Avatar pua

Criador do tópico

Randy

Aprendiz

#585847 Achei o artigo abaixo interessante e extremamente pertinente em nossos tempos atuais



Depressão Masculina: Uma cilada quase invisível


Profissionais de saúde estimam que quase 10 milhões de homens no Brasil sofrem de depressão. A maioria deles é capaz de admitir que a vida “está sem graça”, mas só uma minoria ousa reconhecer que há algo errado com suas emoções. Isso seria visto como sinal de fraqueza, “coisa de mulher”.

Historicamente, ainda que de forma equivocada, o homem se vê como o grande caçador, guerreiro, que nunca pode distrair-se ou fragilizar-se.Mas, em termos mundiais, os homens tentam o suicídio 4 vezes mais que as mulheres – e com maior possibilidade de sucesso.

Durante muitas décadas, talvez séculos, a sociedade tem visto os sintomas da depressão como ”femininizados” e então temos sido induzidos a pensar que a depressão é “um problema de mulher”. Não estamos dispostos a aceitá-la nos homens, a menos que vejamos claramente neles a mesma série de sintomas. O problema é que os sinais da depressão normalmente observados na mulher são menos comuns nos homens. Os percebemos nas mulheres principalmente quando exploramos os seus sentimentos. Nos homens, é prestando atenção à sua conduta. Resumindo: as mulheres sentem a sua depressão; os homens atuam com ela . Quando as mulheres sentem-se tristes, buscam contato com amigas ou procuram algo alternativo; enquanto os homens libertam a sua depressão através da frustração, isolamento e da ira. Tornam-se irritáveis, enfiando-se na sua “concha” e dando aos seus próximos “o silêncio como resposta”. É este disfarce que caracteriza a depressão masculina.

As estatísticas mostram que, para cada 2 mulheres, há 1 homem com depressão.

O que os difere não é a vulnerabilidade à depressão, mas a capacidade de admití-la. Enquanto as mulheres vão ao médico nos primeiros sintomas da doença, os homens só procuram tratamento quando a depressão já está em estágio avançado; o que configura um comportamento de alto risco: a depressão amplia para mais que o dobro de chances do homem desenvolver doenças cardíacas, câncer, diabetes e outras doenças, além de provocar um envelhecimento masculino mais acelerado e deficiência de testosterona.

Ser despedido do trabalho pode ser tão devastador como a morte de um pai. É a personalidade histórica do homem: o grande caçador e provedor, que nunca pode se deixar abater.
Na depressão, boa parte dos homens recorre ao álcool para camuflar a tristeza e seu uso constante só faz agravar os sintomas problemáticos. Outros recorrem ao fumo, às drogas, ao sexo compulsivo.

As esposas, mães e filhas de homens deprimidos necessitam de toda a ajuda que possam receber para superar essa dificuldade, pois é muito difícil este convívio. Eles também frustram e perturbam aqueles que mais os amam. É como se sentissem necessidade de culpar alguém pela sua depressão, e aqueles que mais os amam são os alvos mais fáceis.

O que de melhor elas podem fazer pelo ente deprimido é, sem dúvida, comunicar amor e aceitação com todas as forças que possam, porque ele não escolheu estar deprimido. As mulheres necessitam compreender que a má conduta do homem tem como causa da sua depressão e não ele próprio.
É importante que os homens saibam que a depressão não é um sinal de fraqueza, mas sim um problema de humanos, para o qual há atendimento e tratamento.
Ignorá-la ou não aceitá-la é, certamente, a pior alternativa.



Fonte: http://acessototalrevista.org/2011/depr ... invisivel/

Então amigos? O que vocês acham?

Abraços

ANÚNCIOS

Avatar pua
Instint0

MEMBRO PROFISSIONAL

#586292 Muitos homens se tornam depressivos quando veêm que a vida passou e ele ficou estagnado.

Ou quando não tem um objetivo, algo pelo qual realmente valha lutar e viver em prol daquilo.

As mulhres são seres emocionais, conseguem identificar quando suas emoções estão desreguladas.Já os homens não.

Há varias peçaas de teatro que contam historias antigas de reis ou homens comuns que se entregam a "Amargura" e se matam.
Avatar pua
Ryan Max

MEMBRO PROFISSIONAL

#586299 esse assunto é muito bom , pois vários homens sofren disso,
a depressão pode até levar a pessoa a morte se não for
tratada , isso é muito sério.
Avatar pua
CRISS

Veterano - nível 6

#586373 ja tive meus momentos depressivos as vezes acabo caindo nessa cilada, geralmente vem a noite quando to deitado e faço uma analise de minha vida e vejo que tem tanta coisa que queria melhorar, ae vem aquela deprê, pensando o que to fazendo de errado com a minha preciosa vida.
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#586375
Instint0 escreveu:Muitos homens se tornam depressivos quando veêm que a vida passou e ele ficou estagnado.

Ou quando não tem um objetivo, algo pelo qual realmente valha lutar e viver em prol daquilo.

As mulhres são seres emocionais, conseguem identificar quando suas emoções estão desreguladas.Já os homens não.

Há varias peçaas de teatro que contam historias antigas de reis ou homens comuns que se entregam a "Amargura" e se matam.


Ryan Max escreveu:esse assunto é muito bom , pois vários homens sofren disso,
a depressão pode até levar a pessoa a morte se não for
tratada , isso é muito sério.


Juntei as duas opiniões por serem bem objetivas e bem pertinentes ao tema. Amigos, depressão é coisa séria. A cada dia aumenta o número de casos da doença e, o artigo postado pelo Randy é de grande valor, pois, ele funciona como um alerta, um elemento preventivo e chamador de atenção para que nós homens não caiamos na lista de pessoas com essa doença e, se por acaso a pessoa venha a ter, ela saiba identificar o problema e buscar a ajuda e o tratamento necessários.
Parabéns Randy pelo artigo, parabéns ao Ryan Max e ao Instint0 pelas opiniões. A todos nós que fazemos parte desta grande família PUA uma ótima saúde para todos e excelentes sarges. Abraços!!! :ae
Avatar pua
Uesdra

Aprendiz

#602303 Sofro desse problema a anos.
Quando se tem isso você pode sentir dificuldades em fazer até as coisas que mais gosta.
Começou com uma insônia causada por ansiedade.
Evoluiu para momentos de desmotivação até
semanas com cansaço na mente e no corpo e intervalos de dias normais.
Meus pais achavam que eu era preguiçoso ou mentiroso ao reclamar de insônia com 16 anos de idade por isso nunca tiveram a idéia de me levarem ao médico.
Aprendi a lhe dar com tudo isso, pratico natação, faço orações e meditação, leio, vejo documentários. Faço tratamento com terapia e medicação.
Sempre fiz a maioria de minhas obrigações, mas quando se está nesse estado depressivo as coisas são mais difíceis.
Abraços e saúde a todos.