Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

FelipeFT - DOADOR

Veterano - nível 9

#923845 Esse texto eu li após sair de um relacionamento complicado, como vários puas aqui já passaram, eu sai ferido, passei por altos e baixos, fiz projeções e me iludi com a pessoa, pode-se dizer que esse é um dos textos divisores de água do meu sofrimento na época. Lembrando que eu sempre saia de um relacionamento e já engatava outro, por carência e medo de ficar sozinho.

A metade da laranja, mito insustentável
E viveram felizes para sempre!

Frase que expressa a busca pelo amor eterno.

Um dos maiores prejuízos que a humanidade já teve foi a construção e conseqüente manutenção dos mitos da Meia Laranja, da Tampa da Panela, da idéia de que para ser feliz é preciso encontrar alguém que nos complete.

Há quem acredite que só seremos felizes se encontrarmos o amor da nossa vida que parece estar no outro, quando na realidade deve necessariamente estar primeiramente em nós mesmos.

A idéia de que cada pessoa é uma metade e somente com outra pessoa forma uma unidade, faz-nos considerarmos incompletos como seres individuais. E por estar impregnado na cultura esta idéia de incompletude, acreditamos que só se é feliz encontrando alguém.

Somente na paixão é que temos a sensação de realmente ter encontrado a outra metade. O amor saudável observa dois inteiros diferentes. É na paixão que se produz um desequilíbrio hormonal de origem emocional e que altera significativamente alguns índices orgânicos.

Confunde-se amor com paixão, justamente por acreditar que existe união total. Imaginamos que ao encontrar o outro encontramos o todo, ao encontrar o outro estamos completos, e isto é utópico. Não é o outro que nos completa.

É preciso estar inteiro para encontrar outro inteiro.

Pode ocorrer que, levado pelo inconsistente ideal de encontrar a metade que nos falta, passemos pela vida sem encontrá-la. Porque antes de encontrar a metade que nos completa é preciso estarmos completos, se isto é possível. Só estando inteiros é que poderemos encontrar um outro inteiro, e quem sabe fazer uma trajetória feliz de dois inteiros... Porque duas metades nunca se completarão.

O mito da Meia Laranja é insustentável.

Marlon Mattedi
Psicólogo Especialista em Sexualidade Humana CRP 12/03841

Fonte:http://www.sexosemduvida.com/

Primeiramente devemos sair da Matrix, aquele universo que desde crianças nos é imposto: do casal que viveu feliz para sempre, do príncipe bonzinho que conquista a dama, de que precisamos de alguém para sermos felizes. Nossa felicidade depende unica e exclusivamente de nós mesmos, quando estivermos completos sozinhos, aí estaremos prontos para um novo relacionamento, pois devemos somar alguém na nossa vida e não dividir. E aí está pronto para somar sua vida à de outra pessoa? Você já se sente completo sozinho?

Abraços
MindSet

Veterano - nível 9

#923846 É isso tudo. O mito da Meia Laranja é insustentável. Os homens aprendem que precisam de ter um relacionamento para serem felizes quando a verdade é que eles precisam de ser felizes para terem um bom relacionamento.
Avatar pua
Topera - MEMBRO EXCLUSIVO
#927226 Exato!
Mito do insubstituível, ninguém é insubstituível. Não precisamos de ninguém em específico para ser feliz. Claro que precisamos de boas relações sociais e sexuais, mas não com uma pessoa específica. É como amigos, precisamos de amigos, mas não de um certo, se perdemos amigos por qualquer que seja a razão (briga, distancia) podemos arrumar outros, mulheres idem!

Peace!
Avatar pua

Criador do tópico

FelipeFT - DOADOR

Veterano - nível 9

#927668 Hoje acredito muito na "lei da impermanência", nada é para sempre, tudo tem um começo, meio e fim, e a teoria da mulher ideal, algo surreal e impossível, sendo assim o mito da metade da laranja outra farsa, mas as religiões, filmes, desenhos, revistas, tentam nos doutrinar que todos temos nossa cara-metade, alma gêmea e por ai vai, prefiro pensar que o amor próprio sim, este te completa, te faz realmente feliz, e o melhor: não depende de ninguém a não ser de você mesmo para ser correspondido.

Você tem tudo em si mesmo para ser feliz, não lhe falta nada, é um ser humano completo,
tá esperando o que para ser feliz e se amar por completo? A resposta também está dentro de você.

Obrigado pelo feed galera, fiquem a vontade para discursar e opinar sobre o assunto.
Aomine

Veterano - nível 9

#927672 Muito bom!
Já vi textos parecido com esse pela internet afora e na maioria dos lugares, as pessoas sempre ignoravam isso. Diziam que quem seguia isso era por que estava com raiva por ter caído em Friendzone e outras coisas.

Eu acredito nesse texto e o acho bem realista, principalmente nessa parte:

Porque antes de encontrar a metade que nos completa é preciso estarmos completos, se isto é possível. Só estando inteiros é que poderemos encontrar um outro inteiro, e quem sabe fazer uma trajetória feliz de dois inteiros... Porque duas metades nunca se completarão.


Obrigado pelo tópico!!! \o/