Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#273759 wazzuuuup


[centro]Nível de dificuldade do artigo:
Médio
Apesar de ser uma espécie de tutorial, os conceitos precisam ser conhecidos.[/centro]

Eis que depois de ler o PNL Básica 1 e PNL Básica 2 você já está pronto pra aplicar as técnicas de PNL na sua vida, mas como? É isso que você vai ver nesse artigo, criado e elaborado humildemente por mim, e espero que depois disso, você provavelmente saiba como usar sabiamente PNL, a sua maneira.

Só pra deixar claro que, esse artigo não é pra ensinar nenhuma técnica, e sim, mostrar como treinar as técnicas já estudadas.

Algumas pessoas me chamam de guru da PNL do fórum, eu não me importo com este rótulo, mas gostaria de deixar claro que prefiro não ser chamado assim, assim como vocês estou aqui pra evoluir, e espero que futuramente exista uma equipe de PNL, da qual possamos discutir juntos teorias de técnicas e aplicações, de modo que possamos aperfeiçoar nossas técnicas ao máximo.
Requisitos:

Sim, existem pré requisitos, todos abaixo

1 – Saber que PNL não é mágica

2 – Saber que PNL não é mágica

3 – Saber que PNL não é mágica

4 – Saber que você não vai obrigar ninguém a fazer nada que ela não queira, isso só existe em filmes.

5 – Ter lido PNL básica 1 e 2, ou conhecer todos os princípios básicos da PNL
Sendo que os requisitos 1-2-3 são os mais importantes.

Assim como qualquer processo de aprendizagem, você não pode pular etapas, caso queira ter sucesso no aprendizado, se achar necessário, repita os processos quantas vezes achar necessário, até se sentir confortável com o determinado processo.

Cada técnica é treinada separadamente, pra que você assimile elas com perfeição até que consiga utilizar todas elas em uma única interação, assustado? Você vai conseguir, tenho certeza disso.
O “desafio” está previsto pra 20 dias, com ele você vai aprender a aplicar na prática os conceitos considerados básicos e essenciais da PNL.
Certo, vamos começar.

1º Dia – Sincronização PosturalBom, no primeiro dia, você vai sincronizar posturalmente com todos que interagir, escolha a sincronização cruzada, você não precisa sincronizar todos os movimentos, apenas os que achar necessário e simples de realizar.
Se achar muito complexo, pode optar por sincronizar simetricamente, até que consiga mudar os parâmetros pra sincronização cruzada.


2º Dia – Sincronização Postural + VocalNo segundo dia, faça a mesma coisa que fez no dia anterior, porém, quando se sentir confortável, comece a sincronizar o tom de voz, e ritmo da fala do seu interlocutor, procure se adaptar ao máximo ao seu interlocutor.


3º Dia – Sincronização Postural + Vocal + VerbalHoje, as coisas ficam um pouco mais complexas, pois você tem de analisar a postura, e sincronizar, a vocalização, e sincronizar, e adicionar mais um ingrediente, a análise das palavras de transe, como vocês sabem palavras de transe são aquelas que são repetidas frequentemente pelo seu interlocutor, faça tudo isso pacientemente, não precisa se afobar, caso não consiga, continue tentando, lembre-se de não perder o foco na conversa, pois aí não vai fazer o menor sentido sincronizar e executar qualquer outra técnica.
Após detectar as palavras de transe, procure aplicá-las em suas frases, por exemplo, uma palavra de transe muito comum, é “sim”.

“sim, na verdade eu não sei se ele pode ir na festa”

“ahh eu tenho certeza que ele vai sim”

É um exemplo banal, apenas pra ilustrar.



4º~5º Dia – Treine as fases anteriores.


É possível que depois de tudo isso, você já esteja sincronizando bem, caso contrário, repita as fases, não tem nada de errado com você, é realmente difícil analisar essas coisas em uma interação, eu mesmo, até hoje, não consigo me sincronizar com mais de 6 pessoas ao mesmo tempo em uma única interação.

6º Dia – Predicados VisuaisChegamos finalmente aos predicados! Parabéns, você ta indo muito bem, seu processo pra conduzir uma interação com maestria está no caminho certo, pra continuar nele, precisamos analisar os famigerados predicados.

Iniciaremos pelos visuais, já que 90% das pessoas em baladas estão visuais no momento.
Vou citar alguns predicados visuais bastante utilizados:

Ver, mostrar, olhar, claro, escuro, ponto de vista, descobrir, expor, cena, perceber etc.

Com esses predicados, acredito que você já tenha uma base de quais são os visuais, perceba eles, e apenas, guarde pra você, isso vai ser importante futuramente.


7º Dia – Predicados AuditivosHora dos auditivos!

Esqueça os predicados visuais por enquanto, vamos nos focar apenas nos auditivos agora.
Exemplo de predicados auditivos:

Ouvir, falar, dizer, escutar, esquisito, perguntar, em outras palavras, acordo, desacordo, etc.
Fácil? Difícil? Não é um bixo de sete cabeças, né?


8º Dia – Predicados CinestésicosOs cinestésicos, podem ser considerados raros, provavelmente estão nesse estado por causa de algum conflito emocional interno, você pode emendar uma leitura fria, se quiser.
Exemplo de predicados Cinestésicos
Sentir, tocar, decidir, que delicia, sensível, pressão, delicado, firme, ligado, etc.


9º Dia - Sincronização Postural + Vocal + Verbal + PredicadosAgora que você já sabe sincronizar perfeitamente, hora de treinar isso, e acrescentar os predicados detectados na interação.

