Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Rickynho

Aprendiz

#3054 Como mudar sua timidez - David DeAngelo
Parte 1
Eu nasci com isto? Natureza vs. Criação.
Enquanto é possível que timidez seja (parcialmente) causada por fatores genéticos, acredito que
comportamento adquirido (a criação/educação) é muito mais poderosa. Existem tantos casos de
crianças felizes, saudáveis, vibrantes e extrovertidas que tem suas personalidades destruídas por
pais abusivos ou outras situações traumáticas. E, acredite ou não, o contrário também é verdade.
Pessoas quietas, tímidas, introvertidas podem se tornar mais sociáveis da mesma forma. Pessoas
catatônicas e autistas podem ser trazidas de volta à vida, pessoas com "deficiências de aprendizado"
podem se tornar alfabetizadas. Tudo que é preciso são as ferramentas necessárias.
Este é meu "verdadeiro Eu"?
A verdade é que virtualmente qualquer aspecto de sua personalidade pode ser mudado. Se não
parece ser verdade para você, é porque os métodos que você tem empregado não são poderosos o
suficiente. Pense em suas próprias experiências por um momento. Você já acreditou tanto em algo
quando de repente alguém te provou que você estava errado? O que aconteceu com você então?
Você mudou - instantaneamente. Um estupro ou um acidente de carro podem mudar sua
personalidade - e não de uma forma longa e demorada, mas imediatamente e com muita força.
Realmente, sua mente é muito flexível, e vou provar a você. É que nós também temos a tendência
de fazer coisas seguindo padrões, desta forma não aproveitamos nossa capacidade de mudança.
Acho que a crença em seu "verdadeiro Eu" é perigosa porque é muito limitante. Olhamos para os
nossos aspectos negativos e fizemos, "Isto é o jeito que eu sou. Estou sendo verdadeiro comigo ao
me comportar desta forma". Estamos nos negando crescimento e progresso com esta atitude
derrotista. Nossas personalidades NÃO são como uma gangorra; melhorar uma coisa não piora
outras. Estou otimista que as estratégias das quais vou falar funcionarão, mas não se você for cético
e não as fizer de coração.
Como nossa mente funciona
O primeiro passo para mudar a nós mesmos é entender porque você está fazendo o que você faz
hoje. Vou dar-lhe um modelo de seu cérebro que eu construí a partir de diversas fontes, e vou
utilizá-lo mais tarde para fazer as mudanças.
* Nossas mentes estão constantemente absorvendo todo tipo de informação a partir de nossos
sentidos e os armazenando, até as coisas sem importância. Quando as idéias são repetidas
frequentemente e consistentemente, nós formamos Crenças, ou Generalizações, e essas crenças
afetam a forma como nós percebemos nossa realidade e a forma como nos comportamos. As
entradas que suportam uma crença são chamadas de "experiência de referência". Por exemplo,
durante a Guerra Fria, russos eram sempre vistos como "mestres do mal" ou algo assim, desta forma
as crianças cresceram sem duvidar que todos os russos eram dessa forma, a menos que se provasse
o contrário. Se você crescesse em uma vizinhança racista, você iria acreditar que negros (ou
brancos!) são inferiores e tudo isso, e acreditaria nisto sem questionar. E pior, uma vez que uma
crença é criada em sua cabeça, seu cérebro pode descartar ou desacreditar em referências que dizem
o contrário. A única forma de mudar essas crenças uma vez que estão enraizadas é usar referências
poderosas que não podem ser desacreditadas ou ignoradas (como um acidente de carro ou um
estupro) ou usar referências consistentemente e com repetição suficiente, da mesma forma que a
crença original foi formada. É por isso que apenas falar sobre as coisas e ouvir conselhos raramente
funciona.
De toda a informação que você recebe, seu cérebro presta uma atenção particular para experiências
que causem uma resposta emocional. O que acontece é que o cérebro constrói uma associação
física, ou "link", enterte o estímulo e a resposta a este estímulo, de forma que no futuro, o mesmo
estímulo ou similar produza a mesma resposta. Quanto mais forte a emoção, mais forte o link.
Também, futuras experiências reforçam o link ou até o tornam mais forte.
