O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
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Aprendiz

#852793
bullitt escreveu:Certa vez li uma matéria sobre o preço absurdo dos carros brasileiros e foi citado um exemplo.
Eu não lembro o modelo, mas o carro comum era fabricado aqui no Brasil e vendido lá no México.
A versão vendida no México tinha mais acessórios de fábrica e custava tipo uns R$15 mil mais barato que aqui!!! :emburrado
Quando repórteres perguntam por que tem essa diferença, os fabricantes não tem o que argumentar.
Ou seja, a culpa não é só dos impostos que são absurdos mas também tem a culpa das montadoras brasileiras que se aproveitam.
O governo fica quieto porque quanto mais caro o carro custar, mais impostos vai ter para ele.

EDIT: agora que vi o vídeo do colega e fala a mesma coisa :ae



O carro que você citou é o Honda Fit , fabricado aqui , importado para o méxico e vendido mais barato do que aqui , pode isso ? kk só no Brasil mesmo , piada

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Telles18

Veterano - nível 3

#852986
Capitao Blah escreveu:

Esse sonho é dar um carro 0km pro meu pai. Meu pai tem 62 anos e NUNCA teve um carro zero. Ele comprou o primeiro carro dele com 25 anos, era um Fusca, cinco anos depois comprou um Corcel II semi-novo e ficou mais de 15 anos com ele (que aliás foi um ótimo carro, nunca nos deixou na mão), mais recentemente ele teve um Gol bolinha e em 2006 tirou um outro Gol semi-novo. São 62 anos de idade, 3 carros populares e um que era considerado um carro de elite, mas isso há 30 anos atrás. Meu pai trabalhou muito duro por 30 anos e nosso Brasil NÃO permitiu que ele tivesse um carro novo. Garanto que isso passou pela cabeça de muitos agora não é? Pensaram no pai de vocês e em vocês mesmos, não?

Mas agora eu vou dar um carro pra ele, eu tenho que fazer. Tempos atrás, eu ja tinha condições de comprar um carro pra ele. Tinha condições de comprar um Gol, um Palio, um Ka ou algum desses carros populares RUINS (ruins porque não deveriam ser vendidos pelos preços que o são). Meu pai sempre foi tarado por camionetes. E coitado, se ele não pode tirar um popular zero, quem dirá uma camionete que começam a partir de 60 mil reais as mais simples/peladas.

Eu andei pesquisando preços de carros ai no Brasil (camionetes, SUVs e Crossovers pra ser mais exato) e vi que esta tudo uma paulada enorme. Como eu e meu pai somos fãs da Ford e recentemente outro dia num estacionamento de shopping vimos essa nova Ford Edge, pensei "o velhote ficaria muito bem numa dessas!". Eu até cheguei a mostrar pra ele e ele me disse "já pensou nóis numa dessa filho?". Eu pensei, e na hora me cortou o coração.





E então que farei? Comprarei o carro pro meu pai no Brasil?

NÃO.

Vou comprar aqui, colocar num container e despachar pro Brasil.


"Mas Capitao Blah, vale a pena fazer esse esquema?"


Dependendo do carro vale muito. É pra isso que montei esse tópico. Pra mostrar que se você tem uma grana guardada pra comprar um carro com um valor acima da média, pode ser que importar saia muito mais barato.



Lógicamente que existem algumas regras. São elas:

- Não é possível importar carros usados, apenas carros 0km.

- Carros antigos/usados terão de ter mais de 30 anos e é exigido um documento atestando participação em algum clube do automóvel, pra atestar atividade de colecionador.

- É necessário PEDIR (isso mesmo, pedir) na Receita Federal pra efetuar o negócio. Você terá que se inscrever no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e eles vão analisar seus dados, como documentação, se você esta em dia com suas contas, DETRAN, renda, etc. Se você for aprovado, eles vão emitir sua Licença de importação.

- A loja ainda precisa emitir um documento chamado Pro-forma que contem todos os dados da loja, vendedor, comprador, como o carro vai ser despachado, comprovantes de pagamento, etc.

- A entrega demora entre 60 e 100 dias, ja que o carro é despachado via maritima.

- As taxas que serão cobradas no porto quando o carro for retirado, tem que ser pagos à vista.

