Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua
BUKi

Aprendiz

#313823 Bom entrei no Desafio proposto pelo Jahpz.
Estou lendo alguns livros e PNL. Alain Cayrol, Guia da pnl.

Ontem, uma HB da empresa em que estou prestando serviço, me convidou para tomar uma açai com ela na hora do almoço. Detalhe ela é casada.
Pois bem, aceitei o convite com apenas um objetivo. 'TENTAR CALIBRAR'.
Logo na descida da rua para lanchonete, estava fazendo frio pra burro. Ela então colocou as duas mãos no bolso do casaco. Claro fiz o mesmo, de uma forma mais natural possivel. (já tentando fazer o espelhamento para sincronizar com a HB).

Já na lanchonete, eu tentei ficar o maximo possivel prestando atenção nos predicados que ela usava. Tentando "pegar" qual o o sistema comunicativo dominante dele. Nota que tive muita dificuldade aqui. A gente não sabe se presta atençao nos predicados ou propriamente no que a HB está falando.
rsss

Bom, ela cruzava as pernas na cadeira, e eu cruzava os braços. Ela passava a mão pelo cabelo, eu passava a mão pelo meu peito. Na tentativa de sincronizar com a HB de forma Cruzada não verbalmente. Pois eu não ia cruzar as pernas igual mulher em um micro cadeira. Ia ficar bem estranho. Dai lembrei da forma cruzada. ; )

Em uma hora, ela mexia o açai para amolece-lo e eu claro fiz o mesmo, continuando a conversa..para parece algo bem natural..Se eu deixasse a conversa morrer, creio que o espelhamento ia ficar um pouco estranho. Para então continuei falando.
Aos poucos fui sentindo a HB totalmente a vontade comigo. Contando casos e mais casos.

Não sei se fui muito adiante aqui no desafio. Se pulei algumas etapas. Mas o fato é que eu não queria parar...então passei a jogar alguns padrões enlatados afim de descobrir o movimento dos olhos da HB, e logo o modo dominante dela. Segue:
"Pois então HB, o que mais te fascina ultimamente na vida??"
HB: ahhhh, eu sou doida para conhecer outros lugares, adoro fotografia, poder tirar fotos em alguns lugares...ahhhh"
Buki: Bacana hein, viajar é algo que todos os seres humanos deveriam ter direito logo que nascerem. Conhecer outras culturas, outras pessoas e lugares...
HB" nossa, isso mesmo!"
Buki" Mas sabe HB, se tem algo que realmente me fascina é estudar o comportamento humano...
HB" seriooo?? como assim.?"
Buki: quero que você concentre um pouco, olhe para mim, ....Imagine que você está em um rua totalmente sozinha...ouça aquilo que voce tem que ouvir..o que poderia sentir... --------NOTA( Japa, eu joguei praticamente todo o V.A.C.O para cima da HB esperando uma reação do olhar dela..Fiz errado?)
Nessa hora a HB levantou os olhos para cima rapidamente, e me disse: ' OK!"
Buki: Me diga agora uma fruta que voce adora muito?
Aqui a HB novamente levanta os olhos para cima..eu já estava quase certo que o sistema dominante dela era o visual.
HB" hummmm, maçã.
Nesse momento, continuavamos a mexer o açai de forma armonica. O impressionante é que eu comandava a velocidade das mexidas. rss Acelerava, diminuia, e HB acompanhava perfeitamente com os olhos voltados para mim....

Bom galera, eu poderia seguir com a descrição do padrão aqui para vocês, mas não é esse o objetivo. Quem quiser depois eu passo.
Minha duvida é: " JaHpz, como conseguir captar bem os predicados da HB?, existe alguma pergunta mais facil para que desencadeia nela uma forma de "soltar" os predicados " certos"?
Outra duvida: Como elaborar um padrão para que a HB sinta-se atraida pelo pua? quais as frases e palavras usar?
Para finalizar, se não for pedir demais, você poderia fazer uma descrição desde o inicio, colocando notas, comentarios seus de uma possivel imaginaria aproximaçao com uma HB. Desde o inicio que você a viu,a forma de abordar, a sincronização, calibragem, a descoberta do sistema dominante, o uso dos padrões e o porque esta usando esse padrão assim como e o que usou para construi-lo...etc... seria pedir muito??
Pois por mais que seus relatos de sarge sejam otimos, acho ainda muito vagos para aqueles que querem realmente apreder a usar a PNL.

grade abraço e obrigado a você e a todos os amigos aqui.
Avatar pua
ModeONE

Veterano - nível 10

#315246 jahpz, tb tenho outra duvida enquanto ao espelhamento vamos lá...



