Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1088978 CONTÉM SPOILERS DO LIVRO, SE QUISER CONTINUAR, SAIBA QUE RESUMIREI O LIVRO AQUI.

Salve camaradas.

INTRODUZINDO EM VOCÊSNão sei se esse clássico é conhecido entre os senhores, penso que sim porque é um livro extremamente famoso, admirado e procurado.

Estou falando do Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie, que soma mais de 50 milhões de exemplares vendidos.

Apesar de ter sido escrito há um tempo até considerável, a obra continua bem contemporânea.

Sempre tive curiosidade em saber mais a respeito desse guia, então acabei o comprando e lendo rapidamente.

De qualquer forma, mencionarei os pontos importantes em cada parte do livro, assim quem tem o interesse de ler a obra, mas não tem tempo, pode ter uma boa base através desse tópico.

Aliás, não apenas nesse tópico, pois é provável que eu o divida em 3 ou 4 tópicos, para melhor aproveitamento dos temas, não alongando muito o texto para os senhores não cansarem da leitura.




ALGUMAS OBSERVAÇÕESO livro é dividido em partes, onde são ensinados princípios em cada uma delas.

São contadas dezenas de histórias pelo autor mostrando todos os princípios na prática. São boas histórias, confesso, de pessoas de sucesso, importantes em suas atividades. Desde reis antigos até executivos de empresas gigantes. Mas para não deixar salvo apenas os títulos, vez ou outra farei breves comentários acerca dos princípios mais interessantes.

Realmente as histórias são muito legais, vale a pena.
A leitura é simples e rápida, bastante dinâmica, flui muito bem. As histórias são interessantes.

O legal que o autor intitula o princípio a ser aprendido apenas no final do capítulo, mas os textos são tão bem escritos que você já mata a charada logo após a primeira história que ele conta.

Não emitirei nenhum juízo de valor. Ficará a cargo de quem ler o resumo ou o livro tirar suas próprias conclusões. Eu tirei as minhas.

Por fim, dividirei exatamente como está dividido o meu exemplar, uma edição de 2016, editora Nacional.




DADOS DA OBRATítulo: Como fazer amigos e influenciar pessoas
“O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas”.

Autor: Dale Carnegie
Escritor e orador norte americano. Nasceu em 1888 e morreu em 1955, aos 66 anos.

Escrito em: 1936




PARTE I - TÉCNICAS FUNDAMENTAIS PARA LIDAR COM AS PESSOASPRINCÍPIOS ENSINADOS NA PARTE I


Princípio 1 – Não critique, não condene, não se queixe.
Aqui, Carnegie demonstra com dezenas de histórias a influência negativa que as críticas e queixas causam em terceiros. A recompensa tem efeitos dez vezes melhores do que a repreensão/condenação.


Princípio 2 – Aprecie honesta e sinceramente.
Aqui, Dale conta casos em que pessoas importantes usaram dessa artimanha para conseguir promoções de emprego, angariar mais clientes, fechar contratos e por aí vai. Um elogio muda a vida de uma pessoa, estressada pela correria do dia a dia. Mas claro, desde que seja feito de forma sincera.


Princípio 3 – Desperte um forte desejo na outra pessoa.
Outra grande sacada para influenciar pessoas é despertando nelas forte desejo, emoções.
Novamente, Dale Carnegie mostra a necessidade de se trocar as críticas por elogios sinceros e recompensas para se alcançar sucesso na vida pessoal e profissional. Quem desperta desejos ardentes em outras pessoas está, com toda certeza, à frente dos demais.


Como dito anteriormente, postarei em partes, exatamente como está dividido o livro.

Em breve posto as outras.

Tamo junto!
Avatar pua
-FERREIRA-

Aprendiz

#1088983 Fala, grande!!

Já li vários resumos sobre o dito livro e cada um enaltecendo um entendimento diferente do livro, mas admito que é a primeira vez que estou vendo um resumo feito por alguém da comunidade. Ansioso para o restante das partes!

:legal :ae
Avatar pua
dymarcos

Aprendiz

#1088992 Esse livro é muito bom, li duas vezes... é aquele livro perfeito pra ter sempre ao lado e sempre revisita-lo pra lembrar de algumas coisas, vale demais!
kbza - MEMBRO EXCLUSIVO
#1088997 Esse livro é BEM ANTIGO, e algumas das coisas que estão escritas são interessantes, porque dão resultado. Mostra também o quanto estamos sendo egocêntricos, já que o livro lista coisas que deveríamos fazer de forma natural por aqueles de quem gostamos (como ouvir atentamente, lembrar do nome, sorrir, não criticar) e muitas vezes não fazemos.

Mas há um outro lado do livro: se você seguir exatamente o que está ali, você será uma pessoa muito aberta e disponível, e muita gente irá se aproximar. Isso pode se tornar um problema, porque, apesar de você querer tornar as pessoas suas amigas, nem todos querem o mesmo. A definição de amizade de muita gente muda conforme o que recebe do outro. Quem age sem critério sendo bom para todo mundo acaba virando vítima de abuso. Os transtornados do CLUSTER B do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais‎) normalmente procuram pessoas boas e doadoras de quem possam tirar algo. Logo, as atitudes que deveriam gerar recompensas acabam por estabelecer relações de abuso em sua vida.

Além disso, é preciso ter outro cuidado: o autor do livro fala em certo trecho que alguém carente de atenção pode vir aceitar qualquer coisa para abafar esse sentimento (assim como alguém cheio de fome pode comer grama e minhocas). O lance é que, se um dia você não estiver disposto mais a se doar assim (ou não puder), essa pessoa pode entrar novamente na abstinência, e te culpar por isso. E pra se "vingar", pode criar MUITOS problemas.

No mais, o que o livro diz é mais ou menos isso: Se você quer fazer amigos, seja amigo das outras pessoas antes. (não está escrito, mas se depreende da leitura)

Abraço
ENIAC

Aprendiz

#1088998 Eu nunca li o livro, mas de tanta recomendações nas áreas que estudo/gosto (psicologia,sedução,musculação, emprededorismo e engeharia), acabei ficando bem curioso pra ler. Pretendo comprar o quanto antes.


A algum tempinho atrás estava lendo a história de Charles Manson(cara perverso), que fez um curso com o autor do livro. Mais um motivo para comprar.
Avatar pua

Criador do tópico

MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1089043 O que me chamou muita atenção nesse livro são as histórias que o Dale conta em cada capítulo/parte/princípio.
A leitura se paga apenas por esses "causos".


Porém, todavia, entretanto, é necessário dizer: as histórias são boas, mas será que é positivo agirmos como ele expõe no livro? Faremos essa reflexão.

Até sexta-feira eu já mando a parte 02.
Avatar pua
Kistof

Aprendiz

#1091909 Excelente livro!
Retirou a em essência de cada capítulo no resumo, muito bom.
Parabéns pela iniciativa! :ae