Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#750226 Prezados Amigos,

Este é o meu Trabalho de Conclusão de Curso, o meu TCC da sedução, minha monografia sobre como construí o meu jogo nestes últimos 12 meses, quero esclarecer que não é um roteiro, não é um conselho, não é um exemplo a ser seguido, não sou o dono da verdade, apenas um homem com o sincero desejo de contribuir com a comunidade que muito me ensinou. Este é o segundo artigo do TCC, portanto, leia o artigo:

- Construindo meu JOGO, 1 - Superando a Solidão, por Riker.T.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste artigo vou tratar do segundo desafio que tive que superar em minha jornada PUA, vou dissertar sobre O DESEJO e o EGO.

Todo mundo conhece Sigmund Freud, então, vou usar sua teoria psicanalítica como base, mas serei breve, nesta parte, pois a livros e mais livros sobre o tema: (Psicólogos, priorizo a didática, contribuam com Feeds)

Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, em que a psiquê era dividida em:

ID (al. es, "ele, isso"): O ID é a fonte da energia psíquica (libido). O ID é formado pelo instintos, impulsos e DESEJOS inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer, não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição; Desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, anti-social, egoísta e dirigido ao prazer. O ID é completamente inconsciente.

EGO (al. ich, "eu"): O ego desenvolve-se a partir do ID com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera ao comportamento humano: a satisfação é retardada até o momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas. A principal função do EGO é buscar uma harmonização inicialmente entre os DESEJOS e a REALIDADE, posteriormente, entre esses e as exigências do SuperEGO.

SuperEGO (al. Überich, "super-eu"): É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego tem três objetivos: (1) inibir qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (2) forçar o EGO a se comportar de maneira moral e (3) conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras. O SuperEGO forma-se após o EGO, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Outra de suas características é o pensamento dualista (tudo ou nada; certo ou errado, sem meio-termo). O SuperEGO divide-se em dois subsistemas: o EGO ideal, que dita a sua EVOLUÇÃO, e a Consciência, que determina o MAL a ser evitado.

Vamos ilustrar p/ ficar mais claro.

Imagem


Off topic:
Adaptado da Fonte - Wikipédia

Uma perspectiva interessante sobre o INDIVÍDUO


Como meu avatar indica, sou um fã de Star Trek Next Generations, podem achar-me NERD, curto ficção cientifica bem antes de alguns aqui nascerem, isso contribuiu e influenciou muito positivamente quem sou. Esta perspectiva muito interessante, vem do episodio duplo, The Chase.

O Arqueólogo, mentor e amigo do capitão Jean-luc Picard, o Professor Richard Galen, o presenteia com um KURLAN NAISKOS completo, uma estatua de cerâmica raríssima, da civilização Kurlan, extinta a 2000 mil anos,que representa o INDIVIDUO, segundo a filosofia Kurlana, o indivíduo, tem uma comunidade de indivíduos em si, cada um com uma voz, um desejo e uma visão do mundo. Esta representação filosófica fica clara quando o NAISKOS é aberto.

Imagem Imagem


Apesar de concordar com Freud, creio que o KURLAN NAISKOS esta mais próximo da minha ideia de individuo, porque, quando entro em debate comigo, são bem mais de 3 vozes na minha cabeça, parece uma multidão, cada um com uma voz, um desejo e uma visão. Mas para não complicar as coisas, vou ater-me ao tema.

Controlando o MEU DESEJO e o O MEU EGO


Muitos dizem que "Conhecimento é poder", acredito neste ditado, mas quero que entendam este poder aplicado a VIDA e ao jogo.

Imagem


Não tenho certeza de que esta frase é realmente de Einstein, ou foi associada a ele para dar mais credibilidade. Sua interpretação é ampla, a minha, diz respeito a frase de Sócrates, "Conhece-te a ti mesmo", pois além de físico renomado, Einstein era um filosofo.

Trazendo este conceito, para o nosso tema, acredito que:

- Quanto maior o SuperEGO, mais controle você tem sobre o EGO. Isso o torna um homem controlado, inteligente, misterioso, desapegado, consciente de sí, o famoso estilo James Bond.

- Quanto menor o SuperEGO, menos controle você tem sobre o EGO.Isso o torna um homem passional, impulsivo, inconsequente, sem limites, escravo de seus desejos.

A maioria das pessoas tem um modo negativo de tratar a tríade, ID-EGO-SuperEGO, principalmente o EGO, alguns o tratam como um poderoso inimigo, meliante interno e destruidor de sonhos:

Imagem


Quando você vê desta forma, a coisa fica muito difícil de controlar, porque o ID é muito forte e astuto, ele vai fugir e o EGO, nada mais é do que um funcionário, um executor, o SuperEGO é o delegado e fica atras da sua mesa, ordenando como um tirano. O conflito é tão grande que as vozes em sua cabeça não falam, elas GRITAM, não ha harmonia nem controle duradouro, portanto, sua instabilidade é constante e de grande amplitude, variando de Euforia incontrolada a Depressão profunda.