Este efeito é chamado "condicionamento" ou "ancoramento". O exemplo clássico disto é o famoso
experimento de Pavlov. Pavlov notou que seu cachorro salivava sempre que era alimentado. Ele
começou a soar um sino sempre que fosse alimentar o cachorro, e uma hora notou que o sino fazia o
cachorro salivar mesmo quando o cachorro não era alimentado. O sino se tornou uma âncora para a
antecipação de comida. Âncoras podem ser mudadas ou removidas mudando a resposta emocional
linkada à âncora.
Seu cérebro vai motivá-lo a procurar por experiências que dão prazer, e evitar experiências que
causem sofrimento, entretanto ele vai mais evitar sofrimento que procurar prazer. É por isso que
hábitos ruins são difíceis de parar. E às vezes, mesmo que um objetivo de longo prazo possa lhe
trazer prazer, se existe sofrimento suficiente no curto prazo, sua mente vai te sabotar.
Seu cérebro está sempre o motivando a fazer o que ele acredita ser o melhor para você baseado nas
suas crenças e âncoras atuais, mesmo que isto contradiza com seus objetivos. Esta sabotagem é
chamada de "ganho secundário". Por exemplo, uma mulher feliz com o casamento foi a um
hipnotista para ajudá-la a perder peso. Descobriram então que ela tinha medo de perder peso porque
ela se tornaria atraente para outros homens, e ela temia caso isto ocorresse ela acabaria tendo um
caso, o que arruinaria seu casamento. Assim que ela se tornou confortável com sua sexualidade e
confiante o suficiente para lidar com homens, seu peso diminuiu sem esforço.
Fatos e informações são o domínio de nossa mente consciente. Nosso subconsciente trabalha com
imagens, símbolos e metáforas, e não conhece nenhuma realidade objetiva.
Agora, seguindo este modelo, é fácil ver o que causa a nossa timidez. Nós fazemos generalizações
perigosas sobre nós mesmos e sobre outras pessoas, como "eu não sou atraente", "mulheres/homens
não gostam de mim", "eu não sou interessante", "eu nunca sei o que dizer" etc., que atrapalham
nossas percepções e nosso comportamento. Essas generalizações são subconscientes e firmemente
enraizadas. Além disso, nós temos âncoras dolorosas sobre sermos avaliados, nos sentirmos
envergonhados e sermos rejeitados que nós evitamos o problema de curto prazo de conhecer
pessoas e chamar para sair, mesmo que o objetivo de longo prazo de relacionamentos mais íntimos
seja muito tentador.
O problema está encrustado em nosso sistema nervoso, que é a culminação de tudo o que já
fizemos. Nossos motivos conscientes são amendoins comparados a isso.
Se eu criei uma imagem mórbida aqui, me desculpem. É mais fácil mudar do que parece, mas
simplesmente trabalhando apenas com sua consciência NÃO vai funcionar. Você precisa trabalhar
com sua subconsciência, e seu sistema nervoso. Você precisa mudar suas generalizações e suas
âncoras, e o resto vai vir naturalmente.
Eu omiti uma peça vital da informação até agora. Lembra-se de como seu cérebro está sempre
absorvendo informação e processando?
*** SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS FAZEM PARTE DESTA INFORMAÇÃO***.
Isto pode soar bobo inicialmente, mas é verdade. Quando você se lembra de uma experiência em
sua mente, você obtém a mesma experiência emocional que obteve quando ela aconteceu de
verdade. É um reforço. Conscientemente você pode ver a diferença, mas seu subconsciente apenas
processa e armazena com todo o resto. Mesmo que você não acredite nisto, admita para si mesmo
que pode ser possível, porque é uma das estratégias centrais das quais vou falar. Lembre-se, que
estamos atrás de resultados, não entendimento.
Seus pensamentos são ferramentas poderosas. O problema é que você esteve as usando muito mal
até agora.
Seu próprio pior inimigo
Agora pense nas implicações disto. Toda vez que você reviveu seus fracassos e rejeições, toda vez
que você se xingou, toda vez que você sentiu pena de si mesmo, você reforçou o problema, e
possivelmente, o tornou pior.
