Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1089134 Salve camaradas.
Quarta e última parte do nosso resumo do guia clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie.

Muitos ensinamentos podem ser tirados da obra, recomendo a leitura para todos.

PARTE IV - SEJA UM LÍDER: COMO MUDAR AS PESSOAS SEM OFENDÊ-LAS NEM DEIXÁ-LAS RESSENTIDASPRINCÍPIOS ENSINADOS NA PARTE IV


Princípio 1 – Comece com um elogio ou uma apreciação sincera

Antes de falar das falhas de uma pessoa, comece por um elogio ou uma apreciação. Claro, com bastante sinceridade. Inclusive, Dale bate muito na tecla da honestidade nos elogios. O general Hooker estava cometendo faltas graves e Abe Lincoln precisava dizer-lhe isso. Todavia, através de uma carta, antes de chegar ao ponto, Lincoln começa dizendo o quanto confia em Hooker e em seu trabalho para, só depois, falar das falhas que o militar estava cometendo.
Como o próprio autor diz: o barbeiro não passa logo a navalha no rosto do sujeito. Antes ele aplica um creme de barbear, assim fica bem mais fácil e suave chegar onde ele realmente deseja, cortar/aparar os pelos de seu cliente sem nenhuma objeção.


Princípio 2 – Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta

Um dos grandes ensinamentos do livro é trocar as críticas pelos elogios. Mais uma vez Carnegie demonstra o quão eficaz essa estratégia é. Não escancare os erros das pessoas de forma direta, ríspida. Coma pelas beiradas.


Princípio 3 – Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas

Com certeza essa técnica ameniza de forma considerável os desgastes de uma relação. Antes de criticar os erros das outras pessoas, fale sobre os seus, dessa forma você a desarma, fazendo com que essa pessoa aceite, posteriormente, as críticas sem nenhum tipo de objeção, afinal, você também falou dos seus próprios erros e isso leva conforto e suavidade a conversa.


Princípio 4 – Faça perguntas ao invés de dar ordens diretas

Ninguém gosta de receber ordens. Quando seu patrão te dá uma ordem, você acha bom, pede mais, ou fica puto e vai fazer de cara feia?
Mas tenho certeza que vocês conhecem alguém que sempre está pedindo para fazerem algo mais que, por não dar ordens diretas, vocês acatam sem o menor problema. Até gosta de ir ajudar essa pessoa.
Tudo se resume a abordagem.


Princípio 5 – Permita que a pessoa salve o seu próprio prestígio

Insight muito interessante de Dale Carnegie. Mantendo a tradição das outras partes, também deixarei os senhores descobrirem por si só o que o autor deseja demonstrar com essa técnica importante.


Princípio 6 – Elogie o menor progresso e elogie todo o progresso; seja sincero na sua apreciação e pródigo no seu elogio

Uma frase – não é de minha autoria – que resume esse princípio de forma simples, clara e objetiva: “com a crítica, a capacidade declina; com o estímulo, floresce”.


Princípio 7 – Proporcione à outra pessoa uma boa reputação para ela zelar

Tem uma história tão legal nesse princípio que também preferi não dizer nada aqui. Se trata do diretor Henke e o mecânico Bill. A qualidade dos serviços de Bill na empresa de Henke estava cada vez pior. Foi quando Henke resolveu...


Princípio 8 – Empregue o incentivo. Torne o erro fácil de ser corrigido

Aqui ele conta que sua primeira professora de dança o criticava e isso o fazia ficar desmotivado a querer aprender a dançar. Até que ele resolve trocar de professora e essa segunda emprega o incentivo ao invés da crítica. Seu aprendizado foi natural e espontâneo, pois estava motivado a querer aprender e melhorar cada vez mais.


Princípio 9 – Faça a outra pessoa sentir-se feliz realizando aquilo que você sugere.

Como esse é o último ensinamento do livro – e muito bom, por sinal –, prefiro não comentar nada a respeito, na esperança de que isso faça os senhores a lerem a obra, haha.


E termina aqui os ensinamentos dados por Carnegie em seu guia Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Espero que tenham gostado, deu um trabalho da porra escrever tudo.

Tentei resumir da melhor forma possível todas as 334 páginas escritas por Dale Carnegie.

Abraços.
Avatar pua
brunaott11 - MEMBRO EXCLUSIVO
#1089256 Up, muito bom tópico! Também aconselho a galera a assinar o 12min! Resumo de livros e etc, bastante coisa sobre persuasão, linguagem corporal vale a pena =)