Cara.. eu sempre fui bom nisso por natureza..


desde pequeno se eu gosto da voz do meu amigo eu tento imita-lá e consigo com a maior facilidade do mundo..
a letra da pessoa.. o estilo, o jeito de andar.. as girias..

ou seja eu sempre fiz isso naturalmente.. é normal?
Avatar pua
ModeONE

Veterano - nível 10

#315249 Eu por exemplo quando fui com um wing aqui do puabase sargear eu consigui espelhar a BL dele totalmente em torno de 30 minutos.. Eu ja tava imitando o sorriso dele, a BL dele, o jeito dele andar e isso me ajudou MUITO!
OQUE ACHA ?
Avatar pua

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#315633 Eae galeris, mal a demora, minha vida ta meio corrida, e as MP's não param de se amontoar, enfim, se eu não respondi sua MP provavelmente o sistema de recebimento do puabase já "comeu" sua mensagem, então se possível mande de novo.


Vocês estão indo MUITO bem, to muito feliz com o desenvolvimento de todos. Vamos as respostas seguindo a ordem:


ModeONE escreveu:jahpz me responde essas duvidas POR FAVOR!

1-Estou muito disposto a fazer este desafio e queria saber se a PNL que você citou só da pra ser usada no Natural/Indirect game? porquê eu Uso o DIRECT pra atacar e MM como base.


2- Existe mais tecnicas alem dessas que você citou do PNL basica 1 e 2? Pretende postar PNL intermediaria 1/2?


3-Ali diz "PNL e Hipnose", enfim.. algo que vc postou tem algo haver com hipnose? ja fez curso de hipnose ericksoniana/rasputiniana pretende? oque acha?


Muito obrigado abrçs!



1 - Então, alguns conceitos como "kino" tem de ser repensados, já que pode acabar estabelecendo uma âncora natural sem querer.

2 - Sim, ainda existem muitas técnicas que não postei, com calma se tudo der certo vou conseguir criar um artigo pra cada. Como sou eu que desenvolvo uma artigo personalizado pra cada técnica, não da pra fazer tudo de uma vez.

3 - Tem gente que diz que é a mesma coisa, só que com outro nome, tem gente que diz que não, eu faço parte desse segundo grupo, pra mim, são coisas totalmente diferentes. E sim, eu cheguei a iniciar um curso de hipnose ericksoniana, mas eu não aguentei e desisti, é bem entediante.


Abrçs!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BUKi escreveu:Bom entrei no Desafio proposto pelo Jahpz.
Estou lendo alguns livros e PNL. Alain Cayrol, Guia da pnl.

Ontem, uma HB da empresa em que estou prestando serviço, me convidou para tomar uma açai com ela na hora do almoço. Detalhe ela é casada.
Pois bem, aceitei o convite com apenas um objetivo. 'TENTAR CALIBRAR'.
Logo na descida da rua para lanchonete, estava fazendo frio pra burro. Ela então colocou as duas mãos no bolso do casaco. Claro fiz o mesmo, de uma forma mais natural possivel. (já tentando fazer o espelhamento para sincronizar com a HB).

Já na lanchonete, eu tentei ficar o maximo possivel prestando atenção nos predicados que ela usava. Tentando "pegar" qual o o sistema comunicativo dominante dele. Nota que tive muita dificuldade aqui. A gente não sabe se presta atençao nos predicados ou propriamente no que a HB está falando.
rsss

Bom, ela cruzava as pernas na cadeira, e eu cruzava os braços. Ela passava a mão pelo cabelo, eu passava a mão pelo meu peito. Na tentativa de sincronizar com a HB de forma Cruzada não verbalmente. Pois eu não ia cruzar as pernas igual mulher em um micro cadeira. Ia ficar bem estranho. Dai lembrei da forma cruzada. ; )

Em uma hora, ela mexia o açai para amolece-lo e eu claro fiz o mesmo, continuando a conversa..para parece algo bem natural..Se eu deixasse a conversa morrer, creio que o espelhamento ia ficar um pouco estranho. Para então continuei falando.
Aos poucos fui sentindo a HB totalmente a vontade comigo. Contando casos e mais casos.

