PedroPoa
#777647
Conquistando a vaga
Imagem


O emprego é a base da nossa vida. Se ele não está bom ou não encaixa com o nosso perfil, há algum problema.

Lembre-se:Passamos cerca de ¼ das nossas vidas trabalhando, esse tempo investido deve ser prazeroso.

Acontece que muitas vezes a oportunidade aparece: surge a entrevista para aquele tão sonhado emprego.

Mas, como me dar bem na entrevista e aumentar as chances de ser O ESCOLHIDO?


Embora não exista uma fórmula mágica para isso, fiz um resumo da minha experiência em entrevistas que sem dúvida vai ajuda-los.

Uma entrevista de emprego é baseada em um tripé, representados por 3 aspectos:

- A empresa
- Sua vida profissional
- Sua vida pessoal


Através desses aspectos o entrevistador vai fazer algumas perguntas para conhecer o entrevistado e então avaliar a sua capacidade a vaga. Esteja relaxado e sempre mantendo contato visual com o entrevistador, afinal, com as dicas propostas aqui, a entrevista vai acontecer de forma natural e agradável.

- A empresa:

A maior mancada de um candidato a uma vaga é não pesquisar sobre a empresa. Não estamos falando apenas sobre “estar preparado para a vaga”, mas também sobre “estar genuinamente interessado”. Não se interessar de pesquisar sobre a empresa é um sinal de que o candidato não está tão determinado a conquistar a vaga. Se estiver genuinamente interessado em conquistar a vaga, faça o dever de casa e pesquise o que puder sobre a empresa (site da empresa, notícias sobre a empresa, pessoas que já trabalharam lá, etc).

Perguntas frequentes:

- Por que escolheu a nossa empresa para deixar currículo?
- Como você se sentiria trabalhando em uma empresa como a nossa?

- Sua vida profissional:

Apesar de conhecermos a nós mesmos mais do que ninguém, muitas vezes não sabemos como organizar a nossa história de vida. É importante fazermos uma análise da nossa trajetória profissional e sentir orgulho das nossas realizações, independente de quais sejam.
Antes de ir para uma entrevista estude a si mesmo. Pegue o seu currículo e faça uma “viagem ao passado”. Vá ao seu primeiro emprego e imagine-se nele novamente, lembre-se dos eventos mais marcantes e selecione os que expressão uma qualidade de “profissional de excelência”. Faça isso com os demais até chegar ao seu mais atual.

Perguntas frequentes:

- Qual a sua maior realização profissional?
- Como você trabalha sobre pressão?
- Como foi a sua experiência no seu último emprego?
- Prefere trabalhar individualmente ou em grupo?
- Por que eu deveria escolher você entre os demais candidatos?

- Sua vida pessoal:

Este é um ponto chave em qualquer entrevista de emprego. É sabendo um pouco sobre a sua vida pessoal que o entrevistador vai tentar encontrar traços de um profissional com um bom temperamento e uma vida social de qualidade.

Lembre-se: a vida fora do ambiente de trabalho e dentro do ambiente de trabalho influencia uma a outra. Um funcionário com uma vida pessoal sem estímulos e desafios provavelmente terá uma vida profissional semelhante. Isso pesa tanto quanto a experiência do currículo.

Antes de ir para a entrevista, faça uma reflexão de como é a sua rotina diária atualmente. Ela lhe dá prazer? Se sim, o que mais lhe dá prazer. Se não, o que falta para dar prazer?

Fale de hobbies, esportes, leituras. Enfim, seja sincero com aquilo você fala. Expresse a emoção ao falar do que lhe dá prazer na sua vida pessoal. Foque em atividades que, embora não sejam atividades profissionais, apresentam algum nível de desafio, como, por exemplo: meditação, corridas, coleções, etc.

É comum o entrevistador querer saber o “outro lado da moeda” e investigar o seu lado mais negativo. Na realidade, ele quer avaliar ao nível de sinceridade do candidato. Uma dica é usar aquilo que é normalmente uma qualidade e exagerar de uma forma que soe como um “defeito”: perfeccionista demais, autocrítico demais, persistente demais, exigente demais.

Perguntas frequentes:

- O que tu costuma fazer quando não está trabalhando?
- Uma característica positiva sua.
- Uma característica negativa sua.
- Um momento que você se sentiu profundamente feliz na sua vida.
- Um momento que você se sentiu profundamente triste na sua vida.

Obviamente, cada entrevista é única e surge sempre algum questionamento novo. Mas se nos preparamos e soubermos exatamente o que estamos buscando, sem dúvida o encaixe entre nós e a oportunidade acontecerá e conquistaremos mais um desafio nessa jornada.

Imagem


Sucesso!
mulherengo
#778599 bom topico vou começar a trabalhar em abril junto com a faculdade
Avatar pua
fabiovilarino
#778603 Muito bom, vou começar um estágio em psicologia dia 1 =]
Avatar pua
GideaoSouza
#778739 Eae pessoal, beleza, Eu sou Tecnico de Celulares e informatica, e Estudo o 3° ano ainda, vocês acham que isso me torna mais interessante?

Me considero, não nerd, mas acredito que seja um cara mais ou menos.