Veja, não estou dizendo que você nunca deve se sentir mal. É uma coisa natural e vai acontecer de
qualquer forma. Mas ser excessivamente negativo não é sadio para você. A partir de agora, não se
permita ficar relembrando momentos ruins de seu passado. Se você perceber que está se sentindo
mal por mais que cinco minutos, faça algo - qualquer coisa - para parar de pensar nisso e continuar
sua vida.
Se existem quaisquer situações ou pessoas que estão consistentemente o fazendo se sentir mal sobre
você mesmo, faça algo para melhorá-las ou para se remover delas.
Por exemplo, seis meses atrás eu estava saindo com um grupo de pessoas. Um ou dois eram meus
amigos, mas a maioria dos outros obviamente não gostavam de mim, não se preocupavam em
demonstrar isto para mim, e nada que eu fazia mudava isto. Por um tempo eu me senti mal; eu
ficava pensando "ninguém se importa comigo, ninguém gosta de mim", etc. Finalmente, eu me dei
conta do que estava fazendo. Eu disse para mim mesmo, "Fodam-se eles, para que eu preciso deles
afinal" e encontrei um grupo de pessoas muito melhor para passar meu tempo. Essa decisão fez uma
grande diferença em minha vida.
Parte 2
Parte 2: Pequenas mudanças para seu dia a dia
Aqui estão algumas coisas úteis muito simples que você pode incorporar ao seu dia a dia
imediatamente.
Questões edificantes
Quando você faz a si mesmo uma pergunta difícil, seu subconsciente trabalha para encontrar uma
resposta, e ele sempre encontra algo - mesmo quando a pergunta é de auto derrota. Por exemplo, se
você se pergunta, "porque eu não estou saindo com ninguém?", você vai ter uma resposta como "eu
sou muito tímido", ou "eu sou um perdedor". Se você se perguntar "Porque as pessoas não gostam
de mim?" você vai obter "eu devo ser muito feio ou não atraente" ou "eu não sou interessante o
suficiente". Ou até pior, seu subconsciente pode procurar em seu banco de dados de referências e
encontrar algumas que suportem essas idéias, fazendo com que se tornem crenças!
Lembre-se, tudo que aconteceu com você está armazenado em sua memória. Você tem referências
para dar suporte para virtualmente qualquer crença, mas uma vez que você tem uma crença, seu
cérebro tende a ignorar referências que provem que a crença está errada.
Provavelmente existiram muitas ocasiões em que você estava extrovertido, mas como você acredita
em sua timidez, você não notou ou não se lembra disso - mas seu cérebro é rápido para apontar as
vezes em que você falhou em uma situação social. Então o truque é se fazer perguntas edificantes.
Você mesmo: • O que é interessante em mim? O que é atraente?
• O que as pessoas gostam em mim?
• Por que qualidades e conquistas devem me orgulhar mais?
• O que deveria mudar em mim mesmo? Como eu faria essa mudança?
Conversação:
• O que nós temos em comum que eu poderia trazer para a conversa?
• Existe algo interessante que me aconteceu ultimamente que eu posso contar?
• Existe algo interessante no ambiente que eu posso mencionar?
• Sobre quais aspectos da vida dele/dela eu posso perguntar?
Levando fora do sexo oposto:
• Meu xaveco foi ruim? O que poderia fazer para melhorá-lo?
• O que foi bom no meu xaveco? Como posso amplificar isso?
• Se eu fosse ele/ela, o que eu gostaria que eu fizesse?
Você entendeu.
Ancorando
Agora que você sabe como âncoras são formadas, você pode criar sua própria âncora! Elas podem
ser realmente úteis para mudar seu estado emocional quando você precisar. Aposto que você se
sente realmente confiante quando você faz algo em que você realmente é bom, como praticar um
esporte, um instrumento musical, ou um jogo de xadrez. Não seria ótimo se você pudesse sentir essa
confiança quando você está em um evento social ou se aproximando de alguém interessante?
