O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
williamps - MEMBRO EXCLUSIVO
#441339 E a e puarada beleza? Em relação a pua que tem quase 100 mil guardados,cara é o seguinte,como foi dito aqui,busque conhecimento,conheça os tipos de investimentos disponíveis e o principal,se for renda fixa conheça sua rentabilidade e o principal: olhe se não possui taxa de administração.Caso possua procure a mais baixa.Esse tipo de conhecimento você conhece em qualquer guia de finanças e em qualquer banco.

Só que eu como estudante de ciências econômicas tenho que te falar uma coisa:Não adianta absolutamente nada você ficar lendo guias e mais guias de investimentos sem assistir jornais e coisas do tipo,e outra coisa, você vai ter que ser bom em interpretar. A economia apesar de ser uma ciência é algo muito complexo,vide essa crise que ninguém consegue explicar ao certo.

Agora se você não quer saber o porque de um banco que faliu na Islândia interfere no resultado de seus investimentos invista num clube de ações. Em qualquer banco você consegue entrar,como você é menor de idade sua mãe ou seu pai terá de te acompanhar,nesses clubes de ações um credor irá administrar as tuas ações.

Por fim,não pense que só lendo livros sobre investimentos fará diferença porque não fará. O filho do Eike Batista só transformou 100 mil em milhão porque ele conhece o mercado em que atua,portanto fique atenta as noticias mundiais e aprenda a interpreta-ás.^^
Avatar pua
englip

Equipe PUABASE

#443020
Kaiba escreveu:
englip escreveu:[justify]Esteja ciente de uma coisa: o lucro é obtido no momento do investimento e não na venda!

Sugestões de leitura:

1. Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
2. O homem mais rico da Babilônia - George S. Clason
3. Encantamento - Guy Kawasaki
4. A arte do começo - Guy Kawasaki
5. Investimentos: Os segredos de George Soros e Warren Buffet - Mark Tier

Espero não ter sido muito redundante! rs
Abraços[/justify]

Aposto meus culhões que seu comentário servirá para muitos além de mim, e sobre os livros...eu li o "Pai rico,Pai pobre" do R.Kiyosaki e o "O homem mais rico da Babilônia" recomendo! O livro que fala about os segredos de Warren Buffet e George Soros eu já pretendia comprar, agora o resto dos livros que você recomendou eu tenho quase certeza de que são bons, baseados nos que você recomendou e eu já li.Muito Obrigado :)

LucaStile escreveu:Olá Kaiba.

Existem duas formas de ganhar bastante dinheiro em ações:
1- Investir um GRANDE capital, e com qualquer mínima valorização, você irá ganhar uma grande quantia de lucro.
(Vem daí a famosa frase ''o primeiro milhao é o mais dificil''.)
Se voce compra uma lote de 3000 açoes da natu3 por exemplo -natura- qualquer mínima valorização de 2%, irá render uma boa quantia de lucro, cabendo a você decidir a melhor hora de ''pular fora do barco'', antes que comece a cair novamente.
Recomendo a você estudar bastante a fundo primeiro antes de pular de cabeça nas açoes.Enquanto estuda, vá aplicando seu dinheiro em algo mais lucrativo que as rendas fixas mas com uma taxa de segurança equivalente.

....ou seja, busque conhecimento, afinal CONHECIMENTO É PODER!

Desculpe se alguma coisa ficou mal compreendida, ou por erros de digitação, afinal estou com pressa.
No mais, espero sinceramente que voce seje muito bem sucedido, e tenha muito SUCESSO!

Abraçoos ;D

Você disse tudo cara! Conhecimento é poder!
A respeito das dicas...eu reflito muito sobre isso, e acho que um bom caminho seria o seguinte : investir em alguns ativos que gerem renda fixa como franquias por exemplo (algumas tem retorno sobre o capital investido muito rápido, em torno de 6meses ~18meses), e depois de acumular uma certa quantia, apelar para o daytrading já que cada pequena variação no % irá gerar uma quantia significativa.
Posso estar errado, mas essa foi a conclusão que eu cheguei.Se alguém tiver alguma sugestão melhor...o tópico está aberto pra isso (:

Agradeço a todos! E para aqueles que querem saber sobre franquias tenho uns artigos que pode servir para vocês, qualquer coisa só mandar pm porque não sei se podemos compartilhar links aqui, por causa daquela frescura de propaganda e tals...

