Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Guih Rock

Veterano - nível 10

#11058 Cada pequena crença que você tem, por mais insignificante que pareça, afeta a sua vida.(hypnótica)

Exercício pnl do hypnótica

1-Escolha uma crença que você acredita que seja limitante.
2-Imagine como essa crença atrapalha a sua vida, como ela bloqueia suas ações
3-Imagine você carregando essa limitação por 6 meses.Quantas coisas você deixou de fazer por causa dela?
4-Imagine você carregando essa crença por 1 ano.Como se sente?como acha que estaria sua imagem num espelho?Alegre ou triste?
5-Imagine agora daqui a 5 anos, como se sente carregando esse fardo?sabendo que deixou tanta coisa de lado por uma crença limitante, aparentemente insignificante..
6-Imagine agora daqui a 20 anos carregando a crença limitante, o que você sente? você chegou ao lugar que desejava estar há 20 anos atrás? o que vê ao se olhar no espelho?

Esse exercício é para mostrar-nos o quanto nossas crenças afetam as decisões que tomamos, e afetam diretamente em nossa vida.Cada decisão que tomamos é baseada em nossa crença, se a crença é que não conseguimos conversar com uma mulher então a decisão será de não conversar com uma.É como um aluno que tem a convicção que não conseguirá aprender matemática, a decisão dele será de não levar a matéria a sério, mesmo que ele ache que está se esforçando o subconsciente acredita que ele não pode aprender.

Achei um texto na net que ajuda a tratar o problema, caso prefira há tambem o dvd do hypnótica aqui no forum, porém esta incompleto.

Abçs

Crenças
Por Antonio Azevedo

Pense em suas Crenças como a mobília de sua casa mental. Podem ser individualmente valiosas e até úteis em certos momentos; mas ás vezes atravancam o caminho e se tornam de difícil manuseio. E podem ficar antiquadas. E, as vezes, podemos gostar de certas Crenças, mas elas não "combinam" com o resto da decoração de nossa casa mental.

Pense em Crenças como Paradigmas (pressuposições úteis para realizar tarefas, mas que não podemos ter certeza absoluta se são Verdadeiras ou Falsas).

Se é assim, liste para você algumas Crenças que podem ser muito eficazes:
* o meu corpo é naturalmente saudável.
* o meu estado básico é flexível de acordo com as situações de vida.
* eu aprendo com cada experiência.
* não existem erros, existem explorações de caminhos de vida.
* corpo e mente são um único sistema.
* a minha criatividade se expressa nas minhas ações, emoções, pensamentos e intuições.
* sintomas de doenças são alertas para a busca do reequilibro.

Como mudar Paradigmas

1. Identifique as suas Crenças (Paradigmas) e pergunte-se: o que esta crença está fazendo por mim? O que faz pela minha saúde? Pelo meu sucesso no futuro? Pelos meus objetivos? Pelos meus relacionamentos? Ela me ajuda (Crença Poderosa) ou me limita (Crença Limitante)? Que benefícios ocultos (secundários) ela me traz de bom, mesmo que me limite em alguma coisa?

2. Reconheça que não é tão fácil apenas abandonar uma crença. É necessário colocar uma alternativa no lugar, para manter o equilíbrio em seu universo mental. Pergunte-se: em que eu gostaria de acreditar? Como minha saúde melhoraria com esta nova Crença? E meu sucesso? Meus objetivos? Meus relacionamentos? Conseguiria obter, com esta nova Crença, os mesmos benefícios secundários que a Crença antiga me trazia?

3. Verifique a congruência desta nova Crença. Pergunte-se: há algo em mim que possa resistir ou tentar me impedir que eu mude para este novo paradigma? Há algo em mim que já se encaixa e favoreça este novo paradigma?

4. Analise as submodalidades sensoriais de algo em que acredita tranqüilamente que possa ser ou acontecer (por exemplo, que o Sol é uma estrela no céu ou que as sementes, plantadas com água e terra, possam germinar). Observe como você pensa a respeito disso e como representa seus pensamentos internamente.

5. Analise as submodalidades sensoriais de algo que você duvida que possa ser ou acontecer (por exemplo, que os elefantes não existam ou que uma mesa possa se transformar em uma formiga). Repita o exame e identifique as diferenças na representação sensorial de um pensamento acompanhado de um sentimento de Certeza para um pensamento acompanhado de um sentimento de Dúvida.

6.Observe uma determinada Crença (paradigma) inadequado que ainda possua (tais como ter propensão para resfriados ou ser uma pessoa hipersensível). Analise as submodalidades sensoriais deste tipo de pensamento e verifique se aproximam mais dos que suscitam sentimentos de Certeza ou dos que suscitam sentimentos de Dúvida.

7. Com cuidado, experimente pequenas mudanças de submodalidades. Identifique a alteração de uma determinada submodalidade que altere o sentimento subjacente. Exercite várias vezes em seu universo mental, com sua magia interna (i + maginação), e exercite algumas vezes no universo material, sem se preocupar de início com o perfeito sucesso das experiências, até que seja natural para você.
Rusty Ryan

Veterano - nível 4

#11149 Então ai vai meu feed:
Gostei da intenção cara, mas achei os exercícios do final meio complicados para se fazer sozinho, é melhor procurar um psicólogo que te ajude nesta situação.
Tudo bem vou dar umas dicas minhas:
Primeiro, você tem que encarar tudo isto de uma maneira relax, rindo, vendo como todas estas crenças são idiotas. Segundo lembre-se de uma coisa: TODOS NÓS SOMOS INSEGUROS E TODOS NÓS TEMOS PROBLEMAS, a diferença é como encaramos tudo isso: levando tudo a sério, ou levando tudo de uma maneira relax, rindo dos seus erros cometidos, vendo que eles são necessários para seu sucesso.
Agora veja tudo de forma diferente e positiva, pense que é o maior amante do mundo, o cara que traz amor e felicidade para as pessoas. Se algumas portas se fecharem para você não se preocupe pois você não perdeu nada, continua sendo o cara de antes, mas elas deixaram de te conhecer, então ao invés de raiva tenha pena delas :) . Pronto, você substituiu a crença de:"Eu não sou bom o bastante pra elas" para "elas deixaram de conhecer o maior amante do mundo" Haha, sim sim, você é um verdadeiro Don Juan de Marco :pisca
Haha gostei do que escrevi^^

Abraços

Criador do tópico

Guih Rock

Veterano - nível 10

#11155 eu saquei, isso que eu postei eu tambem acho que ficou um pouco complicado, só que eu troco idéias com uns caras que fazem psicologia aqui na facul ae eu nem me toquei na hora xD
esse negócio de encarar tudo com bom humor eu sei que é muito bom msm e pode até funcionar, mas algummas vezes já me bateu um bloqueio completo, tipo de não conseguir fazer nada, mesmo com todo o pensamento positivo isso só se internaliza depois de um tempo dando a cara a tapa ou com algum tipo de ajuda psicológica.

vlw pelo feed e abçs
viktor

Aprendiz

#11164 Saquei esta coisa da hipnotica...você tem que se soltar das coisas inferiores e viver só com as que voc~e perceber que são superiores ...isso faz toda a diferença na vida de um cidadão...Mas do mesmo jeito que crenças fazem mal para a rotina de uma pessoa , os vícios tambem fazem isto.Então, se você for seguir este tópico mas for viciao em drogas alucinogenas, não vai ter o menor efeito.DIGA NÂO AS DROGAS.... :yaaah :yaaah :yaaah