estou aqui para mostrar a vocês como entender a simples filosofia existente por trás do aplicativo e configurar o seu perfil para dar match com todas as gostosas que potencialmente te achariam interessante para o que elas precisam no momento, mas talvez te passassem pra frente por entender que você não tem aquele "algo a mais".


2. Filosofia do App

A maioria das pessoas não entendem a filosofia do aplicativo e jogam como se estivessem comprando carne no açougue. Mas não é assim que funciona, molecada. Ninguém gosta de se sentir um pedaço de carne na feira (especialmente as mulheres). O Tinder foi desenvolvido para pessoas conhecerem pessoas com base em afinidades: por isso ele te permite escrever uma Bio e mostra amigos e curtidas em comum.

Mas como todos os gurus da PU e da PNL falam: HOMENS SÃO VISUAIS (OBJETIVOS); MULHERES SÃO SENSITIVAS (SUBJETIVAS). Por isso, entender a filosofia sob a qual o Tinder foi projetado, significa, por tabela, entender qual tipo de conteúdo você deve disponibilizar no App para maximizar suas possibilidades com as mulheres.

Para nós homens, o Tinder é um aplicativo OBJETIVO: eu entro para procurar uma mulher minimamente desejável e tento desenrolar um encontro que, de preferência, termine em sexo ou no mínimo com uns beijinhos. O nosso objetivo sempre vai ser esse. Não muda. E isso está atrelado ao aspecto visual: "Eu gostei, eu quero". É o nosso instinto.

Mas para as mulheres, o Tinder é um aplicativo SUBJETIVO: num dia elas vão querer um "gato" para se apaixonar e mostrar pras amigas; no outro dia elas vão querer alguém "com cara de quem tem pegada" porque elas só querem dar umazinha sem se apegar depois; no outro dia elas vão querer um cara bem humorado e gente boa para manter como peguete fixo; no outro dia elas vão querer um tiozão boa pinta pra ter uma experiência com caras mais velhos, e por aí vai... Nós vamos abordar melhor essa subjetividade das mulheres na sequência do texto e você vai entender melhor.

Recapitulando, o Tinder é um aplicativo criado para pessoas conhecerem pessoas com base em afinidades. E isso combina perfeitamente com o empoderamento da mulher, permitindo que ela explore a sua liberdade sexual de forma discreta e sem ser julgada. Uma vez que você internalize isso, é só uma questão de configuração pessoal: quem é você e o que você pode oferecer para a mulher resolver a necessidade sexual dela?


3. Segmentação do Público-alvo

Você já tem a chave do jogo: entendeu a filosofia do aplicativo e porque ele é mais eficiente para as mulheres do que para os homens (apesar delas viverem reclamando). Agora vocês também já sabem o que fazer: SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO.

Isso significa que você deve pensar no seu perfil do Tinder como uma oferta de serviço/produto. Conforme eu falei na introdução, não tem como atender todas as necessidades ao mesmo tempo. Uma vez que você direcione os esforços para um nicho específico, você só tende a ganhar: vai poder focar no que você realmente tem de bom, vai ganhar matches mais qualificados, vai perder menos tempo com aquelas conversas que não vão dar em nada, e já vai saber desde o início o que aquela mulher está procurando.

Para identificar esses nichos, vou utilizar os padrões mais comuns que mulheres procuram no Tinder, e farei isso embasado nos 08 perfis sedutores* que o Robert Greene descreve em "A Arte da Sedução" - apenas o maior e melhor livro já escrito sobre o tema. Se você nunca leu, recomendo comprar e ter a edição física em casa, porque você vai precisar consulta-lo sempre (e não só para seduzir mulheres).

*originalmente, o livro tras 09 perfis sedutores. Mas um deles, " A Sirene", é um estereótipo feminino para sedução masculina. Como ele não se aplica ao nosso caso, vou poupar o tempo de vocês e ir direto ao que importa)

Como trata-se de um livro de 500 páginas, não dá pra fazer a resenha completa. Vou abordar rapidamente cada perfil, fazendo uma tradução resumida da obra original (a tradução é minha. Logo não é original, mas é fiel, eu garanto!), de que maneiras esses perfis podem representar necessidades comuns que as mulheres procuram no Tinder, vou dar algumas refrências de literatura/cinema/TV de sedutores clássicos de cada perfil, e por último um comentário sobre como aplicar isso na prática. Acho que vai dar para vocês captarem a ideia. Mas para um entendimento aprofundado, vai ter que ler o livro todo.

