Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

R.Jota

Veterano - nível 5

#719410
Desafie sua realidade da maneira correta.

Imagem


Fala aê rapaziada do PB. Como vão? Esse é meu primeiro artigo aqui no PuaBase espero que seja bem aceito e se não for tudo bem e foda-se e continuarei trazendo outras matérias. Assim que boas idéias surgirem. Então vamos lá.

Estava lendo alguns artigos sobre PNL até que encontro um ponto bem interessante que deveria até ser mais explorado e desmitificado de certa forma, o uso de afirmações. Estava lendo um artigo no site Golfinho com o seguinte tópico Como fazer o melhor uso de afirmações e percebi que talvez esse possa ser um dos problemas de muitos iniciantes aqui e até de membros avançados. Já tive a oportunidade de ler artigos em que membros indicavam a outros membros ter atitudes positivistas as quais concordo, porém a fazerem afirmações exageradas as quais os indivíduos realmente não acreditavam e não estavam de acordo com seu modelo de mundo atual.

Essa é uma das partes mais significativas do artigo a que me refiro e de fácil entendimento, onde pesquisadores explicam um teste realizado com pessoas de alta e baixa auto-estima e que você poderá ter clareza e mais efetividade as suas futuras afirmações:
"Os pesquisadores explicaram o resultado, dizendo que todo mundo tem uma gama de ideias que está preparado para aceitar. Mensagens que estão dentro desse limite são mais convincentes do que aquelas que estão fora. Essas mensagens que estão fora da gama encontram uma maior resistência e podem até mesmo levar as pessoas a se agarrarem mais firmemente à sua posição original. Se uma pessoa com baixa autoestima disser algo positivo sobre si mesma, mas isso estiver muito fora do alcance do que ela realmente acredita, a sua reação imediata será rejeitar a alegação e se sentir ainda pior. As declarações que contradizem o modelo de mundo básico e a autoimagem atual de uma pessoa, não importa quão positiva seja a intenção, são susceptíveis de disparar pensamentos diferenciados." Baseado no texto retirado do Golfinho - Como fazer melhor uso das afirmações - Richard Bolstad.

Partindo dessas palavras acredito que muitos como eu já caíram nessa de fazer exageradas afirmações sendo que nós mesmo no fundo sabíamos que não acreditávamos ou realmente não nos sentíamos preparados para esse tipo de afirmações como queríamos estar.

O poder do auto-questionamento.

Imagem


Entendido a questão das afirmações o texto passa a comparação através de estudos sobre a efetividade maior entre o auto-questionar-se e as afirmações, sendo que a segunda como mencionada anteriormente depende do contexto que é empregada tem um efeito contrário. Segue outra parte importante retirada do texto:
"Ibrahim Senay, Dolores Albarracin Noguchi e Kenji na Universidade de Illinois deram tarefas desafiadoras aos participantes da pesquisa, e, antes de começar, os fizeram dizer para eles mesmos, um dos dois tipos bem diferentes de comentários. Um tipo de comentário era "Eu vou fazer isso" (uma afirmação). O outro era "Será que eu vou fazer isso?" (uma pergunta). Em várias experiências diferentes, os resultados foram os mesmos. Aqueles que solicitaram a pergunta eram mais motivados, mais focados e mais bem-sucedidos. Além disso, eles relataram que depois tiveram pensamentos diferentes sobre as suas metas. Os pesquisadores notaram que as perguntas expõem a pessoa para possibilidades, enquanto que as afirmações fecham a mente para outras escolhas. O questionamento o convida para explorar; a afirmação lhe diz o que é e ignora a capacidade de descobrir resultados inesperados ou mais úteis."

Visto que, o auto-questionamento te abre caminhos e as afirmações te levam apenas aquela situação desejada, nem sempre desta maneira, podemos concluir que para usar esses dois mecanismo é necessário pensar um pouco acerca das circunstância e não apenas utilizar de maneira despirocada tudo que ler por aí. Se deseja aprender algo foque-se nesse aspectos que deseja desenvolver até que se torne um comportamento inconsciente e habilidoso como relatado nesse tópico 4-estagios-para-adquirindo-o-jeito-da-coisa-t66060.html pelo membro jleomenezes que é muito bom por sinal, aliás quem não leu vai acrescentar muito e que quem já leu, leia de novo você entenderá melhor e de maneira diferente da(s) anterior(es) e não desvie do caminho tentando aprender outra coisa simultaneamente, pode dar errada e não aprender nenhuma dessas novas habilidades com consistência.

Continuando espero que possa ter contribuindo com algum membro mesmo que seja apenas um entre esse milhares que estão cadastrados aqui no forum. Antes de terminar irei propor um exercício(não encontrei outra palavra melhor para colocar aqui já que a palavra "exercício" é meio que associado a "obrigação" hoje em dia, faça se quiser) para praticar essas afirmações a partir de minhas observações em cima de Alpha´s e/ou qualquer pessoa com alta auto estima.

- Sempre que estiver em situações que se saia bem, diga algo bom relacionado a você: pode ser os conhecidos: eu sou foda, eu sou o cara, comigo ninguém pode ou qualquer coisa que você quiser que seja bom. Acho que muitos com alta estima já se pegaram dizendo palavras como essas logo após uma simples vitória no futebol virtual ou real, um gol ou uma jogada, uma conquista, uma boa prova ou realizando qualquer tarefa que tenha tido sucesso.

Preso as afirmações de forma espontânea, pois ela são assimiladas pelo inconsciente de forma fácil e verdadeira e para aqueles que não tinham o conhecimento acerca disto agora podem começar a usar as afirmações de maneira programada e quando você acreditar, pode sair de maneira mecânica inicialmente se torna um processo inconsciente de grande efeito em sua vida.

- Questione-se sobre as tarefas que tem que realizar, assim como a que propus antes. No que ela pode mudar você? Como vai te mudar? É isso que você realmente deseja? Senão o que posso fazer pra que isso aconteça.

A todos os guerreiros que leram até aqui meu agradecimento sincero, espero os feed´s juntamente com os agradecimentos ou joinha como preferirem assim que sentirem vontade. Indico lerem o artigo por completo colocarei o link aqui http://www.golfinho.com.br/artigospnl/a ... 201110.asp, pois ele apresenta um conteúdo mais cientifico e completo do aqui postado por mim e possibilitará um entendimento mais amplo sobre o assunto. Abraço e Boa Sorte a todos daqui pra frente.