O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

DenisStra

Veterano - nível 1

#267990 Entrevista de seleção é algo que ainda causa pesadelos em muitos candidatos a emprego. Mas não é preciso se desesperar. Estar atento para as possíveis variáveis que possam interferir nessa fase é tão importante para o ingresso em um novo trabalho quanto a preparação do currículo ou a experiência profissional.

Para não incorrer em erros comuns nessa fase de seleção, preste atenção nas dicas abaixo:


· Procure adquirir um conhecimento mínimo sobre a empresa que oferece a vaga. Qual o principal ramo de atividade, a quanto tempo a empresa atua no mercado, seus principais concorrentes, suas principais qualidades e defeitos etc.!( pesquise na internet, questione seus amigos ....)
· Use roupas discretas, seja calmo, educado, fale pausadamente e sente-se confortavelmente!
· Ensaie a resposta que daria à perguntas como:
Quais suas principais qualidades e defeitos?
O que mudaria em si próprio se pudesse?
Por que deixou o último emprego?
· Desligue seu celular ou bip!
· Pense no que gostaria de saber sobre sua futura empresa e cargo, e pergunte. Questione o entrevistador quanto as atividade e funções que virá a exercer em seu futuro cargo. Isso demonstra interesse e envolvimento profissional!
· Ao falar com o entrevistador, olhe-o nos olhos. Desviar o olhar, em geral, indica o desejo de ocultar algo!
· Seja sincero! Qualquer mentira pode custar-lhe o futuro emprego!
· Evite gesticular em excesso, tamborilar os dedos, balançar as pernas ou outra atitude que denote nervosismo!
· Não aborde questões sobre remuneração, porém responda com sinceridade se o entrevistador perguntar algo sobre o assunto!
· Fatores não concretos são essenciais para torná-lo simpático aos olhos do entrevistador: sensibilidade, carisma, empatia, gestos e comunicação não verbal. Trabalhe isso antes da entrevista!
· Não chegue atrasado. Isso denota irresponsabilidade!

A entrevista ideal

Trata-se do tipo de entrevista mais comum.
Dura de 40min a 1h20min e sua estrutura é do seguinte modo:

O entrevistador inicia a conversa explicando como será a entrevista;
O candidato apresenta brevemente seu currículo de 5min a 10min no máximo;
O entrevistador pede mais informações sobre determinado ponto do currículo;
O entrevistador descreve o cargo. Em seguida, o candidato poderá esclarecer eventuais dúvidas;
O candidato expõe suas dúvidas e eventualmente aborda a questão salarial;
Concluindo a entrevista, o candidato dá o seu ponto de vista sobre o cargo e o consultor decide se ele corresponde à vaga.

A entrevista onde somente o candidato fala


Neste tipo de entrevista, o entrevistador se contenta em fazer uma única pergunta no início, que pode ser "fale-me de você", "apresente-me o seu CV" ou então "Apresente-se". Veja como proceder:

· O monólogo do candidato não deve exceder 10 minutos. Deve ser algo interessante e dinâmico. O objetivo aqui, é expor seu currículo e convencer quem lhe escuta, de que você está verdadeiramente motivado;
· Não exagere na fala, pois você ainda não tem nenhuma informação concreta sobre a vaga. Quanto mais você falar, mais gastará suas energias e estará abrindo as portas para que o entrevistador lhe desestabilize;
· Saiba ser preciso e argumentar. Você pode se preparar para este tipo de entrevista elaborando um pequeno texto de uns 5 minutos, no qual você sintetiza suas realizações e os seus conhecimentos técnicos;
· Você também pode perguntar ao seu interlocutor se ele deseja saber algo mais. Porém, há entrevistadores que se restringem ao silêncio absoluto com a intenção de desestabilizar o candidato. Isso pode fazer com que o candidato comece a falar muito conduzindo-o ao erro.
· Neste casos, é recomendado ao candidato aceitar o jogo do entrevistador. Respeite os momentos de silêncio: não mais de 10 ou 15 segundos. Faça depois de uma exposição a seguinte pergunta: "minha exposição foi suficiente ou o Sr. deseja que eu me aprofunde neste assunto?

A entrevista sob pressão


Este tipo de entrevista é muito raro. Destina-se a deixar o candidato em uma posição defensiva para analisar suas reações.
O mundo dos negócios não é nenhuma doçura. Certos executivos gostam de exercer uma pressão psíquica importante no entrevistado. Seus resultados serão minimizados, suas decisões serão criticadas bem como suas qualidades pessoais. Não se deixe levar pelas emoções e não tire conclusões rápido demais. Trata-se apenas de uma técnica de entrevista e os outros candidatos passarão pelo mesmo!

A entrevista do tipo Perguntas e Respostas

Muito comum e particularmente eficiente, funciona como uma verdadeira troca. São feitas diversas perguntas onde o candidato responde com a liberdade em indagar determinado ponto.
Mas cuidado! Nunca se esqueça que você não está lá para jogar papo fora com um interlocutor simpático. Ele pode fazer-lhe armadilhas durante a conversa, por isso, tenha cuidado com o que falar.

Espero ter ajudado. :ae
Avatar pua
Eltao - MEMBRO EXCLUSIVO
#528681 Obrigado por contribuir;
Estou realizando alguns processo seletivos e é basicamente esse tipo de pergunta e situação que eles deixam em prova.

Abraço Eltão