Não sei se fui muito adiante aqui no desafio. Se pulei algumas etapas. Mas o fato é que eu não queria parar...então passei a jogar alguns padrões enlatados afim de descobrir o movimento dos olhos da HB, e logo o modo dominante dela. Segue:
"Pois então HB, o que mais te fascina ultimamente na vida??"
HB: ahhhh, eu sou doida para conhecer outros lugares, adoro fotografia, poder tirar fotos em alguns lugares...ahhhh"
Buki: Bacana hein, viajar é algo que todos os seres humanos deveriam ter direito logo que nascerem. Conhecer outras culturas, outras pessoas e lugares...
HB" nossa, isso mesmo!"
Buki" Mas sabe HB, se tem algo que realmente me fascina é estudar o comportamento humano...
HB" seriooo?? como assim.?"
Buki: quero que você concentre um pouco, olhe para mim, ....Imagine que você está em um rua totalmente sozinha...ouça aquilo que voce tem que ouvir..o que poderia sentir... --------NOTA( Japa, eu joguei praticamente todo o V.A.C.O para cima da HB esperando uma reação do olhar dela..Fiz errado?)
Nessa hora a HB levantou os olhos para cima rapidamente, e me disse: ' OK!"
Buki: Me diga agora uma fruta que voce adora muito?
Aqui a HB novamente levanta os olhos para cima..eu já estava quase certo que o sistema dominante dela era o visual.
HB" hummmm, maçã.
Nesse momento, continuavamos a mexer o açai de forma armonica. O impressionante é que eu comandava a velocidade das mexidas. rss Acelerava, diminuia, e HB acompanhava perfeitamente com os olhos voltados para mim....

Bom galera, eu poderia seguir com a descrição do padrão aqui para vocês, mas não é esse o objetivo. Quem quiser depois eu passo.
Minha duvida é: " JaHpz, como conseguir captar bem os predicados da HB?, existe alguma pergunta mais facil para que desencadeia nela uma forma de "soltar" os predicados " certos"?
Outra duvida: Como elaborar um padrão para que a HB sinta-se atraida pelo pua? quais as frases e palavras usar?
Para finalizar, se não for pedir demais, você poderia fazer uma descrição desde o inicio, colocando notas, comentarios seus de uma possivel imaginaria aproximaçao com uma HB. Desde o inicio que você a viu,a forma de abordar, a sincronização, calibragem, a descoberta do sistema dominante, o uso dos padrões e o porque esta usando esse padrão assim como e o que usou para construi-lo...etc... seria pedir muito??
Pois por mais que seus relatos de sarge sejam otimos, acho ainda muito vagos para aqueles que querem realmente apreder a usar a PNL.

grade abraço e obrigado a você e a todos os amigos aqui.


Buki, realmente muito boa a forma com que conduziu essa interação.

E não, você não fez mal em arriscar outras técnicas, pelo contrário, fez MUITO bem, arrisque mesmo, vá adaptando conforme achar melhor pra forma que VOCÊ se comunica.

Essa dúvida dos predicados é bem comum, se não quiser, não precisa ficar extremamente focado nas palavras que o interlocutor vai soltar, isso é coisa de louco.

O que eu faço: Detecto alguns predicados geralmente bastante utilizados, e vou associando com outros feedbacks corporais, assim chego a conclusão do sistema representacional dominante no momento.

Mas tem alguns caras aqui no fórum que sequer prestam atenção nisso, apenas baseiam-se em outros feedbacks mais fáceis de serem detectados.

Eu já postei um artigo sobre padrões e scripts, é provável que te ajude, caso contrário volte a me perguntar isso.

Sobre criar um estudo de caso de interação forjado, eu não acho que seria uma boa idéia, já me pediram isso várias vezes, mas todos sabemos que nenhuma interação é perfeita, e não faria sentido criar uma perfeita com respostas perfeitas.

abrçs!

----------------------------------------------------------------------------------------------------

chuck bass escreveu:japa, eu to conseguindo conduzir a interação tranquilamente mas ainda não consigo bolar scripts circunstanciais tem alguma dica?


Mesma coisa que respondi ao Buki, leia o artigo sobre padrões e scripts, caso não ajude, volte a me procurar

abrçs!

ModeONE escreveu:jahpz, tb tenho outra duvida enquanto ao espelhamento vamos lá...



Cara.. eu sempre fui bom nisso por natureza..


desde pequeno se eu gosto da voz do meu amigo eu tento imita-lá e consigo com a maior facilidade do mundo..
a letra da pessoa.. o estilo, o jeito de andar.. as girias..

ou seja eu sempre fiz isso naturalmente.. é normal?


Isso é bem legal, algumas pessoas desenvolvem o rapport naturalmente com bastante facilidade.

Só preste atenção se não é VOCÊ que está em um estado de conforto e está sendo conduzido pelo outro interlocutor, tem que tomar bastante cuidado com isso.
Avatar pua
Fon

PUA EXPERT

#316912 Vou começar direto no Dia 6.

