O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#829705 Embora eu tenha tido uma evolução impressionante pra mim mesmo, não me considero ainda no nível de escrever artigos sobre pickup. Li o artigo sobre como morar no exterior do GuRock, e isso me fez sentir que tenho algo a contribuir em termos de desenvolvimento pessoal para o fórum.

1. O que vou precisar?

Muita paciência, planejamento, dedicação. Mais ou menos as mesmas coisas necessárias para o pickup, mas com outro enfoque. Estou falando aqui de passar em concursos top como Polícia Federal, Receita Federal, Banco Central.
Estou falando de resolver seu problema de dinheiro para o resto da vida, ter dinheiro para todas as viagens que você quiser, para pagar coisas realmente interessantes. Combinado com o Pickup, você vai usar essa grana para enriquecer sua vida e não sustentar a primeira vagabunda bonitinha que der mole.

2. Ué não é só eu procurar um cursinho bom?

Não. Bons professores em determinadas matérias vão te ajudar a dar o pontapé inicial. Veja que falo em bons professores, não bons cursos. O trabalho duro é você que faz.

2. Como começar?

Escolha um concurso que realmente te interesse. E foque naquele. Tem gente que recomenda tentar um monte de coisa. Isso não funciona, cada concurso tem uma matéria diferente. Faça uma assinatura anual da Folha Dirigida, e escolha um concurso que ainda esteja na fase de pedido de autorização. Funciona assim:

1) Pedido de autorização
2) Concurso é autorizado
3) Escolha da organizadora
4) Abertura das inscrições e marcação da prova
5) Prova

Esse processo geralmente leva em torno de 1 ano, não é exato. Entendeu porque fazer dessa forma? Assim você escolhe algo que realmente vai ter, e tem tempo suficiente pra estudar.

3. Como planejar seus estudos?

Se você consegue ter um horario fixo livre por semana, contabilize-o. Por exemplo, 4horas por dia, 5 vezes por semana = 20 horas. Eu não tinha, então eu estipulei que ia estudar 20 horas por semana, alguns dias mais outros menos, mas sempre no fim da semana tinha dado mais ou menos isso. Use um cronômetro para medir o tempo que você está estudando cada matéria. Eu cronometrava e colocava numa planilha. Pode parecer exagero, mas isso me permitia dividir o tempo para cada matéria, algo essencial em concurso.

Para saber o que estudar, você pode procurar livros e ver bons professores em cursos. Tem o fórum concurseiros também. Eu sempre me dei melhor estudando por conta própria, mas isso é muito pessoal.

4. Como estudar?

Eu testei vários métodos, aliás isso é muito importante em concurso. Vá melhorando sua maneira de estudar. Ninguém aprende da mesma forma. Mapas mentais por exemplo, que muita gente acha super útil, pra mim não ajudava em nada.

Meu método no final era o seguinte:

1) Lia um assunto e fazia um resumo
2) Transformava esse resumo em pares de perguntas e respostas
3) Alimentava esses pares em um programa de memorização chamado Anki.
E porque este último passo? Para gerenciar automaticamente um dos maiores problemas quando se trata de estudar pra concurso: o esquecimento. Pense no seguinte, quando você estuda pra uma prova na faculdade, a prova é daqui a 2 dias, no máximo uma semana, e depois se você esquecer boa parte da matéria, tudo OK, a prova ja está feita. Em concurso, você está estudando pra uma prova que está meses na sua frente. Era muito frustrante estudar um assunto hoje e depois de 2 semanas descobrir que não lembrava muito bem.

O que este programa faz é te apresentar a pergunta, e então você tentar lembrar a resposta. Depois ele te mostra. Se você lembrou, ótimo, ele só vai te perguntar de novo semana que vem. Se não, ele vai ter perguntar de novo no final da sessão, até você acertar. E amanha ele vai mostrar essa pergunta de novo. Com isso você gerencia sua curva de esquecimento. Obviamente, só dá certo se você usá-lo todos os dias e for honesto.

5. Provas anteriores

É altamente recomendável fazer provas anteriores, da mesma organizadora. Cada uma tem uma forma de abordar um assunto. Além disso, recomendo o programa super provas, que tem milhares de provas cadastradas, com questões divididas por assunto.

Também recomendo que faça simulados para si mesmo, ou seja, separe digamos 4h no sabado em que você vai ficar sozinho no quarto, como se estivesse num ambiente real, com tempo contado pra fazer a prova.

