O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
kaiquepnl
#267381 Você pode estar pensando, se fosse fácil enriquecer, todo mundo estaria milionário. Isso é verdade! Ganhar dinheiro, economizar e fazê-lo render não são tarefas realizadas com o pé nas costas. Mas com disciplina tudo é possível. Dê uma olhada nas dicas a seguir e veja por onde começar

Um dinheirinho a mais na nossa conta nunca é demais. Se você faz estágio, tem um emprego fixo ou ainda não tem um salário mensal, pode aumentar a sua renda com trabalhos alternativos. Que tal se inspirar nestas idéias?

- Venda de produtos de beleza. Se tem interesse, procure empresas que trabalham com consultores como Avon, Natura, Racco, Jequiti. Você compra os produtos a preços mais baratos e revende para seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho.

- Produção de artesanato, bijuterias, trabalhos em madeira. Para vendê-los em feiras de artesanato e para amigos e quem sabe depois você não abre o seu próprio negócio?

- Venda de comidinhas para os colegas de escola ou de faculdade. Se curte cozinhar, aproveite para ganhar um dinheiro com isso. Que tal preparar um delicioso bolo de chocolate e oferecer às pessoas próximas? Com o tempo e o boca a boca, você poderá formar uma lista de clientes preferenciais.

Organize-se!
Monte uma planilha de controle com todas as suas receitas e despesas. Em receitas, você coloca seu salário fixo mais a renda extra adquirida com a venda dos produtos de beleza, comidinhas, artesanatos... No site da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) você encontra uma planilha prontinha. É só colocar os valores e adaptá-la à sua realidade.

Economize!
Se você está a fim de juntar uma boa grana, é preciso economizar. Por isso, antes de comprar roupas e ir a lanchonetes ou restaurantes caros é bom pensar se realmente precisa gastar com isso. Vamos começar aos poucos. Se você costuma pagar R$ 10 no almoço, mas consegue reduzir em R$ 3 a sua conta, passando a gastar R$ 7, por dia, ao final do mês terá economizado R$ 90. E ao final de um ano terá R$ 1080 a mais em sua conta.

Vamos investir?
Parabéns! Você conseguiu economizar R$3 diários só com o almoço. Agora o desafio é maior, que tal guardar R$ 300 por mês? Ou melhor, colocar este dinheiro em uma aplicação para que ele aumente? Antes de explicarmos quais os tipos de aplicação ou investimentos existentes, vamos a um exemplo. Se aplicar R$ 300, em um Fundo de Renda Fixa, com rendimento de 1% mensal, após cinco anos, você terá em média R$ 30 mil. Gostou? E quando tiver R$ 30 mil e a sua grana render 1%, o banco colocará mais R$ 300 e, assim, cada vez mais sua conta vai engordando.

Onde aplicar a grana
Existem algumas opções de aplicações e investimentos como cadernetas de poupança, títulos de renda fixa, ações, clube de investimentos e fundos de investimentos. Antes de começar, precisa colocar na cabeça quais são os objetivos. Para aplicar em ações é importante que você não dependa deste dinheiro para gastos imediatos como pagamento da mensalidade da escola ou da faculdade, compra de presentes para o seu namorado ou sua namorada, entre outras coisas. Este tipo de investimento funciona a médio e longo prazos. Quanto mais você deixar a grana aplicada, mais ela renderá. É claro que vai precisar acompanhar o mercado financeiro para saber como estão as suas ações. Como escolher? Você precisa levar em consideração três critérios: liquidez (facilidade de vender a ação quando quiser resgatar o dinheiro), retorno (possibilidade de ganhos) e risco (possíveis perdas).

Se pretende investir em ações, saiba que não existe um valor mínimo exigido para aplicar na Bolsa de Valores. Depende do preço das ações que deseja comprar. Para investir individualmente, precisa procurar uma Corretora de Valores e contratar seus serviços. Com a ajuda destes profissionais, você escolhe as ações e a corretora efetua a compra. No site da Bovespa, é possível encontrar uma lista de Corretoras.

Outra opção são os Clubes de Investimento, no qual um grupo de pessoas, que podem ser seus amigos, parentes, vizinhos, (mínimo de três e máximo de 150 integrantes) se reúne e também procura uma Corretora de Valores. Neste caso, o clube tem de escolher um integrante para ser o seu representante. Ele será o responsável por passar para a corretora as decisões de compra e venda de ações do grupo. Já para investir em Fundos de Investimento, você precisa comprar cotas de um fundo de ações. Se esta for a sua opção, procure uma agência bancária ou uma Corretora de Valores.

Os títulos de renda fixa como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, são emitidos pelos bancos e pagam juros sobre o seu dinheiro investido. Eles costumam render mais do que a aplicação em poupança e, dependendo do título, os prazos para você resgatar o seu dinheiro e poder usá-lo variam de 30 dias a dois anos. No caso da caderneta de poupança, não há prazos, pode tirar o dinheiro a qualquer momento. É a aplicação mais simples e tradicional, na qual você pode começar com R$ 1, mas que também não tem altos rendimentos. Se optar pela renda fixa ou pela poupança, precisa ir a uma agência bancária e procurar o gerente, que esclarecerá as suas dúvidas.

Meu primeiro milhão
Se você tem hoje, por exemplo, 18 anos de idade, e começa a economizar R$ 1800 ao mês, deixando o seu dinheiro em uma aplicação que renda 1% ao mês, próximo ao rendimento dos Fundos de Renda Fixa, em 15 anos, quando você tiver com 33 anos de idade, terá seu primeiro R$ 1 milhão.

