O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

doofy

Veterano - nível 10

#267969 Bom, é uma duvida de muitos como fazer um bom currículo e hoje em dia é vital para conseguir um bom emprego.
O texto que irei publicar não é de minha autoria, mas eu tenho este texto em word faz alguns anos e não havia nele o autor. Procurei na internet o autor e apenas achei o mesmo texto em diversos sites sem autor. Se alguem souber o autor me avise que peço a moderação que edite.




"Introdução ao curso de como elaborar um bom curriculum:

O currículo é o registro da sua história profissional, leitor. É a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio.

É um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando quem você é, de maneira elegante e agradável.

O currículo deve se constituir numa mensagem breve. Não é à toa que quase em muitos países se utiliza a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.

Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você, portanto, quan-to melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.

Cuide bem do seu currículo que ele ajudará você a alcançar entrevistas, a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.

O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.


Antigamente, destacar-se pelo currículo era usar papel rosa, arrumar o texto em blocos a-grupados e densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo!

Hoje, mudou o mercado de trabalho, e mudaram os currículos. Seja você candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é evidenciar suas habilidades, conquistas e experiência, e é nisso que você vai se distingüir de uma mul-tidão de outros candidatos. Este é o currículo moderno e eficaz!

UM BOM CURRÍCULO…


…apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.

…deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e adequadamen-te formatado.

…faz você se destacar em uma pilha de outros currículos

…chama a atenção de quem o lê e faz aumentar as suas chances de conseguir a entrevista de emprego.

FUNÇÕES DO CURRÍCULO

Para quem está empregado, o currículo é importante porque pode ser solicitado para apoiar um processo de promoção, para um convite para um novo emprego, para mostrar a clientes e fornecedores. Não se deve nunca descuidar dele, se se quiser causar uma impressão posi-tiva.

Para quem está procurando emprego, o currículo tem duas funções básicas:

1. é uma ferramenta para gerar entrevistas de emprego

2. serve de guia para os seus entrevistadores

Portanto, facilite a vida do seu entrevistador. Procure responder, no currículo, as perguntas para as quais os entrevistadores querem resposta. E o quê, afinal, os entrevistadores que-rem saber de um candidato a emprego?

O que você quer?

Para responder a esta pergunta, o seu currículo deve comunicar claramente, e especifica-mente, quais os seus objetivos. Coloque um sumário sucinto e claro de suas expectativas.

Ex: cargo executivo na área industrial (estilo mais aberto) ou diretor/gerente da área indus-trial (estilo mais específico).

Por que você quer?

Mostre por que razão você considera merecer o cargo que está pretendendo. Seu currículo deve enfocar o objetivo. Aqueles itens da sua carreira que não ajudam a justificar o foco central do seu currículo devem ser menos enfatizados, ou não incluídos. Por exemplo, se o seu objetivo é ser diretor industrial e você trabalhou durante um ano para um empregador em vendas de produtos de consumo, esta experiência deve ter menção mínima ou não constar do sumário.

Em que você contribuiu?

Destaque as atividades que você desempenhou em cada emprego e que resultaram em re-torno para a empresa, seja institucional, financeiro ou de relacionamento de mercado. O seu potencial empregador quer saber, logo à primeira vista, se você é um empregado que traz resultados para a empresa ou se apenas cumpre o seu papel.

Você se organiza e planeja para alcançar objetivos?

Um currículo bem organizado, com seqüência lógica, mostra a sua habilidade de organizar atividades e tarefas, e o fato de saber o que quer mostra ambição e vontade de atingir es-ses objetivos.

Você se comunica?


Usar frases curtas é uma maneira eficiente de demonstrar objetividade e concisão. Utilize o mínimo de palavras. Evite advérbios subjetivos como extremamente, fortemente e outros. Inicie frases com verbos de ação, como construí, reduzi, aumentei, implantei, administrei, supervisionei, melhorei, expandi, organizei, treinei, encontrei, descobri, planejei etc. Mas ao mesmo tempo em que os verbos podem vir na primeira pessoa, evite utilizar o pronome pessoal eu; ele passa impressão ofensiva de falta de modéstia quando usado em demasia. Ao redigir, tente criar uma impressão moderna, positiva, agressiva e direcionada a realiza-ções. Os entrevistadores analisam pilhas de currículos e precisam entender rapidamente, na primeira leitura, exatamente o que você pretende, por que e com que objetivos. Faça um esforço de preparação para economizar o esforço de leitura deles. Isto pode resultar em ponto positivo para você.

Você é positivo?

Um currículo deve falar bem de você, claro que com base na verdade. Por isso, enfatize os pontos positivos. Ninguém quer ler informações tristes, de pessoas que choramingam. Mos-tre aspectos marcantes primeiramente e deixe os aspectos menos relevantes para o final. Atinja o entrevistador com um impacto positivo logo no início da leitura.