Mas existe uma forma mais harmônica e positiva de lidar com a tríade:

Imagem

Há muitos anos atras, fiz um curso de liderança de equipes, definiram a tríade ID-EGO-SuperEGO como FILHO - PAI - AVÔ, para facilitar a didática e ampliar a assimilação do conceito, desde então, gosto da ideia de uma família feliz, é bem mais fácil de entender, também é um fator positivo e motivador para sua evolução como ser humano.

A imagem acima traduz o que faço para manter-me em harmonia e no controle da minha vida, sei que meu ID quer aventura e prazer, mas é o meu SuperEGO que está na direção, o EGO move-me a frente, assim, todos estão atuando, todos estão em ação, o tempo todo, todos eles, SOU EU.(toda a minha comunidade de indivíduos)

Sei que alguns não vão entender, vou tentar exemplificar, no ambiente PUA.

Quando vou a uma balada dos anos 80, festa, show, assim que chego ao ambiente, o SuperEGO entra em ação, avaliando o ambiente, analisando, tudo está OK, ele senta no canto e continua sua função de observar, o EGO, segura a mão do ID e lá vão eles, interagir e divertir-se, o ID vê uma HB e a define como alvo, puxa o EGO e lá vão eles, tentar satisfazer o ID. Começou a fazer besteira, endeusar, babar, mostrar-se carente. O SuperEGO, vem, dá um puxão de orelhas no ID, dá um tapa na cabeça do EGO e chama na responsa, restabelecida a normalidade, volta para o seu canto. Quando o ID e o EGO fazem tudo direito, então o ID vai brincar com os peitinhos e demais partes da HB.

Do jeito que escrevo parece fácil, mas NÃO É:

Imagem


Existem conflitos internos, meus indivíduos discutem, brigam, desentendem-se, discordam. Mas existe um LÍDER no controle, que define quem assume o comando dependendo da situação, não ha lugar para o filosofo em uma interação C&F, mas ele sempre esta próximo, caso seja necessário.

Isso não é ser Bipolar, ter personalidades múltiplas, piscótico, neurótico, sei lá como a psiquiatria chama.

É simplesmente "conhecer a si mesmo" e seu potencial, aplicar o conhecimento e habilidade da comunidade de indivíduos, chamada RIKER.T.

Para finalizar, uma dica:

Imagem


Você terá que encontrar uma forma de controlar e harmonizar suas vozes internas, terá que ser o LÍDER da sua comunidade de indivíduos para isso, sugiro que comece a ouvir as muitas vozes que possui, em silencio, em um momento de Solitude, deixe que falem, mas esteja consciente, para isso, medite.

O conhecimento que lhe dará o poder de controlar suas emoções leva tempo, portanto, não adianta ser imediatista, leia filosofia, leia muito, sobre vários temas, assimile o conhecimento aplicável a sua vida, pratique e tenha uma vida plena, com harmonia, felicidade e sucesso.

Como de praxe, digo que :

"A vida é sua, faça dela o que desejar, o que descrevo aqui, funcionou para mim, não quer dizer que vá funcionar para você, mas pode fornecer-lhe um ponto de partida. A escolha é sempre, SUA."


O próximo artigo do meu TCC, vai tratar do INNER GAME e do SOCIAL PROFF.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.

Artigos para leitura complementar:
Diferenças entre o Egocêntrico e o Jogador Caro, por Don Conejo
ZONA DE CONFORTO ou ZONA DE INFLUÊNCIA, faça sua escolha, por Riker.T
Avatar pua
Wolfmen232 - MEMBRO EXCLUSIVO
#750250 To gostando dos seus posts, fazia um tempo que não lia nenhum relato seu. Lembro da revista Mundo Estranho que trazia um exemplo também para ID-EGO-SUPEREGO.
Imagem

ID: Gollum, ele é ansioso, desesperado e muitas vezes, impulsivo. Mais do que reativo, ele é decadente.

EGO: Frodo, sempre em constante conflito entre sentir o poder e o prazer do anel, para fazer o correto e sensato.

SUPEREGO: Sam, seria aquele que tem a função de controlar e reprimir os impulsos do ID, trazendo equilíbrio ao ser e a sua razão.

