Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Heine7kl
#1057416 Opa eai Brother's
(um salve ao grupo Gambit room's)


Estou no 3º semestre na faculdade de ciências contábeis, e tenho observado e estudado algumas coisas que quero compartilhar com vocês:
A quantidade de alunos que desistem do curso (seja qual for), logo nos primeiro semestres é enorme, alguns desistem por falta de grana, desempregados e etc. mas esses são bem poucos, na minha sala mesmo dos 23 que desistiram apenas 2 foi por conta disso.

Observando o padrão desses desistentes, são pessoas que tinham interesse na matéria mas não possuíam determinação, desanimaram muito rápido, apesar de dizer que queriam termina o curso, logo após o 1º e 2º semestre desistiram. ( e alguns iniciaram outro curso na mesma universidade)
O padrão que anotei se segue da seguinte forma: (vou chamar de o "Padrão do desistente")
- Só estuda a matéria em sala de aula, não procura estuda em casa

- Bota defeito em todos os professores, e fica buscando desculpas para dizer que não entendeu a matéria

- Se escora nos mais nerd's da sala, pra ficar obtendo resposta

- Não procura entender as historias por trás da matéria (quando surgiu, como e por que ? )

- Considera a sala de aula um lugar de extremo tédio, fica mais tempo no celular do que prestando atenção.

O padrão é meio obvio mas foi interessante analisar, anotei isso no 1º semestre e no 2º apostei em alguns alunos que desistiriam. (ganhei uns litrão com isso)
Porém, uma duvida surgiu, e se mesmo o aluno com toda essas características termina o curso, o que acontece ?
Com essa duvida, fui atrás de entrevistar amigos e conhecidos que são formados em curso superior, separei da seguinte forma "Os mal sucedido" e os "Bem sucedido"
Os mal sucedido:
São aqueles que são formados em curso superior, porém trabalha com algo nada haver com o que estudou ou ganham pouco.
Bati um papo com uma engenheira civil, um amigo formado em Adm e mais 3 formados em contábeis e direito
Nenhum deles trabalha na área que estudou e o que mais ganhava bem, me disse que seu salário era de 2.530,00 (pqp você estuda 5 anos pra ganhar isso, que merda)
Todos eles disseram que ganham mal devido a crise no brasil, , o mercado não tem mais oportunidades e etc.
Porém quando eu perguntei se tinham o padrão do desistente (não de forma direta, mas batendo o papo fui obtendo informações que se enquadravam nisso)
Adivinha ? - sim, eles tinham !
Perguntei a engenheira se ela sabia me dizer pelo menos 1 engenheiro foda no brasil, ela não soube, fiz perguntas similares aos outros e todos me enrolaram.
Os bem sucedidos
Trabalho em um escritório de contabilidade, e entrevistei meu patrão, alguns empresários formados que tive a oportunidade de bater um papo, e alguns professores da facul
Vou dizer as coisas que eles tinham em comum:
- Leram muitos livros correspondente sua matéria,
- Estudavam constantemente
E o mais importante, possuem uma curiosidade absurda com qualquer coisa que envolva a matéria que estudou, citando apenas um pra não ficar muito extenso:
Meu patrão me contou varias historias de quando era estudante e me falou sobre a escola que o Silvio Santos se formou em contábeis. (Fiquei surpreso, não sabia que o Silvio era formado nisso, foi um choque em perceber que eu estava seguindo a matéria de forma robotica, apenas estudando o que o prof passa em sala de aula.)

Para você estudante:

Com isso concluir que diploma é só um papel, um papel difícil de alcançar mas que a maior diferença é você que faz ainda enquanto está se formando, no seu empenho, na sua determinação, na sua curiosidade, não adianta de nada ser formado se mantiver o padrão do desistente (não gostei desse nome, mas não pensei em algo melhor )


Para você que pretende ingressar na facul:
Fica a dica
Sabe quando gostamos de uma banda, e não nos contentamos em ter conhecimento somente das musicas, mas sim de toda a historia por traz dela, quem compôs, nome dos integrantes da banda, quando surgiu, quando nasceram, em que cidade e etc
possui uma curiosidade absurda e vai atrás de sabe de todas as informações possíveis por trás dessa banda ? (mesmo que seja informações inúteis)

Bom assim deve ser com o curso que escolher, deve possuir uma curiosidade, deve ser algo que você procura entender constantemente, não comece um curso apenas por pressão social (família e amigos) ou simplesmente acabo de terminar o ensino médio e já quer meter o louco, procure se amadurecer, e quando entrar, que seja pra ir até o fim, com o máximo de empenho e sem nenhuma característica do desistente.


Não mais é isso.

Take a care good players :ae
Avatar pua
Astatonn
#1057421 Ola,

Isso vai muito da maturidade da pessoa, quando comecei minha primeira facul, era só OBA OBA. Hoje em dia, dou um valor totalmente diferente para um curso superior.
bom tpc

abraços.
Avatar pua
Mr. Fisher
#1058454 Parabéns pelo tópico e pelo trabalho que você fez para construí-lo. É muito bom ver que há Ases que ainda fazem pesquisa de campo e algum tipo de trabalho estatístico para tentar desvendar os mistérios da mente humana.
Danjp
#1058963 Me sinto mais seguro, e confiante, já que estou ssempre melhorando meus hábitos de estudo. Obg pelo tópico!!!
Avatar pua
Álvaro Ornellas
#1058970 Massa cara, eu li uma vez na revista exame e no site da uol que 28% dos estudantes que entram em universidades são analfabetos funcionais. Infelizmente o Brasil é um país que vai demorar muito pra evoluir nesse setor. Quando fazia faculdade eu tinha um monte de colega nesse estilo desistente, como eu era CDF eles gostavam de se encostar em mim para ficar copiando minhas atividades e trabalhos...
Heine7kl
#1058995 Obrigado a todos que responderam, sempre bom ler o feedback de vocês :ae
Avatar pua
CristianoGabrielPUA
#1059001 Curso eng. elétrica brother e esse padrão desistente que você mencionou parece até um vírus.
Seu post foi um belo tapa na cara, o próximo que vim reclamar de professor comigo vou fazer de suas as minhas palavras.
Valeu pelo post!
vitor+
#1059002 Otimo topico, ultimamente venho melhorando meus habitos escolares tbm e tenho separadado pelo menos uma hora por dia para estudar as materias e sobre a faculdade a meta que tenho e tirar 3 horas todos os dias, para além de estudar sobre as materias fazer pesquisas e afins sobre o ramo em que estou cursando !!
Avatar pua
lucasTUFT
#1059056 Belo Topico! Infelizmente hoje é muito comum esses Padrão do desistente no meu curso mesmo alguns já desistiram ficou so a galera que curte area
. :confuso
busso
#1059057 Depende, ser bons nos estudos é uma coisa boa, mas nao é garantia que vc vá se dar bem na profissão só por causa disso. Tem profissões que as artimanhas sociais, contam tanto quanto....Por exemplo: se vc começar a trabalhar numa grande empresa, se vc não se adequar a cultura do pessoal...já te queimam...essa politicagem não ensinam na faculdade....o cara tem que ser "malandro social" no bom sentido pra se dar bem tbem....as vezes o cara não é tão bom profissional..mas se da bem com tudo mundo, e tem mtos contatos...as coisas fluiem mais facil pra ele....não to falando de puxasaquismo...que é outra coisa....