É assim que se cria uma âncora. Faça se sentir o sentimento que você quer ancorar, ou fazendo algo
fisicamente ou criando a experiência em sua cabeça (confie em mim, mesmo assim funciona). Ao
mesmo tempo, faça outra coisa, que vai ser o "gatilho" para o sentimento. O gatilho pode ser uma
imagem, um som, um movimento ou um toque. Assim que você fizer isso um número suficiente de
vezes, isso se tornará permanente. Tenha em mente que você vai estar usando as âncoras em
situações sociais, você não quer que seu gatilho seja algo embaraçoso. Pode ser algo simples como
tocar sua testa com o dedo, coçar o nariz, alisar o bigode, ou uma frase... Agora que você criou a
âncora, quando você quiser a resposta emocional basta usar o gatilho, e se você fizer isso direito,
seu estado emocional vai mudar como se fosse mágica.
Interrupção de padrões
Quando encontramos um comportamento que funciona, nós tendemos a ficar "presos" nele; nós o
repetimos sempre que a mesma situação ocorre. Isto é chamado uma Estratégia ou Padrão. Evitar
pessoas em situações sociais é um padrão, não mostrar seus sentimentos é um padrão, não chamar
alguém para sair é um padrão e se sentir mal por não fazer nada é um padrão. Lembre-se, se seu
sistema nervoso está direcionado para a timidez, seu subconsciente considera essas coisas boas, por
isso eu disse que esses comportamentos "funcionam". Mas o que você pode fazer, sempre que se
encontrar em um padrão improdutivo, é uma coisa chamada Interrupção de Padrões. Uma
Interrupção de Padrões é qualquer coisa repentina e inesperada que desafia o padrão e logo quebra
suas amarras com sua mente. Pode ser físico, como de repente gritar com todas as forças ou dançar
selvagem-mente no salão. Estes são ótimos quando você está na privacidade de sua casa ou não se
importa de parecer bobo. Se você precisa de algo mais discreto, você pode fazer a interrupção em
sua cabeça, como por exemplo experimentando uma série de sons e imagens bizarras e totalmente
não apropriadas.
Aqui está um jeito em que utilizei isto com sucesso. Estava tentando chamar um garota para sair e
estava falando um monte de "ummm... uhh..." e simplesmente me sentindo idiota e que estava
fazendo tudo errado. De repente eu simplesmente disse "foda-se!", com força (ela era o tipo de
garota que não se importa com palavrões). Instantaneamente minha voz interna foi de "Argh, o que
eu falo, o que eu faço, e se eu levar um fora..." etc., para "Pare de adiar e FAÇA algo, idiota!!" e eu
a convidei para sair. A gente não saiu junto, aliás, mas eu acho que isto aconteceu porque viemos de
mundos muito diferentes e ela não tinha uma boa impressão sobre mim. Na verdade eu estava muito
orgulhoso de mim mesmo por superar o medo e arriscar. Aqui está outro exemplo. Suponha que
você realmente adorasse "A sociedade dos poetas mortos". Uma combinação âncora/interrupção
poderia ser declarar "CARPE DIEM" ou "APROVEITE O DIA".
Alavanca
Para todas as decisões que você faz, seu cérebro pesa os prazeres e sofrimentos de tomar ação
contra não tomar ação, mas ele vai motivá-lo mais a evitar o sofrimento que procurar por prazer. E
se você não está obtendo os resultados que quer, é provavelmente porque você associou muito
sofrimento com a ação. Existem duas formas de você se livrar disto - ou encontrando uma forma de
diminuir o sofrimento associado com a ação, ou associar ainda mais dor com o fato de não tomar a
ação. Esta mudança de regras é chamada de Alavanca.
Por exemplo, eu acho que todos associamos sofrimento com perda de dinheiro. Então o que você
deve fazer é, quando você estiver em uma situação social, traga alguns amigos com você. Decida
um objetivo que você é capaz de alcançar ("eu vou conhecer X pessoas" ou "eu vou pedir X
telefones") e faça uma aposta com seus amigos que se você não atingir seu objetivo, você deve a
eles, por exemplo, $20 ou $50. Tenha certeza de que sejam pessoas que farão você cumprir sua
promessa. Agora provavelmente você vai associar muito sofrimento com conhecer gente nova, mas
acho que o sofrimento de perder $50 seria maior!
Se seu objetivo é conhecer cinco pessoas, você provavelmente se apresentaria para as primeiras
cinco pessoas que encontrasse!