Vamos aos perfis:


01. O Libertino:

Imagem


- Descrição do Livro:
Uma mulher nunca se sente apreciada o bastante. Ela quer atenção, mas os homens são distraídos e não correspondem. O Libertino é uma grande figura de fantasia feminina - quando ele deseja uma mulher, por mais breve que seja esse momento, ele vai até o fim do mundo por ela. Ele pode ser desleal, desonesto e imoral, mas isso só aumenta seu appeal. Ao contrário do homem normal e cauteloso, o Libertino é deliciosamente desenfreado, um escravo de seu amor pelas mulheres: afinal, se tantas muitas mulheres que sucumbiram a ele, deve existir uma razão. As palavras são a fraqueza de uma mulher, e o Libertino é o mestre da linguagem sedutora. A mistura de perigo e prazer do Libertino agite os desejos reprimidos de uma mulher.

- Quando elas querem?: normalmente quando elas sentem sua sexualidade oprimida por algum episódio machista/sexista e não tem coragem o suficiente para se libertarem publicamente. Universitárias novinhas (que vem de criação conservadora e agora experimentam o "mundo adulto") e mães solteiras são dois perfis bem comuns em busca desse estereótipo.

- Referências: Don Juan de Marco, Jacob Palmer (Amor à Toda Prova).

- Na prática: para oferecer o perfil libertino, você deve encarnar o próprio Don Juan. Não pode hesitar e nem ter medo de ir "muito longe", demonstrar um tesão visceral pela mulher naquele momento, e por aí vai. É aquele tesão quase dramático por uma mulher. Um perfil já muito bem conhecido no mundo PU (Direct Game), mas que não é para todos.


02. O Amante Ideal
Imagem

- Descrição do Livro:
A maioria das pessoas tem sonhos em sua juventude que foram perdidos ou abandonados com o passar do tempo. Por causa disso, elas constantemente se decepcionam com as pessoas, acontecimentos e com a realidade que não podem igualar os seus ideais de antigamente. Os amantes ideais prosperam os sonhos quebrados das pessoas, tornando realidade as fantasias de toda uma vida. Você anseia pelo romance? Aventura? O amante ideal reflete sua fantasia.

- Quando elas querem?: o amante ideal é uma ideia de fantasia que habita a cabeça delas, mas não é algo que elas buscam conscientemente. Por isso, é um perfil muito específico e difícil de "vender". Porém, se você tiver mais de 40 anos, pode funcionar com meninas na faixa dos 18-20 anos (perfil do Sugardaddy) - a recíproca é verdadeira, caso você ainda seja garotão e goste de uma coroa (casadas, principalmente). Outro perfil possível é o do turista: se você estiver em outra cidade ou país e trabalhar com essa fantasia, provavlmente funciona também.

- Referências: Giacomo Casanova (Casanova), Jack Dawson (Titanic).

- Na prática: você vai prestar muita atenção em tudo que a mulher faz: a linguagem corporal, o tom de voz, as coisas que ela fala... O amante ideal procura por aquela janelinha onde a mulher se contradiz e deixa escapar qual é a fantasia não realizada dela. Daí ele vai lá e pimba.


03 - O Dandy
Imagem

- Descrição do Livro:
O Dandy tem um efeito muito mais sinistro. Ele atrai as mulheres exatamente com o que elas querem - uma presença familiar, agradável e graciosa. Espelhando a psicologia feminina, ele atenta à sua aparência, sensibilidade aos detalhes e a uma leve coqueteza (já falaremos do Coquete) - mas também tem uma pitada de crueldade masculina. As mulheres são narcisistas, apaixonadas pelos encantos de seu próprio sexo. Ao mostrar-lhes charme feminino, o homem pode hipnotiza-las e desarmá-las, deixando-as vulneráveis a um movimento corajoso e masculino.

- Quando elas querem?: SEMPRE. UMA MULHER SEMPRE QUER UM DANDY. Toda mulher gosta de ter um (as vezes dois, três...) cara fixo para ficar sem compromisso. E nem é só pelo sexo casual, mas porque elas precisam de um cara gente boa na vida delas, com quem elas possam tomar uma cerveja, ir numa balada ou até usar de acompanhante no evento social da firma.

- Referências: Barney Stinson (How I Met Your Mother), Neal Caffrey (White Collar), Russell Brand (na vida real e em qualquer filme que ele fez).