Isso realmente é complicado. Meus parentes sempre me lembram de uma fase da minha vida que era religioso, que buscava a paz de espírito, que era manso e gentil. Agora eles me definem como egocêntrico, impulsivo e mulherengo (é claro, tem um certo de exagero). Não significa que deixei a paz e a gentileza, elas fazem parte de meu ser. Assim como disse B. F. Skinner, tudo que se aprende está dentro de você, nunca esquecido, mas pouco lembrado ou reforçado. Enfim, ainda sou eu! Aquele cara que gosta de Deus, que quer sexo, que acredita no correto, que adora sexo. Mas eles se deixam esquecer que eu nunca vou ser o mesmo. Temos fases e experiências, cada uma delas nos moldam e fazem coisas diferentes. Um exemplo é aquela estátua da civilização que você mostrou do Star Trek. Imagina que cada viagem, experiência marcante seja um frasco/boneco daqueles. E sempre vai adicionando mais, nunca tirando e isso é a personalidade de cada ser - para mim.

Pensando nisso, também acho que muitas pessoas no dia-a-dia não sabem reconciliar ID e SuperEgo. É bem isso pq entrei na comunidade, estava vivendo muito o futuro, ter uma boa casa, família, emprego. Mas ainda sim sem nenhum prazer, o momento não importava. Não queria mais saber de auto-estima, diversão ou desafios... Apenas como se o futuro fosse a única solução. Acho que uma coisa a ser debatida é que há épocas e momentos, mas principalmente pessoas que escolhem qual elas dão mais atenção. E tudo vai depender delas. Não acho que o EGO é a solução, mas o equilíbrio de todas as características para serem usadas quando bem quiser e achar necessário. Foi como você citou do exemplo PUA. O EGO motiva, SuperEgo seduz e o ID aproveita os resultados - todos eles fazem parte de você, é só saber usar. Bom trabalho, quero ver mais sobre seu TCC da Sedução.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#751018 Prezado Wolfmen232,

Obrigado pelo feed, achei bem interessante a representação da tríade através dos personagens do Senhor dos Anéis, não há conhecia, mas não concordo com o Gollum representando o ID, creio que o UM ANEL, seja mais adequado a esta função, pois o ID é inconsciente e corrompe o portador, ou seja, Gollum é um mero resultado do poder do DESEJO sem controle, sua unica vontade é pegar o "Precioso" de volta, ou seja, recuperar o DESEJO, já que nada mais interessa.

Wolfmen232 escreveu:Imagina que cada viagem, experiência marcante seja um frasco/boneco daqueles. E sempre vai adicionando mais, nunca tirando e isso é a personalidade de cada ser - para mim.


Concordo contigo, creio que SuperEGO é assim, fortalece a cada novo aprendizado, acumulando experiencia de vida e transformando conhecimento em sabedoria. Estes somos nós, mesmos com muitas vozes, ainda somos UNO.

Grande abraço e sucesso e sucesso, na vida e no jogo.
Killer

Veterano - nível 7

#758404 Creio que estar no controle de si mesmo é o primeiro passo para a liderança.Quem não aprende a controlar ao seu todo,seus varios "eus" será para sempre um escravo.
Avatar pua
RibeiroGH

Veterano - nível 1

#815833 Pode-se dizer que o id é a vontade de comer, o ego é o criador de oportunidades, e o super ego é oq qualifica a comida como boa ou ruim para mim.

Temos que ser muito ponderados com relação a isto, as vezes no serviço, vem aquela vontade louca de tomar um decisão precipitada (ID), então o ego entra em ação e fala que aquilo realmente deve ser feito, ou não, e só então vem o super ego e define a melhor forma para se tomar tal atitude, ou outra solução plausível.

Poxa oq conteudo aqui compartilhado deveria ter uma melhor exibição, tais conhecimentos podem influenciar a vida de uma pessoa de formas muito positivas.
Avatar pua
FelizNatal - MEMBRO EXCLUSIVO
#891194 Gostei do tópico,
Seguir seus topicos tem sido ate agora de grande aprendizado
Me levou a reflexoes importantes para meu crescimento.
Estava virando um robo social,uma máquina!
Star*

Veterano - nível 9

#915688 Fala Riker, gostei do topico e vou dar o meu pareecer kkk

pelo q eu entendi o ID seria o impulso, o EGO a razão ? e o Superego valores pré estabelicidos

vou dar um exemplo :

avistei um HB 10 e estou com vontade de conhece-la i (ID - impulso), porem como eu estou pré condicionado a acreditar que eu preciso ser bonito e rico pra ficar com ela ( superego), eu sou controlado pela minha razão q o melhor é ir tomar uma cerveja do q ir falar com ela pois pode ser perigoso (EGO) .. foi assim q eu entendi kkk espero q esteja certo .

ABRAÇOS RIKER
#luciano#

Aprendiz

#920672 Riker.T, Quando vc tirar seu ano sabático, escreva um livro fodão(com tudo isso). Essa interpretação nunca passou pela minha cabeça, e nunca vi em muitos livros do tipo. Poderia existir um livro aprofundando isto, na visão pua. O que acha?