Comunique-se no mesmo canal de percepção do seu interlocutor, no caso, usando predicados adequados previamente analisados, somada as outras sincronizações, você provavelmente já vai ter construído um rapport intenso.


10º Dia – Treine os conceitos já aplicados.



11º Dia – Movimentos oculares VisuaisComo estamos? Indo bem eu espero, hora de analisar os movimentos oculares das visuais.

Imagem
Imagem retirada do livro Alain Cayrol

Lembrando que esses lapsos, visuais podem ser mantidos, ou podem ser muito rápidos, geralmente empregados antes de elaborar alguma frase e/ou quando você pede que a pessoa processe determinada coisa.

E nunca se esqueça, isso é sempre do seu ponto de vista, ok?


12º Dia – Movimentos oculares AuditivosSe você já consegue perceber os lapsos visuais, hora de passar pros auditivos, segue imagem abaixo


Imagem
Imagem retirada do livro Alain Cayrol


13º Dia – Movimentos oculares cinestésicosOs lapsos cinestésicos servem principalmente pra você detectar se o seu interlocutor está processando os estados internos da maneira que você deseja

Segue imagem abaixo.

Imagem
Imagem retirada do livro Alain Cayrol


14º~15º~16º Dia - Sincronização Postural + Vocal + Verbal + Predicados + Movimentos ocularesTreine todos esses conceitos ao mesmo tempo, eu dei o prazo de 3 dias, mas como eu disse, se achar necessário, treine quanto achar necessário, lembre-se que isso vai acumular mais, e se você não se sentir confortável com todos esses conceitos, é possível que você fique perdido futuramente.


17º Dia – Sistemas RepresentacionaisBom, você provavelmente já consegue detectar os predicados, a vocalização, e movimentos oculares correto?

Hora de relacionar todos eles, pra descobrir qual é o sistema representacional do momento no seu interlocutor, associe os predicados mais utilizados, os lapsos visuais mais freqüentes, associados ao tom de voz e velocidade da fala, sabendo de tudo isso, você provavelmente terá um resultado final, podendo ser, VISUAL, AUDITIVO, ou CINESTÉSICO.


18º - Perguntas retóricas e IntensificadoresCom todos esses conceitos, você já consegue conduzir uma interação facilmente, agora vamos aplicar dois conceitos básicos, que podem te ajudar na hora de aplicar um padrão.

As perguntas retóricas servem pra fazer o interlocutor concordar com você na maioria das vezes, por exemplo:

“você é muito animada, não é?”

“você sempre faz esse tipo de coisa, não faz?”

Já os intensificadores, servem pra intensificar um estado.

“quanto mais você me recusa, mais você vai me querer”

Agora um exemplo de intensificador retórico

“enquanto a gente conversa, cada vez mais, você se sente confortável, não é?”


19º Dia – PadrõesPra um padrão ser perfeito, você precisa de duas coisas, tom de voz correto e segurança.
Você precisa conduzir a estruturação dos pensamentos do seu interlocutor até despertar o que deseja, você sabe como se comunicar com ele, já que conhece o sistema representacional.

É por isso que eu não recomendo o uso de padrões “enlatados” cada pessoa estrutura as coisas de uma forma, da qual você já deve conseguir descobrir, então, use os predicados corretos, tom de voz correto, e guie o pensamento do seu interlocutor da maneira que quiser.

Você pode e deve usar padrões pra despertar e ancorar estados adequados no seu ponto de vista.


20º Dia – AncoragemBom, treinar ancoragem não é tão complexo quanto a técnica, pra fazer isso, faça seu interlocutor contar uma história em que se sentiu bem, uma viagem por exemplo, calibre esse estado, veja os feedbacks corporais, e ancore.

Exemplo de uma ancoragem auditiva.

“aiii eu só seu que aquela viagem foi maravilhosa” Depois de ter desfrutado as sensações

Repita no mesmo tom

“Não é MARAVILHOSO poder conhecer pessoas novas?”


Bom, é isso, espero que gostem, e como sempre, estou disponível pra respoder e auxiliar qualquer tipo de dúvida!

Quem quiser postar RC's ou coisas do tipo, e esteja no "programa", procure postar seus relatos com o seguinte título "PNLife", assim fica mais fácil de acessorar.
jbseduction - MEMBRO EXCLUSIVO
#273780 ótimo vou começar estudar mais sobre PNL nunca dei tanta importancia assim por não aprofundar no assunto, você mostrou uns pontos interessantes vou começar estudar e logo após voltou ao seu tópico para praticar.
maronn - MEMBRO EXCLUSIVO
#274414 Desafio aceito

Ja estudei bastante sobre PNL . Le
Guia de PNL
Psicologia e programação neurolinguistica
Psicologia, PNL e Hipnose aplicadas na sedução
Leio os artigos do golfinho.com
Procuro ver o sistema representacional de amigos e conhecidos .
Leio seus relatos .
Mas quanto mais leio e pratico mais vejo que tenho a aprender .

O que você me recomendaria agora ?

Cara nunca pare de esccrever artigos .
jaypy14

Veterano - nível 1

#274440 japhz, os olhos estão trocados!

Os olhares são no sentido do observado e não do observador... Se o "diálogo interno", por exemplo, ocorre quando a pessoa olha para baixo e a direita, quando você estiver de frente para ela, a direita será a sua esquerda... no caso, os desenhos estão trocados

muito bom esse tutorial!
abraços!