SEQÜÊNCIA DE APRESENTAÇÃO
Basicamente, o que um empregador quer saber de você quando olha o currículo são apenas três coisas: – onde você já esteve – o que você já fez por outra empresa – o que pode fazer pela empresa dele Apenas como exemplo, o currículo de um candidato a um posto de gerente, para atender a esta necessidade, pode ser montado da seguinte maneira: Objetivo conciso Breve sumário de qualificações Formação acadêmica Resultados obtidos em decorrência das habilidades técnicas Experiência profissional mais relevante (com datas e lugares) Pontos fortes Conhecimento de informática

PRIMEIRA PÁGINA

Preferivelmente, este mesmo profissional que estamos usando como exemplo deve procurar manter o currículo em, no máximo, duas páginas. Um currículo de três páginas é hoje considerado extenso.

Logo no início da primeira página, coloque o seu nome, seu endereço e números de telefo-ne. Não há outro lugar melhor para colocar essas informações – como os currículos são li-dos rapidamente, você pode perder uma oportunidade se o leitor pensar que você esqueceu de colocar essas informações.

Em seguida, coloque o seu objetivo, que não deve ultrapassar uma linha. Ex: Gerente de Marketing/Produto

Mencione depois, sumariamente, um resumo de suas qualificações. Ex: economista com MBA em Marketing e dez anos de experiência em planejamento de mí-dia e estudo de mercado.

Ao colocar datas de títulos no currículo, certifique-se de incluir as datas de início e final de cada curso do lado esquerdo da página.

Ao colocar a relação de seus empregos anteriores, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página, depois do nome de cada empresa.

Não separe os cargos com textos, pois eles perdem o impacto do número e da seqüência.

SEGUNDA PÁGINA


Faça uma relação de resultados obtidos em cada empresa, sempre de maneira sucinta. Evi-te analisar – apenas informe.

Se foi promovido muitas vezes, enfatize isto no currículo. Brevemente.

As promoções que obteve são as melhores referências, pois denotam que você foi um cola-borador excelente. Transmitem que o seu chefe o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.

Para registro de um emprego em que você obteve promoções, certifique-se de incluir a data de entrada e a data de saída ao lado esquerdo da página e as datas para cada título ao lado direito da página. Se você não seguir esta norma e colocar todas as datas do lado esquerdo, uma rápida leitura poderá deixar a impressão de que você troca de emprego com freqüên-cia.

Se você for um executivo jovem, que ainda não acumulou muitos empregos, tente montar o seu currículo com uma só página.

O QUE NÃO COLOCAR EM SEU CURRÍCULO

Cores

O currículo deve ser agradável à leitura, portanto, deve ser discreto. No máximo, utilize um papel de tom pastel em vez do branco, mas nada além disso. E como destacar informações? Use recursos como o negrito e o itálico do seu processador de texto e evite variar tipos de fonte para não transformar o currículo numa salada gráfica, que incomoda a quem o lê.

Listas extensas de qualquer natureza


Se a sua relação de empregos é muito grande, selecione apenas os últimos cinco empregos da sua carreira. E mencione no sumário de qualificações que tem mais experiência do que está mostrado a seguir. Em alguns casos é importante colocar todas as informações, como nos currículos de cientistas ou médicos, para cujos empregadores os artigos publicados são importantes, assim como o detalhamento dos congressos de que o profissional participou. Mas, de maneira geral, essas informações só entediam a quem vai ler o currículo.

RG, Cic e outros números de documentos


Não perca tempo inserindo número do Cic ou do Título de eleitor, ou mesmo da Carteira profissional. Se alguém tiver interesse nestes documentos, será o Departamento Pessoal no momento em que for efetivar a sua contratação. Nunca antes.

Razões de ter deixado o emprego anterior

Esta informação é importante para o seu empregador, mas deve ser discutida no momento certo. E o momento certo é a entrevista pessoal. Portanto, não inclua esta informação no currículo.

Referências

A lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve tê-la à mão para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado a isto. (Para mais informações, leia o artigo “Sem boas referências, você pode perder a chance de um ótimo emprego”, na edição número 1 do jornal virtual Carreira & Sucesso, que pode pode acessado pelo endereço http://www.catho.com.br/jcs)

Raça, religião e filiação partidária

Ninguém tem interesse em conhecer estas suas convicções, seja para benefício ou para pre-juízo da sua carreira. Ao contrário, colocando essas informações pode parecer que você é quem tem preconceito com relação a esses itens.

Salário anterior e pretensão salarial


Alguns especialistas recomendam colocar salário e pretensão no currículo, mas a postura do Grupo Catho é de não recomendar esta prática. Salário, conforme a nossa experiência, é um tema para ser discutido pessoalmente durante a entrevista, e não para estar no currícu-lo. Quando o anúncio pede, pode-se escrever alguma coisa geral como Aceito discutir propostas ou Estou aberto para discutir a questão salarial.