PS:Os artigos são relacionados ao preço de cada franquia e tempo de retorno sob capitão investido, qualquer coisa procure à respeito de franquias no site da "exame", existem muitas páginas e estão separadas por preço exemplo : "franquias de 35mil", "de 25mil", "de 115mil", etc...


[justify]Pode apostar que estas dicas são perfeitamente válidas! O livro sobre Soros e Buffet eu tenho no PC, depois upo ele e posto em algum tópico por aqui!

Realmente a idéia de investir em ativos de renda fixa é interessante, mas é aquela coisa, tudo tem que partir de uma avaliação de mercado! Você não vai abrir uma franquia do McDonald's próxima a um shopping, por exemplo. A história de franquias é interessante, mas tudo parte da oferta/procura. Aqui na minha cidade, por exemplo, o Bob's, que é um excelente fasfood na minha opinião, com certeza sobrevive da venda de milkshakes, no shopping o Bob's não fica a nem 30 metros da franquia do McDonald's, e considerando o povo daqui que julga por propaganda, é óbvio qual franquia que tem um público maior né?

Entende o que quero dizer? Você é bem jovem ainda e com certeza tem disposição suficiente para lidar com "dores de cabeça" como funcionários, vigilância sanitária, impostos e tudo mais. Seu estilo de investimento difere um pouco do meu, enquanto quer ter uma renda fixa para então partir para o daytrading eu sou mais agressivo, assim que tiver um dinheiro que não irá me fazer falta pretendo comprar algum lote de ações. rs

O mercado de ações eu acho que a curto/médio prazo é o que pode trazer mais "oscilações financeiras"(tanto positivas quanto negativas), fortunas se fazem e se vão da noite pro dia nesse mercado. Um exemplo disso é o próprio George Soros, que faturou US$1,1 bilhão em apenas um dia no ano de 1992, o que o levou a ficar conhecido como "O homem que quebrou o Banco da Inglaterra".[/justify]
[justify]
Mas a grande tacada de Soros viria somente em 1992, mais uma vez com uma aposta contra o mercado. O governo inglês prometeu manter a libra esterlina em patamares supervalorizados diante de altas taxas de desemprego locais e do desenvolvimento do programa de unificação da moeda europeia. Soros julgava que a moeda estava vulnerável, e o governo não conseguiria manter sua promessa.

Pela teimosia do Tesouro britânico em sustentar os patamares da libra esterlina, a pressão era por taxas de juro mais elevadas e a situação macroeconômica do país começou a se complicar. Contra a promessa do governo, Soros investiu cerca de US$ 10 bilhões, obtidos em empréstimos de curto prazo, na insustentabilidade da moeda. A aposta o rendeu US$ 1,1 bilhão de lucro em apenas um dia, além de notoriedade como ícone do mercado na época.

Fonte: http://www.insidernews.com.br/sem-categoria/personagens-do-mercado-george-soros-o-homem-que-bateu-o-banco-da-inglaterra
[/justify]
[justify]Quanto à idéia de uma criação de uma área de crescimento financeiro e investimentos eu acho perfeitamente válido! Muito material sobre isso é movimentado aqui no fórum e, creio eu, muita gente MESMO se interessa por esse assunto aqui. Como Mystery diz: "não é só sobre pegar mulheres, é sobre construir uma vida"![/justify]
williamps escreveu:E a e puarada beleza? Em relação a pua que tem quase 100 mil guardados,cara é o seguinte,como foi dito aqui,busque conhecimento,conheça os tipos de investimentos disponíveis e o principal,se for renda fixa conheça sua rentabilidade e o principal: olhe se não possui taxa de administração.Caso possua procure a mais baixa.Esse tipo de conhecimento você conhece em qualquer guia de finanças e em qualquer banco.

Só que eu como estudante de ciências econômicas tenho que te falar uma coisa:Não adianta absolutamente nada você ficar lendo guias e mais guias de investimentos sem assistir jornais e coisas do tipo,e outra coisa, você vai ter que ser bom em interpretar. A economia apesar de ser uma ciência é algo muito complexo,vide essa crise que ninguém consegue explicar ao certo.

Agora se você não quer saber o porque de um banco que faliu na Islândia interfere no resultado de seus investimentos invista num clube de ações. Em qualquer banco você consegue entrar,como você é menor de idade sua mãe ou seu pai terá de te acompanhar,nesses clubes de ações um credor irá administrar as tuas ações.