Vou fazer hoje e amanhã. Vamos ver... parece legal o desafio.
Liooh

PUA EXPERT

#316988 Pretendo começar quando eu voltar as aulas semana que vem, ja até adicionei aos favoritos :)

jahpz, o quanto numa faixa de 0 á 10 você conhece todas as tecnicas de PNL aplicadas á sedução? Estudou por quanto tempo á PNL aplicada á sedução ?




abraço e otimo trabalho cara, continue assim! : )
Possesso - MEMBRO EXCLUSIVO
#317895 Hoje o primeiro dia do desafio. Ainda tem alguns movimentos que não ser como sincronizar, especialmente gestos. Alguém tem uma dica/sugestão?! Sabem algum vídeo que mostra sincronização postural?
Avatar pua
BUKi

Aprendiz

#318322 Obrigado jahpz pela resposta!

Pois é, essa dos predicados ainda estou tento algumas dificuldades. Vou tentar seguir sua dica!
Vou dar uma olhada sobre o scripts e padrão. E vou te procurar sim.

Domingo agora, fui conhecer uma HB em um barzinho. Lá estaria eu e um amigo, juntamente com duas HB's irmãs.
É claro que eu usaria do meu aprendizado PNL para testar e calibrar com elas.

Bom, primeiramente eu fiquei um bocado perdido na coisa. Pois eu tinha que seduzir a HB e ao mesmo tempo jogar com a PNL no intuito de evoluir no aprendizado proposto pelo jahpz. Confesso que de inicio me enrolei todo e quase perdi a HB. Eu não sabia como eu faria para seduzi-la na PNL, qual padrão usar depois de ter detectado a dominância dela. A HB era daquelas que fala muito rapido, não sei se é porque estava nervosa ou se era aquilo mesmo... o fato é que eu falo um pouco devagar e senti um enorme dificuldade em calibrar no ritmo da fala dela.

Então pensei, dane-se a fala, vamos para o corporal. A HB passava mão no cabelo, e eu na forma de espelhamento antes de falar alguma coisa com ela... Eu lançava minha mão na parte de trás do meu cabelo, e dizia a ela "Então fulana"..... No intuito de parecer algo mais natural possivel.
E foi assim, ela cruzava as pernas e eu os braços.. ela escorregava na cadeira, e eu dava um jeito de fazer o mesmo...até que propositalmente consegui encaixar minha perna por debaixo da dela, embaixo da mesa. Uma Forma de kino, para gerar conforto. Pois frequentemente eu retirava minha perna dali, fazendo ela procurar por algo perdido.

Lancei de alguns rotinas, procurando perceber o fator dominante da HB.
Uma hora acho que apelei, poi disse a ela.. " Se eu pedir para você lembrar de um gesto de carinho que você adora, você conseguiria visualizar ou seria mais facil sentir e descrever a mim? Ela disse visualizar..achei estranho...Mas.... foi assim que percebi o V>C, pois a medida que ela falava olhava constantemente pra o alto, e descrevia os sentimentos. Está certo jahpz?

Com certeza depois disso a interação com a HB ficou bem mais facil. Pois fui tentando arrumar alguns scprits do tipo: - "Nossa, como está frio hoje né?!...alias frio é muito bom para uma coisa...Eu por exemplo adoro ver filmes com uma pessoa especial...e mexer nos cabelos dela. Desde pequeno tenho essa mania..ficar enrolando os dedos no cabelo da menina. Minha mãe contava como eu fazia isso com as Babas...Quem sabe um dia eu não te dou esse privilegio HB, Visualiza nos dois deitados em um enorme tapete, um filme denso passando na tv, ao lado chocolate quente, e você podendo sentir bem devagarinho meus dedos enrolando nos seus cabelos?!...
Mas esquece..pode parar de pensar e imaginar isso....eu ainda nem te conheço direito. Você precisa merecer.
E logo soltei aquela cara de malandro e um risinho maroto. rs

Bom estou amando a PNL, conto com você jahpz e os amigos aqui presente para ir evoluindo cada vez mais.
Ainda quero aprender a dominar e realizar alguns padrões de acordo com as HB's. De acordo com o momento e espaço temporal ali presentes.

Amigo Possesso, Bem eu particularmente gosto de tenar sincronizar os gestos, falando ao mesmo tempo com HB. Fica mais natural, tipo você percebe que ela derrepentemente apoia algum dos braços sobre a mesa quando conversa com você...Nessa hora você poderia dizer,.. " Mas veja bem HB, o que eu realmente falo é..e ao mesmo tempo vai apoiando seu braço também sobre a mesa. Isso é uma forma de espelho. Você também pode fazer de forma Cruzada. No momento que a HB cruzar as pernas, você conversa,,diz e naturalmente cruza seus braços. Quando ela coçar os olhos, você coça seu braço. quando ela bater os pés, você bate uma das mãos.
Acho que é mais ou menos isso. Se eu estiver enganado por favor jahpz e amigos me corrijam.

Abraço