Eu acredito que na verdade nós não associamos muita dor a nossa timidez. Se o fizéssemos, nós não
teríamos este problema. Existe a solidão, mas á algo que sentimos a vida toda. Estamos
acostumados a isto, não é nada novo. E evitando as pessoas nos sentimos seguros. Mudança é vista
como uma ameaça; é perigoso porque demanda de nós coisas que podemos não conseguir fazer.
Reverter este desequilíbrio pode nos ajudar muito a conseguir o que queremos.
Fisiologia
É de conhecimento comum que o que você sente é refletido em seu corpo. Se você está deprimido,
você se encolhe, seus ombros caem, suas costas ficas curvadas, você tende a olhar para o chão. Se
você está feliz, você sorri, postura ereta, você olha para cima.
O que você pode não saber é que isto funciona ao contrário. Mudando seu corpo, você pode mudar
o que você está sentindo. Se você não acredita nisto, experimente. Sorria e dê risadas sem razão
alguma. Dance um pouco. Te faz sentir bem, não? Agora se encolha e encurve as costas. Esconda
sua cabeça com as mãos. É uma droga, não?
Um bom exemplo disto é quando um amigo me contou que eu andava de um "jeito nerd". Era
verdade; eu costumava arrastar meus pés e eu olhava para baixo quando passava por pessoas. Então
o que eu fiz foi descobrir como andar de um "jeito confiante" (e isto precisou de alguma prática...) e
eu fiz o esforço de manter o olhar e fazer um pouco de contato visual com as pessoas. Com certeza,
não apenas a mudança física me fez sentir mais confiante, mas a forma como as pessoas respondiam
também aumentavam minha confiança. Comecei a receber sorrisos e olhares de algumas mulheres
(ou talvez isto sempre acontecesse e eu nunca havia reparado antes), e isto me fez sentir MUITO
BEM!
Também, caso você já não esteja fazendo isto, exercitar-se regularmente melhora muito sua auto
confiança.
Vocabulário de Transformação
Palavras podem ser maravilhosamente poderosas se você souber usá-las, Leia qualquer livro sobre a
psicologia da lingüística e sua influência sobre as pessoas e você vai ver o que quero dizer. Não vou
entrar em muito detalhe aqui.
Palavras podem ser âncoras, e muito efetivas para isso. Mas pessoas diferentes respondem de
formas diferentes para palavras diferentes. Por exemplo, diga a uma pessoa muito religiosa "Jesus
Cristo, isso me deixa foto!" e veja o tipo de resposta que receberá! Diga a mesma coisa para algum
vagabundo na rua e ele provavelmente responderá "é isso aí, cara!"
Então se você consistentemente usa palavras que te fazem se sentir mal, tanto durante conversas ou
quando está falando consigo mesmo, troque essa palavra por algo que gere uma resposta neutra, ou
até uma âncora positiva. Exemplos:
• "Estou sozinho" ou "Estou deprimido" -> "Estou com pouca sorte" or “Estou no processo de
encontrar alguém”
• "Sou tímido" -> "Sou reservado" ou "Sou um pouco introvertido"
• "Estou furioso" ou "Estou irado" -> "Estou irritado"
Claro, isto é um pouco bobo, mas a bobeira disto pode até fazê-lo se sentir melhor. Você pode até
mesmo criar uma resposta positiva onde não existia uma antes, ou melhorar uma resposta positiva
da mesma forma - use palavras poderosas.
Outra idéia...
Sua linguagem, e seu comportamento em geral, não apenas servem de âncora para você, como para
outras pessoas também. Não há como se desviar disto. Se você consistentemente cria um estado
emocional em alguém, eles eventualmente ancoram este estado a você, mesmo que você nãop faça
de propósito. Se você chora e reclama, se desvaloriza ou faz isso a outros, ou apenas fala sobre
coisas inapropriadas e chocantes consistentemente quando está com alguém, eles vão
definitivamente ficar ressentidos em algum nível, mesmo que eles não se dêem conta.
Então da próxima vez que estiver com alguém com quem você quer se envolver, se pergunte "que
tipo de coisas esta pessoa acharia romântica/sexual?" e insira essas coisas na conversa, apenas para
ver o que acontece.
