Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

Surian

Aprendiz

#622880 Ando meio sumido, trago aqui um texto que fiz para um site, está simples e útil acredito:

Hoje falarei sobre algo muito importante para sua capacidade de ser entendido por qualquer pessoa. Provavelmente você já viu, ou escutou, ou mesmo sentiu (se foi com você mesmo) alguém reclamando sobre como não era compreendido por alguém, por um grupo, pelo mundo! Hahaha, vamos a alguns exemplos iniciais:

- Ele não me escuta!

- Ele é ok, só que eu não sinto nada quando estou com ele.

- Não deu certo, mas eu já via a gente junto no futuro viajando vendo o pôr do sol numa praia bonita.

Em todos estes exemplos, a moça está sofrendo por não ter sido compreendida ou por não ter compreendido alguém. Na verdade, estas pessoas estão pedindo: converse comigo de uma forma que eu entenda!!



A Origem

No início da programação neurolinguística, os desbravadores desta área descobriram que os nossos sentidos processam cinco sistemas representativos. Os gurus responsáveis por este feito inicial foi John Grinder e Richard Bandler. Eles perceberam que pessoas que usam do mesmo sistema tentem a se relacionar muito mais facilmente. Indo direto ao ponto, temos três sistemas representativos principais: o Visual, o Auditivo, o Cinestésico. Vamos a la Jack, por partes, aprender como identificar e aumentar suas chances de sucesso com cada tipo.



Mulher Visual

Pessoas visuais tem alto nível de energia, muito animada em geral, fala mais rapido do que a média, e cria imagens na mente dela o tempo inteiro. São o grupo mais comum de encontrarmos pela vida em qualquer lugar (60% das pessoas são visuais). Então trate de manter seu conjunto – cabelo, roupa,calçado, acessórios – coerentes e que chamem um pouco de atenção, este estilo gosta disto, e os outro não vão nem reparar. Talvez daí que o Mystery tirou as fanfarronisses para se vestir (que funcionam).

São pessoas que adoram cores e o pensamento é feito através de uma sequência rápida de imagens (por isto falam rápido e descrevendo, para acompanhar as imagens). Costumam olhar para cima (para lembrar ou criar alguma imagem) numa conversa.
O QUE FAZER: Dê algo para o inconsciente dela te classificar como visual imitando seu comportamento como, por exemplo:

Imitar os movimentos dos olhos antes de falar (olhar uma vez ou outra para cima antes de falar)

Usar palavras típicas de pessoas visuais:

Visualize esta cena: …
Parece que ….
Deixa eu te mostrar como…..
Nossa, com você falando tudo ficou bem claro agora
Olhe por este lado…



Mulher Auditiva

Imagine uma pessoa que vive num mundo cheio de estímulos visuais, mas prefere os ouvidos para interpretar o mundo. É aquela pessoa chata que reclama daquele barulhinho que ninguém está nem escutando. É aquela pessoa que conversa com você mas olha para o além ou através de você, ela se concentra no som somente.

Costumam variar o tom de voz, além do ritmo e volume… Algumas auditivas parecem até estar cantando quando falam normalmente (tem várias destas em minas, por exemplo). Evitam imagens (viram o rosto para não te ver e só escutar, etc)
O QUE FAZER: O clássico “deem o que elas gostam”, no bom sentido sempre :

Imite o olhar (para os lados) de vez em quando

Passe a mudar o seu tom, ritmo e volume da voz de acordo com a dramaticidade, ênfase, etc., que você queira passar

Use as palavras que ativam os gatilhos mentais “este cara é um igual”:

(fazendo leitura fria) Humm, seus pensamentos são como música para os meus ouvidos
Garota, escuta só o plano para mais tarde (…)
Percebo um tom de maldade na sua voz

Mulher Cinestésica

Este tipo de mulher processa tudo por meio da emoção. É aquela pessoa que conversa tocando tem todo mundo, é uma “kinadora” nata. Costuma colocar a mão no peito quando fala também.
O QUE FAZER -> Cinestésicos olham para baixo diversas vezes durante uma conversa (pessoas tristes também… logo calibre direito), e são pessoas que adoram sentir em todos os sentidos. Então mãos à obra:

Olhe para baixo de vez em quando tentando passa a emoção de alguém que está sentindo as palavras que está falando

Toque enquanto fala, toque no braço, pegue na mão, seja um escalador confiante, nestas o kino nunca erra! Como se diz em algumas regiões: é batata.

Use palavras que despertem no inconsciente dela as suas “semelhanças”:

Já que você tocou neste assunto…
Sinto que você é uma moça especial
Calma garota, fica tranquila
Você é muito animada



Como se lembram do início de nossa conversa, existem os outros dois sistemas representativos: Olfativo (Ex.: Estes planos seus estão cheirando mal …) e o Gustativo (Ex.: A noite hoje está um doce). É mais difícil achar pessoas destes tipos, porém use palavras que remetem a estes sistemas como complemento em pessoas de outros sistemas.

“Parece que nos conhecemos a muito tempo”, por exemplo, é uma coisa agradável de escutar e mais “fácil” ainda quando juntamos à técnica completa de espelhamento, o que é assunto para outro texto.
Myrho

Aprendiz

#622920 Perfeito, isso deu um UP no meu conhecimento. Eu tinha lido isso em um dos livros recomendados sobre PNL. Muito bom!
Liooh

PUA EXPERT

#623040 Muito bom cara, isso dai já tem um tópico explicando aqui no puabase por um cara que sabe PNL.


CONTINUE POSTANDO outras coisas de PNL que dê pra usar em sarges, vai ser muito interessante.


Sobre espelhamento/sincronização já tem explicando também, procure tópicos do Jahpz.

Assuntos de PNL já existentes aqui no fórum:

Ancoragem
Espelhamento
Descobrir o sistema representacional
*Um que eu não entendi é "METAMODELO - Generalizações, suposições, crenças.." não entendi muito bem como usar.
Rapport





Abrçs!
sergio everton

#623489 Quando eu fazia faculdade de administração, no 1º período o professor fez um teste pra perceber quem era cinestésico, auditivo e visual.
Sem duvida é muito bom saber sobre esse assunto
Obrigado por compartilhar =D
Avatar pua
MysteryKid - MEMBRO EXCLUSIVO
#625833 Muito bom esse post!! Deu pra dar tipo uma resumida nos principais tipos de PESSOAS que a gente encontra por ai e uma simplificada de com agir com cada uma ;)