FORMATO E APARÊNCIA DO CURRÍCULO


Antes de escrever o modelo final, revise-o com duas ou três pessoas para checar as infor-mações e verificar a correção ortográfica. Erros de português, gramaticais, ortográficos ou de concordância, comprometem seriamente o currículo de qualquer pessoa. Não tenha ver-gonha de pedir ajuda.

Graficamente, o seu currículo precisa ser atraente. Lembre-se de que ele é a propaganda do produto mais importante do mundo: você!

Deixe margens largas e muitos espaços em branco. Não faça a composição gráfica com le-tras muito pequenas porque há pessoas que enxergam mal – respeite-as.

Procure não variar a fonte das letras, mas aproveite os recursos de sublinhar, colocar em negrito ou em itálico, e até o uso de letras maiúsculas para enfatizar.

A impressão deve ser feita em laser porque o resultado gráfico é bonito e muito limpo. Para a reprodução de quantidades maiores, sugerimos o processo de offset em um papel de boa qualidade, branco ou em tom pastel claro.

Inclua fotografia, se considerar que a sua aparência pessoal é boa e pode ajudar a causar boa impressão. Prefira o tamanho 4,5 x 6 cm. Deve ser uma ótima fotografia, nítida, em que você esteja levemente sorridente e inspire confiança. A fotografia diferenciará imedia-tamente o seu currículo dos outros e o tornará mais pessoal. Pode colar uma fotografia em cada currículo ou escanear sua foto e inserir no corpo do texto da primeira página (mas só faça isso de você for utilizar uma boa impressora).

Há muito mais o que dizer a respeito de currículo, porque a sua elaboração exige, ao mes-mo tempo que simplicidade na apresentação, uma complexidade muito grande na avaliação dos elementos que o compõem.

UM MODELO ADEQUADO DE CURRÍCULO PARA CADA SITUAÇÃO

Há dois modelos básicos de currículo. Situações funcionais específicas podem exigir que se envie um determinado tipo de currículo. Você terá que identificar qual o tipo mais adequado para o empregador que tem a vaga para a qual você está se candidatando.

1) Currículo cronológico

Geralmente, este currículo apresenta a lista dos empregadores em ordem cronológica inver-sa, ou seja, o mais recente é colocado em primeiro lugar na relação. É o currículo mais utili-zado e também o mais apreciado pelos executivos contratantes, porque facilita a avaliação do leitor com relação ao crescimento da carreira e continuidade no emprego do candidato.

É também um modelo que permite ao candidato um formato adequado para relatar os re-sultados que alcançou nos empregos que teve.

Não deve usar este modelo quem…

… mudou de emprego com freqüência

… mudou de carreira várias vezes

A razão é de impacto visual – numa relação em que os registros de empregos ficam próxi-mos uns dos outros, destacam-se as datas e as atividades, ficando bastante facilitado, para o leitor, o confronto desses quesitos.

Veja abaixo um modelo fictício desse currículo.

João Paulo Schmidt Alameda Jaú, 500/apt. 71 Brasileiro 01320-400 São Paulo/SP 28 anos Telefones: (011) 289-3357 (residência) Solteiro (011) 251-2799 (recados) OBJETIVO: Gerente de Marketing/Produto FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1991/1994 – Mestrado em Administração de empresas – Fundação Getúlio Vargas 1986/1990 – Graduação em Administração de empresas – Universidade de São Paulo IDIOMAS: Inglês e alemão fluentes – falado e escrito EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: 12/1991 – atual Grupo Catho – São Paulo, SP Empresa de serviços de consultoria, com 300 funcionários, pioneira na Divisão de Outplacement no Brasil. Atuei nos seguintes cargos: · gerente de departamento de Conferências (1995/atual) · gerente de Telemarketing (1994/95)

· coordenador da Lettershop (divisão de propaganda e promoção por mala direta) – (1993) · assistente de Produto no departamento de Cursos (1991/1992) Principais realizações: – aumento no número de conferências de 16 para 72 ao ano – implantação da operação de telemarketing que gera, no momento, 25% do total das vendas dos seminários – o volume de vendas da Lettershop dobrou, em termos reais – implantação de sistema computadorizado de planejamento e controle da produção para toda a atividade promocional, telemarketing e para os processos de recruta-mento e seleção – desenvolvimento e implantação de sistema de controle de todas as variáveis de vendas e de produção da empresa informatizada – possuo experiência em telemarketing, propaganda por mala direta e desenvolvi-mento de estratégias de marketing – usuário de Windows e Excell - disponibilidade para mudança de cidade ou estado

2) Currículo funcional

Este modelo dá preferência de enfoque às funções desempenhadas, e não aos empregado-res.