Metáfora
Metáforas são uma poderosa extensão do Vocabulário Transformador. Lembre-se como eu disse que
seu subconsciente trabalha com imagens, símbolos, e metáfora? Usando metáforas você podee às
vezes se comunicar diretamente com seu subconsciente e alcançar resultados surpreendentes.
Por exemplo, havia um cara que era obeso. Ele era muito espiritual; ele dizia "meu corpo é apenas
um veículo; a alma é que importa". Ele foi persuadido a aceitar uma nova metáfora, "meu corpo é
meu templo". Para uma pessoa religiosa, um templo é algo a ser venerado. Você nunca o danificaria
ou trataria com indiferença. O que aconteceu? Ele emagreceu em poucos meses.
Quais são sua metáforas? Preencha agora:
• Vida é …
• Eu sou …
• Pessoas são …
• Homens/mulheres são …
Agora, como as metáforas deveriam ser? Para que funcione elas precisam ser coisas que possuem
um significado podeeroso, pessoal e significante para você. Você não escolheria um crucifixo ou um
templo, por exemplo, se você não é muito religioso. Exemplos:
• Vida é um jogo/dança/palco/jardim do Éden
• Eu sou um rei/poeta/guerreiro/profeta/jóia/rosa
• Mulheres são um dom/benção/jóias
Agora apenas adapte essas novas metáforas e veja o que você obtém. Às vezes apenas mudar isso
em sua cabeça é suficiente, mas você pode ter que fazer um pouco de ancoramento e reforço para
fazer com que isto se torne permanente.
Parte 3
Parte 3: A artilharia pesada
Ok, agora a parte realmente boa. Agora vamos trabalhar para mudar suas crenças, e suas âncoras de
sofrimento, o que deve fazer com que você se livre de sua timidez de uma vez por todas. Mas
primeiro, nós precisamos saber exatamente quais são suas crenças.
Primeiro, faça uma lista de suas crenças em sua mente. Examine os pensamentos que passam pela
sua cabeça quando você está no seu padrão tímido. Ao mesmo tempo, preste atenção para a forma
como você fala de si mesmo para outros e para si mesmo. É importante que você seja
completamente honesto consigo mesmo e consiga o máximo de informação possível.
Exemplos:
• Eu sou um nerd/CDF/perdedor
• Eu sou tímido demais
• Eu não sou compatível com ele/ela
• Não sou normal
• Eu não sei o que fazer/falar
• Tenho medo de ser rejeitado/estragar tudo/sofrer/me envergonhar/do que os outros pensam
• Homens/mulheres não gostam de mim
• Pessoas não gostam de mim
Agora, suas âncoras. Faça duas listas,experiências prazerosas, e experiências ruins que você evita.
Ordene-as em ordem decrescente começando com as experiências que você toma mais iniciativa
para realizar/evitar. De novo, é importante que você seja muito honesto consigo mesmo. Não as liste
na ordem em que você idealmente gostaria que fossem, mas examine o seu verdadeiro
comportamento.
Quando você terminar, você notará alguns conflitos que o causariam timidez. Em meu caso, na
minha lista de prazeres, o item Amor e Intimidade tem uma posição bem alta, mas o item Segurança
e Conforto estavam no topo.Na minha lista de sofrimentos, Rejeição e Humilhação estavam no
topo, enquanto Solidão e Depressão estavam nos últimos lugares (lembre-se, estamos olhando para
a quantidade dee iniciativa que tomamos para evitar cada um desses sentimentos).
Aqui está algo que você pode tentar que pode ajudá-lo. Pense sobre como você gostaria de ser, seu
ideal, e faça as listas de prazeres/sofrimentos que você teria se fosse dessa forma. Pense sobre que
âncoras você precisaria para adicionar e remover, e então reordenar suas listas de acordo com as
listas ideais, para que você pudesse ser seu ideal. Só com isso você pode causar algumas boas
mudanças...