Você deve estar pensando, ‘é difícil economizar R$ 1800 por mês’. Mas quem disse que ser milionário era fácil? Dê uma olhada na tabela e veja quanto você precisará economizar por mês, durante quanto tempo para ter R$ 1 milhão em sua conta. Se conseguir chegar aos 30 anos de idade com a metade deste valor já será uma pessoa rica.

Economia mensal
Tempo para chegar a R$ 1 milhão
Quanto terá vindo dos juros

R$ 300
30 anos
R$ 893.800

R$ 500
25 anos
R$ 847.480

R$ 1.000
20 anos
R$ 760.000

R$ 1.500
17 anos
R$ 694.000

R$ 1.800
15 anos
R$ 665.200

Fonte: IGF Intelect – Gerenciamento Financeiro
Referência: julho/ 2007

4 Dicas para ficar rico aos 30 anos
1. Poupe um pouco por mês e aplique nos lugares certos;
2. Faça planos para o dinheiro investido e resista à tentação de resgatá-lo antes da hora;
3. Fique ligado no mercado financeiro e na inflação para não perder dinheiro;
4. Em vez de poupar um valor fixo por mês, você pode guardar, por exemplo, 5% do seu salário ou da sua receita. Assim, consegue compensar a alta dos preços, se houver a alta da inflação.

E você, o que faz para economizar uma grana? Comente aqui embaixo!

--------------------------------------------------------------------------------

FONTES:

BLANCO, Sandra. Mulher Inteligente, Qualitymark Editora, 2003 BOVESPA – Projeto Educar
GODOY, José; MEDINA, Luiz Gustavo; JUNIOR, Marco A. Gazel. Investindo em ações – Os primeiros passos
IGF Intelect – Gerenciamento Financeiro

Texto Original de: http://jovem.ig.com.br/oscuecas/o_que_r ... 76081.html
Avatar pua
Lovely
#267404 1800 reais por mês, só se morar na casa da mamãe e não sair ou se você ganhar SUPER BEM e 1 milhão daqui 20 anos não será muita coisa, assim como 1 milhão antigamente era MUITO hoje em dia é razoavel.
Mais eu gostei do seu tópico.
Tem um bom planejamento e exemplos de como economizar!
Avatar pua
Godric
#267486 Realmente, esse negocio de economizar é verdade e funciona cara, eu tenho 15 anos, e desde os meus 12 anos tiro 20% do que eu ganho e guardo. Lendo isso, fui abrir meu cofrinho para ver quanto tenho, e tomei um puta choque. Estou com R$ 2382,10. Não abro esse cofre desde o começo do ano passado quando eu estava com R$ 1000 aproximadamente.

Porr* cara, estou doido de vontade de gastar esse dinheiro comprando um monte de coisa que eu quero, mas vou deixar ele no cofre guardado e vou pedir para a minha mãe colocar em uma conta de investimento. Imagine quanto vai lucrar isso, caraaalh* :yaaah :yaaah

Eu estava meio desanimado, foi só abrir o cofre que meu inner foi parar na put* que pariu, vou começar a usar isso pra aumentar meu inner, se estiver mal, vou abrir o cofre e contar o dinheiro HAHAHAH *---**
Rmayer'
#267493 mt gete pensa que é besteira... mas nada disso, simples detalhes fazem uma diferença no final! fiz um curso de gestao empresarial que abrio totalmente minha mente em relaçao a investimentos. busque novos conhecimentos, se renove, quem sabe agente nao fica rico hahaha
vlw pelo artigo brother
MegaOregon
#267521
ronaldom11 escreveu:mt gete pensa que é besteira... mas nada disso, simples detalhes fazem uma diferença no final! fiz um curso de gestao empresarial que abrio totalmente minha mente em relaçao a investimentos. busque novos conhecimentos, se renove, quem sabe agente nao fica rico hahaha
vlw pelo artigo brother







SERÁAAAAAAAAAA?????
Matheus D.
#267601 Verdade, 1 milhão hoje em dia não vale 'nada'

Nem dá pra compra um ap. bom (2 quartos) na Zona sul do Rj, e em outras Zonas tb vai ficar dificil
Laurent
#267624 Pra mim não basta só juntar, tem que arriscar, montar um negócio. Porque enquanto seu chefe te paga X ele ganha o dobro em cima de você.

Sobre investimentos, eu investiria em Fundos de Investimentos, dá pra começar com pouco e comprar de várias empresas diferentes. Se eu quisesse algo que me desse certeza de ganho, mas lucro menor investiria no Tesouro Nacional.
Renato_ufmg
#267817 Excelente, eu to juntando tbém.
todo mês economizo uma quantia fixa...mas tem mês
q acabo gastando mais q devo gastar...
penso q se rolar uma ideia boa ne negócio
eh uma boa aplicação para um retorno mais
rápido...abrir uma empresa e montar uma sociedade!
abrass
Avatar pua
educ
#267834
Laurent escreveu:Pra mim não basta só juntar, tem que arriscar, montar um negócio. Porque enquanto seu chefe te paga X ele ganha o dobro em cima de você.

Falou e disse Laurent !
rivas23
#267849 Não ataquem com sede o pote do Tesouro Nacional, pois apesar de parecer facil e garantido, tem vários problemas com relaçao a pagamento..