- Na prática: é bem importante notar que ser um Dandy não tem nada a ver com ser Nice Guy/Beta/AFC/Friendzone. O Dandy é o anti-macho alfa. Ele é o cara que tem tanta segurança da sua heterossexualidade, que não vê o menor problema em ser vaidoso, cultivar hábitos "gourmets" e não liga a mínima para o "socialmente aceitável", mesmo que isso possa parecer um pouco gay. Não é a toa que as duas grandes referências do estilo, Barney Stinson e Neal Caffrey, são personagens extremamente sedutores femininos interpretados por atores gays na vida real.


04 - A Eterna Criança (ou "O Natural"):
Imagem

- Descrição do Livro:
A infância é o prazer dourado que estamos sempre conscientemente ou inconscientemente tentando recriar. A eterna criança encarna as desejadas qualidades da infância - espontaneidade, sinceridade, despretensão. Na presença deles, nós nos sentimos à vontade, apanhados em seu espírito brincalhão, transportados de volta a essa idade de ouro. Eles sabem fazer da fraqueza uma virtude, provocando nossa simpatia por suas provações, fazendo-nos querer protegê-los e ajudá-los.

- Quando elas querem?: Mais ou menos na mesma linha do Dandy, a Eterna Criança é uma figura muito bem quista por todos os tipos de mulheres, e o tempo inteiro. Quem não gosta de estar perto de pessoas bem humoradas? Mas ele se difrencia porque tem uma aura "natural", de fato. Não tem como fingir: ou você é espontaneamente engraçado, ou não é. Se você for assim e conseguir demonstrar isso no seu perfil, é melhor desligar as notificações do celular, porque vai chover match o dia inteiro.

- Referências: Alfie (do filme Alfie - O Sedutor).

- Na prática: você já sabe se é naturalmente espontâneo ou não. Não tem o que fazer. Se você for, assuma isso e deixe o jogo rolar. Se você não for, não tem problema, porque fica a principal lição do Natural: não leve a vida tão a sério!


05 - A Coquete
Imagem

- Descrição do Livro:
O Coquette vai manter suas vítimas como escravas, atrasando a sua satisfação, fazendo um jogo de puxa e empurra com a esperança e a frustração. Eles atraem suas vítimas com a promessa de recompensa - a esperança de prazer físico, felicidade, poder - apesar de, no entanto, se esquivarem. E isso só faz com que suas vítimas os persigam ainda mais.

- Quando elas querem?: À exemplo do Amante Ideal, trata-se mais de algo escondido no inconsciente das mulheres do que propriamente um perfil que elas estejam atrás. Se você perguntar, nenhuma mulher vai admitir que gosta de ficar de joguinho e, no entanto, a tática do push and pull nunca falha. Se você der match com uma mulher muito gostosa, ou muito popular, ou muito ocupada, esse é um bom jogo para se fazer.

- Referências: Kathryn Merteuil (Segundas Intenções) - apesar de ser uma referência feminina, quem viu o filme sabe o quão cruel e manipuladora a personagem é, mantendo tudo e todos comendo na palma da sua mão o tempo inteiro. Acho que não existe representação mais fiel da essência do coquetismo do que a Kathryn.

- Na prática: esse é um dos perfis mais facilmente identificados dentro do mundo PU, especialmente para os fãs de Indirect Game. Na prática eu diria que encarnar o coquete é uma grande estratégia para reverter matches que não estão rendendo, ou para manter a atração da mulher por mais tempo, caso você não possa proceder o primeiro encontro num curto prazo.


06 - O Charmoso
Imagem

- Descrição do Livro:
Charme é sedução sem sexo. Encantadores são manipuladores consumados, que mascaram sua inteligência e criam um clima de prazer e conforto. Seu método é simples: eles desviam a atenção de si mesmos e focam no seu alvo. Eles entendem o seu espírito, sentem sua dor, se adaptam ao seu humor. Na presença de um encantador você se sente melhor sobre si mesmo. Eles não discutem, lutam ou reclamam. O que poderia ser mais sedutor? Atraindo você através de suas indulgências, eles te tornam dependente deles, e seu poder cresce. Aprenda a lançar o feitiço do Encantador visando as fraquezas primárias das pessoas: vaidade e auto-estima.

- Quando elas querem?: Acredite se quiser: é um dos perfis que as mulheres mais procuram no Tinder, e um dos que elas menos encontram. As vezes uma mulher só querem fazer um sexo gostoso e ir pra casa dormir. Ela só precisa de alguém hábil o suficiente para leva-la para cama. Mas ela não vai dar para qualquer um, porque mulheres são exigentes consigo mesmas. Ao mesmo tempo em que está louca para dar, ela precisa se sentir confortável e segura para fazer isso com um desconhecido. Se você souber traballhar isso dentro do ego dela, bingo: você é o que ela estava procurando esse tempo todo!