Permite que o profissional não fique constrangido por ter trabalhado em um determinado lugar ou pela seqüência de seus empregadores. Também possibilita dar menos ênfase à experiência que não está relacionada com o cargo pretendido.

Neste modelo de currículo, o candidato seleciona somente as experiências relevantes vincu-ladas à colocação que pretende. Mas não omitirá nada porque um currículo tem que ser verdadeiro – a relação cronológica dos empregadores é apresentada no final.

A estratégia é chamar a atenção do entrevistador, de imediato, para as habilidades e talen-tos mais importantes do seu currículo para aquela determinada vaga.

O currículo funcional tem a desvantagem de ser muito inflexível. Você só pode usá-lo para um determinado cargo que pretende, e a definição do seu produto é restrita, o que pode ser bom, mas também pode ser ruim.

Vamos ver, a seguir, um modelo fictício de currículo funcional.

Marco Aurélio Faria Rua Jacarandá, 207 Brasileiro 01573-030 São Paulo/SP 39 anos Telefones: (011) 522-6975 (residência) Casado OBJETIVO: diretor administrativo/financeiro RESUMO DE QUALIFICAÇÕES: · 16 anos de experiência na área financeira · experiência em empresas multinacionais como DuPont, Bendix e Alcan

· cargos ocupados: diretor administrativo-financeiro, controller, tesoureiro, gerente contábil e analista financeiro IDIOMA: Inglês fluente – falado e escrito FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1989/1990 MBA – Michigan State University, Estados Unidos 1976/1980 Administração de empresas – Universidade Mackenzie EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Desde 1980, trabalho com empresas multinacionais nas áreas administrativa e finan-ceira. Minha experiência foi adquirida nas empresas DuPont, Bendix e Alcan. Segue um detalhamento das atividades e resultados obtidos. Tesouraria Na Alcan, trabalhei intensivamente na redução de capital de giro empregado. Reduzi em 40% as contas a receber por meio de um novo programa de cobrança. A empre-sa passou a utilizar float dos bancos, que reduziu o capital empregado em um milhão e meio de dólares. Controladoria Na DuPont, exerci o cargo de controller e fui responsável por todos os relatórios en-viados à matriz da empresa nos Estados Unidos. Domino o uso de Fasb 8 e 52. Re-duzi o tempo para a preparação dos relatórios de cinco para dois dias após o final do mês. Supervisionei a preparação dos orçamentos por departamento e apresentei re-latórios mensais com análise de desvios. Contabilidade Na Bendix, implantei o departamento de Contabilidade por computador. O sistema implantado é integrado e produz relatórios de contas a receber, a pagar, contabilida-de fiscal, contabilidade por centro de custos, controle de estoques e folha de paga-mento. O número de pessoas foi reduzido em 50%. Custos Em todas as minhas funções, fui responsável pelo departamento de custos. Entendo profundamente de sistema de custos padrão e ABC. Implantei o departamento de Custos na Bendix. Processamento de dados Na Bendix, fui responsável por este departamento. Supervisionei a aquisição de um computador IBM por meio de um processo na Sei. Na DuPont, implantei todo o sis-tema de orçamento em computador Hewlett Packard. Recursos Humanos Na Bendix, a divisão de Recursos Humanos se reportava diretamente a mim. Tive in-tenso envolvimento na profissionalização da divisão. Implantei os departamentos de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento. Também fui responsável pela administração do refeitório e da segurança.

HISTÓRICO PROFISSIONAL: 1994/1996 Du Pont do Brasil – Barueri, SP Controller 1991/1994 Bendix do Brasil – Campinas, SP Diretor administrativo-financeiro 1988/1991 Consultor autônomo 1980/1988 Alcan do Brasil – São Paulo, SP Tesoureiro (1986/1988) Gerente de Contabilidade (1982/1986) Analista financeiro (1980/1982)"

Abraço,

Doofy
thor2011

Aprendiz

#270010 Boa, muitos se perdem nessa area, vão no google e pegam aquele modelinho basicão de curriculo, não adianta seguir modelos prontos, grandes empresas procuram pessoas capacitadas, e pelo curriculo da pra ver um pouco do grau de capacidade das pessoas. Falo isso porque onde trabalho tenho contato com curriculos diariamente, tem uns que leio e dá até dó.
Avatar pua

Criador do tópico

doofy

Veterano - nível 10

#270989 Fico feliz que todos tenham curtido o tópico. Obrigado pelos feeds! :)
E continuo pedindo que caso alguem saiba o autor me informe.

Abraço,

Doofy
Tom8910

Aprendiz

#295559 Muito util o tópico mesmo cara, parabéns. Fico muito feliz de ver tópicos como esse, que tem a unica intenção de ajudar os outros. Valeu mesmo. ;)