O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#481842 O sonho de muitos aqui no fórum é ter um carro. Não só o carro é absurdamente caro aqui no nosso país, outro problema é que ter um carro significa também muitas despesas mensais e anuais que frequentemente não são levadas em consideração pelo comprador.
Saiu um cálculo feito pela Fundação Getulio Vargas na Folha:

http://classificados.folha.com.br/veiculos/1022735-manter-automovel-de-r-25-mil-custa-cerca-de-r-1200-por-mes.shtml

Exagero ou não no cálculo, é um custo no orçamento que surpreende muitos proprietários que além de ter que pagar a prestação mensal da dívida tem que pagar também a manutenção do carro.
teddy - MEMBRO EXCLUSIVO
#481864 Besteira!!! Custo de oportunidade e depreciação são figuras exclusivamente econômica e contábil, respectivamente, sendo que isso não exige desembolso financeiro... e vc não pode estimar direito as multas (acho q esse ano não levei nenhuma)

De qq jeito, meu trabalho reembolsa meu estacionamento a trabalho (q dá mto mais q R$80 por mês) e uma kilometragem, então gasto bem menos q isso

E ter carro ajuda com o transporte das hb qdo vc estiver levando de um KC para um FC
LE TIGRE

#481885 Um carro não pode representar mais de 10% do seu patrimônio.
Então se você quer comprar um carro de 10mil reais você precisa ter 100 mil reais de patrimônio. Seja patrimônios como casa, terrenos ou dinheiro em conta.


Isso é regra. Um bem degradável NUNCA pode consumir mais de 10% do seu patrimônio.

Tenho amigos que tem um puta carrão mas se estrangula para pagar as contas.
Avatar pua
rockstiff

PUA EXPERT

#481954 Se fosse 12 mil por mês, eu compraria carro zero de 2 em 2 anos e alugava e ganharia uma grana. Mas isso não acontece, meu pai tem uma parati 1.0 16v g3 2001 e de janeiro de 2010 até agora ele só gastou uns 2 mil com manutençao e uns 100 reais por mês com combustível (econômico). Seria menos de 5 mil em 2 anos, tirando o seguro obrigatório e IPVA, e considerando que ele não paga seguro, nem ganhou multa, e nem faz manutenção preventiva (o que eu acho um erro).
terry_21

Aprendiz

#482780 Carro ajuda sim, mais tem que tomar cuidado, eu tive que vender porque quando trabalhava a noite recebia 40% á mais do meu salário, mudei de horário porque tava acabando com minha saúde ai tive que vender pq agrana não dava, tem que pensar bem!
Avatar pua
eduluiz199 - MEMBRO EXCLUSIVO
#485423 Carro é PASSIVO
Gasta dinheiro com manutenção, com lavagem, com gasolina, com enceramento e por ai vai
Só irei ter algum veiculo quando for independentemente financeiro ou ter uma bela parcela de ativos
Enquanto isso eu vou quebrando galho com o que tiver =)
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#485808
eduluiz199 escreveu:Carro é PASSIVO
Gasta dinheiro com manutenção, com lavagem, com gasolina, com enceramento e por ai vai
Só irei ter algum veiculo quando for independentemente financeiro ou ter uma bela parcela de ativos
Enquanto isso eu vou quebrando galho com o que tiver =)



Falou bem, carro é um passivo para a maioria das pessoas físicas, só gera despesas. Como essas despesas vêm aos poucos, muitas pessoas nem percebem o quanto estão gastando no total. Sem contar os nossos políticos, que enxergam os motoristas como fonte de renda, através de taxas, multas abusivas e inspeções veiculares... Tudo bem quando a pessoa pode pagar sem problemas, mas vejo muita gente querendo ter carro sem ter a grana para manter, e depois fica reclamando da vida, que vive sem dinheiro, que o final do mês tá apertado... :rolf
Mais uma coisa, tem gente que usa carro até para ir na padaria da esquina e depois reclama que tá gordo! :rolf
Avatar pua
Mago Presto

Aprendiz

#488626 Com certeza. Carro gasta muito.
Mas como já foi dito, carro facilita muito no transporte das HBS.
Existem até algumas que dizem claramente que só ficam com quem tem carro, e não arredam o pé de jeito nenhum.