Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Shaman

Aprendiz

#8510 Comparação Social e seu Inner Game

Escrevi esse artigo depois de ouvir diversas e diversas vezes vários players falando sobre outro player e se comparando com A, B e C também é algo que costumo conversar com o pessoal no WS, comparação social e como isso pode prejudicar o inner game do player iniciante e muitas vezes do cara já mais avançado, infelizmente esta relacionado diretamente com nossa cultura que em tudo gera o sentimento de disputa e competição e nos distancia de nosso verdadeiro desafio, nós mesmos.

A comparação social é um fato inevitável em nossas vidas nos relacionamentos então nem se fala. Mesmo não querendo nos comparar com outras pessoas, acabamos, inevitavelmente, sabendo que alguém está ganhando mais mulheres do que nós, que tem um carro melhor que o nosso, que tem oportunidades especiais ou um orçamento maior. Situações sociais são lembretes constantes de como as outras pessoas – desconhecidos, conhecidos e amigos – se comparam conosco em termos de fortuna, fama e poder. Como reagimos a essas comparações sociais? Ficamos felizes com os resultados dos outros? Apreciamos sua glória quando conquistam o sucesso ou nos sentimos com raiva e ameaçados? Lembra como sua mãe ou alguém próximo te comparava com o filho da vizinha ou com o seu priminho super perfeitinho?
Quando o desempenho de outra pessoa melhora nossa auto-avaliação é ótimo mas quando isso ameaça nossa auto-imagem? quando nos comparamos com outra pessoa, consideramos a relevância da comparação para com a nossa auto-imagem. As pessoas têm crenças e valores que refletem as dimensões centrais de seu próprio eu. Algumas delas são altamente relevantes para nós; outras são irrelevantes. Tudo depende de como a pessoa se vê. O desempenho dos outros pode afetar nossa auto-avaliação, especialmente quando existe uma proximidade psicológica com ela. Quando vemos alguém próximo de nós se sair muito bem numa área com a qual nos identificamos, nossa auto-avaliação é ameaçada, podemos passar horas, dias e semanas pensando naquilo, em como você é quem deveria ter conseguido aquilo e não ele ou ela, já observaram os animais? Por exemplo quando o cachorro se envolve em uma briga por uma cadela no ciu por exemplo depois de alguns latidos e grunhidos ele se treme todo da uma sacudida e volta a seu estado natural como se não tivesse acontecido nada, nós seres humanos não ... a maioria de nós guarda e espera uma oportunidade apropriada para o revanche, perdemos energia e tempo pensando em como poderíamos prejudicar o jogo do outro player e deixamos o nosso de lado.
Tais comparações ‘para cima’ podem levar à inveja, frustração, raiva e até mesmo auto-sabotagem ou pior querer sabotar a felicidade do outro. Após escutar por exemplo que um membro de sua geração outro Player adquiriu uma performance muito melhor em um espaço de tempo menor que você de mesma idade que já conhece o PU a mais tempo, você pode por exemplo se sentir ameaçado se tem orgulho de sua expertise pessoal na área.
O fato de nosso colega ter um desempenho excelente em uma área em que nos orgulhamos de sermos muito bons joga sal nas feridas de nossa psique.
Quando outra pessoa tem um desempenho melhor que o nosso em alguma coisa irrelevante para nossa autocrítica, quanto melhor o desempenho dela e mais próxima a nossa relação, mais nos orgulhamos de seu sucesso, por exemplo, sua namorada passa no concurso em direito e começa a ganhar 1.500 reais mês trabalhando 4 horas por dia, você fica orgulhoso porque você afinal de contas é estudante de Psicologia, mas e se ela tivesse passado no concurso que você também tentou e você não passou como seria? Eu já vi relacionamento acabar por causa disso.
Porra Shaman afinal de contas, porque isso acontece? Porque fico PUTO quando um amigo meu se da bem e eu não!? Talvez ego meu amigo, talvez o fato de que passamos a porra da nossa vida querendo agradar mais os outros do que a nós mesmos, porque temos medo de nós ferir, afinal de contas levar um fora significa ser tratado como fraco como inferior e não queremos isso, queremos chocar o mundo queremos mudar o mundo alheio mas esquecemos de mudar o principal o nosso ... e ai eu me pergunto, com quem as pessoas se comparam? distinguimos três diferentes alvos de comparação social: comparação para cima, comparação para baixo e comparação com similares.

* Comparação para cima: ocorre quando as pessoas se comparam com alguém que seja melhor, tenha mais sucesso ou um status mais alto. O player iniciante se compara com o Mystery ou o Julian Fox com freqüência as pessoas fazem comparações para cima buscando inspiração e motivação, oque obviamente é interessante.

* Comparação para baixo: ocorre quando as pessoas se comparam com alguém que seja menos afortunado, capaz ou realizado, ou que tenha um status mais baixo. Por exemplo, quando o player leva fora a noite toda e se compara com seu amigo que levou fora a semana toda. A comparação para baixo freqüentemente faz com que as pessoas se sintam melhores com relação a sua situação atual, é o velho sorria poderia ser pior.

* Comparação com similares: ocorre quando as pessoas escolhem alguém de formação, habilidades e capacidades similares com quem se comparam. Por exemplo, um player observa outros quando quer avaliar suas habilidades. A comparação com similares é útil quando as pessoas desejam fazer uma avaliação precisa de suas competências.

