Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

Smilodon

Aprendiz

#1066790 Fiquei a fastado por um tempo, refletindo sobre algumas coisas aqui da comunidade. Consequentemente fiquei sem praticar boa parte dos ensinamentos daqui.
Esta dúvida tem muito a ver com respeito mas também de como lidar com imposições que muitas das vezes a sociedade aplica sobre o individuo.
O fato é: eu não bebo.
E aparentemente a sociedade tem dificuldade em aceitar qualquer coisa (ou pessoa) que não se encaixa as suas regras.
Quando saio está ficando chato ter que ficar repetindo sempre a mesma coisa, que não bebo e não gosto de beber. E até amigos não andam respeitando muito está decisão minha e ficam insistindo até ficar chato.
Outro caso é eu nao gosta de dançar e ficar na chatisse das pessoas virem e ficar pegando no meu braço tentando me fazer dançar.

CONTINUA...
Avatar pua

Criador do tópico

Smilodon

Aprendiz

#1066791 Muitos vão dizer: Parem de andar com eles, ande com outras pessoas.
Mas convenhamos, as pessoas de um modo geral tem dificuldade em aceitar tudo que é diferente. E ao meu ver não seria correto parar de andar com eles. Primeiro porque não são más pessoas e segundo porque eu simplesmente estaria fugindo do problema.
Quando vocês tem um habito que não se enquadra ao da maioria, o que vocês fazem para não parecerem ETs perante a sociedae e conhecidos? As pessoas aceitam bem suas diferenças?
E principalmente, como vocês fazem para impor seu frame e aceitarem suas diferenças?
Acho que nos ultimos meses eu dei mole, pois por parar de praticar fiquei estagnado e parei de praticar outra coisa: assertividade.
Avatar pua
The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#1066808 Legal você ter levantado essa questão para debate. Sei bem como se sente porque eu também não bebo, não fumo, só fodo hehehehe!

Como eu já passei dos 40 anos, a maioria das pessoas do meu círculo já sabem como eu sou e não ficam insistindo. Possivelmente o seu grupo é de pessoas mais jovens que estão na curtição. Leva tempo até entenderem.

Desde cedo, eu entendia que não precisava de álcool para me divertir, e das poucas vezes que fiquei bêbado, não vi graça nenhuma. Para mim, estar lúcido me proporciona captar todos os detalhes de um evento, o que eu prefiro.

Isso não impede que eu dê umas "bicadas" nos copos alheios de vez em quando só para dar uma experimentada.

Ao meu ver, uma boa parte das pessoas que bebem, fumam e fazem outras coisas, o fazem simplesmente para se sentirem aceitas no círculo social, tanto é verdade que você sentiu a pressão e veio procurar saber o que os demais pensam.

Numa reunião de família, tem que ter isso e aquilo. No feriado, todo mundo vai para o mesmo lugar. No Ano Novo tem que usar branco ou amarelo e pular 7 ondinhas. E a boiada segue! Isso sem contar as ostentações, já que temos necessidade de mostrar aos outros que estamos bem, que somos felizes, que nossa grama é mais verde e outras coisas mais.

É claro que manter-se fiel a si mesmo tem seu preço, mas nunca me senti mal por não ser convidado, por exemplo, pelos amigos da faculdade para sair para beber. Até me convidavam e eu fui algumas vezes, mas em outras recusei por achar aquilo tudo muito vazio, infrutífero.

Nada contra à maioria que bebe, fuma ou até outros que usam drogas. Eles têm o direito de fazerem o que quiserem. Mas eu, você e outros que pensam diferente. também temos.

Se não é o seu estilo, simplesmente não mude apenas para agradar os outros. Eles também não deixarão seus hábitos para tentar te agradar.

:D :ae
Avatar pua
Tribaldog - MEMBRO EXCLUSIVO
#1066825 Irmão Smilodon, por ser do esporte desde moleque, sempre fui abstêmio. Me criei dessa maneira, o importante é você saber o que quer pra si. Acredito que as pessoas perguntam mais pra entender os motivos mesmo, puxar assunto.

