Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Detonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#1097711 Este é um protocolo que adaptei a partir do Desperte o Gigante Interior (Tony Robbins) com a técnica do Swish, alguns anos atrás e tive uns resultados maravilhosos. Na época em que comecei a estudar PNL (2010), não havia tutoriais de youtube como existem hoje. Qualquer dúvida sobre PNL, YOUTUBE!

Crenças limitantes são um tema recorrente que raramente vejo alguém ensinar soluções PRÁTICAS. Afirmações funcionam pra uns e nem tanto pra outros. Fato é que crenças são sentimentos e precisam ser tratadas de forma emocional. Lembro a vocês que NEM TUDO se trata de simplesmente acreditar. Algumas coisas na vida se tratam de agir mesmo e botar a mão na massa. De criar hábitos melhores. Muitas vezes você tem problemas em ser uma ótima pessoa porque tem péssimos hábitos. Crenças ajudam muito em algumas áreas, mas lembrem-se que hábitos são o cimento do seu castelo...Crenças são apenas a decoração interna. Vamos à técnica!



Esta é uma técnica híbrida de PNL que te permitirá destruir e instalar crenças a partir do próprio funcionamento delas dentro do seu cérebro.
A crença é o sentimento de certeza sobre determinada ideia.
O poder da crença está no sentimento que ela associa a essa ideia.

O fato é que todo sentimento tem uma INTENÇÃO POSITIVA.
Para desativar uma crença, deve-se DESATIVAR a intenção positiva que essa crença tem.
Se essa crença tem a "intenção" de te proteger, você deve associá-la a um enorme perigo, por exemplo. Assim, seu sistema nervoso a descartará. Eis o esquema de 4 passos para trocar uma crença que te atrapalha por uma crença que te ajuda:
Passo 1: DUVIDE da crença. Quando você começa a fazer perguntas que destroem a sensação de "certeza", essa crença começa a ficar mais frágil. Por exemplo "eu sou feio". TODO MUNDO que você já conheceu te achou feio? TODAS AS VEZES que você se olhou no espelho você se achou feio? Existe alguma PROVA IRREFUTÁVEL de que você é feio? Então você não pode ter certeza de que é feio. Entendeu? Ameace a crença com todo tipo de pergunta que demonstre que ela não é um FATO, é apenas uma opinião que nem te serve. Isso por si só já é suficiente em alguns casos, mas queremos ter certeza de que essa erva daninha vai sair DE VEZ da sua cabeça.
Passo 2: Faça a crença ser DOLOROSA. Lembra que a crença tem uma INTENÇÃO POSITIVA? A intenção de te proteger, por exemplo. Você vai DESTRUIR essa intenção positiva. Crie cenas em sua mente dessa crença te causando uma dor enorme. Imagine tudo o que você mais odeia e mais tem medo acontecendo POR CULPA DESSA CRENÇA. Imagine em detalhes vívidos, porque o objetivo aqui é criar uma associação neural entre essa crença e o mais absoluto DESCONFORTO. Repita isso várias vezes por alguns dias, até sentir que pensar nessa crença está te INCOMODANDO.
Passo 3: SWISH! Lembra das submodalidades? Perto ou longe, colorido ou preto e branco, nítido ou borrado, etc? Mesmo que não saiba PNL, essa técnica é bastante simples. Visualize aquela crença antiga que você fez doer. Observe como ela aparece para você. Deixe ela pequena, feia, em preto e branco, pense em sons que você odeia, em cheiros ruins...Agora esqueça ela por um momento e veja a NOVA CRENÇA. Aquela crença fortalecedora, que te ajuda. Veja ela bem próxima, bem brilhante, ouça sons que você ama (pode ser sua música preferida), sinta cheiro de perfumes ou comidas que ama muito...Associe essa crença nova a tudo que seus sentidos ADORAM. Agora, você vai fazer um jogo de trocar essas duas cenas. Traga a VELHA CRENÇA para a sua tela mental. Observe ela sendo atirada para longe enquanto a NOVA CRENÇA aparece enorme diante de você. Abra os olhos e repita o processo. Coloque VELOCIDADE nessa troca. Quanto mais rápido você faz essa troca, melhor o efeito. É muito importante ABRIR OS OLHOS antes de cada nova repetição. Repita esse passo dezenas de vezes, por alguns dias, até ter dificuldade em visualizar a VELHA CRENÇA.
Passo 4: FORTALEÇA. Este é o momento em que a nova crença será definitivamente incorporada à sua autoimagem. A essa altura, a VELHA CRENÇA já foi destruída (se os passos foram seguidos com bastante repetição) e tudo o que você precisa fazer é fortalecer. Imagine várias vezes, por vários dias (a ciência diz que leva 21 dias para o inconsciente programar um novo comportamento) essa nova crença, visualize, sinta prazer. O sistema nervoso precisa de várias imagens e "falsas memórias" dessa crença associadas a uma sensação de prazer. Quando você associa a crença a imagens e a prazer, você criou uma nova relação linguística entre uma ideia e uma INTENÇÃO POSITIVA, dessa vez uma que te ajuda. Faça 10 a 20 minutos dessa visualização da NOVA CRENÇA todos os dias até ter certeza que ela faz parte de você.

Espero que esse conhecimento lhes ajude como me ajudou! Desde que coloquem em prática como eu coloquei!

Criador do tópico

Detonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#1097779 Na verdade, a PNL pode ser considerada uma modalidade de Hipnose. Tudo que é feito para provocar mudanças de percepção/alterações neurais no inconsciente pode ser considerado hipnose. E a PNL é basicamente o apanhado de tudo aquilo que é capaz de induzir mudança.
Avatar pua
mateus-tnt - MEMBRO EXCLUSIVO
#1097803 Vou te falar uma coisa parceiro, amei teu conteudo de qualidade e eu terminei o O poder do Habito semana passada e voce me motivou a fazer o mesmo com oque eu aprendi, acho que até dia 30 faço o mesmo.


Off topic:
Uma vez me falaram lá em 2016, "formata os seus artigos e deixa bonitinho"... Cara tá execelente o conteudo do seu artigo. Eu sei que é seu primeiro topico, então nos proximos recomendo que teste as ferramentas de edição use o botão "prever" antes de enviar. oq der erro não use e os que ficarem bons eu recomendo usar...


No mais, obrigado pelo conteudo de qualidade :ajoelhar
Bellico - MEMBRO EXCLUSIVO
#1099483 PNL é demais. E é foda, muitas vezes o inconciente nos domina e nos joga para baixo. Mas como disse o post, isto pode ser invertdo. Gostei :ae :ae :ae