Perfeito, mas Shaman afinal oque define o tipo de escolha, com quem se comparar? hm.. ai é mas complicado porque várias metas e motivos podem orientar a comparação social, incluindo as seguintes:

* Auto-aperfeiçoamento: As pessoas se comparam com outras que podem servir de modelos de sucesso. Um player iniciante, por exemplo, pode comparar seu nível de talento com o de um grande Guru. Uma comparação para cima pode oferecer inspiração, insight e desafio, mas também pode levar a sentimentos de desânimo e incompetência quando você perceber que não é tão parecido assim com o Guru.

* Auto-engrandecimento: O desejo de manter ou melhorar uma visão positiva de si mesmo pode levar as pessoas a segregar informações que façam bem à sua auto-imagem. Em vez de buscar a verdade, as pessoas buscam comparações que as coloquem sob um viés altamente positivo. As pessoas fazem comparações para baixo com outras menos afortunadas, menos bem-sucedidas e assim por diante, por exemplo o player fala que pegou Hb 9 quando na verdade era 6, abriu 200 set´s quando não passou de 10, o fato é que quando você mente você simplesmente perde justamente onde acha que esta ganhando, você enfraquece seu inner game porque esta se utilizando de fatos não reais para construir algo real ( me refiro ao player que acreditam na própria mentira chamando isso de delivery )

* Auto-avaliação precisa: O desejo do conhecimento verdadeiro sobre si próprio( mesmo que o resultado não seja favorável ) e é aqui senhores que mora o verdadeiro sentido do PU, ser hoje melhor que ontem, através de uma auto-avaliação precisa de si mesmo, por isso o feedback é tão importante.

Na maioria das vezes nós vemos ou muito maior do que somos ou muito menor do que valemos a opinião de alguém de fora é importante porque te ajuda a calibrar suas habilidades e servir de parâmetro, o compromisso de quem vai te dar o feedback deve ser de uma pessoa resolvida e que realmente goste de você que não vá te prejudicar por inveja e que seja de preferência confiável e entendido no assunto, as vezes um estranho é mais sincero com você por não ter um vinculo psicológico do que um ‘amigo’, é muito comum durante o jogo os players criarem disputas entre si até um certo ponto é saudável, o problema é quando vira rixa de quem é o mais Alpha e ai esta um grande detalhe, muitos players acreditam que ser Alpha é não precisar de calibração não admitir que esta errado e achar que não precisa de ninguém, isso simplesmente NÃO EXISTE, e por incrível que pareça aqui no mundo da “Auto-Avaliação Precisa” quanto mais aberto e sincero com você mesmo mais rápido você evolui e cresce como pessoa em direção ao comportamento Alpha, quanto mais você se expõe e é sincero com você e as pessoas que te cercam mais próximo e um maior progresso você terá, o importante disso tudo é, lembre-se você não esta concorrendo com seu vizinho, seu maior desafio não é seu amigo, sua mãe, a globo a Xuxa ou muito menos o capitalismo seu maior desafio é com VOCÊ mesmo, VOCÊ é seu INNER GAME esse é seu único compromisso esse é seu único inimigo e seu melhor amigo.
Perceba que seus amigos são tão necessitados quanto você e por incrível que pareça o crescimento de um é o crescimento de todos, meu grupo de sarge é coerente e congruente, meu grupo de sarge é reflexo de minha forma de interação com eles, eu os respeito e tenho como irmãos de jornada, mas no final das contas cada um responde a si mesmo.

Ótimo 2010 para todos!
Avatar pua
zera

MEMBRO PROFISSIONAL

#8519 Essa é uma grande verdade!
O caminho para dentro de si é o maior desafio!

Parabéns, Shaman!
Uma presença tão espiritual é ótima na família aqui! :)

Abraz
ZERA

Criador do tópico

Shaman

Aprendiz

#8530 ImagemTodos os direitos reservados e protegidos pela lei 9.610 de 19/02/98. Infratores terão de responder conforme lei dos direitos autorais.
Avatar pua
JC#1

MEMBRO PROFISSIONAL

#8543 Cara, não sei nem o que dizer!MUITO FODA esse artigo. Tudo que tem aí são grandes verdades.

A mensagem que deve ficar é que o nosso maior desafio é com nós mesmos!


Abração



-JC#1
Mr.kenny

PUA EXPERT

#9834 Perfeito brother ,eu vou ler esse artigo toda vez que eu acordar ... preciso dizer mais alguma coisa? boa shaman
E-Rock

Aprendiz

#14675 Caralho, fico muito foda mesmo, valeu por contribuir shaman.

Velho eu tenho uma pequena dificuldade em ser "eu mesmo", é porque eu fui criado como uma criança certinha (um pouco zoador mas certinho), mas depois eu passei por varias transições na adolescencia, virei metaleiro e tal, mas agora eu sou rockeiro, porém nem tudo se encaixa como deveria ser, eu sei que eu sou rockeiro, eu sei que isso é meu, só que eu nao estou conseguido achar Áquela congruência, aquela que aqueles caras costumam ter, sei lá, não consigo achar quem eu sou de verdade, xD.

Valeu pelo tópico,
Abraços.
franco79

Aprendiz

#79550 cara esse topico parece que foi feito pra min tudo oque eu acreditava ser real nao passa de pura mentira acho que na verdade a minha noçao de poder era ser o cara envolvido com os traficantes bom isso nem me troxe muitas vantagem a nao ser historia pra contar e um tempo oscioso pra gastar mais a troco doque? popularidade isso agora eu vejo que nao é nada por que apesar de pensar que eu to preparado pra tudo amanha ou dps eu posso levar um tiro por sensaçao de poder isso seria certo ? quero que voçes me dizem se estou certo no pensamento sobre esse topico :shii