Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

pmar

Aprendiz

#850262 Muitas pessoas são tímidas e isso atrapalha muito a sua vida social, para isso é necessario desenvolver a sua empatia e assim cativar as outras pessoas e ampliar o seu meio social.

Empatia: é a postura diante de outras pessoas afim de nutrir bons laços sociais.

A Empatia não pode ser confundido com Simpatia, visto que a Simpatia está associada a pessoa extrovertida, animada, comunicativa, já a Empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, a empatia associa-se com a gentileza e cordialidade.

Para desenvolver a Empatia é necessário saber ouvir, perguntar a opinião das outras pessoas, se interessar pelos assuntos trazidos pelos outros, se colocar no lugar delas para entender porque tal decisão foi tomada.


Sempre bom lembrar que pessoas gostam de pessoas parecidas e algumas técnicas vindas da PNL ajudam a desenvolver a empatia. Uma delas é a técnica do Espelhamento, nela são utilizados 4 métodos:

- Espelhamento corporal, onde sutilmente, sem que a outra pessoa perceba, você vai copiar os gestos por ela utilizados.

- Espelhamento da voz, você vai procurar seguir a voz da outra pessoa, se a pessoa fala mais pausado você falará da mesma forma, por exemplo.

- Espelhamento da Linguagem verbal, devemos sempre nos colocar no mesmo patamar que as outras pessoas, nao sendo pedante ou arrogante. Você não vai utilizar uma linguagem culta com alguém que se comunique de forma popular.

- Espelhamento de intenções e motivações, você precisa identificar os princípios das pessoas e procurar não contrariá-los

seguindo esses passos aliados a uma boa conversa você consegue ser visto como uma pessoa mais agradável e terá mais chances para desenvolver as outras técnicas apresentadas nesse fórum.

Espero poder ter ajudado em algo.