- Referências: Sebastian Valmont (Segundas Intenções)

- Na prática: rapport, rapport e mais rapport. É disso que se trata. O encantador não fala nada de negativo, não reclama, não demonstra raiva, e está sempre ali fazendo a mulher ficar cada vez mais confortável. É a fonte de bem-estar e prazer dela. Para agir como um encantador, sempre pergunte-se: "O que Sebastian Valmont faria agora?"

07 - O Carismático
Imagem

- Descrição do Livro:
O carisma é uma presença que nos excita. Vem de uma qualidade interior - autoconfiança, energia sexual, sentido de propósito, contentamento - que a maioria das pessoas carecem e desejam. Esta qualidade irradia para fora, permeando os gestos dos carismáticos, fazendo-os parecer extraordinários e superiores, e fazendo-nos imaginar que há mais para eles do que os olhos: eles são deuses, santos, estrelas. Carismáticos podem aprender a aumentar seu carisma com um piercing, um olhar, uma boa oratória ou um ar de mistério. Eles podem seduzir em grande escala. Aprenda a criar a ilusão carismática irradiando intensidade.

- Quando elas querem?: esse é um excelente nicho: mulheres que acabaram de sair de um relacionamento, ou que possuem sérios problemas de auto-estima, ou ainda mulheres comprometidas com ideologias. Todas elas estão atrás de uma figura carismática para preencher o vazio amoroso e sexual de suas vidas. Alguém que ofereça um propósito para elas abraçarem e quererem ir atrás.

- Referências: Tyrion Lannister (Game of Thrones) - e essa é uma referência muito emblemática, porque os sedutores carismáticos da vida real normalmente são aqueles caras feios, pobres, gordinhos que tão sempre com uma mulher mais gata do que a outra. Já reparou nisso?

- Na prática: o carismático é um cara intenso, com espírito aventureiro aguçado, que realmente acredita no propósito das coisas que faz. Se você gosta de viajar pelo mundo, pratica esportes radicais ou faz algo diferentão porque gosta e acredita nisso, então você é um sedutor carismático em potencial!


08 - A Estrela
Imagem

- Descrição do Livro:
A realidade do nosso cotidiano é dura, e nós constantemente procuramos fugir dela em fantasias e sonhos. As estrelas alimentam-se desta fraqueza, destacando-se dos outros através de um estilo distinto e atraente. Eles nos fazem querer vê-los. Ao mesmo tempo, são figuras vagas e etéreas que mantem a sua distância nos deixam imaginar que há mais do que realmente existe. Seu sonho funciona em nosso inconsciente: nós mesmos não somos capazes de se dar conta de quanto os imitamos.

- Quando elas querem?: aonde houver uma vantagem social embutida, haverá uma mulher procurando uma Estrela. Ou seja, sempre haverá, e aos montes. Todo mundo sabe que mulheres nutrem um desejo por músicos, DJs, fotógrafos e todos esses lances que dão status de "celebridade" local.

- Referências: Vincent Chase (Entourage)

- Na prática: é um nicho realmente específico, mas destinado apenas a quem possui uma profissão muito descolada, ou um lifestyle de playboy maneiríssimo demais: músicos, DJs, promoter de balada, fotógrafo, chef de cozinha, ou se você for um cara muito rico e/ou bem relacionado. Eu diria que esse é o perfil sedutor mais bem sucedido entre todos, porque ele te valida socialmente antes mesmo de você se apresentar. Se você é o dono da festa, não importa seu nome e muito menos se você é bonito ou feio.



4. Configurando o seu perfil do Tinder


Ok, agora você já entendeu a filosofia do aplicativo, sabe quais são os perfis de homem que as mulheres buscam e já encontrou o seu nicho de mercado (isso é, você já sabe qual perfil sedutor tem mais a ver com a sua personalidade). Agora é hora de colocar a mão na massa!!!

Como gosto é uma coisa muito particular e as pessoas são diferentes, eu não vou dar uma receita de bolo sobre qual tipo de foto, ou descrição você deve adotar. A palavra-chave aqui é: coerência. A partir do momento em que você assume um dos 08 perfis sedutores pra si, você tem que trabalhar seu Tinder de acordo com a imagem que deseja projetar. Por isso eu incluí as referências. Esses personagens vão te ajudar a chegar na essência do arquétipo muito mais profundamente do que eu conseguiria.

Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, existe, sim, algumas diretrizes básicas (embora opcionais) que vocês devem ter em mente para não mandarem mal e ficar com aquele perfil de mané que não da match com ninguém. Coisinha bem básica, mas é importante destacar:

- Descrição: use uma descrição curta, mas use uma descrição. Sempre. Não deixe em branco. Elas são importantes para você demosntrar o seu nível de bom humor ou introuduzir sua personalidade sedutora. Não diga o que você procura no app, porque ninguém quer ser o objeto da sua projeção pessoal (isso é uma atitude bem loser, btw). Não escreva coisas do tipo "VAI CURINTIA", "FORA PT" ou passagens bíblicas (meio óbvio, mas é bom garantir né). Utilize um português decente, bem acentuado e com vírgulas. Ah, e nada de textão: 150 a 200 caracteres tá bom demais.

- Fotos: aqui mora o problema. 9 em cada 10 homens rodam por causa das fotos. Como eu disse no começo, homens são visuais e mulheres são sensitivas. Elas vão te avaliar não pela beleza (claro que se você for bonito, ajuda), mas pela vibe que você passa: uma selfie sua sorrindo num parque ou numa praia, é mais eficiente do que uma foto de você bêbado abraçado com os amigos numa formatura. É bom evitar foto no espelho sem camisa, fotos de webcam e fotos de corpo inteiro. Novamente, a palavra-chave aqui é coerência. Ativar o instagram é uma boa ideia se você tem um lifestyle interessante ou faz coisas fodásticas o tempo todo. Se for para a mulher ver que você bebe Raiska com fanta, vive de ressaca e só anda com macho, é melhor deixar só as tuas fotos do perfil mesmo.


5. Conclusão

As mulheres tem desejos semelhantes em momentos diferentes. Hoje ela quer fazer sexo sem compromisso, mas amanhã quer conhecer alguém pra namorar sério, e isso não dá para prever. Mas o que você sabe, agora, é que todos os desejos que uma mulher pode ter são representados por um (ou mais) dos oito perfis de sedutores que o Robert Greene nos ensinou.

Agora você sabe também que a chave para conseguir muitos mactches não é ter fotos boas ou ser bonito, mas construir um perfil que consiga representar, através das fotos e das descrições, o perfil sedutor que mais se assemelha à sua personalidade. Sempre haverá mulheres precisando desesperadamente de um cara como você para resolver o problema dela.

Minha dica final é: identifique qual é o perfil que combina com você, e trabalhe em cima dele. Comece devagar, com apenas um, e vá investindo daí. É claro que você pode adicionar elementos de Coquetismo (push and pull) ao seu jogo, por exemplo. Mas não perca de vista aquele que capta melhor a sua essência.

Devo ressaltar ainda que esses perfis do Robert Greene não são verdades absolutas, imutáveis e fechadas. São arquiétipos generalistas que servem para você descobrir quais necessidades femininas você é capaz de preencher, e quais não. E não há nada de errado nisso. Quando você descobrir que a qualidade supera a quantidade, você também vai descobrir que terá mais em quantidade do que tinha antigamente!




Ah, o meu perfil? Eu sou (era) Estrela (músico e promoter) misturado com Dandy, e alguns toques de coquetismo! :)
DomQuixote

Aprendiz

#1047261 Excelente artigo, até pq o objetivo do forum é nos ajudar a expandir nossas habilidades em todas áreas (o que inclui o text game e app`s). Além disso, o conteúdo é perfeitamente aplicável à vida real. :yaaah :yaaah
Avatar pua
Secret69

Aprendiz

#1047279 Os livros do Robert são muito bons, eu tenho o das 48 leis do poder que é ótimo também, seu texto ficou bem compacto e deu pra entender bem a ideia, parabéns!

Criador do tópico

Harvey_Specter

Aprendiz

#1047281 Lamentável o comentário do amigo lá em cima. Não agrega nada à discussão e cria uma animosidade gratuita. Se o material não ajuda, tem mais 1040 tópicos nessa sessão, é só passar para o próximo...
Avatar pua
Secret69

Aprendiz

#1047283
Harvey_Specter escreveu:Lamentável o comentário do amigo lá em cima. Não agrega nada à discussão e cria uma animosidade gratuita. Se o material não ajuda, tem mais 1040 tópicos nessa sessão, é só passar para o próximo...



De 'mebro profissional' é visível que o mlk não tem nada. A única coisa de profissional nele é o seu ego inflado.