Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Don Vittore - MEMBRO EXCLUSIVO
#1084422 Pra você, o que é 'felicidade'? O que siginifica ser/estar 'feliz'? Muitas pessoas tem conceitos diferentes sobre o que seria essa tal 'felicidade'. Listarei aqui alguns conceitos, segundo a psicologia, a psicologia positiva, a filosofia e, por fim, o budismo. Texto fora retirado do site JRM Coaching:

A Felicidade na Psicologia


A Universidade de Oxford, situada na cidade de Oxford, na Inglaterra, sendo a mais antiga universidade do mundo anglófono, elaborou um questionário a fim de medir, com o auxílio de diversos métodos e instrumentos, o grau de felicidade das pessoas.
Os pesquisadores acreditam que para fazer a medição da felicidade é imprescindível fazer a avaliação de fatores físicos e psicológicos, idade, religião, renda e estado civil etc. Vale lembrar que, como Sigmund Freud, médico neurologista e criador da psicanálise, defendia que todas as pessoas são movidas pela busca da felicidade.
Contudo, essa busca é utópica, pois para ela realmente existir não poderia depender do mundo real, local onde a pessoa pode viver experiências como a derrota, logo, o mais longe que o ser humano conseguiria seria a felicidade parcial.

A Felicidade na Psicologia Positiva


Os estudos sobre Psicologia positiva nasceram no final da década de 90, através de estudos de núcleos de pesquisa em psicologia, das Universidades de Harvard, Yale, Pensilvânia e Michigan. Esses estudos se diferenciaram dos demais, já realizados nessa área, porque a pergunta que norteava as pesquisas era nova e bastante ousada: como compreender melhor os caminhos que levam o ser humano à felicidade?
O primeiro grande desafio é compreender a felicidade. Como conceituar algo que parece ser tão subjetivo e indefinido? Afinal, felicidade nunca é a mesma coisa para todo mundo, e o padrão de felicidade está evidentemente vinculado a fatores externos, como nosso imaginário, criado pelos filmes e estórias infantis, ou não, pelo dinheiro e pelo estatuto da mídia.

A Felicidade na Filosofia


Muitos filósofos fizeram estudos e análises sobre a felicidade. Para Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, a felicidade é equilíbrio e harmonia, conquistados com a prática do bem. Para Epicuro, filósofo grego do período helenístico, a felicidade se manifesta por meio da satisfação dos desejos.
Pirro de Élis, filósofo grego, nascido na cidade de Élis, considerado o primeiro filósofo cético e fundador da escola que foi chamada de pirronismo, acreditava que a felicidade se dava através da tranquilidade.
Mahavira, último dos 24 Tirthankaras do Jainismo, é considerado o fundador ou reformador desse sistema religioso, carregava consigo a concepção de que a ausência de violência é um dos elementos principais para atingir a felicidade plena.
Os filósofos chineses também pesquisaram sobre a felicidade e não podem deixar de serem citados. Lao Tsé, mítico filósofo e alquimista chinês, por exemplo, diz que a felicidade poderia ser conquistada tendo como exemplo a natureza. Já para Confúcio, pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos, acreditava que a felicidade era a harmonia entre as pessoas.

A Felicidade no Budismo


A doutrina religiosa budista estudou a felicidade, que logo depois se tornou um dos temas centrais dessa doutrina. O Budismo considera que a felicidade acontece por meio da cessação do sofrimento e pela superação do desejo, com ajuda do treinamento mental.


Diante do que fora exposto nesse tópico, eu lhe pergunto: O que você faz pra ser feliz? O que é felicidade pra você? A felicidade pra você é, simplesmente, pegar 10 em uma noite? A felicidade pra você é achar alguém pra casar e ficar ao seu lado? É se unir a solidão e ter hobbies que lhe preencham o seu 'vazio'? A tal felicidade pra você é ganhar muito dinheiro, ter um emprego foda, um carro maneiro, uma casa fantástica? É ficar com a família, com os amigos, sair e se divertir? E, por fim, você é feliz?

Sabemos que o PU não é somente sedução, e sim, evolução em todas as áreas de sua vida. Mas do que adianta evoluirmos por completo se não somos felizes? Ou simplesmente a evolução em nossas vidas já nos deixam felizes e completos? Quero a opinião de todos. Valeu e até a próxima. :ae
Avatar pua
statham - MEMBRO EXCLUSIVO
#1084424 Bom, do meu ponto de vista, existem duas felicidades; a Felicidade Real (genuina) e a Felicidade Imaginária (criada). Conforme nós vivemos em uma sociedade de consumo, desde pequeno nos é apresentado a Felicidade Imaginária, através de filmes, séries, programas de tv, etc... Embora esta felicidade Imaginária PAREÇA real e bem melhor do que a Genuina, ela faz a gente depositar nossa expectativa de felicidade em consumo.

Então em um momento da minha vida eu resolvi (ou fui forçado) a parar! E refletir, essa reflexão, demora demais, porque é um tipo de reflexão que vem de dentro pra fora, e ela nos faz evoluir. Desde aquele momento (2014) eu passei a me empenhar em ter menos e ser mais...Com o tempo descobri o minimalismo, no minimalismo vc descarta da sua vida tudo que é superficial, começando pelos bens materias, e depois pessoas, crenças limitantes, enfim... E mantém somente o essencial. Com isso vc gasta absurdamente menos, (trabalha menos) e deixa aos poucos de colocar expectativa no TER, e vai evoluindo, essa evolução te faz resgatar aquela Felicidade genuina, a felicidade real, onde vc pode saborear bem davagar um simples sorvete com uma pessoa que vc gosta, claro que o sorvete é consumo, mas consumo ligado ao prazer, ligado na intencionalidade, na liberdade.