Por fim,não pense que só lendo livros sobre investimentos fará diferença porque não fará. O filho do Eike Batista só transformou 100 mil em milhão porque ele conhece o mercado em que atua,portanto fique atenta as noticias mundiais e aprenda a interpreta-ás.^^


[justify]Concordo plenamente com o que disse! Informação é poder, isso é mais que fato, principalmente no mercado financeiro. Guias que não passam essa idéia não passam de livros de auto-ajuda hehe. É fundamental se basear em fatos para aumentar o a segurança no investimento, muito se especula e pouco se concretiza, porém este pouco que se concretiza é geralmente o muito que se gera! Quando se basear em especulações para investir, é interessante procurar os chamados "eventos de alta probabilidade", não são 100% seguros mas com certeza a chance de gerar capital é muito maior do que quaisquer outros eventos especulados.

O Thor Batista multiplicou o seu montante 10 vezes porque além de conhecer o mercado em que estava envolvido com certeza ele tinha informações que os outros só teriam depois de um tempo, é como eu disse anteriormente e reafirmo: quando um bom negócio é do conhecimento de todos, já não é mais um bom negócio. É o que você disse quando citou o exemplo da falência de um banco na Islândia, aliar informação a tendências de mercado gera receita, este é o único fato de que podemos ter certeza no mercado financeiro.

Abraços[/justify]
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#445433 Uns 5 anos atrás não tinha quase nada, apenas o salário mensal, agora eu tenho um patrimônio em ações que me deixa tranquilo com uma renda suficiente caso perca o emprego, ou então posso destinar a grana para comprar um apê melhor.

Algumas dicas para o mercado de ações:

a) antes de investir vá juntando uma quantia inicial em renda fixa, tipo uns R$5000-10.000 no mínimo. Quanto mais jovem você começar, maior grana você vai ter no futuro se você escolher as ações certas!

b) pesquise uma corretora boa que cobre menos pela corretagem e pela custódia de ações.
A corretagem é a taxa que a corretora cobra quando você compra e vende ações, por exemplo tem uma famosa que cobra uns R$20 fixos por operação. Veja que pode não valer a pena comprar um só lote de ações que vale R$500 se ainda vou pagar R$40 (R$20 para comprar e mais R$20 para vender.) Por isso que é importante juntar uma quantia inicial de dinheiro antes de entrar no mercado de ações...
A custódia é quanto a corretora cobra quando você tem ações compradas e "guardadas" nela. Veja na Internet opiniões sobre a corretora, se ela sai muito fora do ar, se há reclamações, etc.

c) se você é do tipo que se apavora com qualquer coisa, ou não tem saco nenhum para ler um pouco sobre o assunto, ações não são para você. Muita gente entra em pânico total com a primeira queda e vende tudo no prejuízo!

d) desconfie de qualquer dica na Internet, IGNORE qualquer um que fale que "a ação tal vai bombar", desconfie de qualquer dica dada pelo seu gerente do banco, desconfie de qualquer dica dada pelo seu amigo, SEMPRE verifique se a ação é boa usando o seu próprio critério! Um critério de escolha é ir atrás de ações que pagam bons dividendos. Outro critério é comprar ações que estão desvalorizadas pelo excessivo pessimismo do mercado. Outro é de analisar o gráfico da ação e ver se ela está em tendência de alta ou de baixa... para conhecer, você precisa ler e se informar. Sei que é chato ler sobre balanços, demonstrativos trimestrais, lucro líquido, , etc. O tempo que você gasta aprendendo com isso traduz em grana, é investimento certo para o futuro.

e) não opere o mercado de opções. REPITO, não opere o mercado de opções. A possibilidade de ganho fácil vicia e te leva à perder tudo mais cedo ou mais tarde!!!

f) quando você vende ações, se você vender menos de R$20.000 no mês, você NÃO PAGA IMPOSTO!!! Já fiz esquema de vender 19 mil em um mês e esperar o mês seguinte para vender o resto para não pagar o imposto, tudo legalmente!

g) Essa isenção dos R$20 mil não vale para DAY TRADE (compra e venda de ações no mesmo dia) e nem para opções.

h) Se você tiver que pagar imposto, tem que preencher um formulário chamado DARF e pagar em qualquer banco no mês seguinte! Não fique triste se você tiver que pagar imposto, isto significa que você teve lucro!!!
Avatar pua
englip

Equipe PUABASE

#446746 [justify]Curti muito as dicas do bullitt! Vou lembrar disso a cada momento quando for investir em ações! Apenas complementando: o dinheiro que será investido no mercado de ações tem que ser um dinheiro que não irá te fazer falta! Não inventem de investir o salário ou dinheiro que seria para pagar suas contas.