Mudando suas crenças
Você tem 3 escolhas básicas quando o assunto são crenças. Lembre-se, seu cérebrro tenda a filtrar
referências que vão contra suas crenças, então uma abordagem é analisar suas crenças e referências
de forma consciente e entendê-las. Isto se chama Terapia Cognitiva, em psicologia clínica, e em
minha opinião, é a pior forma de se atacar o problema. De qualquer forma, vou lhes contar como o
processo funciona, caso as outras opções não funcionem.
Responda às seguintes questões para cada crença que você quer mudar:
1. Qual é sua crença?
2. Porque você acredita nisso? Quais referências suportam essa crença?
3. É possível que você tenha avaliado essas experiências de forma muito pobre? (Iso costuma ser
verdade especialmente em casos de experiências de infância, quando seus poderes cognitivos ainda
não estão totalmente formados). Se for verdade, reavalie-os. Provavelmente isso pareceu terrível no
passado, mas ainda seria tão ruim se acontecesse agora?
4. Quanto sofrimento a crença está te causando?
5. Do que você tem medo que aconteceria se você não tivesse essa crença?
6. Quais são as referâncias que você tem que vão contra a crença? Depois de revisar essas
referências, você ainda tem certeza de sua crença?
Ugh. Isso dói até na hora de escrever. Mas Pelo menos pode ter enfraquecido suas crenças e suas
raízes em você.
Opção número dois é provavelmente a melhor, porém a mais difícil de se alcançar. Lembre-se,
"experiências poderosas", como um estupro ou um acidente de carro podem destruir crenças como
se elas fossem papel. Infelizmente, é difícil pensar em uma experiências com poder o suficiente
para curar timidez (algo como uma mulher te dando uma cantada e começar a faazer amor com
você no mesmo instante).
Ao invés disso, a maioria de nós progredimos em passos pequenos - iniciando conversas,
aumentando o conforto com conversas, arrumando um encontro, ficando confortável com
encontros, iniciando um relacionamento, ficando confortável com relacionamentos, etc. que poderia
levar meses, anos, ou a vida inteira. Então nos resta a opção três - usar referências positivas
consistentemente e repetidamente.
Hipnose
Hipnoterapia é similar a técnica descrita acima, mas se comunica com seu subconsciente muito
mais diretamente, e você pode conseguir resultados com poucas sessões se tudo for bem. O lado
ruim é seu custo caro e se seu hipnoterapeuta deixar de tratar algo importante, você desperdiçou
uma grande quantia de dinheiro a troco de nada. A alternativa é aprender auto-hipnose.
Provavelmente a melhor coisa a fazer é conseguir um terapeuta que o ensine, mas existem muitos
livros bons sobre o assunto. Não vou entrar em muito detalhe aqui, prque é algo difícil de fazer e
não sou qualificado para ensinar isto, mas aqui está o básico:
• certifique-se de que está em um humor relaxado e de mente aberta
• assuma uma posição confortável, deitado ou sentado
• forneça a si mesmo sugestões relaxantes, até que você alcance um estado relaxado. Exemplo: "A
tensão de meus pés está sumindo... meus pés estão relaxados... minhas pernas estão cada vez mais
relaxadas... minha respiração está cada vez mais profunda... relaxe...relaxe...relaxe...", etc. Continue
até que não sinta mais tensão em seu corpo, e você possa se sentir um pouco anestesiado.
• O que normalmente acontece aqui é uma contagem regressiva com sua respiração. Exemplo:
"Enquanto eu conto de 10 a 0, enquanto eu expiro o ar vou mergulhar cada vez mais em um estado
profundo de transe... 10... mais profundo... 9... mais profundo...", etc.
• Neste ponto você deve estar em transe. Não comece a pensar se você está ou não em transe,
porque isto irá tirá-lo do transe com certeza. Apenas comece a repetir suas frases de afirmação para
si mesmo; mesmo que você não esteja realmente em transe, vai te fazer algum bem.
• Termine sugerindo algo como "vou contar até três e acordar me sentindo alerta e refrescado" ou
"vou contar até três e vou dormir" (se você estiver fazzendo isto na hora de ir para a cama).
Estas duas técnicas, afirmações e auto hipnose, são formas efetivas de melhorar qualquer coisa em
sua vida, não apenas timidez. Eu sugiro que reserve 15-30 minutos todo dia para trabalhar nisto,
vale o esforço.