Resumindo: Felicidade (Real) para mim é ter liberdade. Liberdade de sair de um emprego e entrar em outro, porque não tenho dívidas. Liberdade de ter absoluto controle das minhas decisões, é ter intencionalidade, não ser guiado pela mídia, ou pelas pessoas que nos cercam. Felicidade real, é encontrada naquele momento que vc se basta, nesse momento vc se sente pleno. Só que muita gente ainda não está (e muitos nunca estarão) preparados para essa evolução, e sempre irão viver em um piloto automático, buscando aprovação das pessoas, fingindo que a vida está ótima nas redes sociais, e vivendo uma mentira, uma felicidade irreal (as vezes sem nem saber). É isso!

#statham
Gabriel Silva

Veterano - nível 6

#1084432 A definição do Statham é bem bacana.

Pra mim, em resumo, existem a alegria e a felicidade (que podem ser relacionadas às formas de felicidade, supracitadas).

A alegria é aquele sentimento eufórico, de êxtase, sensação maravilhosa que é sentida ao se realizar algo que era um sonho e/ou muito difícil de conseguir.
Porém, é momentânea, tende a durar pouco tempo. Também traz certa confusão, já que o que era fonte de alegria, num momento, pode não ser mais, noutro.
E está, algumas vezes, atrelada a felicidade.

Já a felicidade, pra mim, envolve a satisfação de ser.
E esse é um ponto importante. Você pode estar numa situação complicada, desconfortável e/ou de sacrifícios.
Porém, o sentimento envolve transformação, mudança e faz com que você se sinta diferenciado. Pois as suas particularidades são, nesse caso, valorizadas.
Só que a felicidade, para que seja constante, precisa ser obtida diariamente ao se realizar metas/objetivos e, necessariamente, envolve uma desconexão com o exterior - seja das mídias sociais, aplicativos, determinados grupos de pessoas etc.


Enfim, talvez, uma das causas da depressão venha através da incapacidade das pessoas saberem que a felicidade só é conquistada quando temos uma grande noção da nossa realidade particular.
Avatar pua
Doctorkx

Veterano - nível 9

#1084463 A felicidade se resume em um momento que você não quer que ele termine..
Seja em uma festa, fazendo um trabalho, estar com uma mina legal, uma trilha ou o que for que você goste realmente..

Quando você se encontra nesse momento, isso é felicidade... um momento que você não quer que acabe..
Avatar pua

Criador do tópico

Don Vittore - MEMBRO EXCLUSIVO
#1084464
Doctorkx escreveu:A felicidade se resume em um momento que você não quer que ele termine..
Seja em uma festa, fazendo um trabalho, estar com uma mina legal, uma trilha ou o que for que você goste realmente..

Quando você se encontra nesse momento, isso é felicidade... um momento que você não quer que acabe..


Isso é momentâneo. E o que seria a felicidade constante?
Avatar pua
MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1084487 Existe felicidade constante? Ninguém é absolutamente feliz 24 horas por dia, todo santo dia.
Vou tentar explicar melhor o que o amigo acima disse, até pq comungo do mesmo pensamento.

Heráclito dizia que “nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio... Pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!”.

O Clóvis de Barros (apesar de ser de esquerda) explica bem isso.
A filosofia grega diz que felicidade é um momento que você não gostaria que acabasse, um momento que você desejaria que durasse mais tempo.

A partir daí, podemos observar que não existem fórmulas prontas para a felicidade. O que te fez feliz hoje pode não fazer amanhã, ao passo que o que me faz feliz é diferente do que te faz feliz.

Eu compartilho dessa definição, de que felicidade é um momento que o sujeito gostaria que não acabasse.
Tão logo as mulheres, tema bastante presente no fórum e em nossas vidas, não são sinônimos de felicidade.

Fazendo uma autoanálise da minha caminhada terrestre nesses 22 anos, estou satisfeito com a quantidade de momentos felizes que tive até hoje.

Espero me esforçar ao máximo para que em 2019 eu consiga mais umas centenas de instantes de vida feliz, afinal é isso que faz a vida ser tão magnífica de ser vivida, momento felizes.
Avatar pua
fiude

Aprendiz

#1084495 Eu tenho uma definição mais simples.
A felicidade é o "fulfillment" do teu pensamento por determinado momento. O que significa isso? Neste momento do sentimento felicidade, você não está "precisando de nada" na sua mente.
Avatar pua
Darwin

Aprendiz

#1089060 Felicidade é poder pagar a pensão da minha filha, fazer um bom trabalho com os meus pacientes, manter relações sexuais três vezes na semana e estar em paz comigo mesmo.
Avatar pua
Ariess

Aprendiz

#1092905 Felicidade é um conceito muito subjetivo, acho que se resume a fazer o que você que fazer e fazer o que você tem que fazer
pepeha10

Aprendiz

#1093792 para mim,a felicidade e a paz andam lado à lado.Se sentir bem consigo mesmo e com um determinado momento da vida é ser feliz,eu creio.Como ja foi falado aqui neste topico,ninguem é feliz 24 horas por dia,mas é possivel estar buscando esse estado de espirito e mente constantemente. :ae