Já leram "O homem mais rico da Babilônia"? A décima parte que o livro indica para ser guardada é a que poderá ser investida em ações, por exemplo!

Me interesso um pouco por conhecer melhor o mercado de opções, se alguém tiver algumas informações a mais serei grato!

Abraços[/justify]
jpschultz

#455080 Muito boa a resposta do bullitt!
Complementando um pouquinho... antes de qualquer conselho você deve descubrir seu perfil de investidor e a partir dele invistir.

Para quem for começar a investir "bem cru" uma coisa muito boa é diversificar os investimentos mantendo um alicerce seguro. Uma sugestão é investir em fundos mais seguros(CDB, Renda fixa, Tesouro Direto,etc) e algo próximo do retorno seguro que terá em investimentos de risco na bolsa, assim você garante que não perderá (quase) nada no período que ainda está aprendendo e se adaptando à bolsa (outra dica boa é brincar com algum simulador de bolsas antes de qualquer investimento em ações).

Em relação a investimentos seguros e a longo prazo não vi(perdão se já falaram mas não li tudo) ninguém falando de uma das melhores opções... TESOURO DIRETO!
Quer maior garantir que títulos do próprio governo? Rendimentos maiores que o CDB e renda fixa e de quebra ainda existem bancos que não cobram taxa de corretagem para ele(são bancos menores mas o investimento ainda é seguro, pois como disse quem te garante é o governo).

Ahh e lembrem-se... quando for fazer um investimento seguro a longo prazo, longo realmente é LONGO pois só assim você pode aproveitar da mágica dos juros COMPOSTOS!

Abs!,
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#457545 Dando continuidade às dicas.

- Quanto mais cedo começar a guardar um pouco de dinheiro em uma boa aplicação, melhor para você. Mas por outro lado, também nunca é tarde! Eu comecei a investir depois dos 30 anos e estou bastante satisfeito. É claro que fiz várias burradas no processo, mas fez parte do aprendizado!

- Quando você compra um lote de ações na bolsa, você está comprando um pedaço da empresa. Compre uma ação como se tivesse comprando um negócio de verdade... evite arriscar a sorte com papéis de empresas que estão indo mal de lucros e que não há luz no fim do túnel... Existem os chamados "miqueiros" que gostam de manipular as ações chamadas de micos. Todo o cuidado é pouco! Depois eu explico melhor como identificar uma empresa boa ou ruim para se investir a longo prazo.

- Crise é oportunidade! Muitos investidores ficam excessivamente pessimistas e vendem ações de boas empresas a preços baixos.

- Por outro lado, existem épocas de oba-oba quando os investidores ficam excessivamente otimistas e muitas ações ficam com preço exagerado! Daí pode-se formar uma bolha e tudo despenca!

- Minha abordagem com ações é fundamentalista, que envolve análise dos resultados das empresas (lucro, patrimônio, dividendos, etc.) Existe a análise grafista de ações, também conhecida como análise técnica. Existem muito mais cursos e materiais de análise técnica disponíveis, o que não quer dizer que seja melhor ou pior.

- Atenção: As corretoras adoram clientes que usam análise técnica, e os estimula a usar tal método. Por que? Porque a análise técnica faz com que o cliente compre e vende ações muito mais vezes do que o cliente que toma decisões com base em análise fundamentalista. Com a compra e venda de ações frequente, a corretora ganha muito dinheiro com a taxa de corretagem.

- A análise fundamentalista envolve a compra de ações visando o longo prazo, o ideal é que fique com as ações por muitos anos, mas eventualmente você pode aproveitar um momento de excessivo otimismo do mercado para vender!