6. E se minha casa não serve pra estudar, por causa do barulho, distrações?
Tem 2 soluções:

1) Compre um protetor auricular. Não aqueles baratinhos, mas uns usados em stands de tiro. Eu tenho um que comprei no ebay que cria tanto silêncio que posso ouvir até meu coração.
2) Procure uma biblioteca. Na verdade eu recomendo a biblioteca de qualquer maneira, porque evita interrupções. Não vem ninguem te chamar, nem você fica tentado a olhar o face lá.

7. Problemas emocionais

Então eu estava há 10 meses estudando, faltavam mais 2 meses até a prova, eu com todo o gás, quando a minha mulher na época resolve se separar. Isso mesmo galera, quando eu precisava de apoio. Hoje eu vejo como a melhor coisa que aconteceu na minha vida, mas na época foi barra.

Botei todo meu foco no concurso. Na verdade, tomei um prejuízo financeiro razoável (na hora da separação mulher sempre acha que tem "direito" a um monte de coisa). Foda-se eu pensava, se eu passar neste concurso vou poder recuperar rapidamente. Saí da casa (que eu comprei com meu dinheiro, diga-se de passagem), aluguei um quartinho, e mantive o foco. Alguns dias eu estava pior que outros, mas eu estava determinado.

Nesse processo, decidi que não queria mais ficar com ela. Com todo sentimento que eu tinha, uma mulher que se propunha a agir da forma desonesta como estava agindo não poderia ficar comigo. Foi muito difícil, porque eu não era o cara que sou hoje. Ficar com mais de 1 mulher na mesma semana? Na mesma festa? Eu nem ia em festa (nem na adolescência). A idéia de que eu tinha opções era algo que nem passava pela minha cabeça.

8.Tempo Livre / Sono
Durma o minimo de horas necessario por dia para não prejudicar seu rendimento. Eu fiz uns testes e descobri que eram 6h30/7h. Menos que isso, no outro dia eu ficava com dor de cabeça.
Separe um tempo por semana pra relaxar. Pode ser a noite de sábado, por exemplo. Obviamente, não vá encher a cara de maneira que seu domingo seja inútil. Seu tempo é precioso, e esta pausa é apenas para você poder espairecer.

8. Dia da Prova

Durma cedo no dia anterior. Não se questione se você vai passar ou não. Isso não depende de você. Você não sabe se vai passar mal no dia, ou se vão fazer questões absurdas que você não estudou. Só uma coisa depende de você: você fez seu melhor. Você buscou os melhores materiais, teve disciplina, abriu mão. Faça a prova com isso em mente e saia com a sensação do dever cumprido, independente do resultado.

Organize seu tempo durante a prova. Isso você vai acabar melhorando se levou os simulados que eu falei no outro item a sério.

9. Conclusão

Eu tentei aqui apenas delinear meu processo, com destaque para algumas dicas que não vi em outros lugares. Eu recomendo para quem quiser entrar nessa jornada, antes de tudo consultar estas fontes:


Manual do Concurseiro do Alex Meirelles - https://sites.google.com/site/meirellesedeme/
Como Passar em Provas e Concursos - William Douglas
Forum Concurseiros - http://www.forumconcurseiros.com/forum
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#829712 Estou deixando aqui o meu feed como forma de estimular você a postar novos materiais de tão boa qualidade como esse aqui no fórum. Abraços e parabéns pela postagem. Imagem
Douglas12

Veterano - nível 9

#831048 Cara show de bola, vou roubar um protetor desses lá no quartel
po eu tenho mó gás pra estudar, mas minha mulher me pertuba e tenho uma filha que também não me deixa estudar.
faço curso mas n consigo por em prática o que aprendo porque tenho que dar atenção a elas.
vontade de separar e fazer que nem vc fez kkkk

Criador do tópico

beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#831508 @Alfrades
Passei para um destes concursos top que citei (policia federal, receita, SUSEP, Banco Central, etc). Não vou dizer exatamente qual por uma questão de proteger minha privacidade mesmo, afinal o salario destes todos é semelhante.

@xEspartano
O William Douglas é fantástico mesmo. Admiro ele por ter se dado ao trabalho de disponibilizar minuciosamente o que fez para passar.

@Douglas12
Cara organize seu tempo, de preferencia consiga outro lugar pra estudar (sugiro biblioteca). Aloque um tempo por dia (tipo de segunda a sexta de 19h as 21h, etc). Não precisa começar com muito, tente apenas cumprir isso. Depois você vai aumentando.

@ruanitu
Valeu!
Avatar pua
Gabarel

Aprendiz

#847742 Gostei da iniciativa e por acaso tenho interesse em prestar concursos públicos.
Obrigado beginner!