Mantenha-se firme na caminhada!

Abraços :yaaah
Avatar pua

Criador do tópico

Smilodon

Aprendiz

#1066829
The Potents escreveu:
Ao meu ver, uma boa parte das pessoas que bebem, fumam e fazem outras coisas, o fazem simplesmente para se sentirem aceitas no círculo social, tanto é verdade que você sentiu a pressão e veio procurar saber o que os demais pensam.


Isso é fato, já perguntei pra algumas pessoas que bebem se elas gostavam do sabor, a maoria respondeu que nem gostava do gosto da cerveja. As pessoas fazem certas ações meramente para se sentirem aceitas ao seu meio social.
Fico vendo pessoas em festas e muitas das vezes tenho a impressão que a animação delas em boates é meramente ensaida. "Estou em uma boate, as pessoas esperam atitude X minha." "Não posso ficar desanimado."
As pessoas querem fazer parte de algo. E não é errado isso, reconhecimento é uma necessidade humana.
A questão é que eu só preciso achar um equilibrio. Como eu disse fiquei muito passivo nos últimos meses. As pessoas só pegam no pé daquelas que elas julgam mais fracas e não sabem se impor. Como eu disse, as pessoas repudiam aquilo que é diferente, basta olhar as origens do bulling.
O que eu pretendo quando acontecer é conversar de boa com eles mas de forma firme de que não gosto, não quero e não vou beber.
Acho que um pouco dessa pegação no pé é porque sou desanimando e mais quieto em festas, não que seja defeito mas talvez eu possa aprender a equilibrar as coisas, afinal não custar dar um sorriso e me soltar um pouco em interações sociais.
Acontrario do Neo, não tem como eu sair da Matrix mas posso apredender suas regras e usa-las ao meu favor.
legendarios123

Veterano - nível 9

#1066852 só aceite que VOCÊ é diferente, e que vc não se importa se os outros vão achar ruim ou não
isso é o que eu faço, eu sou assim, e aproveite ser diferente, geralmente pessoas são quadradas e tudo que está fora dos padrões realmente se destaca
aproveite isso
abraços
Pepehco

Aprendiz

#1066935 isso não é imposição da sociedade

eu não faço/tenho um monte de coisas "impostas" pela sociedade e ninguém fala nem um pio

normalmente quando as pessoas chapam, elas preferem ficar perto de gente que esteja na mesma vibe, ligando o foda-se, dando risada, falando merda e agindo que nem um retardado.

o problema é que vc deve ser muito travadão e chato (não dança, não bebe, não se diverte, deve ficar julgando...)
e por isso acaba meio que sendo um estraga prazeres e seus amigos tentam fazer vc se soltar

e afinal de contas, qual o problema de ficar bebado de vez em quando?
noitcudes

Veterano - nível 3

#1067149 Esse assunto é bom. Eu tbm não sou de beber. Quando to a fim de beber, bebo sozinho. E sim, por mais que digam que não, as pessoas se moldam aos padrões da sociedade e fazem as coisas porque todo mundo faz. Mas veja bem, não é imposição. Ninguém te obriga a nada.

Então a solução sempre é fazer aquilo que você quer fazer, não o que todo mundo faz. E as pessoas que te respeitam e gostam de você de verdade vão sempre estar perto de você. Aqueles que só estão com você por causa do que vc tem ou do que vc faz vão se afastar. Então simplesmente aproveite a vida fazendo o que vc tem vontade de fazer e ponto.
PríncipeDePedra - MEMBRO EXCLUSIVO
#1067169 Cara, já usei algumas coisas e já faz alguns anos que parei por ter criado a mesma consciência q vc...

A minha teoria é que as pessoas se sentem desconfortáveis qnd usam drogas (incluindo álcool) e tem outras por perto q ñ estão usando.

Hj me adapto, bebo pouco e bem devagar