- Com uma grana em ações de boas empresas, o dinheiro estará trabalhando por você! Isso mesmo, você está fazendo outras coisas enquanto a empresa está trabalhando para dar lucro e posteriormente passar uma parte do lucro para sua conta. Vai chegar uma hora que você acumulará o suficiente para considerar o trabalho como uma opção, e não como uma obrigação para se manter vivo!
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#457598 Como diria o Benjamim Graham (o professor do [font=arial, sans-serif]Warren [/font][font=arial, sans-serif]Buffett)[/font][font=arial, sans-serif] uma ação é uma participação em uma empresa, com um valor real que não necessariamente corresponde ao valor da ação que está cotado em bolsa. O mercado (o Buffett chama o mercado de "Mr. Market") oscila entre otimismo e pessimismo. Só porque uma ação caiu 5% na cotação de hoje não quer dizer que o valor real da empresa caiu da mesma forma.[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif]O investidor inteligente (que é o nome do livro do [/font][font=arial, sans-serif]Benjamin Graham) ele aproveita os momentos de excessivo pessimismo para comprar ações a preços muito mais baixos que o normal. Quanto mais baixo é o preço de uma ação MENOS ARRISCADA é a compra. Ou seja, você tem que remar contra a maré do mercado de ações, que às vezes chega ao pânico como em 2008. O que sabemos baseado no passado é que um dia, mais cedo ou mais tarde, a economia volta ao normal.[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif]Determinar se uma ação está cara ou barata é um grande desafio, pois você deve basear o desempenho passado da empresa para tentar adivinhar o futuro dela. No futuro da empresa pode ocorrer algo inesperado e prejudicar os lucros. Para se proteger de problemas assim a saída é a diversificação da carteira, ou seja, a compra de diversas ações de setores diferentes.[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif]Antes de comprarmos uma ação, devemos verificar o passado recente da empresa, por exemplo:[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif]- Ela sempre deu lucros ou teve momentos de prejuízo recentes?[/font]
[font=arial, sans-serif]- Os lucros recentes tem sido recorrentes? (ou seja, lucros com base em seu próprio negócio e não na venda de alguma propriedade ou ganhos na justiça)[/font]
[font=arial, sans-serif]- Ela distribui dividendos aos acionistas? Quanto ela tem pago?[/font]
[font=arial, sans-serif]- O patrimônio dela está crescendo conforme os anos passam?[/font]
[font=arial, sans-serif]- Como está o mercado em que a empresa atua? Ele está aquecido? Há perspectiva boa de mercado? Há oportunidades no futuro como por ex. a Copa do Mundo?[/font]
[font=arial, sans-serif]- A empresa tem margem de lucro grande? Ou ela tem que diminuir a margem por causa da forte concorrência?[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif]Todo trimestre a empresa listada em bolsa é obrigada a divulgar um relatório com os resultados trimestrais. Estes relatórios são muito importantes para descobrir como vai a saúde da empresa.[/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
[font=arial, sans-serif][/font]
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#457626 Um dos indicadores mais importantes para a análise fundamentalista é o P/L (preço da ação / lucro por ação durante um ano).
Mas ele sozinho não quer dizer nada, é preciso olhar vários outros indicadores que refletem o estado da empresa, bem como o histórico recente de lucros e distribuição de dividendos.

Vamos ver o caso do Banco do Brasil (código BBAS3), localize o P/L desta ação na tabela deste site:

http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BBAS3&x=0&y=0

Agora vamos ver o P/L do banco Itaú:

http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ITUB4&x=0&y=0

O P/L muda conforme a cotação da ação, então ele varia o tempo todo durante o pregão. O site que citei se baseia no valor da cotação de ontem, mas não é um problema pois para o P/L não precisamos de valores exatos, ele só passa uma idéia.

Um P/L mais baixo reflete um pessimismo em relação a empresa. Lembrando que o pessimismo pode ser muito exagerado, podendo gerar oportunidade de compra.
Um P/L mais alto reflete um otimismo em relação a empresa, pois o P está alto (o valor da cotação), ou então os lucros recentes estão caindo (o L na equação).

Como havia dito, o P/L sozinho não dá para concluir muita coisa, é necessário olhar outros indicadores.

Existem até empresas com P/L negativo:

http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=TOYB4&x=0&y=0

Dá para concluir que a empresa tem dado prejuízos (o L na equação é negativo)

Depois continuo com mais informações sobre análise básica de ações.
Avatar pua
andreMMA

PUA EXPERT

#460791 Tava faltando um tópico assim no Fórum. Eu to guardando um dinheiro pra investir em imoveis. Pretendo fazer Eng Civil e abrir uma Construtora, mas antes de me formar quero ir comprando alguns terrenos e montar salas comerciais, kitinetes, pra ter uma renda sem fazer nada! Hahaha