- Pra carros potentes (não é o meu caso aqui), é necessário declarar emissão e ruído ao IBAMA pra pegar a LCMV (Licença para Uso da Configuração do Veículo Automotor). Ir também ao Denatran pra conseguir um CAT (Certificado de Adequação à Legislação Nacional de Trânsito) pra provar que seu carro não vai matar 1000 na rua. :)



Vou fazer a comparação pra vocês, ja com as despesas do frete e os impostos da tia Dilma. (com o dólar na cotação de hoje 18/09/12: R$2,02)


Ford Edge Limited 3.5 V6 (R$ 140.300 no Brasil)

Preço original nos EUA: US$ 27.525 - R$ 55.600
Honorários do despachante: R$ 1.000
Taxas portuárias: R$ 3.000
Imposto de Importação – 35%: = R$ 19.460
IPI – 25%: R$ 13.900
ICMS – 18%: R$ 10.008
Pis, Cofins e outros – 12%: R$ 6.672
Pagamento do frete marítimo (com conteiner): R$ 6.000,00
Total geral: R$ 115.640

Diferença entre preço BR e preço da importação: R$ 24.660



Infelizmente, como vocês podem ver, os impostos significam mais de 100% do preço de compra do carro, mas AINDA SIM saiu muito mais barato.

Logicamente que existem vantagens bem maiores pra outros carros. Eu por exemplo, não possuo um carro que seja MEU. No Brasil dirijo o carro do meu velho (mais um motivo pra dar um carrão pra ele :sorri ) e nos EUA a empresa me deixa um carro à disposição, então não tenho um carro comprado. Só que eu não quero ficar pra sempre nessa vida e se um dia eu voltar a morar 100% do tempo no Brasil e meu plano de deixar de ser empregado pra virar empresario der certo, certamente que vou importar um carro legal pra mim.

Notem que eu estou fazendo tudo isso por conta própria. Eu vou ate o dealer comprar o carro do meu velho (a vista), eu que irei despachar o carro no porto em Seattle e eu que irei buscá-lo em Santos. Mas lógicamente que é possível fazer isso por importadoras também, apesar de que eles cobram a taxa deles também, que em geral é 10% a 15% do valor total. Vocês nesse caso não precisam sair de casa praticamente e nao precisam se preocupar com o calhamaço de documentação. Mas tudo tem um preço, é claro.

Pra finalizar o tópico, vou fazer abaixo os calculos pra 3 carros que muitos aqui certamente gostariam de ter (e eu também) mas os preços absurdos do Brasil deixam o sonho longe, e as vezes o camarada que tem ai uns 100 mil pra gastar num carro, acabam gastando em algum carro superfaturado e que nem é lá essas coisas. Tipos esses sedãs ou SUVs asiáticas que custam uma paulada aqui e são carros populares nos EUA e Europa (e lógico, na Ásia).



Então vamos lá:

[ Imagem ]

Ford Mustang 2013 V6 Premium* (em torno de R$ 210.000 no Brasil)

Preço original nos EUA: US$ 26.200 - R$ 52.924
Honorários do despachante: R$ 1.000
Taxas portuárias: R$ 3.000
Imposto de Importação – 35%: = R$ 18.523
IPI – 25%: R$ 13.231
ICMS – 18%: R$ 9.526
Pis, Cofins e outros – 12%: R$ 6.350
Pagamento do frete marítimo (com conteiner): R$ 6.000,00
Total geral: R$ 110.554

Diferença entre preço BR e preço da importação: R$ 99.446



Apesar de ser um tópico falando sobre carros, ele dá umas dicas interessantes para os PUAs aqui que tem um pouco mais pra gastar. Já que sabendo o que sabemos de sedução e com um carro desses... já sabem o resultado. O pau de vocês vai afinar de tanto trepar.

E lógicamente pra quem ainda não tem a oportunidade, fica ai mais uma motivação pra saber que aquele carrão não é um sonho distante, é caro, mas não impossível. Então bora trabalhar e estudar mulecada, que um dia a gente chega lá.



Abraço e sucesso a todos.







Esse tópico tem que ir para a área do Staff, de tao massa que é, Afinal ter um carro desses nao deixa de ser uma maneira de seduzir não é? kkk

Muito legal isso q tu fez para seu pai, isso sim nao tem preço. Imagem

Parabéns pelo tópico Capitao Blah, foi de grande utilidade pra nós Puas.

Só tenho umas duvidas nesse processo todo: Tu contratou despachante la no USA e um aqui no Brasil também? E em relação ao IPVA, vai ser cobrado sobre o valor do carro aqui ou no valor que tu comprou lá?

Abraço e sucesso Capitao Blah