Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Roco

PUA EXPERT

#902178 Boa tarde a todos.

Hoje eu vou falar um pouco sobre algo que mudou a forma como eu levo minha vida atualmente. A pouco mais de um ano eu havia lido um texto, um texto daqueles que após terminar a leitura você tem um clarão e pensa “caralho, isso tudo faz muito, muito sentido”. Espero conseguir fazer com que vocês também tenham esse clarão.

O Artigo em si falava sobre os joguinhos e manipulações existentes entre homens e mulheres e como você poderia evitá-los. A primeira vista parece que virá uma explicação super mirabolante sobre como contornar a situação e se sair vencedor, mas a verdade é que é tudo muito mais simples que isso.

Segundo a minha interpretação, manipulativa é a pessoa que tenta obter algo de alguém, sem necessariamente expor a sua vontade de obtê-lo. Em outras palavras, a pessoa que faz uso da manipulação para atingir os seus objetivos cria uma mascara a fim de esconder as suas reais intenções e faz com que os demais creiam que o que ela quer, na verdade é outro algo.

Parece um conceito sádico e reservado para psicopatas, mas a grande verdade é que todos nós fazemos uso da manipulação desde pequenos. Entenda que fomos criados para sermos pequenos cavalheiros e damas, para sermos sempre educados e para evitar qualquer comportamento que possa resultar em um mau julgamento das pessoas ao nosso redor. Sendo mais direto ainda, somos criados para evitar qualquer tipo de situação que possa gerar momentos desconfortáveis, e a maneira mais fácil de “sobreviver” a essas situações é através da manipulação.

Segue um trecho de um conhecido livro da comunidade:

Se eu interajo com você primeiramente porque quero que você me ajude a achar um emprego, e tudo quanto ao meu comportamento lhe deixa claramente saber que este é o meu objetivo principal, eu estou sendo real com você. Ao contrário, se eu interagir com você e lhe der a impressão de que eu quero “apenas aproveitar a sua companhia e conversa”, quando na realidade, eu quero que você me apresente para alguém que me ajude a achar um emprego, eu seria culpado de ser bajulador e manipulador.


É agora que vem a grande sacada. Tudo que uma pessoa precisa fazer para evitar cair nesses joguinhos de manipulação é parar de jogar. Isso mesmo. Não sei se estou conseguindo ser claro em meus argumentos, mas para mim, só é manipulado aquele que de alguma forma quer manipular. Portanto, não se é possível manipular aquele que está sendo totalmente real com você, pois esta pessoa não possui nenhum interesse ou intenção oculta.

Sei que isso tudo soa um pouco estranho, mas no fundo faz bastante sentido. Digo isso, pois há algum tempo decidi que seria o mais sincero possível em todas as situações da minha vida. Seja com família, mulheres, amigos ou trabalho.. E todas as vezes em que eu não o fiz, fui manipulado (recentemente no trabalho). Parece loucura mas ser verdadeiro tira um peso muito grande das nossas costas. Não ter que fingir que concorda com o comportamento de alguém, dizer o que realmente quer fazer ou o que não quer fazer (o que pode ser mais difícil ainda) e realmente dar prioridade para aquilo que agrega valor a sua vida faz uma diferença enorme.

Por favor, não confundam ser sincero com ser rude ou sem educação. Eu pessoalmente acredito que todo mundo deve ser tratado com respeito e atuo conforme a minha crença. Só acho o meu tempo precioso a ponto de não querer perdê-lo em uma conversa que não tem sentido ou objetivo algum e que poderia ser resumida facilmente em poucas frases.

Por fim, gostaria de esclarecer que não se trata de uma análise a ser feita para saber se você está ou não sendo manipulado por alguém, trata-se de viver para você mesmo. Se alguém quer que eu faça algo e cria um cenário aonde ela provavelmente irá me convencer a fazer o que ela quer, vocês poderiam dizer que se eu seguir em frente e atendê-la eu estaria sendo manipulado, mas a verdade é que se eu o fizer, eu o farei simplesmente porque eu quero. Há uma grande diferença entre fazer algo por livre e espontânea vontade e fazer para ganhar algum tipo de recompensa, atenção, visibilidade ou afeto. O mesmo serve para situações onde você deixa de fazer algo por medo da reação, julgamento ou opinião das pessoas ao seu redor.


Seja mais verdadeiro com você mesmo, depois com as pessoas.
autodidata - MEMBRO EXCLUSIVO
#902179 Bom tópico, também acredito que agir assim seja a melhor forma de levar a vida, também estou tentando ser mais verdadeiro nas minhas relações. E esse trecho do livro exemplifica perfeitamente a diferença, entre uma pessoa sincera e uma manipuladora....
Avatar pua
Dr. Cafajeste

PUA EXPERT

#902494
Roco escreveu:Por favor, não confundam ser sincero com ser rude ou sem educação. Eu pessoalmente acredito que todo mundo deve ser tratado com respeito e atuo conforme a minha crença. Só acho o meu tempo precioso a ponto de não querer perdê-lo em uma conversa que não tem sentido ou objetivo algum e que poderia ser resumida facilmente em poucas frases.


Parabéns Roco, também compartilho da mesma maneira de pensar e agir no comportamento com as demais pessoas.

Abraços


Dr. Cafa